newsletter

Documentário "Salvador Allende"

Neste documentário, Salvador Allende (2004), o diretor Patricio Guzmán procura destacar o lado pessoal e político do ex-presidente chileno, cujo mandato foi abreviado por um golpe militar, em 11 de stembro de 1973, e que, cercado, se suicidou.

Não que este  documentário tenha dado pouca importância à política, mas Patricio Guzmán já havia realizado outros como La Batalla de Chile, narrado em três partes (produzidas em 1975, 1977 e 1979).

Aqui se conta o caminho político, escolhido por Allende, de um candidato socialista chegar ao poder através do voto e como exercê-lo, tornando assim a experiência chilena, até então, única. Vemos também  as reações ao seu governo, como as paralizações das empresas de transporte de cargas, algumas manifestações violentas, a divisão  das esquerdas....

Um dos piores momentos desse filme é quando é saqueada a casa de Allende, não sobrando quase nenhum registro da sua vida pessoal, objetos, fotos, entre outras coisas; enfim a destruição de sua memória. Mais um 11 de setembro.

 

Sugerido pelo blog do Alfeu

Vídeos

Veja o vídeo
Documentário "Salvador Allende"
Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.