Impotência severa e seu tratamento

Alguns pacientes com disfunção erétil de origem orgânica (física) e que não se adaptaram, ou não apresentaram resultados satisfatórios, com os métodos de tratamentos clínicos (medicamentos e ou aplicações cavernosas),  devem considerar  a opção do implante de prótese peniana (maleável, ou inflável). Essa opção pode ser considerada definitiva, segura e com alto índice de satisfação do casal.

O implante da prótese peniana é feito internamente, ou seja, não há nada para ser visto externamente. Além disso – é importante ressaltar – não há alteração do homem em relação à libido, ao desejo, à ejaculação e ao orgasmo. A função da prótese peniana é apenas provocar rigidez peniana adequada para a da atividade sexual regular.

Tipos de Próteses Penianas

O implante das prótese penianas é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, com alto índice de satisfação do casal, no qual são colocadas estruturas cilíndricas biocompatíveis no interior dos corpos cavernosos do pênis de forma a proporcionar um estado de rigidez peniana adequado para a atividade sexual.

A escolha do tipo de prótese deve incluir algumas considerações:

Sociais:

– Condição médica

– Estilo de vida

– Preferência pessoal

– Custos

Tipos de próteses penianas:

– maleáveis (semi-rígidas)

– articuláveis

– infláveis de 2 volumes

– infláveis de 3 volumes

As mais utilizadas, contudo,  são duas: as maleáveis(semi-rígidas) e as infláveis com 3 volumes.

Maleáveis (semi-rígidas)

As Próteses Penianas Maleáveis são constituídas por filamentos de uma liga metálica envolvidos por silicone biocompatível, proporcionando rigidez e maleabilidade satisfatórias ao pênis. Assim, que o pênis poderá permanecer para baixo ou para o lado (na posição “normal”) ou ereto na posição para o ato sexual.

Pelo fato de ficarem em estado semi-rígido de forma contínua, existe certa dificuldade em ocultá-la em determinadas ocasiões, como por exemplo, um passeio para banho de mar ou de piscina. É necessário vestir um sunga e colocar um short ou bermuda por cima antes de  entrar no mar ou na piscina.

Infláveis com 3 volumes

As Próteses Penianas Infláveis de 3 Volumes são constituídas por dois cilindros infláveis conectados a um dispositivo (bomba) e a um reservatório. Nesse tipo de prótese, o dispositivo (bomba) poderá ser acomodado em qualquer ponto do saco testicular e os cilindros implantados no interior dos corpos cavernosos do pênis são preenchidos com líquido para produzir a ereção.

Após o ato sexual aperta-se o dispositivo implantado na bolsa esticular e o líquido dos cilindros retorna para o reservatório, resultando em  flacidez.

Quando uma ereção é desejada, basta ativar o sistema apertando-se o dispositivo(bomba) implantado no escroto. A prótese nada mais é do que um sistema hidráulico implantado cirurgicamente, não ficando nada aparente.

A grande vantagem dessas próteses é a aparência, ficando muito natural aos olhos após o implante, de forma que dificilmente alguém a note. São as que deixam o pênis mais próximo ao natural quando em estado flácido, e certamente são as menos perceptíveis de todas as próteses. Proporcionam grande rigidez e alguns modelos permitem um ganho máximo de diâmetro.

Como escolher?

Como já foi dito, a escolha do tipo de prótese deve considerar a condição médica, estilo de vida, a preferência pessoal e o custo.

Cada caso deve ser personalizado e após avaliação criteriosa da condição médica do paciente, levando-se em consideração todos os outros fatores para a escolha do tipo de prótese, o paciente e o médico devem definir em conjunto qual o melhor tipo de prótese para o caso.

Muitos pacientes perguntam se a prótese de maior custo seria a melhor. Minha resposta: a satisfação do casal é muito semelhante com o implante tanto da prótese maleável quanto com a prótese inflável. Com a inflável, há a vantagem da discrição para algumas situações e  existe, porém, a desvantagem do custo superior ao da maleável.

Dessa forma, muitos  pacientes com boa condição financeira acabam optando pela prótese maleável por não exigir habilidades manuais para manuseá-la e por considera-la mais prática. Do mesmo modo, não é incomum pacientes fazerem algum esforço para implantar o modelo inflável pela questão da discrição e maior naturalidade.

Troca de Próteses Maleáveis por Infláveis

É possível a troca de uma prótese maleável por uma inflável. É um procedimento relativamente simples, com alta até no mesmo dia dependendo da situação. Uma avaliação é fundamental.

Quando pensamos em trocar?

1.Quando foi implantada uma prótese maleável e, com o passar do tempo, devido à problemas orgânicos (ex: arteriais, venosos, neurológicos), o pênis fica  fino, com o diâmetro diminuido. Nestas situações, pode-se trocar a prótese maleável por uma inflável para melhorar a qualidade da rigidez, o calibre do pênis e da flacidez peniana quando não se desejar uma ereção.

2. Quando o paciente implantou uma prótese maleável e com o passar do tempo percebe que não era exatamente o que queria e deseja substituí-la por uma inflável.

3. Quando o paciente gostaria de ter implantado uma prótese inflável e acabou implantando uma prótese maleável por questão de custo e com o passar do tempo, estando melhor financeiramente, decide trocá-la por uma inflável.

O procedimento

1. Anestesia geral ou Raqui ou Sedação com local

2. Cerca de 1 a 2 horas de cirurgia

3. Alta em até 1 dia

4. Relações sexuais após 30-40 dias

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não há rejeição, o produto

      Não há rejeição, o produto inerte. O que pode ocorrer em eventos raros é infecção com perda da prótese. As infecções, mesmo que muito pouco frequentes, podem ser controladas com antibiótico com boa resposta na maioria dos casos, tornando a perda de prótese por esse motivo um evento raro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador