A ingenuidade, os estilingues e os canhões, por Carlos Motta

A ingenuidade, os estilingues e os canhões

por Carlos Motta

A ingenuidade de algumas pessoas chega a ser comovente.

Elas pensam e agem como se o mundo fosse habitado por anjos e não seres humanos, que, como se sabe, são tão cheios de defeitos e maldade como vazios de virtudes e bondade.

O caso do Brasil é emblemático.

Não é novidade para ninguém que uma elite perversa, ignorante, escravagista e racista, uma oligarquia incapaz de qualquer gesto de humanidade, manda no país desde sempre, e nunca, sob hipótese nenhuma, vai permitir que os sobre os seus imensos privilégios paire sequer uma minúscula nuvem de contestação.

O golpe, patrocinado por esses endinheirados, e que jogou no lixo os votos de 54 milhões de cidadãos, retirando da Presidência da República uma mulher honesta para colocar em seu lugar o mais abjeto representante do submundo da política nacional, mostrou, de forma inequívoca, quem são os donos deste gigante bobo chamado Brasil. 

O que se vê atualmente são as batalhas finais da guerra que essa turma empreendeu contra os trabalhistas que ousaram se insinuar nos seus domínios – uma guerra cruel, impiedosa, suja, sem respeitar nenhum dos chamados e aclamados “direitos humanos”.

Qualquer um que tenha bom senso sabe que ninguém entra numa batalha armado com um estilingue contra um inimigo que possui canhões.

Quem fizer isso será, inevitavelmente, trucidado.

Mas, incrível, há bastante gente, pessoas informadas, inteligentes e coisa e tal, que ainda não percebeu que o Brasil vive os últimos momentos desta guerra, e que, para que ela não seja inteiramente perdida, não é mais possível lutar com as armas do “republicanismo”, dentro das “normas legais”, já que todas as instituições, que deveriam zelar por esse “republicanismo” e pela observância das “normais legais”, estão em mãos de quem promoveu o golpe.

Essas pessoas, por mais títulos de doutores, de promotores, de procuradores, de juízes, de deputados, de senadores, de secretários ou ministros de Estado que tenham, estão a serviço da missão de fazer o Brasil voltar a ser o que sempre foi em sua história – nada mais que uma fonte inesgotável para saciar a sua sede de poder.

Só os tolos acreditam, por exemplo, que o ex-presidente Lula, símbolo maior de um Brasil menos injusto e desigual, será inocentado, em segunda instância, da inacreditável condenação que lhe foi imposta.

Só os tolos veem Lula candidato à Presidência da República em 2018 – se houver eleição.

O nazifascismo não foi derrotado pelos Aliados com flores.

Nenhum país conseguiu se libertar dos opressores sem suor e sangue.

No Brasil, não há por que ser diferente.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, Lula está fora da

    Sim, Lula está fora da eleição de 2018. Será condenado em outros processos pelo herói Moro e vai para a cadeia. O PT será aniquilado.

    O maior erro estratégico da esquerda é insistir na existência do PT e na candidatura de Lula. A direita mantém a quadrilha P$DB-Temer no poder pelo medo da classe média (que se espalhou para a classe D) da volta de Lula. O antipetismo mantém a quadrilha no poder em Brasília e São Paulo.

    O ideal seria uma reação mais dura, uma revolução propriamente dita. Mas não vai acontecer. A passividade do povo controlado pela imprensa não permite.

    A única saída é sair da armadilha de colocar Lula e o PT à frente da luta contra o crescimento do fascismo e o desmonte das políticas sociais e trabalhistas, e investir na luta por bandeiras, sem partidos. A greve geral de abril teve um relativo sucesso porque não era partidária, não foi vista como “pró-PT” ou “pró-Lula”.

    A única forma de atrair pessoas é desfraldar as bandeiras da educação, da saúde pública, dos direitos trabalhistas e sociais, do fim da pobreza, do combate à corrupção, sem partidos, sem bandeiras vermelhas, de baixo para cima.

    1. Me ajuda ai!

      Confesso, o golpe afetou a minha capacidade cognitiva e já não consigo interpretar textos como antes. me ajuda entender ai!

      Temos uma guerra aberta contra oligarquias, mídia, fisiologistas, neoliberais e possivelmente contra a conspiração do império do norte, não é!

      E a solução é aniquilarmos o PT e o Lula.

      Leeeegal!

    2. Politica

      A luta tem que ser através de partidos politicos sim,ou será que aquela garotada de classew média que saoiu as ruas sem bandeiras contra o governo Dilma não estavam fazendo política?Estavam sim, e atrás deles apareceram os fascistas atuais.

  2. Infelizmente , sou obrigado a concordar com todo o artigo

    A Elite Opressora usou de tudo pra tomar de assalto o poder , só pra ter o domínio total e as condições ideais (sem ganhar eleições e operando sem importar com popularidade) pra fazer todo o trabalho sujo possível e , principalmente , alterando as leis para seu conforto e deleite e para dificultar ainda mais as ações daqueles que querem um Brasil para todos os brasileiros para poder-mos ter o direito de nos chamar de povo.

    A ditadura já está implantada, as instituições a muito estam a serviço e com dedicação total a essa  porca-Elite.

    Aqueles que diziam que: “As instituições estam funcionando, apesar de tudo, eram tolos ou mau intencionados .

    Estavam e estam funcionando pra quem? R. Para os Banqueiros  e para os donos do dinheiros e seis cupinchas.

     

  3. Custou, mas finalmente a

    Custou, mas finalmente a ficha começa a cair até entre a pouca massa pensante deste “pais” de estúpidos. Não, nada se conseguirá sem sangue, mas ninguém vai expôr sua pele a luta porque, no final das contas, somos um povo sem dignidade, sem coragem, sem fibra e se sem a menor vergonha na cara. Claro, sempre excetuando as exeções….

    Na verdade sobram aqueles que invejam os que estão sugando o sangue do país porque gostariam de participar da farra.

    E, olha, não nos iludamos: enquanto a Globo conseguir fazer todo mundo de retardado a coisa não vai mudar. Ela sim consegue enganar todos o tempo todo.

  4. Concordo plenamente com o
    Concordo plenamente com o artigo! Digo mais:”O brasil merece o que está acontecendo” ! Na minha modesta opinião ouso citar, talvez, a frase mais adequada para o momento:”QUEM É BURRO TEM QUE SE PHODER!!!!!!!”

  5. Brasil já era…

    todos os brasileiros focados apenas numa besteira a ser esquecida, o apoio ao golpe

    sonham, seguem sendo arruinados por fantasis, sabem o que querem do futuro,

    mas ainda acreditam que só o dinheiro pode levá-los até lá

    povo brasileiro é único, convencido, pelas igrejas e pela mídia, que o melhor que se tem a fazer é aguentar até o fim

  6. os Brasis: esfinge sem enigmas

    -> Nenhum país conseguiu se libertar dos opressores sem suor e sangue. No Brasil, não há por que ser diferente.

    nada pode ser pior para o Brasil atual do que repetir a dupla tragédia de 1964 e 1968. numa abraçado ao populismo foi incapaz de resistir ao Golpe, na outra se entrega ao desespero da luta armada e é esmagado.

    ao contrário das lendas autoritárias, nossa História é banhada do sangue das lutas pela emancipação. desde Zumbi e dos quilombolas, das revoltas indígenas, dos Cabanos, Malês e Balaios. do anarco-sindicalismo. até os operários de Volta Redonda, os atuais mártires da luta pela terra e pela moradia urbana.

    apenas com um amplo e capilarizado movimento de massas é possível alterar a correlação de forças.

    o modelo é claro e já foi aplicado no caso desta crise, como na Ocupação de Curitiba em defesa de Lula e na Greve Geral de 28-MAI.

    este é o único caminho. todos os demais levam apenas a mais derrotas.

    .

  7. Sim, mas se houver confronto,

    Sim, mas se houver confronto, como será? Luta armada a la anos 60? Não vejo os estudantes dispostos a uma guerrilha naqueles moldes. Nem um novo Araguia com base nos sem terra.

    Só vejo alguma coisa se for movimentos de protestos articulados com desobediência civil da esquerda classe média urbana. E principalmente uma reação desesperada, porque pela sobrevivência, dos sem teto e sem terra.

    Mas para que seja uma reação organizada e não um explosão caótica, exigirá isso mesmo, organização. Não conheço a estrutura do MTST de dentro, mas tudo depende da liderança do Boulos?

    Enfim, dificil a situação, porque ainda tem as Forças Armadas que não se sabe o que fariam. A impressão é que não tem a menor vontade de defender um governo como esse do Temer. Mas do outro lado tem os movimentos “socilialistas” e subversivos”.

    Há uma grande interrogação para o futuro, o imediato mesmo, para amanhã. Mas a direita é que está com as cartas na mão essa é realidade nesse momento. 

    1. É impossível um confronto

      É impossível um confronto contra os opressores quando os mesmos utilizam a grande mídia para um massacre diuturno com apenas uma narrativa .

      É urgente que povo se insurja contra o governo dos ladravazes implantando milhares, dezenas de milhares ou centenas de milhares de rádios em comunidades em todo Brasil e esclareçam a população a gravidade da situação do Brasil e o futuro do seu povo .

      Ah, mas a implantação dessas rádios ferem as normativas do ministério das comunicações, Dentel e etc… .

      Phoda-se !! Estamos em guerra contra um grupo de usurpadores, ladravazes apátridas que estão traindo a pátria, e qualquer insubordinação contra esses bandidos será benvinda .

       

      1. Atualmente, para a montagem

        Atualmente, para a montagem de emissora de rádio clandestina é muito menos complexas e mais acessível que há  décadas atrás .

  8.   É um alívio ler isso. Falo

      É um alívio ler isso. Falo há anos (obviamente, longe de ser o único) que o tal “republicanismo” é suicídio.

      O erro de Dilma Roussef não foi, por si só, ser honesta. Isso acaba sendo reconhecido por exclusão, porque nada pode ser atribuído a ela – o erro foi ter SE RECUSADO a lutar politicamente. Encher a internet com frases bonitas do tipo “eles passarão, eu passarinho” ou “não passarão” (não funcionou na Espanha e nem em lugar nenhum) não leva a P… nenhuma.

      Tivessem Lula e Dilma coalhado o STF, o MPF, a PF etc de gente honesta, mas disposta a lutar e teríamos um final diferente. Na PF mesmo o Lula se borrou com o chamado “às falas” de Gilmar Mendes e tirou o seriíssimo Paulo Lacerda; Dilma e seu controle remoto me dão azia até hoje; ambos e suas serenas escolhas para o STF baseadas em “vi na fila do aeroporto” são de fazer chorar.

      A contraprova é esse trombadão que ora ocupa a presidência. De conchavo em conchavo, segura-se na cadeira, com seu 1% de aprovação popular. Lula teve estômago para fazer metade do serviço, pois sabe como funciona o sistema político brasileiro: teve que abrir espaço ao PMDB para não ser derrubado em 2005, sendo possível fazer um espetacular governo até 2010.

      Só o PSOL e meia dúzia de lunáticos* acham que é possível fazer “diferente”. O “diferente” possível Lula fez (pela metade, como dito), e montado em uma reputação mitológica que até hoje detém. A esses sugiro mudar para o ramo da Jardinagem, já que na política estão fadados a escrever perenes páginas de lindas e inúteis derrotas.

     

      *Para meu divertimento, às vezes imagino essa gente na Rússia pré-revolucionária ou em Cuba. Até hoje um czar e os imitadores de Fulgêncio Batista estariam no poder. 

  9. Minha pratria é desolação

    O brasileiro é ingênuo porque culturalmente ele aprende desde cedo (vamos excetuar o Rio de Janeiro) a acreditar em tudo que lhe dizem. Mas essa ingenuidade so perdura porque faltam a ele elementos criticos para entender que “não é bem assim”. Lembro de uma colega que foi morar em Londres e ao conversar com ela sobre os problemas na Inglaterra, ela tinha interiorizado os mesmos pré-conceitos de certa população nativa, responsabilizando por todos os problemas e males (falava em aumento da violência!) os imigrantes. E aos seus olhos, os imigrantes são aqueles que vêm da India, Paquistão, Turquia, Siria… Não ela, brasileira. Eh essa capacidade brasileira de se identificar com os mais fortes e querer esmagar os mais fracos, que sempre me chocou. A falta de capacidade de analisar a situação historica do Pais é fundamental para estarmos vivenciando esse eterno retorno ao dominio da oligarquia-plutocrata. De resto, ha ainda virtudes em muitos dentre nos.

  10. Descobriram a roda?

    Vários disseram isto durante meses. De mil modos. Talvez durante anos.

    Antes mesmo do golpe.

    Quando das manifestações, as “jornadas” (quaquaquá).

    Quando da queda da Dilma.

    E nada.

    Mas como disse um poeta, é preciso montar um arranha-céu japonês na Quinta Avenida pra acreditarem.

     

  11. As mesmas armas

    concordo ,mas temos que usar a mesmas armas . o poder económico ,temos que criar nosso próprio mundo económico,mais justo com salários decentes.A esquerda tem milhões de simpatizantes nos tornaríamos uma potencia económica ,derrubaríamos qualquer empresa capitalista nojenta como a Globo, ai sim estaríamos brigando de igual para igual

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador