Conheça os docentes e projetos premiados no Educador Nota 10

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

Na noite desta segunda, 21 de outubro, convidados se reuniram na Sala São Paulo, em São Paulo (SP) para acompanhar o fechamento da 17ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma iniciativa da Fundação Victor Civita, em parceria com a Abril,Globo Fundação Roberto Marinho. Foram condecorados 10 educadores e, dentre eles, nomeado o educador do ano.

De maneira geral, as iniciativas selecionadas ampliam as oportunidades educativas dos estudantes ao considerar contextos para além do ambiente e conteúdos tradicionalmente escolares. O reconhecimento evidencia a necessidade da educação considerar o diálogo com outros saberes e da escola, na figura do professor e corpo docente, mediar essa aprendizagem, que também deve considerar as demandas dos próprios estudantes, da comunidade escolar e do entorno em que ela está inserida. Essa dinâmica traz mais significado ao processo formativo dos indivíduos, contemplando as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, como prevê aeducação integral.

Conheça as experiências:

1. Baía da Babitonga: nosso berçário natural
Educadora: Paula Aparecida Sestari

A docente de Joinville (SC) foi eleita educadora do ano a partir do projeto que desenvolve com crianças na CEI Odorico Fortunato. A proposta valoriza a aprendizagem em diálogo com o território, a partir de percurso educativo em que os alunos e comunidade são incentivados a conhecer o mangue, ecossistema presente no entorno da escola, e a valorizá-lo como parte constituinte da localidade que habitam.

https://www.youtube.com/watch?v=L5OXTLQZ1SY align:center]

2. O povo conta
Educadora: Ana Cláudia Santos

O resgate da diversidade cultural e histórica é um traço marcante do projeto realizado com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Padre Paulo, em Santo Antônio do Monte (MG). Ao perceber que parte dos alunos eram filhos de migrantes, a docente procurou valorizar essas histórias e incumbiu os alunos a buscar esses relatos com seus familiares, que deveriam ser ouvidos, escritos e reescritos em outros contextos, incentivando a produção da turma, e possibilitando aprendizagem sobre contos e elementos da escrita e da oralidade.

https://www.youtube.com/watch?v=73CwSO27Bnk align:center

3. O trabalho com medidas
Educadora: Andréa de Fátima Dias Tambelli

Introduzir receitas culinárias no cotidiano dos alunos foi a forma encontrada pela docente para trabalhar com as medidas matemáticas. A turma do 2º ano da Escola da Vila, em São Paulo, foi envolvida com o preparo de vários alimentos, especialmente aqueles que possibilitassem contato com uma diversidade de medidas, como quilo, grama, litro etc.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Cn-A1FcUZbA align:center

Clique aqui e veja a materia na integra com os demais docentes e suas experiências.

Redação

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