Revista GGN

Assine

Todo poder ao Parlamento!, por Carlos Motta

Todo poder ao Parlamento!

por Carlos Motta

A nova que vem de Brasília dá conta que o Dr. Mesóclise e sua turma de picaretas estão bolando mais um plano para acabar de vez com as pretensões do ex-presidente Lula voltar a ocupar o cargo de chefe do Executivo central novamente. 

O truque da vez se chama parlamentarismo, esse sistema de governo no qual o presidente da República é uma figura decorativa e quem dá as cartas é o primeiro-ministro, escolhido pelo Congresso - ou Parlamento -, entre os seus.

Coisa de Primeiro Mundo.

Com isso, pensam os golpistas, o país ficará livre de vez do "Nine", esse sujeitinho que teima em ter votos, por mais condenado que seja, por mais que se diga, em tudo o que é jornal, revista, programa de rádio e televisão, sites da internet, redes sociais, que ele é um corrupto e ladrão, pois afinal tem um "triplex" na badalada Guarujá e um sítio na também charmosa Atibaia, e seu filho é dono da Friboi, tem uma Lamborghini de ouro, um iate de R$ 20 milhões, e uma fazenda que parece muito com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.

Com o parlamentarismo, acreditam os usurpadores, não haverá a menor chance de o "Brahma" retornar ao Palácio do Planalto - existe uma ínfima possibilidade de ele concorrer na eleição do ano que vem, se o TRF-4 não julgar a tempo a sua apelação, ou se, num desses fenômenos da natureza, resolverem absolvê-lo.

O fato é que os golpistas morrem de medo do "Apedeuta".

Por isso têm de se cercar de todos os lados, garantir que ele nunca, em nenhuma hipótese, pela terceira vez, resolva garantir três refeições ao dia para os pobres, que, como sempre diz, são a solução e não o problema do Brasil. 

Imagine só alguém dar atenção a eles, fazer deles cidadãos e não mera mão de obra a ser explorada - ah, os bons tempos da escravidão...

Eles temem mesmo que, cumprindo uma pena de prisão perpétua na masmorra curitibana, o "Molusco" consiga passar um recado para os seus apoiadores - essas pragas vermelhas que insistem em não aceitar a modernização do país - votarem em outro comunistinha qualquer, esse Haddad das bicicletas e da velocidade baixa nas marginais paulistanas, ou até naquele boquirroto do Ciro Gomes, ou - é melhor nem pensar nisso - no tal Flávio Dino, que está dando um jeito no Maranhão, o Maranhão tão querido pelo nosso velho e bom Sarney, quem diria...

Por tudo isso, o jeito é o parlamentarismo.

Com ele, não há erro - o povo brasileiro, que nem sabe o que faz um prefeito, um vereador, um deputado ou um senador, e que acha que a culpa por sua rua ser toda esburacada é do presidente da República, vai saber escolher um Congresso só de luminares, exemplos de honestidade e dedicação ao serviço público, certamente vai votar em quem pretende doar seu trabalho e seu esforço para o desenvolvimento da nação, para o aperfeiçoamento da democracia e redução das desigualdades sociais.

Esse povo, que nunca, nenhuma vez, nem por sonhos, levou ao Parlamento figuras como o incrível Eduardo Cunha, a família Bolsonaro, Felicianos e Malafaias - amém! - e tantos outros, tatuados ou não, com certeza vai acompanhar, como se a seleção brasileira estivesse numa final de Copa do Mundo, a emocionante eleição do primeiro-ministro.

E, escolhido o vencedor, sairá às ruas, vestindo as camisetas verde-amarelas da CBF, a honesta, soltará rojões, e gritará, efusivamente, num Carnaval temporão, o nome desse messias que concluirá a travessia deste imenso transatlântico Brasil rumo ao porto seguro das crenças ancestrais, essas que não admitem experiências exóticas, nem aventuras perigosas, ou promessas despropositadas de dias melhores.

Assine

Imagens

Média: 4.3 (9 votos)
10 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

NÃO EXISTE EMENDA PARA CLÁUSULA PÉTREA

Muita gente não está se dando conta de que o sistema de governo é cláusula pétrea da Constituição Federal de 1988. A imprensa em geral, hoje, discute a possibilidade de se rasgar definitivamente a Constituição com uma naturalidade espantosa.Querem escrever uma nova constituição? Discutam primeiro uma Assembléia Constituinte. Os nossos "constituintes"? Aqueles que estão escrevendo a constituição do golpe, à revelia da população, todos sabem quem são: à frente, José Ferra e Gilmar Dantas. A realidade do pós-golpe é terra arrasada, em que a plutocracia esquarteja a democracia com requintes de crueldade, sob olhares distraídos.

Seu voto: Nenhum

Na Folha de São Paulo de hoje. . .

Na Folha de São Paulo de hoje, o jornalista Elio Gaspari diz que esse parlamentarismo que Temer está tramando junto com Serra e Gilmar Mendes seria uma forma de o PSDB chegar ao poder sem votos.  Eu concluo que o  PSDB apoiaria Temer até o final de seu mandato e em 2.018, PMDB e PSDB elegeriam alguém do PSDB como primeiro ministro e logicamente o cargo de presidente ficaria com o PMDB, dessa forma ficariam eternamente no poder

Seu voto: Nenhum

"A história da humanidade é a história das lutas de classes". Karl Marx

imagem de Nabucodonosor
Nabucodonosor

O PT era, até o plebiscito de

O PT era, até o plebiscito de 1993, defensor do parlamentarismo. Só fez campanha para o presidencialismo pois o Lula liderava as pesquisas de opinião da época.

O parlamentarismo é um modo de governo muito mais racional e prático do que o presidencialismo. A ampla maioria do mundo democrático já percebeu isso. Mesmo que seja pra "evitar o Molusco", prefiro que seja logo implantado no Brasil.

Seu voto: Nenhum

Nem os Patos

Os patos coxinhas paneleiros, quando foram às ruas, pediram muitas coisas: A saída da Dilma (e conseguiram), escolas padrão FIFA, o "fim" da corrupção (só do PT, é claro) e teve até alguns lesados que pediram a volta da ditadura militar.

Mas nem mesmo entre eles eu acho que teve unzinho sequer que pediu o parlamentarismo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jorge Humberto Dalsasso Camargo
Jorge Humberto Dalsasso Camargo

Este é o verdadeiro

Este é o verdadeiro ''''PARLAMENTARISMO TABAJARA''' que só funcionará numa Republica bananeira chamada Brasil.Gostaria que o Nassif fizesse um xadrez sobre este modelo  que será adotado no Brasil.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de joel lima
joel lima

Um sistema em que o cara que

Um sistema em que o cara que vai mandar no país é escolhido por deputados federais escolhidos por voto majoritário. Só falta pra essa equação tenebrosa o PMDB conseguir algum nome forte. Aí estamos marchando pro PMDB se transformar num PRI abaixo da linha do Equador. E veja o estado terminal do RJ, estado há décadas tomado pelo PMDB = balas perdidas, professor da UERJ de altíssima qualificação recebendo 500 reais - que deve ser o valor do ticket alimentação dos juizes do RJ, que não deixaram de receber em dia uma única vez. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Lula, ou um petista, faria

Lula, ou um petista, faria alguma coisa sozinho?

Com no máximo 10% do parlamento alguém poderia ser revolucionário?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Serjão
Serjão

E nós?

E nós, o que dizemos e pensamos sobre?

Nós aqui?

Tem gente aqui?

Ninguém ouve lá em cima.

Qual a validade de um plebiscito? Aquele de 1993?

Os votos da maioria, 2/3, foram a favor do sistema PRESIDENCIALISTA!

Ah, por aqui o voto não vale.

A vontade de meia-dúzia de punguistas é a lei.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Dagoberto de Souza
Dagoberto de Souza

É uma tragicomédia

Para rir e chorar...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ze sergio
ze sergio

todo....

Todo Poder ao Povo.Isto nossas elites nunca aceitaram.Muito menos Elites Esquerdopatas. O Povo que precisa de um Salvador não merece ser salvo. Esta época de D. Sebastião acabou. Juntamente com a Ditadura travestidade Democracia de Voto Obrigatório. Bandidos como Dirceu, Genoino, Lula, Serra, Alckmin, Azaredo, Temer, Aécio precisam ir para a cadeia. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

EH GOLPE.  PARLAMENTARISMO EH

EH GOLPE.  PARLAMENTARISMO EH GOLPE.  VOTO DISTRITAL EH GOLPE.

EH TUDO GOLPE.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.