Canções sobre um país injusto, por Claudio Santana Pimentel

Foto Divulgação documentário Os Donos da Rua

Canções sobre um país injusto

por Claudio Santana Pimentel

Muito se tem discutido, aqui no GGN, mas também em vários lugares, sobre porque razões o brasileiro comum permanece silencioso diante dos acontecimentos, especialmente nestes dois últimos anos, em que vê seus direitos serem vilipendiados ao mesmo tempo em que a democracia que garantia de alguma maneira esses direitos é . 

Superioridade moral? Cordialidade? Anestesia irreversível após anos submetidos ao tratamento midiático-midiótico dos grupos hegemônicos que controlam a comunicação? Servidão voluntária? Incompreensão da gravidade dos acontecimentos, mesmo daqueles que lhe atingem de maneira direta?

Diante disso, selecionei algumas canções, que, claro, não respondem ao questionamento acima, até porque canção nenhuma pretende ser resolução de problemas sociais e políticos, mas que podem ajudar a compreender – sobretudo por seu caráter de denúncia – a situação do brasileiro comum, historicamente humilhado e impotente diante de interesses e forças politicas que não compreende e contra as quais não consegue reagir.

Começando com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que imortalizou em sua voz Triste Partida, do grande poeta Patativa do Assaré, a desventura do retirante:

https://www.youtube.com/watch?v=nemW27WStcs align:center]

Aos que chegavam ao “Sul Maravilha”, outras infelicidades esperavam. O drama da moradia precária e do despejo foi interpretado por Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa, em ao menos duas canções: Despejo na favela,

https://www.youtube.com/watch?v=hxXCs-GLteo align:center]

Saudosa Maloca (abaixo em interpretação dos Originais do Samba):

https://www.youtube.com/watch?v=dz-_3fxh8mQ align:center

A tragédia da mãe pobre e analfabeta, que tem o filho, seu único consolo na vida, tirado de si pela violência, foi tematizada por Chico Buarque em Meu Guri (abaixo, na voz de Beth Carvalho):

[video:https://www.youtube.com/watch?v=gMTt1dYDk38 align:center

Encerrando esta lista, certamente incompleta, de como a música brasileira tematizou a violência a que o brasileiro está submetido, Racionais Mc’s trazem a voz da testemunha de um massacre que pemanece se repetindo. Quase sempre silenciosamente:

[video:https://www.youtube.com/watch?v=kkytzD30nJ8 align:center

Não por acaso, Diário de um detento é a faixa mais conhecida de Sobrevivendo no Inferno.

Talvez seja o que o brasileiro comum tenta fazer. Sobreviver. Em meio a um inferno onde, afinal, as decisões nunca lhe pertenceram.

 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador