Não defendo Zé Dirceu, tampouco a hipocrisia, por Charles Leonel Bakalarczyk

Muitos amigos questionam:

– Não consigo entender a tua defesa relativamente ao Zé Dirceu.

Esclareço: não sou defensor do Zé Dirceu (mas do seu direito de se defender, sim). Mais! Espero que os corruptos e corruptores sejam criminalmente responsabilizados, observadas as garantias da ampla defesa e do contraditório.

No campo político, sempre me opus aos métodos stalinistas do Zé Dirceu (embora reconheça seus méritos). E isso quando esse escrevedor ainda militava no PT!

No que se refere às investigações na Lava Jato, entendo que o Zé Dirceu tem de explicar às autoridades como a JD Consultoria e Assessoria, a empresa por ele criada, movimentou quase 40 milhões de reais entre 2006 e 2013. Se esclarecer tudo, beleza. Contudo, se o processo apresentar provas robustas que esse dinheiro é produto de malfeitos, que responda por isso!

O que critico é a diferença de tratamento dada pelas autoridades responsáveis às investigações da Lava Jata, na comparação com a bilionária Zelotes, por exemplo (ou com o Banestado, no passado).

Tem gaveta que é aberta e gaveta que fica hermeticamente fechada. Tem investigação e processo que anda, outros nem tanto! Sem falar que se o investigado tem algum vínculo, ainda que remoto, com Lula ou Dilma, então tudo se transforma num espetáculo, feito com holofotes generosos e horário nobre!

O calendário das investigações sempre se ajusta ao roteiro de eventos políticos. Coincidência? Pode ser…

Também não me parece razoável a valoração diferenciada que se dá à palavra dos mesmos delatores, tem “graduação” de verossimilhança conforme a freguesia delatada!

Pior ainda são os vazamentos seletivos de informações sigilosas, levantadas nas investigações, que são dirigidas para determinadas empresas jornalísticas ou para personagens de certo campo político.

Temos de lutar contra a corrupção. Mas também contra a hipocrisia!

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No que se refere às

    “No que se refere às investigações na Lava Jato, entendo que o Zé Dirceu tem de explicar às autoridades como a JD Consultoria e Assessoria, a empresa por ele criada, movimentou quase 40 milhões de reais entre 2006 e 2013”:

    No periodo mencionado Jose Dirceu foi um dos brasileiros mais escrutinados da historia.

    Nao so ele vai ser condenado como esse dinheiro vai ser declarado como dinheiro de propina IN DE PEN DEN TE da legalidade dele.  Nao foi assim com o mensalao?

    Eu nao preciso de “fazer defesa” dele nao.  Eu SEI que nao houve ilegalidade.  Nao faz uma gota de sentido.

      1. Não defendo Zé Dirceu, tampouco a hipocrisia, por Charles Leonel

        Dirceu já respondeu!!! Já lhe quebraram todos os sigilos. Não encontraram provas!!! Quebraram-lhe a saúde. Não lhe vão quebrar a dignidade, ah, não vão!!!

  2. “Estúpida retórica”

    Perfeito! Que tal começarmos por assumir – desculpe – que não, não é coincidência “sem querer” que alinha as investigações com eventos políticos, é uma coincidência planejada e executada, e que não, o efeito desejado do Mensalão e da Lava Jato não é punir nem fazer diminuir a corrupção do estado pela iniciativa privada, é expulsar do “clube da poderosa elite essa gentinha pobre sem classe que foi alçada ao poder institucional pela gentinha pobre sem classe que é o povo desse país”. E se eventualmente se atingir algum corrupto “do clube”, ora… é apenas efeito colateral indesejado. Poderíamos aproveitar que estamos diminuindo a hipocrisia e assumirmos também que não, não somos do “clube”, apenas torcemos pelo clube porque somos posers hipócritas, que tal?

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=MyCmneajBZo%5D

  3. Antigamente, era tudo muito

    Antigamente, era tudo muito complicado. Para prender alguém, era necessária uma sentença condenatória, transitada em julgado. Até chegar a isso, tinha todo um processo que começava com uma investigação, passava pelo indiciamento, julgamento, condenação. Tudo muito demorado. Tinha que provar que o tal político era corrupto (imagine só, provar, quando todo mundo sabe que todo político é corrupto), tinha aquela coisa insuportável de ampla defesa, presunção de inocência, etc.

    Hoje em dia é muito mais fácil. Parte-se da sentença e daí procura-se pelo crime que irá dar sustentação a ela. Muito mais simples e rápido.

    1. Jorge,
      Mas prender alguém

      Jorge,

      Mas prender alguém continua difícil. O que agora ficou  fácil é prender petista. Em tempo: para prender pobre, preto e prostituta sempre foi fácil.

    2. Interessante é que temos aqui

      Interessante é que temos aqui em sp, na capitania hereditária tucana, crimes graves nos transportes (metro, cptm, emtu, dersa) as mesmas empreiteiras (do escandalo da Petrobras) comandando as obras no estado (não temos secretaria de obras do estado) mas a ccr cobrando pedágios absurdos e fazendo o que bem entendem nas rodovias. Não temos segurança pública, o pcc é que da as cartas, educação eles simplesmente ignoram, pois os professores param por mais de 3 meses e eles ignoram, a furp sucateada com muitos desvios. Aí então valem os métodos de justiça de antigamente ou seja quando o ministério público estadual se mexer, se é que isso algum dia vai acontecer, esses crimes vão prescrever e a quadrilha já se aposentou. Esses mesmos meliantes tem nas costas os crimes das privatizações quando governaram o pais, vale, telecomunicações, as empresas de energia elétrica, etc. O criminoso mór beneficiou muito os banqueiros e vemos agora por exemplo o hsbc revendendo o bamerindus, comprado por R$ 1,00 ao bradesco por milhões de doláres. Temos aí alguns crimes que caminham para prescrição e pergunto cade a aplicação da justiça “moderna”? Haja hipocrisia…

  4. Cosmovisão

    Gostei da opinião do debatedor Charles Leonel.

    Serena, proporcional e razoável.

    Foi proporcional, sobretudo, em mostrar a  falta de proporção entre determinados casos. E ai,  podemos pegar o gancho para perceber sinais importantes de como as coisas funcionam no brasil.

    É lamentável se deparar com tais “percepções”.  Não gostaria que fosse assim. O sentimento, confesso-lhes, é de impotência diante destes “bastidores”.

    Neste Brasil – dos bastidores – “tudo que é sólido”  ou que  sempre foi  sólido, será sólido,  e nada “deste sólido” parece se desmanchar.

    Trata-se de um “cosmos” onde o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens  , por exemplo, “é”  o que “é”, por que “é”.

    Ou melhor: 

    Foi, é, e será e cumpri o seu “papel”.

    Nesse sentido, podemos dizer:

    Ei você, transeunte, “és” um mentecapto marionetado e  imbecil. Portanto, faça a sua parte neste “cosmos”.

    Saudações 

     

     

  5. A farsa se repete como farsa.

    Notáveis membros da alta burocracia do Estado se engajaram num esforço concentrado desde 2005 até 2012, PGR, PF, STF e outras tantas instituições compostas pelas parcelas msi improdutivas e arrogantes da população para atender interesses da parcela menor ainda e, além de improdutiva, nosciva à sociedade. Os agiotas rentistas do sistema financeiro nacional e internacional. Produziram toneladas de papeis, processos, apensos e, ao final, não conseguiram dar coerencia e consistencia aos dados e acabaram fabricando sentenças ao gosto do freguês, com base em suposições e fundadas em certa “…literatura do Direito…” que até agora aquela Ministra com Look de Mico Leão Dourado não explicou convenientemente o que seja.

    Agora, em muito menos tempo, a garotada voluntariosa da República de Curitiba produziu espetáculos midiáticos, encenações e movimentos que certamente não darão conta em consolidar nas defidas formas exigidas pelo processo legal. E, mais uma vez, o dinheiro público que sustenta essa máquina burocrática corrompida terá sido usado apenas para atender ao clamor da “opinião publicada” dos rentistas propagada nas telinhas e páginas do sistema chantagista da imprensa nacional. 

     

    O Papel do direito penal é limitar o poder punitivo (do Estado)”Na medida em que os juízes traem sua função, tornam-se menos juízes, levando a um  estado policial em que não há juízes, mas policiais fantasiados de juízes (Barbosa e Moro). Foi o que aconteceu na Alemanha nazista.” (Vale a pena ler essa aula!)Eugenio Raúl Zaffaronihttps://jornalggn.com.br/noticia/papel-do-direito-penal-e-limitar-o-poder-punitivo

     

  6. e se?

    E se o juiz de Muzambinho ( http://www.muzambinho.mg.gov.br/ ) mandasse prender o Sérgio Moro?

    Qual o crime? Ora, qualquer um serve, é só usar os mesmos critérios da vara do Paraná.

    Manda buscar o elemento, e traz algemado para o chiqueirinho da delegacia da progressista Muzambinho.

    Ora, direis: Mas essa é uma pessoa ilibada! ……Mas todos são, até PROVA em contrário.

     

  7. Acredito que muito do

    Acredito que muito do mal-estar e até mesmo revolta com esses casos envolvendo líderes políticos ligados ao PT é exatamente o arguido pelo articulista: a extrema parcialidade e severidade contrastando com a omissão ou até mesmo conivência quando estão nas rodas outros personagens. 

    O exemplo da perseguição IMPLACÀVEL ao Lula e ao José Dirceu é emblemático. Ninguém na história deste país foi tão visado e odiado. 

    Talvez o exemplo mais extremo seja o do Ministério Público. Seus prepostos fazem questão de serem tendenciosos. Não negam suas preferência políticas-ideológicas. 

    É isso que os críticos dos que não se alinham ao anti-petismo desvairado, irresponsável e muita vezes desonesto não entendem. Nos avaliam de cima para baixo como se fóssemos sublimadores de crimes e de criminosos. 

  8. José Dirceu é tão ofendido

    José Dirceu é tão ofendido que é preso com mais sete outras pessoas. Todavia, nenhum jornalista escreveu que na nova operação foram presos tais e quais pessoas. Sempre começava assim: José Dirceu e mais sete pessoas foram presas, inclusive seu irmão (cita o nome). Duvido que alguém tenha guardado algum nome entre os 06. 

    Não contentes em ver o homem preso e humilhado mais uma das centésimas vezes em sua vida, o bombardeio prossegue nas rádios, nos jornais escritos e falados, enquanto os políticos de oposição permanecem na mesma cantilena, a dizerem que “nunca se viu tanta roubalheira”, “que esse Governo já deu o que tinha que dar”, e, entre tantas falas de senhores crentes que se hoje morrerem herdarão o Paraíso, a cada dia o bem deles e o mal de alguém. Ontem foi Vaccari, hoje é José Dirceu, anuncia-se pra logo o nome de Palocci, e até que o de Lula não passará de dezembro. 

    O que nos espanta é ver um Educardo Cunha, por exemplo, pichado na Lava Jato tanto quanto Zé Dirceu, parecer sentir que estará blindado como os tucanos. Por enquanto está, e não seria muito imaginar que ele ficará live e soto como estão os mensaleiros tucanos das Minas Gerais; os tucanos felpudos de Sum Paulo; etc. Se ligarmos na TV Câmara vemos a cara do sujeito cheio de poderes, mandando brasa em mais uma propostas que sirva pra enfrentamento com o Poder Executivo, porque é disso que ele cuida. 

  9. Dirceu stalinista?! Pelamordedeus!
    É desonestidade ou ignorância afirmar uma bobagem desse porte!
    Ou você não tem a mínima noção sobre o que e quem foi Stalin ou você tem uma concepção bem formada sobre esse personage da história e abraçou o costume de jogar o adjetivo stalinidta na cara dos desafetos. É como se, por causa disso, eu o chamasse de trotskista.

  10. Dirceu preso, Lula a caminho

    A maneira imbecil de como Lula e Dilma trataram a democratizacao da midia, que hoje faz de nossa democracia um simulacro, ficou completamente explicada na entrevista magnifica do senador e ex-governador Roberto Requião: quando Requião sugeriu ao Lula cortar as verbas da midia e fazer crescer uma tv estatal (imaginem se tivessemos uma tv com o padrao BBC), &nbsp;Lula achou interessante e mandou Requiao falar &nbsp;ao Dirceu. Sua resposta ao Requiao: Para que uma tv estatal se temos a GLOBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!</p><p>O Ze Dirceu pode estar sendo preso injustamente ou nao, mas pela burrice, merece sim ser preso

  11. Abraço ao Instituto Lula

    Já de antemão quero deixar o meu abraço caloroso ao Instituto Lula e ao ex-Presidente Lula, em especial, juntando-me aos manifestantes de movimentos sociais que realizarão um ato de solidariedade ao Instituto às 12:00 da próxima sexta-feira, 07 de agosto de 2015.

    Fora o fascismo !

    Abaixo o terrorismo !

    Fora os movimentos de extrema-direita teleguiados pelo imperialismo americano !

    Fora oposição golpista !

  12. A diferença é o juiz.

    O que critico é a diferença de tratamento dada pelas autoridades responsáveis às investigações da Lava Jata, na comparação com a bilionária Zelotes, por exemplo (ou com o Banestado, no passado).

    A diferença de tratamento se explica pela diferença de estofo entre os juizes que comandam essas operações. O juiz Ricardo Leite, que conduz a operaçao Zelotes, recusou todos os pedidos de prisão do MPF e determinou sigilo de toda a investigação, de modo que a imprensa não pode dizer quem são os atores muito embora o volume desviado seja bilionário, tal como o da Lava Jato. E não o fez por garantismo legal, mas por interesse pessoal mesmo, uma vez que é sabido que tem muita gente graúda de partidos e até do Judiciário envolvida. O PT já entrou com representação no CNJ contra a conduta desse bananão, no que fez muito bem. Ao invés de ficarem reclamando dos juizes que cumprem a lei, já passou da hora de expor e começar a cobrar publicamente aqueles que se omitem e prevaricam, se quisermos acabar com a impunidade de uma vez por todas e para todos os lados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador