Ponto de mutação, por Arkx

 

por Arkx

na gloriosa greve dos metalúrgicos do ABCD em 1979, após a intervenção nos sindicatos Lula estava pronto a retornar ao seu emprego na Villares. mas a greve prosseguiu. depois de dois dias sumido, Lula reapareceu num estádio lotado. foram os peões do chão de fábrica que seguraram a greve. sempre foram eles, os peões do chão de fábrica!

naqueles dois dias os metalúrgicos repetiam com orgulho: ”Somos todos Lula. Podem prender o Lula que agora todo mundo é Lula!”.

foi assim que a multidão de anônimos metalúrgicos transformou um obscuro dirigente da burocracia sindical na maior liderança dos trabalhadores brasileiros. foi assim que começou a gestação do único partido no Brasil nascido dos movimentos sociais. foi assim também que a Ditadura começou a ruir.

sempre foram as bases que fizeram a História se mover! por que agora seria diferente?

com o golpeachment prestes a se concretizar, cegos confabulam sobre onde foi que o Brasil se perdeu. mas após todos os erros terem sido usados como última companhia, à frente do lulismo senta-se o Nada.

o lulismo está mudo e inerte. já não tem o que dizer, já não sabe o que fazer. sua promíscua política de conciliação de classes expirou a validade, mas ainda assim o lulismo tenta ressuscitá-la. já não há mais o que conciliar. cederam-se anéis, dedos, mãos, braços e todo o corpo. como ainda não suficiente, entregou-se a alma.

resta ao lulismo um inócuo e desesperado recurso ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. por 13 anos Lula acreditou piamente que era “o cara”, agora sente em sua própria pele aquilo que os pobres, favelados, negros, mulheres, homossexuais, travestis, índios, nordestinos sempre souberam em sua carne: as arbitrariedades de um Judiciário venal, seletivo, corporativo e classista.

um Judiciário que o lulismo sequer cogitou em reformar. um STF no qual 8 dos 11 membros foram indicados pelo lulismo.

ainda assim, cegos sendo guiados por cegos, tomados pela depressão e a impotência, incapazes de admitir que não há mais saídas e sim apenas portais de entrada, continuam se negando a enxergar o que sempre esteve à frente de seus olhos.

onde foi que o Brasil se perdeu?

o Brasil se perdeu quando se auto-iludiu com a viabilidade de um pacto com uma plutocracia colonial e escravagista;

o Brasil se perdeu quando se auto-iludiu que a bolha das commodities seria perene e que é possível fazer inclusão social pelo consumo;

o Brasil se perdeu quando os movimentos sociais se afastaram das ruas, suas lideranças se deixaram cooptar para integrar a máquina governamental, como se apenas pela via parlamentar e pela ocupação do aparelho de Estado fosse possível ampliar a Democracia, quando nem mesmo é capaz de garantir a sobrevivência de uma democracia mitigada.

o lulismo está morto e não deixou nenhum testamento. e a plutocracia brasileira declarou guerra ao Povo e a Nação.

amanhã, 31/07/2016, o Povo sem Medo voltará a ocupar as ruas em várias cidades do Brasil. mas não estarão presentes nem o lulismo, nem o PT, nem a CUT, nem o MST, nem a Frente Brasil Popular. estes ainda insistem no rumo através do qual o Brasil se perdeu…

também a Direita não estará presente. muito embora tivesse ato marcado para o mesmo dia, foi obrigada a recuar,  numa prova que a Esquerda só perde a hegemonia das ruas quando se auto-ilude de não mais precisar caminhar sobre elas.

sempre foram as massas que fizeram a História se mover! por que agora seria diferente?

amanhã “o povo” estará novamente nas ruas, mas não se trata de um povo que existisse pre­viamente, pelo contrário, trata-se do povo que previamente fal­tava. não é “o povo” que produz a luta e a resistência, é a luta e a resistência que geram o seu povo. (link)

ir ao combate sem temer! ousar lutar! ousar vencer! golpe saia deste país, pois ele não lhe pertence. nossa nação pede passagem. é nós por nós. que a luz da estrela da revolta nos ilumine a todos. salve os Encantados. salve o Divino Espírito Santo. saravá. assim seja.

.

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito.

     

               
    “…não estarão presentes nem o lulismo, nem o PT, nem a CUT, nem o MST, nem a Frente Brasil Popular. “

    É isso. Exatamente isso.

     

    Todos esses grupos tentam a sobrevida com os famosos acordos e conciliações. Alguns já celebram a política de Alckmin, outros a vitória de Maia

     

    É isso. Exatamente isso.

     

    1. fora Temer!

      e em 1979 ainda teve também greve de professores, de bancários e de jornalistas. foi um ponto de virada. a Ditadura começou a cair. o PT começou a nascer. valeu! grande abraço. tamo junto!

      .

    1. fora Temer!

      a crítica não é ao Lula, nem como político muito menos como pessoa! a crítica é ao “lulismo”, um posicionamento político e uma forma de atuação.

      .

  2. Lula acabou?

    Estranhamente é a única opção viável da esquerda para retomar o poder. Dependemos tanto do Lula e a direita sabe disto que nunca se viu tal perseguição jurídica, midiática, política e social (classe merdia brasileira) contra um político brasileiro! Lula conseguiria alcançar seus objetivos em seus dois governos se não fosse pelo pacto de não agressão a direita e caçada aos corruptos do PSDB? Santa ilusão. Teria sido derrubado em 2003 mesmo se tentasse colocar 90% dos políticos e empresários reconhecidamente corruptos na cadeia. O pragmatismo do Lula rendeu a redução drástica da miséria, melhora social e crescimento do país reconhecida em todo mundo. Não foi só por causa dos valores das commodities que o Brasil cresceu. Foi por causa das políticas públicas de investimento que fizeram o Brasil sair da 13 para a 7 economia do mundo. Alguém aqui imagina as obras do Lula (estaleiros, parques eólicos, refinarias, educação, transposição do SF, ferrovias, programas PAC) em um governo do PSDB?

    1. fora Temer!

      seria ótimo se apenas o ufanismo lulista e sua lista interminável de milagres jamais realizados fossem suficientes para derrotar o golpe. como estamos vendo, não são!

      a triste, dura e lamentável verdade é: em quantos atos públicos Lula tem presença confirmada desde os de hoje – aos quais ele não participou de nenhum – até a votação do impeachment? qual a agenda? tem alguma?

      após sua “coercitiva”, em 04/03/2016, Lula prometeu correr o país. chegou mesmo a afirmar que “a jararaca” estava de volta. a partir de então, quantas viagens Lula fez pelo país? de fato Lula e o PT, e mesmo a Frente Brasil Popular, se empenham em mobilizar a população contra o golpe? onde está o “exército do Stédile”? cadê a jararaca?

      auto-ilusão tem limite. e o nome deste limite é: golpe!

      .

    2. O Lulismo acabou?

      O fato é que depois de 13 anos o que temos? sindicalismo novo? estrutura agrária nova? universidade nova? estrutura tributária nova? modelo político novo? financiamento da cultura novo? jornada de trabalho nova? algum novo direito trabalhista? uma polícia nova? um judiciário democrático? 

      Por outro lado estamos perdendo o SUS, o Pis, e diversos direitos trabalhistas. A ‘limpesa étnica” com a retirada da população de áreas valorizadas da cidades acelera-se. Os negros e os pobres são excluidos de seus redutos, a música e  o futebol e a Universidade, gratuita o paga tem em comum o fato de formarem jovens para servir o capitalista e o capitalismo, são médicos, jornalistas, advogados, enfermeiros etc impretáveis para o atendimnto à população.

      O novo é a transposição do rio que vai servir à velha e intocada estrutura agrária da região. Não tenha dúvida que as valorizadas terras irrigadas já estão passando rapidamente para o sistema agro-industrial, as universidades não passam de formadoras de serviçais do capital – agora com nível superior. O povo vai tomar borrachada de um PM com nível superior, e o carcereiro também tem nível superior (a grade é a mesma) o preso é o mesmo?. O pelego sindical agora tem nível superior. Será que trai menos? Gastamos bilhoes para formar médicos que servem apenas aos laboratórios e aos planos de saude. 

      O Lulismo não mecheu em estruturas fez mais do mesmo em alguns casos até piorou.

      Foi o lulismo que criou os marajas judiciarios. Juizes, procuradores e advogados publicos passaram de recebedores de remunerações altas para subsídios estratosféricos. O lulismo enxovalhou o Supremo e tribunais superiores com desqualificados reacionários. Vamos lembrar que o Márcio Tomas Bastos, primeiro ministro da justiça lulista foi um antigo vereadore da ARENA e como tal serviu à ditadura. Não fez outra coisa como presidente da OAB a não ser enriquecer e engrandecer seu escritório, foi ele o orientador das nomeações para o supremo. Nenhum governo gastou mais que o Lulismo com a rede globo e revista Veja e publicidade inútil e desnecessária. Alimentou a elite branca que agora nos persegue com metodos da velha e santa inquisição. 

      O Lulismo fez mais do que o PSDB, fez muito mais, dezenas de vezes mais. Mas fez mais do mesmo. Então temos o mesmo a plutocracia gorda e forte que nos ataca agora com asseclas de nível superior.

       

  3. Não pode haver conciliação

    Não pode haver conciliação com nossa plutocracia escravagista, porque eles são inimigos do povo, da nação.

    São fascistas, cruéis, violentos…

    1. fora Temer!

      racistas, entreguistas, transfóbicos, elitistas, discriminatórios, autoritários, moralistas: fascistas! com golpistas não se negocia!

      genocidas!

  4. Seremos Pedros penseiros?

    A divisão e os conflitos entre os povos indígenas por ocasião da colonização portuguesa foram decisivos para que fossem massacrados.

    Do mesmo modo, a divisão da esquerda já custou muito caro em diversos períodos da história.

    Neste momento nefasto, mais uma vez a esquerda brasileira se perde em rixas sem sentido. No meu modo de entender, a bandeira principal é tirar Temer e todos os golpistas do poder. O dano que causarão, caso o golpe se efetive, é irreparável e as consequências são imprevisíveis.

    Nesta hora em que a cidade do Rio está no foco mundial, com a presença maciça de correspondentes internacionais, era para haver manifestações diárias contra o golpe. No entanto, as duas principais frentes de luta (FBP e PSM) arregaram da manifestação do dia 31/07, preferindo optar por uma marcha no dia 5 de agosto em Copacabana. De lado a lado, uma enormidade de argumentos e acusações mútuas, grande parte delas em relação à disputa das eleições municipais (como se houvesse alguma certeza de que acontecerão mesmo e será que ocorrendo terão alguma relevância?). No meio, um grupo de pessoas, desesperadas por agir, convocam uma manifestação espontânea que é duramente criticada e boicotada pelos que  se acham mais abalizados politicamente…

    E assim, mais uma vez, segue a esquerda rachada enquanto, como o Pedro de Chico, pensam no melhor dia, na melhor forma, que não vai ter ninguém, que haverá conflito, que a direita se infiltra, nos inconvenientes… E pensam, pensam, pensam, enquanto o trem passa e o Carcará voa.

    Nesta batalha, todos os dias deveriam ser de luta. Lugar de militante é a rua, todo dia, toda hora.

    1. fora Temer!

      teve ato no Rio! apesar dos rachas e divisões, o povo sem medo esteve nas ruas, até a Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, aquela nave alien encalhada à beira mar…

      1. Sim. E fizemos um belo ato,

        Sim. E fizemos um belo ato, apesar de todas as tentativas da própria esquerda para que não acontecesse. Saímos da Candelária e fomos em passeata até a praça Mauá. Sem carro de som, sem infraestrutura, mas com muita garra, coragem e disposição, a praça Mauá vermelhou. 🙂

  5. É Podíamos ter continuado “puros” e nao obtido nada do conseguid

    Dá uma raiva esse nível de idealismo vazio. Diminuiu o índice de desigualdade no Brasil, diminuiu a desigualdade nacional, aumentou o nível do salário mínimo; mas nada disso importa para os “puros”, continuam sonhando com a “Revoluçao”, com letra maiúscula, e nada que nao seja isso vale alguma coisa.

    1. É verdade.

      Não se pode negar todos os avanços citados. Porém, parece que tudo vai ser revertido, talvez a um estado pior que o anterior. O que ficará de tudo isso? Valeu a pena tentar não desagradar em nada a casa grande, para aumentar as sobras da senzala? 

      1. Foi tentativa parcial/ vitoriosa e difícil o retrocess total

        Mudanças históricas deixam consequências. Se ela nao tivesse sido feita, vc acha que algo melhor surgiria necessariamente? Isso é pensamento mágico. Foi feito o que deu para ser feito. Está havendo um retrocesso. Até que ponto irá ainda é uma incógnita. Até porque anos melhores deixam uma recordaçao.

        1. Anarquista.

          Estou de acordo com tudo o que vc disse. O que o PT poderia ter feito sem o PMDB ? se grandes quadros dos partidos se bandearam e criaram novos partidos, os puros ou ingênuos q não conheciam a realidade política do nosso país, e que até agora pouco conseguiram . Sobrou o PMDB e haveria outra opção ? E esta opção não permitiria jamais, as mudanças que todos cobram do Lula – que disse certa vez, ser necessário fazer acordo até c/ o demônio, ou não tem  como governar o Brasil –  Agora que eles  mostraram o que são realmente e de forma escancarada, como jamais vista, aparecem pessoas para dizer que o Lula deveria ter feito isto ou aquilo. Ainda não entenderam  no que se transformou o partido do Dr Ulisses, pq conseguem eleger tantos políticos. Eles são , em sua maioria, eleitos por contribuição de grandes empresários, que não permitirão jamais, as mudanças que tanto o país precisa.

          Analisar, após o fato consumado, é mt fácil. Procurar entender o momento em que o fato acontece é que são elas.

          Abcs

          1. Pois é. Mas p/ ver isso é preciso saber ver a realidade

            Nao substituí-la por sonhos ideais… O perfeito é o maior inimigo do bom.

    2. fora Temer!

      mas não é nem “purismo” e muito menos “revolução”. o que não dá é em pleno golpe e início de outra ditadura esse pessoal ficar privilegiando suas campanhas municipais! e não e só o PT não. é o

      PSOL também.

      e o que tá “vazio” é o ato da Direita. tá aí a prova inconsteste: a Direita só ocupou as ruas, porque a Esquerda recuou!

      1. Com seu primeiro parágrafo concordo parcialmente

        Tb acho que as eleiçoes para prefeito nao sao a prioridade atual. Mas é curioso vc dizer que até o Psol está caindo nisso. Talvez querer ganhar eleiçoes seja uma contrapartida necessária da organizaçao em partidos. Senao melhor seriam as velhas “organizaçoes revolucionárias”. Maluquice por maluquice, que seja maluquice assumida.

        1. fora Temer!

          o que está errado não é participar das eleições, e muito menos vencê-las. o que está errado, como vc concorda, é priorizar isto agora neste cenário de golpe e ditadura. nem assim os caras conseguem colocar de lado a vaidade e os projetos particulares. num dá!

          abraços

          .

          1. Concordo novamente, mas…

            Nao tenho varinha de condao para mudar a natureza das pessoas… Nao como evitar fatores “psicológicos” desse tipo, e poder é algo inebriante… Sem falar de interesses, a vida toda dos “candidatos” está ligada a ganharem eleiçoes. Querer uma sociedade feita de anjos é ingenuidade.

          2. fora Temer!

            ->” a vida toda dos “candidatos” está ligada a ganharem eleiçoes.”

            pô, AnaLú, mas o erro tá justamente aí. colocar a “vida toda” em função de eleições. deveria ser ao contrário: colocar as eleições a serviço da vida.

          3. Num mundo de anjos, sem dúvida…

            Mas vc já tá meio grandinho p/ acreditar nessa possibilidade, nao? As pessoas se preocupam com seu meio de vida, políticos têm o seu salário atrelado a ganharem as eleiçoes. Querer um partido formado de abnegados é acreditar em Papai Noel.

  6. Lula sem o Bardella não era nada na época

    Quem estava por trás deste encontro era o Bardella, que já antevia as dificuldades de suas empresas e usou a peãozada como massa de manobra.

    Não deu outra, o que espanta é as industrias metalúrgicas estarem fora da Lava-jato.

    O Lula como presidente foi péssimo, jogou pela privada uma chance de ouro para dar uma guinada real no Brasil e colocá-lo no primeiro mundo para valer.

    A dona Dilma também é fraquíssima no quesito governo e ao que parece, surda a todos que a cercam.

    O Brasil vive tempos difíceis, na minha humilde opinião, não será fácil sair da enrascada que se meteu, isto se sair.

    1. Você teria feito muito melhor

      Você teria feito muito melhor que o Lula, não é? O Arxs vai nesta mesma toada.  Lamento este tipo de análise que busca desmerecer tudo que foi realizado. Muito foi feito de bom, sim. Argumentos ad hominem de supostos esquerditas enchem o saco. Lula ainda é o cara.

  7. Ilusão eterna

    “o Brasil se perdeu quando se auto-iludiu com a viabilidade de um pacto com uma plutocracia colonial e escravagista”

    Enquanto o Brasil não se redimir da escravidão passada e presente, ele sempre viverá na ilusão.

    A escravização indígena e depois transatlântica nasceu na Praça da Sé em São Paulo e de lá se espraiou pelo Brasil e pelo Novo Mundo.
     

    1. ilusão eterna…

      O Brasil se perdeu nesta conversa fiada de ideologias. Pouco nos importa ou importou direita ou esquerda. Até porque pouca instrução temos a respeito de tais ideologias. O Brasil se perdeu quando dito pensadores e idealizadores da centro esquerda, retomaram o poder, reescreveram a Constituição e tiveram 1/4 de século para implementar suas promessas. Mediocres, canalhas, traidores, mentirosos, farsantes, corruptos, ditadores, produziram tudo aquilo que juraram combater. Cuspiram no prato da nação, compactuaram com inimigos, relegaram nossa soberania à interesses estrangeiros. Parem de dar desculpas a criminosos. O Brasil só chegou até aqui pelas mãos dos seus governantes deste período. Vocês tem coragem de escrever seus nomes?  

  8. O autor do texto diz: “Lula
    O autor do texto diz: “Lula se perdeu achando que era o cara..”
    “Agora Lula sabe o que é o poder Judiciário para um pobre,etc…”

    Pois bem….1°Lula realmente foi o cara…e não foi por 13 anos e sim está sendo por mais de 3,5 décadas… Quem mais suportaria tantos ataques e ainda assim continuaria com a dignidade de Lula? Foram ataques desde sempre, com o estigma que lhe foi perpetuado pela Plutocracia…
    2° Lula sabe como o poder Judiciário trata o pobre desde que nasceu no sertão, passando fome e sendo marginalizado, sem ter para quem recorrer por justiça…
    Ora…aí vem esse Lanfranhudo dizer que só agora Lula sabe… Faça né um favor, pois…

  9. Mais ou menos…

    Tirando o faniquito do autor em relação a figura de Lula, é preciso concordar com o autor que só a Luta do povo pelo poder real vai transformar este país com sua plutocracia e classe média colonizadas.

    Mas há 14 anos, que parcela do povo estava preparada para a luta? E mesmo hoje, quem está disposto a ir para o fronte e ser este sujeito coletivo?

    Por outro lado, a ilusão de conciliação de classe não é uma narrativa do Lula e do PT, é desta plutocracia e classe média que se escondeu atrás delas por toda a vida e só abandona esta narrativa às vezes para aplicar um golpe aqui, outro ali… O Lulismo, como gosta de se referir os oponentes do Lula na direita e na esquerda, surfou nesta onda, não criou esta história de conciliação.

    A experiência que vivemos nos últimos treze anos, embora termine de forma trágica (independente do resultado da votação no senado a tragédia já ocorreu), foi uma experiência necessária à luz da história, vejamos:

    Primeiro, por que é a plutocracia e a burguesia que está rasgando o contrato da conciliação social, são eles que pedem golpes, fim de direitos e o escambau. Perderam qualquer nível de pudor. Eles inventaram a mentira, eles estão destruindo ela;

    Segundo, vivemos sim uma faze de inclusão pelo consumo, mas que inegavelmente a vida das pessoas melhorou um pouco, por um instante o Brasil de baixo chegou a acreditar que estávamos finalmente chegando. Se por um lado há desilusão de não termos chegado, por outro há a certeza de que não impossível chegar, não é tão longe quanto pensávamos há 15 anos.

    Terceiro, vivemos mais uma tentativa, e agora sabemos que a conciliação de classe não é possível em um país onde a elite é colonizada. Isto é positivo a medida que concluímos que não foi o campo progressista que rasgou a carta e a medida que entendemos que os novos tempos exige novas construções históricas, aprendendo com os erros, mas se regozijando nos acertos.

    Sempre fico surpreso com materialistas dialéticos que analisam as experiências levando em consideração somente o que ela representou e o que podia ter representado e negligenciam a analise das experiências a luz da história e o que elas vão representar na formação de uma identidade nacional.

    Desculpe-me, mas parece ser magoazinha, bem parecida com a de Cristovam Buarque.

    1. fora Temer!

      mesmo com o faniquito de alguns em relação a qualquer crítica que se faça ao Lula, não somos inimigos e nem mesmo adversários.

      o foto que encabeça o texto é reveladora. liderança e base são forjados no mesmo processo de luta. são frutos de um mesmo movimento. é ao se colocar em movimento que a base se organiza e projeta as lideranças. quando estas se afastam das bases, o movimento como um todo se enfraquece.

      converse com as novas gerações, os secundaristas… para eles Lula não passa de um “velho pelego”. eles tem muita dificuldade em aceitar que Lula já foi aquele desta foto.

      o golpe não é apenas contra a Dilma e a Democracia. somos nós que estamos sendo golpeados. a História está nos dando um ultimato. principalmente para a geração das “Diretas Já”. não tem “mais ou menos” não… ou rejuvenescemos ou já estamos mortos!

      .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador