Os poder dos influenciadores digitais e as marcas

Os influenciadores antigamente eram apenas um seleto grupo de celebridades como artistas e outros profissionais que se destacavam na mídia. Mas hoje a realidade mudou, e os influenciadores, sobretudo digitais, são blogueiros que se destacam através de seus perfis nas redes sociais. Bia Mendes, uma jovem estudante de propaganda e marketing na ESPM Rio, conta que resolveu criar o Blog Garota Tropical no momento em que começou a trabalhar com marketing digital em uma empresa especializada em SEO. 

“Eu fazia parte da equipe de conteúdo e tinha a responsabilidade de prospectar veículos para que conseguissemos publicar os artigos de nossos clientes. Ao longo de um ano de experiência na área tive mais a certeza de que a maneira de anunciar os produtos mudou e o marketing está se reiventando”. 

A jovem conta que as marcas que ainda não se encontram no cenário digital e apenas optam por estratégias de mídia offline estão totalmente ultrapassadas. A popularização da internet deu voz a qualquer pessoa que saiba utilizar as plataformas disponíveis como o Instagram e YouTube, se destacando pela produção de um conteúdo que pode atingir um número gigantesco de pessoas rapidamente.

A influenciadora Bia Mendes afirma que utiliza mais o seu blog do que o Instagram e ainda não tem um canal no YouTube. “Eu abordo conteúdos de moda, beleza, dou dicas de marketing e ferramentas para outras blogueiras, dentre outros assuntos. O Garota Tropical ainda é um blog novo, mas já estou criando estratégias para conseguir monetizá-lo.”

Os influenciadores digitais e as marcas

Em poucas palavras, o marketing através dos influenciadores é o estabelecimento de parcerias de conteúdo mutuamente benéficas e criativas entre marcas e indivíduos que possuem um nível significativo de influência nos meios digitais.

Saiba como construir uma estratégia em torno de influenciadores digitais:

– Identifique seus objetivos antes. Pense primeiro na campanha e só depois nos infuenciadores, sempre tendo em vista o seu público-alvo.

– Concentre-se em uma experiência. Em vez de uma simples revisão do produto, crie uma experiência com os influenciadores para que eles possam compartilhar nas redes. Isso permite que eles criem um conteúdo mais interessante, proporcionando um maior grau de engajamento com a sua marca.

– Sempre pense de forma visual. Deixe bem alinhado com seus influenciadores fotos de seu conteúdo e, sobretudo, questões de imagens com alta resolução.

– Acompanhe e monitore o engajamento para que você possa dimensionar os segmentos que funcionam melhor. 

– Crie uma mensagem que as pessoas realmente querem ouvir e compartilhar. 

– Identifique os influenciadores que levantem a sua marca e assegure-os de modo que esses venham a se tornar embaixadores da empresa, trabalhando com a continuação.

Uma vez investindo no marketing de influência, o diferencial da estratégia não é investir na pessoa mais famosa. O ideal é trabalhar com quem desempenha um papel mais estratégico e influente para a sua empresa. Além de ter um custo menor, gera ressultados mais assertivos e atinge mais fácil o público-alvo certo da marca.

 

Redação

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