A dupla Agusta e Agostini

 

Ela, na verdade, se chama MV Agusta, famosa marca italiana de motos, criada por Domenico Agusta. Dominou o cenário de competições desde o final de decada de 50 até o início dos 70, nas categorias de 350cc e 500cc; nesta última venceu quase todos os campeonatos e na primeira foram 10 títulos no mesmo espaço de tempo.

 

 

Êle se chamava Giacomo Agostini, também conhecido como “Ago”, foi uma lenda no motociclismo e alcançou junto com a MV Agusta 6 títulos na categoria 350cc e 7 na de 500cc, todos em anos seguidos. Além disso, no importante torneio na Ilha de Man, na Inglaterra o “Isle of Man Tourist Trophy” chegou em primeiro lugar por 5 vêzes em ambas as categorias.

 

 

Agostini ainda iria correr pela Yamaha onde conquista 2 títulos; vai para o automobilismo e disputa em diversas categorias. Se torna mais tarde manager da Yamaha, forjando muitos campeões. Mesmo assim, a sua imagem ainda está viceralmente ligada a MV Agusta.

 

 

Com a morte de Domenico Agusta em 1971, a marca começa então uma lenta decadência chegando ao fim das atividades em 1980. Anos mais tarde a MV Agusta começa a ser reerguida, e em seguida participa de competições de “Superbike”.

 

 

Mais informações:

http://www.motosclassicas70.com.br/ago_1.htm

http://www.fim-live.com/en/fim-gala/2010/legends/giacomo-agostini/

http://www.mvagusta.it/en/

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curiosidade

    No sistema internacional de unidades, adotado no Brasil, o símbolo correto de centímetro cúbico (a unidade mais comumente utiizada para medir a cilindrada de um motor) é “cm³” e não o acrônimo “cc”, do inglês “cubic centimetre” (ou “cubic centimeter”, na grafia americana).

  2. Essa mesma AGUSTA fundiu-se

    Essa mesma AGUSTA fundiu-se com a WESTLAND inglesa é hoje o principal fabricante de helicopteros da Europa.

    A filha do Comendador Agusta nos anos 70 casou-se com um jogador de futebol brasileiro, Germano, para desgosto do pai, que não aprovou o casamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador