Enviado por ANTONIO ATEU
O SISTEMA DE CARROS ELÉTRICOS NO RECIFE
https://www.youtube.com/watch?v=F0snOztPO-k]
Da Agência Brasil
Por Isabela Vieira
Depois de compartilhar bicicletas, cidades brasileiras dão os primeiros passos para fazer o mesmo com os carros. Esta semana começou a funcionar, no Recife, o primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos do país (car sharing). O modelo, implantado nos Estados Unidos e na Europa, permite ao usuário pegar o carro em vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo, depois, em um período determinado. Em 2015, o modelo deve estar em funcionamento também no Rio de Janeiro, que lançou este mês chamada pública sobre a viabilidade do projeto. Uma empresa em São Paulo oferece o serviço desde 2010, mas tem somente carros movidos à combustível.
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Alô prefeito Fernando Haddad…
Que tal deixar a política comezinha e ideológica de partidos e lançar um Grande e Ambiciouso Programa de Substituição de Veículos Automotores movidos hidrocarbonetos na São Paulo capital?
Fase 1. Ônibus, trens e metrôs totalmente életricos..
Fase 2. Taxis e todo tipo de transporte automotor que não seja estritamente privado.
Fase 3. Angariar apoios nos Governos Estadual e Federal para através de incentivos fiscais, isenções para empresas e particulares aderirem ao programa no longo e médio prazo.
No mínimo SP capital ganharia um pouco de silêncio, nem que para isso tenha-se que instalar termoelétricas nos entornos.
Sharing
ANTONIO,
Parece ser uma ótima idéia para facilitar o trânsito das grandes cidades.
Acho estranha a pouca divulgação deste serviço de car sharing em SP, em uso desde 2010. O brasileiro não é fã de share coisa nenhuma, e o legislador contribui para isto – há apenas 30 anos foi tentada a aprovação de sharing em apartamentos, que foi negada sem qualquer justificativa. Se já é permitido, está sendo muito mal divulgado.
Acredito que no caso de
Acredito que no caso de Recife está se colocando o carro na frente dos bois, o trânsito da cidade de Recife foi considerado o pior entre as capitais do país pelo 4o ano seguido. O transporte público deveria ser melhorado, ampliado, para então partir-se para esses modelos, que tão somente atendem a uma parcela muito ínfima da população. É uma política para inglês ver.
O BRT ainda não foi concluído, e mesmo quando estiver não conseguirá atender a demanda da população, o metrô precisa urgentemente de maior permeabilidade, e as ciclofaixas recreativas devem ser transformadas em ciclovias protegidas para que os trabalhadores possam utilizar a bicicleta como meio de transporte.
Essa medida, que seria apenas complementar em qualquer lugar no mundo, aqui é tratada como se solução fosse para os nossos problemas de transporte, não é.
Precisamos investir pesado em transporte de massa e em sua qualidade, só assim diminuíremos os congestionamentos e traremos a classe média-alta para utilizar o transporte público. A prefeitura do Recife vêm adotando medidas desintegradas e não focando no principal, que seria a reformulação do plano diretor, atendendo às tendências do planejamento urbano do século XXI, assim com fez a cidade de São Paulo.