Oito mitos e fatos sobre o Câncer de Próstata, por César Câmara

Conheça 8 Mitos e Fatos Sobre o Câncer de Próstata. A Decisão Correta Começa Aqui.

por César Câmara

A suspeita ou o diagnóstico de câncer de próstata é, quando visto por qualquer ângulo, um evento extremamente estressante aos pacientes e seus familiares. O estrese tende a piorar quando ocorre a exposição a um número crescente de artigos, opiniões e conceitos à disposição para consulta. A grande questão, contudo, é que muito da informação acessível está enviesada ou incompleta a ponto surgirem mitos ou conceitos errados enraizados  que de forma alguma deveriam orientar sua conduta.

Preparei esse pequeno guia para esclarecer essas questões iniciais até que você consiga organizar o pensamento no caminho para cura definitiva e até ser atendido por seu médico urologista.

Boa Leitura!

# 1 – O Câncer de Próstata arruinará sua vida sexual e causará perdas de urina.

Seu urologista, realizando a prostatectomia robótica ou a aberta, será capaz de preservar os nervos responsáveis pelas ereções permitindo o retorno das atividades sexuais em um número muito grande de casos – eventualmente será necessário a realização de um programa de reabilitação peniana para recuperar com maior eficiência a atividade sexual. Quanto mais jovem o paciente for, mais rápida será a recuperação, que poderá ocorrer entre 1 e 24 meses.

Com respeito à urina, com as técnicas atuais de prostatectomia robótica ou aberta a continência é recuperada por mais de 95% dos pacientes. Ambas as técnicas operatórias possuem índices de recuperação iguais se comparadas após 3 meses, mas com a prostatectomia robótica, a recuperação deverá ser mais precoce – imediata em muitos pacientes.

A radioterapia, apesar de curar 10% a 15% menos do que a a cirurgia, não afeta as ereções até 2 anos antes de sua aplicação e também não afeta a continência no curto prazo.

# 2 – Somente homens mais velhos possuem tem risco para o Câncer de Próstata.

Bem…se você é homem, você tem risco em receber o diagnóstico de Câncer de Próstata. Quanto mais velho, maior a chance, mas cerca de 30% dos Homens com Diagnóstico de Câncer de Próstata, têm menos de 60 anos. Após os 50 anos, 1 a cada 6 homens terão Câncer na Próstata.

Um outro detalhe: o câncer em homens mais jovens (menos de 45 anos) é raro, mas também é muito mais agressivo. Ele pode ser tão agressivo que não produz aumento relevante do PSA, sendo diagnosticado apenas após o toque em homens que tomam o cuidado de realizar avaliação urológica oportuna. Isso é especialmente importante quando há histórico da neoplasia na família

# 3 – Todos os tumores de próstata precisam ser tratados.

Nem todos os pacientes com câncer de próstata precisarão de tratamento no momento do diagnóstico. Cerca de 1/3 dos pacientes podem estar diante de uma lesão chamada tumor insignificante e poderão decidir com seu médico urologista o melhor momento para o tratamento – que pode nunca ser necessário.

# 4 – PSA elevado significa que você está com Câncer de Próstata.

O PSA pode elevar-se em muitas situações e definitivamente não significa a presença de  um tumor maligno. Para uma ideia mais palpável, apenas 30% dos homens com PSA elevado entre 2,5 e 10, possuem Câncer de Próstata diagnosticado na biópsia.

Os outros 70% possuem apenas crescimento benigno ou alguma forma de prostatite.

# 5 – Se o seu PSA é baixo, você não corre o risco de tem Câncer de Próstata.

O PSA baixo ou normal não exclui a presença do tumor. É preciso realizar o exame de toque da próstata e caso o PSA e o Toque estejam normais,  a chance de um problema diminui muito, caindo para 8%.

O seguimento anual com Toque e PSA é a melhor maneira de não sermos surpreendidos.

# 6 – Meu pai teve câncer de próstata, então eu também terei

Bem, isso não é algo que se possa afirmar, mas quando há histórico familiar, as chances dos descendentes são comprovadamente maiores e quanto mais familiares com câncer de Próstata na família, maior a chance da geração seguinte, o que pode ser 5 vezes maior.

O mesmo vale para o câncer de mama: se há câncer de mama na família, o risco para o Câncer de Próstata nos homens também aumenta em até 5 vezes.

# 7 – Assim que receber o diagnóstico, preciso de tratamento imediato.

Após o diagnóstico, o tratamento deve ser realizado apenas 20 a 30 dias após a realização da biópsia da próstata. Somente após esse período os tecidos prostáticos estarão sem inflamação para extração com prostatectomia robótica ou aberta, ou para aplicação de radioterapia.

Ademais o câncer de próstata, por mais agressivo que seja, não evoluirá nesse período. Para ficar mais claro, acredita-se que o período entre o surgimento da primeira célula tumoral até a realização do diagnóstico com a Biópsia, passaram-se 8 anos.

# 8 – Se recebi o diagnóstico de Câncer de Próstata, morrerei por causa dele.

Muito pelo contrário, com os tratamentos disponíveis  os índices de cura chegam a 95% e em média curamos 80% dos pacientes.

Mais informações: www.cesarcamara.com.br

 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ano passado meu PSA deu 0,6,

    Ano passado meu PSA deu 0,6, este ano dobrou 1,1.

    A minha próstata segundo o urologista, está no grau II, compatível com a idade

    Ao final da micção, além daquela duas gotinha tradicionais que pigam na sunga, no meu caso aumentou para umas 10, eh,eh

    Bateu uma preocupação. 

    O resto, por enquanto, a nega véia ainda não está reclamando.

    Putz ! E se ela estiver mentindo ? Ou omitindo ?

    Uma coisa é certa, rola um stress básico nesses casos de próstata.

  2. Faltou o mito principal

    O principal mito, da medicina ocidental, é que as doenças surgem do nada, sem causas para seus efeitos. Logicamente, que o desejo de curar sem descobrir as causas é muito grande, afinal, se os pacientes descobrirem as causas das doenças, não precisarão de ir a medicos, fazer cirurgias caríssimas, e os médicos irão odiar isto. Compartilho então algumas

    —————-

     

    Câncer de próstata, geralmente tem causas sim. Calculos renais, são uma das grandes causas do câncer de próstata. As pedras nos rins, ao descerem e serem expelidas, as vezes param na bexiga, uretra e próstata, ficam ali machucando e ferindo, até infeccionar, e criar um câncer.

    Elimine os cálculos renais e eliminará boa parte dos casos de prostatite e câncer de próstata. Falo com conhecimento no assunto, tive cálculos renais e prostatite, por sorte fui a um médico naturopata e nefrologista de 50 anos de profissão que me receitou uma dieta que acabou com meus cálculos renais. Não precisei de cirurgia nem nada, mas cada caso é um caso.

    Grande parte das pedras nos rins, acabaram para mim, quando substitui a marca de leite que eu estava tomando, por uma mais cara. Descobri também que laticínios feitos deste leite dão dores renais terríveis, por isto tive de eliminar de minha dieta.

    Não sei dizer qual componente no leite barato causaria as dores renais, mas especula-se que seja o diclofenaco, produto veterinário dado para o gado, e que é eliminado no leite, causando cólicas renais terríveis. Uma vez que eliminei de minha dieta determinada marca barata de leite a qual não citarei aqui por motivos óbivios, e as substitui por marcas de maior qualidade as cólicas renais minhas sumiram por completo.

    ———–

    Alguns componentes da dieta mediterrânea, ajudam a não formar pedras nos rins. Outras componentes, de outras dietas, como suco de maça, de limão, ou de laranja evitam que o cálcio no sangue coagule em forma de pedras, e o expele na forma de urina .

    ————-

    O médico me recomendou exercícios físicos, para eliminar as pedras nos rins também. O sedentarismo, ajuda a cristalizar as pedras, que vão se tornando maiores, caso não sejam expelidas.

    ———

    A vida sexual também influi no câncer de próstata. Sexo em excesso ou pouco sexo podem causar câncer.  A palavra chave aqui, como em tudo é equilíbrio.

     

    O excesso de da frequencia sexual causa sangramento na próstata. E a ausência total de sexo, pode causar acumulo de fluido seminal que acaba por inchar a vesícula seminal e machucar a próstata também. Em ambos os casos, pode evoluir para uma prostatite e um câncer de próstata.

    De qualquer forma, sempre recorra a uma opinião de uma médico de confiança, se preciso, a uma segunda opinião de mais outros médicos experientes, em caso de dúvida. Este tipo de doença é coisa séria.

     

     

  3. A importância do exame de ultra-som das vias urinárias

    Para todos os que fazem os exames preventivos sugiro que peçam ao urologista também solicitar o ultra-som das vias urinárias, explico: graças as solicitações de meu urologistas, feita nos últimos cinco anos, foi possível identificar, no último exame de ultra-som, uma mancha no rim direito que não aparecia nos últimos quatro exames anteriores. Diante dessa novidade não identificada corretamente tive que fazer uma tomografia e então, bingo! Era um tumor malígno, super agressivo (grau 4), que por estar localizado no centro do rim direito impedia de cortar apenas a parte afetada e preservar o restante do rim, daí tive que me contentar em retirar todo o rim direito e junto com ele, graças a Deus, retirar também o o tumor e todo o risco de contaminação porque estava bem no início e não tinha afetado a corrente sanguinea. Lembro que minha urina era normal, de cor clara, sem cheiro, sem ardência e, enfim, sem nemhum tipo de incômodo ou sinal de problema. Os médicos disseram que o rim, a bexiga e mais alguns órgãos continuam trabalhando normalmente e em silêncio quando já está afetado por algum mal, e quando passamos a sentir alguma coisa é porque a coisa já está muito feia e terrívelmente comprometida. Chegaram ao ponto de afirmar a importância de exames preventivos de ultra-som das vias urinárias, da mesma forma que o de mama e de próstata. É isso, espero ter ajudado. 

  4. Hipócrates

    Hipócrates sempre disse que a cirurgia seria o último recurso em medicina. Tudo bem que na época não tinha anestesia, mas hoje em dia continua valendo essa máxima. Um amigo meu  de 35 anos foi erradamente orientado a fazer circuncisão (postectomia com frenuloplastia) por causa de uma candidíase que sempre voltava. Fez e perdeu 90% do prazer sexual genital, como acontece com as vítimas da mutilação sexual masculina, quando deveria ter deixado de usar sabonete bactericida (mata as bactérias e aí os fungos fazem a festa) e reduzido o consumo de açúcares. Ficou arrasado, entrou em depressão. Ouvindo o urologista dele atual confirmou a perda do prazer, pela saída de numerosos vasos sanguíneos e de tecido nobre, com corpúsculos de Weisner. Mas é irreversível e ele precisou de ajuda psicológica e psiquiátrica. Nada contra quem opta por isso por motivos religiosos, porque é um assunto privado. Mas fica o alerta para quem não sabe disso.

    A partir dessa experiência, eu mesmo comecei a ficar crítico de “soluções mágicas cirúrgicas” e a ver um aspeco mercenário na medicina, que até então não conhecia. Hoje, as pessoas ouvem três a quatro opiniões diferentes e isso infelizmente é necessário. Não sei quanto ao autor desse artigo, mas essa é hoje minha visão geral sobre médicos brasileiros. E a notícia sobre ele entrar e desistir do Mais Médico, aí sim, eu posso dizer que esse não é um profissional que conta com qualquer tipo de admiração minha. Nas pequenas ações se revelam os valores de uma pessoa. Nassif, esse tipo de artigo eu acho que ficaria melhor na Veja, no Globo, Estado, ou Folha.

  5. Havia uma propaganda antiga

    Havia uma propaganda antiga que dizia mais ou menos isso: “Tal produto(não lembro)…….Você ainda vai ter um!”

    Pois é: isso valeria também para essa doença. Dizem os especialistas que quanto mais aumenta a perspectiva de vida, mais casos de câncer aparecerão. Há um certo fatalismo nisso face não tratar-se apenas de uma uma doença, mas de centenas que tem em comum apenas o crescimento desordenado de células em certos dos órgãos do corpo(na realidade quase todos).

    É essa particularidade perversa que faz da prática de hábitos saudáveis(alimentação, exercícios, paz “interior”etc), aliados à prevenção, uma maneira, se não de evitá-lo de todo, mas tratá-lo com amplas chances de cura e mínimas sequelas. 

    Foi o meu caso: no dito “bambo”(ressonância magnética na coluna) descobri um cisto na parte posterior do pescoço. Atendendo a recomendação no próprio laudo fiz uma ultrassonografia no pescoço pela qual descobri nódulos na minha tireoide que posteriormente foram diagnosticados como malignos. Resultado: tireoidectomia(cirurgia de extração da tireoide).

    Na realidade, fui um sortudo: 1) Consegui detectar ainda num estágio quase inicial; b) A modalidade, Papilífero, a menos agressiva, portanto com mais chances de 100% de cura; c) Cirurgia sem nenhum problema; d) Nenhuma sequela; e) Nem precisei fazer iodoterapia em razão do ótimo estadiamento(T1b) e os excelentes resultados(até agora) do acompanhamento via dosagem de Tireoglobulina. A medicação(reposição do hormônio) até o resto da vida é de somenos importância.

    Nosso primeiro e principal médico somos nós mesmos: tanto no que tange à prevenção como num eventual tratamento(confiança nos médicos, disciplina para o tratamento e otimismo, dentre outras). 

    PS: fiz recentemente a prevenção da prostáta e tudo bem(tirante o mal estar da “dedada”). 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador