TV Globo quer passar mais cedo jogos de futebol, por Augusto Diniz

A TV Globo quer abandonar o horário das 22 horas de meio de semana, para transmissão de futebol. A proposta é passar as partidas para as 21h40.

São apenas 20 minutos de antecipação. Não é nada!

Os problemas para o torcedor de voltar dos estádios para casa tarde da noite, usando meio de transportes precários e inseguros, continuam.

A discussão sobre a mudança de horário já acontece desde o início do ano, mas tomou corpo recentemente com o anúncio pela CBF do calendário 2016.

Embora a confederação alegue que a medida atenda aos clubes em querer estancar o reduzido público na arquibancada em jogos de meio de semana, por conta do horário tardio das partidas, o buraco é mais embaixo.

A questão, de fato, tem a ver muito mais com os interesses da Globo, a poderosa detentora dos direitos de transmissão de futebol no Brasil.

Há algo de muito concreto na visão da emissora, para fazê-la mudar sua grade no horário nobríssimo com inserções publicitárias entre as mais caras existentes.

Será que nessa nova grade haverá encurtamento da novela das 8, entre o Jornal Nacional e o futebol? E o que isso significa?

Antecipar o horário do futebol de meio de semana é mais lucrativo que manter o horário da “novela das 8” como é hoje?

A última novela das 8 (“Babilônia”) foi um dos maiores fracassos de audiência da TV Globo em toda sua história. Então, o melhor mesmo será encurtar a novela com a provável retração de anunciantes?

Ou é o Jornal Nacional que será encurtado para atender a essa nova grade? Aliás, é outro que sofre gradativa queda de telespectadores.

Por certo, os interesses são comerciais, ao contrário do que a CBF irá tentar “vender”, insistindo que a demanda atende aos torcedores e aos clubes, em nome da “modernização” do futebol – apesar dessa antecipação de meio de semana representar apenas 20 minutos de diferença da transmissão ao vivo de hoje.

A TV Globo vem apresentado faz tempo queda de audiência no horário da noite na sua grade de programação, o que justificaria antecipação de transmissão de partidas de futebol.

A CBF afirma com dados que tem caído, aos poucos, o número de partidas na Série A realizadas às 22 horas. Clubes informam que têm sido atendidos em pleitos de mudanças de jogos para horários mais adequados à realidade – inclusive, o horário de domingo das 11 horas da manhã terá mais jogos simultâneos (destaca-se que é muito mais sensato futebol às 11 horas da manhã de domingo do que 22 horas de quarta-feira).

A boa vontade da TV Globo com o futebol brasileiro pode até existir em meio à crise evidente de decadência do esporte no País (e que em algum momento afetará de forma aguda sua audiência), mas, por certo, há motivos fortes comerciais muito além do que a submissa CBF à emissora irá propalar na época da efetivação da medida.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi. .. vamos discutir o
    Oi. .. vamos discutir o problema certo por favor. Assim fica difícil mesmo.

    Não há qualquer problema é a Globo passar seus jogos no horário que quiser. 5anto faz porque é um jogo apenas.

    O problema são os jogos que a Globo não passa serem no mesmo horário para não atrapalhar a audiência de outros programas da Globo.

    Entendeu o problema?

    1. Acho que você não entendeu.
      O

      Acho que você não entendeu.

      O jogo que passa na sua praça não é o que passa em outra passa.

      Praticamente todos os jogos são passados em alguma praça pelas afiliadas locais.

  2. O futebol das 11 da manhã,

    O futebol das 11 da manhã, mostrou o QUE TODO MUNDO SABIA!

    O horário de depois das novelas MATARIA O PÚBLICO NOS JOGOS DAS 22:00 HORAS!

    Chegar em casa as 1 da madrugada para estar no trabalho as 8 da manhã!

    1. Será?

      Na boa Ruy, será que o maior problema do futebol brasileiro é a TV Globo e o horário das 22h de quarta-feira? Na minha modesta opinião, não. O grande problema do nosso futebol são seus cartolas, diria que 99% de responsbilidade. Se tirar os direitos da Globo, é capaz de piorar. No Brail, infelizmente, não temos outra emissora que daria uma melhor parceira para os clubes. E nem interessa aos clubes e seus patrocinadores, vide o Pan tranmistido pela Record. Se os cartolas, tanto dos clubes como das federações, agissem a favor dos clubes e não de seus interesses particulares, estaríamos em outro patamar. Se queremos um futebol melhor, precisamos identificar seus reais culpados, não acho que a Globo seja o grande mal do nosso principal esporte.

  3. A Globo está mal, isso sim

    A antecipação do horário dos jogos pode ser sim para encurtar a novela, pois a estreia da nova novela das 9 foi um fracasso: 31,5 pontos, segundo o IBOPE (1,5 a menos que a estreia da anterior). Além disso, o MP está de olho nas cotas que a emissora distribui aos times de futebol.

    Da Folha: Ministério Público quer nova divisão do dinheiro de TV no futebol

    O dinheiro distribuído a clubes de futebol pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro virou alvo do Ministério Público Federal. O MPF acredita que a atual forma de partilha das cotas de TV, negociadas individualmente pelos clubes, não é justa com os times menores.

    Link da matéria completa: http://goo.gl/PcdGRI

  4. Jogo durante a semana tem que

    Jogo durante a semana tem que ser no máximo até  às 20:30hs.

    Dá tempo do torcedor sair do trabalho e ir aos estádio, e dependendo de onde mora, chegar antes da meia noite em casa.

    Que se lasque a grade da Globo.

  5. Palestina….

    A Globo fez com o futebol, o mesmo que Israel fez com a  Palestina: 

    – Tomou posse do que não lhe pertencia;

    – Impôs  suas leis e regulamentos: daqui ninguém saí, e  aqui ninguém entra  se eu não permitir !!

    Deixaram……agora, é tarde !!!

  6. Futebol brasileiro? Esquece.

    Futebol brasileiro? Esquece. Sou corinthiano e fico surpreso que um time meia boca como o “nosso” esteja liderando o campeonato. O destino do brasileiro em relação ao futebol é nos tornarmos os norvos uruaguaios. Uruguaio só tem uma coisa pra comermorar, o “Maracanazzo”, entra ano, sai ano é a mesma coisa. Daquis a uns 50 anos os brasileiros ainda estarão estufando o peito pra declarar: Somos Penta! O horário da 20:30hs é bom não só pra quem vai ao estádio, mas também para ver pela TV e depois ter uma boa noite de sono (dependendo do resultado do seu time…) para encarar o batente novamente no dia seguinte. Fui a alguns jogos neste horário e até mais cedo e foi muito mais tranquilo. Mas futebol, assim como os demais esportes “de massa”, CPI e julgamento contra o governo, viraram programas de TV.

  7. Que saudade dos jogos as 17h
    Que saudade dos jogos as 17h aos Domingos e as 21h as quartas. Olha, sou carioca, assistir jogo entre 11h e 13h no verão nem p/ maluco. Até a praia nesse horário fica mais vazia. Imagine um pai levando o seu filho p/ assistir im jogo com a temperatura de 42° e sensação térmica de 50°, tem que ser preso.

  8. Esqueceram dos jogadores…
    Futebol às 11 da manhã. Muito bom se for pra contrariar a globo, horroroso pra falarmos mal da FIFA -a final de ’94 foi no sol californiano de meio-dia! Não à toa foi uma das piores finais de copa, os jogadores não conseguiam manter o ritmo por ’15.
    Às 11 pode ser muito bom pra levar a família e tal, mas esqueceram de quem joga bola?
    E mais uma: vcs acham q a globo ganha dinheiro apenas com anubciantes nacionais? 11 da noite aqui são 14 em boa parte da Europa -olha q preliminar dos campeonatos nacionais de lá! – e 10/11 da noite no extremo oriente -se eles ficam acordados pra ver NFL às 3 da manhã de segunda…

  9. Torcedor de futebol… eterno burro…

    A Globo domina o horário do jogo! De quem é a culpa? Dos próprios torcedores que se dizem apaixonados pelos seu times do coração ( Como esses chatos que torcem pro Galo, Coríntias ou Flamengo). Eles se dizem apaixonados por futebol e por seus times mas não passam de fantoches da Globo aceitando que esta famigerada empresa de bandidos determine não só o horário dos jogos mas também o comportamento dos torcedores e os inúmeros palavrões e agressividade que os torcedores exibem contantemente.

    Ah… Mas ninguém pode falar mal de futebol… Pois futebol é o orgulho nacional!! No fundo torcer por um time de futebol é umas das coisas mais estúpidas e imbecis que o ser humano pode fazer, mas ninguém quer ver isso. E azar de quem mora perto dos estádios que é obrigado a conviver com bêbados agressivos xingando palavrão num coro de 50 mil pessoas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador