Usando LaTeX no GNU/Linux: Instalando o TeXlive no Debian e

Iniciarei aqui uma série de artigos sobre o LaTeX, que é um conjunto de macros para o processador de textos TeX, que foi criado por Donald KnuthLaTeXe é diferente do writer do openoffice, que é uma ferramenta do tipo WYSIWYG. O LaTeXe é uma ferramenta WYSIWYM, cujo principal objetivo é criar belos textos (“tipograficamente” falando). Ele é ideal para o uso acadêmico, seja na produção de artigos, seja na produção de monografias, dissertações, teses e livros. Uma das vantagens do LaTeXe é a sua portabilidade. Além disso, não é necessário nenhum editor especial para escrever os textos no LaTeXe, basta um simples editor de texto (como gedit, kedit, etc.). Não obstante, existem vários IDEs que facilitam nossa vida. Meu preferido é o texmaker, mas também há o kile, LaTeXila, texworks, entre outros.

Neste primeiro artigo, explicarei como instalar o LaTeXe no Debian e derivados (embora o mecanismo não seja muito diferente em outras distribuições). Além disso, mostrarei como instalar o LaTeXe de forma genérica, valendo para qualquer distribuição.

No linux (bem, só poderia ser no linux), o pacote que eu uso é o Texlive. Assim, assumindo que o seu sources.list esteja configurado, para instalá-lo basta

apt-get install texlive

Eu gosto de instalar todos os pacotes relacionados ao texlive, incluindo o texlive-latex-extra, entre outros (que não são instalados com: apt-get install texlive). Neste caso:

Outra opção é instalar o texlive e depois, individualmente, os demais pacotes relacionados.

Download | Convert to MP3

Como mencionado, existe outra forma de instalar o texlive. Em primeiro lugar, é necessário fazer o download da iso do texlive no seguinte site:http://www.tug.org/texlive/acquire-iso.html

Há duas opções: ou você pode queimar a iso em um dvd, ficando com um LaTeXe portátil ou montar (extrair) a iso em uma pasta no seu hd. Para montar a iso, dê o comando

mount -t iso9660 -o ro,loop,noauto /caminho_de_entrada /caminho_de_sada

No meu caso, a iso encontra-se em

/home/alessandro

e desejo montá-la em

/home/alessandro/texlive

Assim

mount -t iso9660 -o ro,loop,noauto /home/alessandro/texlive2010-20100826.iso /home/alessandro/texlive

Para instalar o texlive, entre na pasta. No meu caso

cd /home/alessandro/texlive

E como root, digite

./install-tl

Dica: use o tab para completar…

Aparecerá o seguinte:

Há uma série de opções. Em geral, a única coisa que faço é criar links simbólicos dos binários em /usr/bin, que, no meu caso, por “default”, ficam em:

1/usr/local/texlive/2009/bin/x86_64-linux

Para isto, digite O (options). Aparecerá o seguinte:

Depois, digite L

E adicione o caminho

/usr/bin

Para os demais, clique em “enter” apenas (a menos que queira mudar a localização).

Digite R para retornar e depois I para instalar

PS – este esquema instalará a versão “full” do TexLive. Quem tiver o desejo de instalar uma versão menor, basta digitar S e assim terá as opções (veja figura):

Nas próximas postagens, daremos outras dicas sobre o LaTeXe no Linux. Em especial, o uso do AbnTeX para a produção de monografias, dissertações e teses, o uso do bibTeX e de GUIs que facilitam o trabalho (KbibTeX, Jabref, alexandria) para produção de bases bibliográficas, integração do openoffice com LaTeXe, entre outras.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador