Revista GGN

Assine

Fofocas, calúnias e a idiotização do brasileiro, por Carlos Motta

Fofocas, calúnias e a idiotização do brasileiro

por Carlos Motta

A internet e os aparelhos chamados de "smartphones" revolucionaram as comunicações de tal maneira que hoje a antiguíssima frase "nenhum homem é uma ilha" deixou de ser uma licença poética. 

Os mecanismos de busca do tipo Google possibilitam obter, instantaneamente, praticamente qualquer tipo de informação que se queira.

Centenas de anos de conhecimentos acumulados por todos os povos deste planeta estão à disposição - basta um clique e lá vem uma torrente de tesouros preciosos.

Ou não.

A internet também é o maior depósito de lixo, todo tipo de lixo, que existe.

Ela é o exemplo perfeito da incomensurável capacidade do ser humano de se autodepreciar como espécie.

Tudo de pior da alma humana pode ser encontrado na rede, desde os mais torpes golpes até as mentiras mais maldosas.

No Brasil não é novidade que a internet está sendo usada há vários anos como arma de guerra contra o campo progressista, ou, se quiserem, simplificando, para consolidar a dominação da Casa Grande sobre a Senzala.

O trabalho desse exército é incessante. 

Ele se vale de todas as ferramentas que a tecnologia tornou disponível: sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, qualquer novidade que surgir.

Como o brasileiro é um dos povos mais ingênuos e crédulos do mundo, não tem sido difícil para essa turma espalhar as mais incríveis e imbecis informações como se fossem as mais sólidas e incontestáveis verdades.

O filho do Lula é dono da Friboi.

O Lula é um dos homens mais ricos do universo.

A Dilma, terrorista sangrenta, roubou bancos.

E por aí vai, com mais ou menos variações, o repertório inesgotável de sandices que envenenam os cérebros já meio desprovidos das famosas "pequenas células cinzentas" tão prezadas pelo imortal detetive Hercule Poirot.

Do jeito como a coisa vai indo, logo mais restarão poucos neste imenso país que acreditarão que a Terra é redonda, ou que o homem e os primatas têm um ancestral comum, ou que quem vê e fala com demônios provavelmente sofre de esquizofrenia.

A disputa política, a luta de classes, a guerra ideológica, esse terremoto que abala a nação, têm efeitos muito mais profundos do que se pode supor à primeira vista.

Não é só o risco de se institucionalizar o boato, a fofoca, a calúnia, a injúria e a difamação como meios de perseguir inimigos ou de se livrar de condenações judiciais, como infelizmente já vem ocorrendo. 

O Brasil está perto de se tornar uma nação de idiotas.

 

 

Imagens

Média: 4.7 (12 votos)
15 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Diziam que o Brizola era

Diziam que o Brizola era milionário dono de várias fazendas no Uruguai. Diziam que um certo artista global foi parar no hospital com uma cenoura no ânus. Teve época em que todo mundo tinha certeza que uma pessoa foi triturada numa måquina de coca cola e que o refrigernte que tomavamos tinha pedaços humanos. Isso antes da internet. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A internet é um imenso self service

Creio que o autor dessa imagem, self service, é o Nassif, lembro-me de ter lido aqui há alguns anos. O leitor tem à disposição uma mesa farta das mais finas e requintadas iguarias, a informação precisa e de boa fonte, a opinião qualificada, o pensamento sofisticado, tudo ali, de graça, acessível. No entanto, aquela sua amiga de rede social, médica, portanto de formação acadêmica e intelectual privilegiada, que em tese deveria ter cognição e capacidade de discernimento, passa reto pela mesa de iguarias e vai para a mesa de comida estragada, putrefata, e publica no seu perfil exclusivamente fake news, o Antagonista, Folha Política, tudo da Veja, e toda sorte de mentiras, as mais inacreditáveis e absurdas, não importa. 

Chafurdam no lixo da internet, por essa razão que existem e prosperam sites e páginas como Imprensaviva, Cristalvox, Jornaldacidadeonline, Jornalivre, TheJornalBrasil, e dezenas de páginas iguais, porque há demanda para essa podridão. A produção de mentiras é impressionante, e mais impressionante é a propagação dessas mentiras de forma exponencial, graças à velocidade das redes sociais. 

Gleisi Hoffmann acaba de ser eleita presidente do PT. Nem 2 minutos depois, as redes e o maldito zap zap estão divulgando memes com toda sorte de mentiras. Basta uma foto e 3 linhas de texto sem pé nem cabeça, em meia hora correm o país. Vá conferir quem está compartilhando aquilo sempre acrescentando um palavrão básico ou um comentário pior do que a mentira, são pessoas que informan nos seus perfis ter formação superior na PUC, FAAP, USP, nessa linha, como a tal médica.

Um clássico da internet, é antigo: Pegaram uma foto do ex-governador do Ceará Cid Gomes, escreveram embaixo uma frase que ele nunca disse, que os professores deveriam trabalhar por amor à profissão, não pelo dinheiro, qualquer coisa assim. Disseminou pelo país, fez tanto sucesso, que o meme "migrou" do Ceará para São Paulo, daí foi só colar a foto do Alckmin no texto. Há uns 3 anos, uma sobrinha minha publicou a do Alckmin com o comentário "Absurdo!!". Mandei uma mensagem singela a ela: "querida, gosto tanto do Alckmin como de uma barata, mas ele nunca falou isso, é mentira, apague essa porcaria". 

Lá atrás, por volta de 98, 99, 2000, as redes sociais não existiam, mas sim as famosas correntes de email. O processo era o mesmo, ali foi o começo de tudo. Era comum as pessoas responderem, quando questionadas sobre a origem daquele fato, com ar grave e um inacreditável "...deu na internet", assim mesmo, um vago "deu na internet", como atributo de verdade. 

O Brasil é um país estupidificado de norte a sul, um país que dispensa a iguaria e cai de boca na comida estragada. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Edemar Motta
Edemar Motta

No trabalho (dirigido) de

No trabalho (dirigido) de emburrecimento, muito mais atuante do que a internet é a tv, ela é muito mais barata e tem muito maior alcance, especialmente nas populações mais sensíveis ao processo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de WG
WG

Um sistema educacional que

Um sistema educacional que produz analfabetos funcionais em massa ( psdb) só pode acabar gerando uma massa de idiotas. Do outro lado, as escolas particulares semeiam coxinhas. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O senhor Carlos Motta, autor

O senhor Carlos Motta, autor do post, desta vez quase acerta ao  dizer que "o Brasil esta perto de se tornar uma nação de idiotas".

Erra  no tempo, pois o Brasil é uma antiga nação de enganados.

A Suiça ou a Dinamarca caberiam dentro de uma sala.

O Brasil é centenas de vezes maior que esses paises, tem, petroleio,  minerais, rios e todos os tipos de riquezas, mas mesmo assim tem milhões de miseraveis, é colonizado.

Evidentemente, tal contradição so poderia ocorrer atraves de um processo de colonização de mentes.

Atualmente, essa operação foi dinamizada atraves da criação da internet, das redes sociais.

Os paises que mandam são capazes de, num minuto a outro, reunirem numa praça milhões de jovens para derrubar um governo, como aconteceu no Egito, nas tais "Primaveras", ou no Brasil, nas tais "jornadas de 2013".

Ha poucos dias, o senhor Carlos Motta escreveu outro post arrasando, como esta na moda, com os jornalistas.

É o assunto do momento e infelizmente patrocinado por certa "esquerda" ingenua.

Confundem a mulher do Eduardo Cunha ou do dono da JBS com jornalistas.

Não sabem que ser jornalista é uma profissão ardua, arriscada, seria, necessaria, importante.

Numa epoca com tantos instrumentos de desinformação para idiotizar um povo, nada mais importante do que a presença de jornalistas, como o Nassif. o Santayana, o Fernando Brito, a Cruvinel e tantos outros.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Edemar Motta
Edemar Motta

O pobrema é que, como em

O pobrema é que, como em todas as profissões, existem os bons e os ruins. Outro pobrema é que, no Brasil, os jornalistas ruins geralmente ganham muito mais do que os bons jornalistas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O emburrecimento geral da Nação

Nem vou entrar nesse FlaxFlu que virou a política, nem vou falar de acreditar na Lava-Jato:

- A Terra é plana

- O aquecimento global é uma farsa

- Vacinas provocam autismo

- Nibirú está chegando

- Os sorteios das loterias (todas) são fraudados

90% das pessoas que eu conheço acreditam em pelo menos uma dessas afirmativas. Conheço uns três que acreditam em todas elas.

É difícil ter esperança no Brasil diante desse quadro!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

Faltou você colocar se tem

Faltou você colocar se tem alguém (unzinho que seja), que acredita na lisura do que sai de nossas urnas eletrônicas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Claudionor de MedeirosC
Claudionor de MedeirosC

''90% das pessoas que eu

''90% das pessoas que eu conheço acreditam em pelo menos uma dessas afirmativas. Conheço uns três que acreditam em todas elas.''

Uma amostragem anedótica para demonstrar uma possível ''falta de acurácia'' do brasileiro. Perfeito...

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E o tema rendeu... Muito

E o tema rendeu...

Muito interessante essa coisa do processo judicial que usa a fofoca como prova...

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/06/carlos-parabens-pelo-texto-e-olha-la.html

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

...spin

 

 

imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Tem coisa mais séria.

Para além dessa influência severa que os tais mobiles passam a exercer no comportamento das pessoas, tem questões muito mais terríveis, ainda desconhecidas. Já se sabe, por exemplo, que a tecnologia permite a operação de milhares de robots simultaneamente produzindo e multiplicando calúnias e denúncias. Quanta gente de carne e osso já não imaginou que enfrentando os oponentes nos debates na rede poderia lhes oferecer resistência, ou até vencê-los?

Além dessa questão conhecida, sobre os exércitos robóticos invencíveis nas redes, há outras tecnologias que estão e devem estar sendo utilizadas em larga escala desde 2013, quanto a molecada do passe livre achou que tinham virado fenômeno de comunicação social, porque conseguiram motivar milhões a sair de casa para manifestações nas ruas nas famosas manadas de junho de 2013. Depois das manadas, veio o Não Vai Ter Copa, o Fora Dilma e leve o PT junto com VC, o VTNC, os paneleiros, os Patos da Fiesp, os MBL e Vem Pra Crua, e tantos outras mobilizações estranhas nunca vistas nessas terras de supostos homens cordiais.

Em matéria de Inteligência, quando vamos com o milho, eles já estão voltando com o Fubá.

Seu voto: Nenhum

Não creio que seja assim tão simples

As pessoas acredinam no boato que querem acreditar.  Quem odeia Lula, PT e qualquer coisa que cheire progressismo se agarra às mais delavadas mentirars para justificar o ódio.

Afinal, ninguém quer admitir que sente ódio, então a melhor coisa a fazer é acreditar, mentindo até para si mesmo, nas fofocas mais infundadas.

E não é um caso tipicamente brasileiro. O mundo todo é assim.

Aliás, a novidade da internet (blogs, face, zap etc) foi tornar global o circuito informacional boca a boca, que acontecia somente a nível local, em pequenos círculos e que sempre foi marcado pela fofoca, pelo diz-que-disse, pelo gozo com a desgraça alheia e pela futilidade.

Os atores políticos e econômicos, óbvio, jogam com esse enorme potencial destrutivo da internet. A direita e o poder econômico levam vantagem, claro, pois historicamente nunca tiveram limites éticos.

É muito parecido com uma cidade do interior, onde a elite local faz jogo sujo informacional o tempo todo. Quem foi criado no interior, como eu, está mais que acostumado a figuras como Temer,  Gilmar e Janot, mídias e "joranlistas" comprados e "intelectuais" do estilo Janaína Pascoal e Villa.

Estamos mesmo numa aldeia global, como previu McLuhan.

Seu voto: Nenhum

Como assim, muito perto?

Já somos uma nação de idiotas. Faz tempo. É só lembrar de "A culpa não é minha. Votei no Aécio."

Seu voto: Nenhum (8 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

imagem de CB
CB

Como é mesmo aquela citação

Como é mesmo aquela citação de Nelson Rodrigues? "Os idiotas irão dominar tudo, não porque são melhores, mas pela quantidade. Eles são muitos." Pegue um ônibus, um metrô, preste atenção em locais públicos e se verá que muitas e muitas pessoas estão usando smartphones. Aí eu faço uma adaptação de uma outra frase: "O meme é um grito na tela do celular." Eu noto de perto a tal ingenuidade, a burrice das pessoas. Cansei de ouvir gente que até tem formação superior e boa situação economica repetindo mentiras, como a de o Lulinha era dono da Friboi, que a Record mandou Boris Casoy embora porque Lula mandou, que o Lulinha era dono da Oi, etc.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Judas virou simbolo brasileiro

  

 

Carlos, parabéns pelo texto, e olha lá que você foi modesto, pois a situação é muito grave,...na área dos x9 tenho visto por ai coisas do arco da velha..,..a delação depreciação do outro para ganhos pessoais ou para satisfação de instintos que só mesmo Freud para explicar invadiu o nosso cotidiano e, como somos o povo que mais faz eco nas redes sociais, isso já nos rendeu alguns dissabores, como por exemplo, termos sido solo fértil para a guerra 2.0 empreendida pelos EUA e isso, frente aos prejuizos de toda a ordem que estamos tendo, não é pouco, certo...

 

 

A onda do momento é o X-9 o dedo-duro a delação de forma que, como apontou o cientista brasieleiro Moniz Bandeira, radicado na Alemanha, o Brasil adotou como simbolo Judas, aquele da delação premiada, que dedurou por 30 dinheiros...aluno #x9 grava professor para entrega-lo à frente fascista Escola Sem Partido, um dos monstros que emergiu das trevas com as Jornadas de Junho/13, as quais foram usurpadas pelo campo conservador....

 

Somos um povo que se diverte com pegadinhas como os tais "testes de infidelidade", que na verdade é pura invasão da vida privada alheia...

 

O que dizer de colegas de trabalho que, inclusive fora do trabalho, através da espionagem das redes sociais ou através de conversas armadas devidamente printadas a serem entregues ao chefe...é nisso em que esse pais foi transformado pela cultura lavajateira MBLista...

 

Não resta a menor sombra de dúvida de que, caso o golpe de Estado se aprofunde e se instaure uma ditadura como a que já tivemos, o que vai abundar de cabos anselmos por aí não tá no gibi...

 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.