Crítico da Folha diz que Roda Viva tornou-se extensão da Veja

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O crítico da Folha, jornalista Nelson Sá, considerou o programa Roda Viva, sob comando de Augusto Nunes, uma extensão do site da revista Veja. “Com exceção do jornalista Reinaldo Azevedo, que não participou desta vez, foi como acompanhar os debates apresentados pela revista Veja sobre o julgamento do mensalão”. Segundo o crítico, o programa estreiou desfalcado de entrevistadores já anunciados e de entrevistados.

Nelson Sá lembrou, também, que essa mesma partidarização já ocorria quando sob comando de Mário Sérgio Conti.

Os dois últimos programas de Conti foram com os representantes da Casa Fora do Eixo e Midia Ninja e com o presidente do PT Rui Falcão. Na saída, Conti sustentou que tinha total liberdade para convidar entrevistados e entrevistadores.

Rui só foi convidado após protestos da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo – que tem assento no conselho da Fundação Padre Anchieta. Houve protesto devido ao fato de, na gestão Conti, o presidente do PSDB Sérgio Guerra e do PPS Roberto Freire, terem sido convidados duas vezes como entrevistadores, enquanto nenhum convite havia sido feito ao presidente do PT.

O protesto chegou depois que Roda Viva convidou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso logo após a entrevista com o ex-candidato José Serra. Foi esse protesto que motivou a decisão do novo presidente da FPA, Marcos Mendonça, de “desconvidar” FHC – posteriormente voltou atrás.

Portanto, ao contrário do que foi divulgaram colunistas amigos de Conti, em sua gestão houve total submissão às orientações políticas do governo do Estado.

Da Folha

Crítica: Na estreia, novo ‘Roda Viva’ vira extensão do site da ‘Veja’

NELSON DE SÁ

DE SÃO PAULO

Com exceção do jornalista Reinaldo Azevedo, que não participou desta vez, foi como acompanhar os debates apresentados no site da revista “Veja” sobre o julgamento do mensalão.

No novo “Roda Viva”, na TV Cultura, mantida pelo governo de São Paulo, estavam lá os mesmos Augusto Nunes, como apresentador, o historiador Marco Antonio Villa, agora como entrevistador, e o advogado Miguel Reale Jr., agora entrevistado.

Ao longo do último ano, os três protagonistas estiveram lado a lado em debates on-line nos quais concordavam quanto ao que deveria ser feito pelo Supremo.

Reale foi apresentado, anteontem, como ex-ministro “no governo Fernando Henrique Cardoso” e ex-secretário paulista. A fase anterior do “Roda Viva”, apresentado por Mario Sergio Conti, chegou a programar entrevistas seguidas com José Serra e FHC, há dois meses.

A diferença é que ambos foram então minimamente questionados, enquanto Reale se manteve lado a lado com a maior parte das perguntas, antes acrescentando do que respondendo.

Sobre a suposta “pressão da mídia” criticada pelos réus do mensalão, por exemplo, afirmou que teria ocorrido o contrário. “No período entre 2005 e 2012, vendeu-se na mídia a ideia de que eles eram inocentes.” Lembrou “reportagem de ‘Veja’ em que [o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares] estava feliz, fazendo churrasco, dizendo que nada ocorreria”.

No ritmo em que vinha o programa, foi o próprio Reale quem acabou trazendo à tona, por sua conta, o paralelo com o “mensalão mineiro” –que havia sido notícia nos dias anteriores porque ficou para as calendas, no mesmo Supremo.

Mas o fez para afirmar e repetir que não é possível julgar o escândalo tucano da mesma maneira, “é uma coisa diferente, não houve compra de deputado”.

Na mesma direção, o escândalo do cartel em São Paulo foi levantado no final, pelo jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, mas a pergunta foi longa e confusa –e a resposta de Reale, curta e genérica, evitando citar Siemens e outras partes.

“Eu creio que o financiamento [eleitoral] não deve ser exclusivamente público, deve ser privado, mas proibindo empresa que venha a ser fornecedora do poder público”, disse Reale.

Além do julgamento do mensalão, os outros focos da entrevista foram o programa Mais Médicos e a fuga do senador e asilado boliviano para o Brasil, temas em que o ex-ministro também se resumiu a reforçar as críticas ao governo federal já presentes nas perguntas.

Registre-se que era o primeiro programa, desfalcado não só de entrevistadores que haviam sido anunciados, mas de entrevistados. Foram convidados, antes de Reale, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

RODA VIVA

ENTREVISTADO Miguel Reale Jr.
ONDE VER tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/miguel-reale-junior

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. já fui fã do roda

    já fui fã do roda viva,simplesmente nem mais me lembrava que ainda existe, pois a muito tempo perdi o interesse neste programa , uma verdadeira pena pois gostava muito.quanto a veja já fui assinante e todos os meus colegas de profissão também, hoje não conheço mais nenhum que seja, é ridiculo será que eles não percebem que as pessoas minimamente inteligentes não suportam serem direcionadas sobre qualquer assunto, sob pena de duvidarem da veracidade das informações até aqueles que como eu comunga de ideias mais conservadoras como a familia ,pátria e   que só o trabalho duro e o respeito as tradições levam a algun lugar se  sente um idiota perante estas reportagens.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador