…a alma é comida pelas beiradas, a pessoa nem sente…

…a alma é comida pelas beiradas, a pessoa nem sente…
.
É do ser humano o “ver-se um bom”…. ver-se “normal”, “saudável”, “não-enfermo”, ético……
Simpatizantes do nazismo na Alemanha não percebiam o horror daquela causa, na verdade, creio que muitos sequer sabiam do que se tratava, de modo profundo, só depois perceberam a loucura, a perversidade, quando já era tarde….
Jogaram-se simplesmente no que parecia “algo bom para o país”, uma onda social paroxística, histérica, permitia toda a sorte de catarses que pessoas e sociedades necessitam até por sobrevivência…..
.
Eu apostaria minha vida, sem medo algum de perder a aposta, como Hannah Arendt está certa, na questão da “banalidade do mal”….. A maioria dos alemães eram pessoa comuns, normais, civilizadas, educadas, gentis com seus vizinhos e amigos, tolerantes…..
.
A barbárie, nos movimentos sociais paroxísticos, de alto poder manipulatório, instala-se tão sorrateiramente que a pessoa não vê, não enxerga, não percebe sua deterioração crescente, sua perda de valores, da própria humanidade de que era constituído aquele ser…..
.
É nesse sentido que comparo TOTALMENTE, com muita clareza e convicção, o movimento nazista alemão e o movimento antipetista brasileiro nesses últimos anos.
As semelhanças psicossociais são várias e cristalinas!
.
1 – Um ambiente social que envolvia “perigos” e consequentemente, medos, pânicos…. (no Brasil, o “comunismo”, o “bolivarianismo”, “o PT tomando de assalto a nação brasileira….” (sic……)
.
2 – A criação de um “SATANÁS SOCIAL” que é privado de valor, privado de todo e qualquer respeito humano, quando então, temos a “legitimação da exceção” – o que eu jamais aceitaria que fosse feito a um “ser humano normal”, passo não só a aceitar, mas desejar e celebrar se feito contra esse ser, por quem sinto nojo e desprezo…..as maiores injustiças, perversões da verdade, crueldades, massacres…. a ética pessoal é DEVORADA por esse ódio, esse desprezo social…..
.
3 – Um ambiente social totalmente VICIADO em paroxismos – a sociedade passa a “precisar” de doses cada vez maiores de “escândalos”, fatos – normalmente distorcidos, inverídicos – que corroborem aquele sentimento, que se torna uma histeria social profunda, uma doença sem controle….. As catarses de todos os ressentimentos e frustrações acumulados na vida são feitas através desse desprezo, esse ódio, esse NOJO sobre o “SATANÁS ELEITO”…..
.
4 – Um Estado de Exceção, onde parte da sociedade, mídia, Judiciário corrompido aceitam e celebram como “normal e justo” qualquer coisa que seja feita, DESDE QUE CONTRA aquele que é apontado como o inimigo a ser batido…..
Simbolicamente, QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TARJA AMARELA QUE OS JUDEUS ERAM OBRIGADOS A USAR E OS PIXULECOS DE LULA EM ROUPAS DE PRESIDIÁRIO? Nenhuma! Ambos, odiados, ambos, vítimas de um NOJO selvagem, ambos inimigos do Estado a serem tratados com o máximo desprezo…..
.
São processos pessoais e sociais unificados e perversos, grau máximo de malignidade!
A alma é devorada pelas beiradas, nem percebe o processo de sua deterioração total. Porque a pessoa segue se vendo “como era”, não enxerga o que “deixou de ser”…..
.
Essa é a maior tragédia social do Brasil de todos os tempos!
.
As vítimas dessa manipulação, dessa enfermidade, não se enxergam assim. São aos seus próprios olhos sábios, justos, “preocupados com o país” (que é DELES, diga-se….), e em sua visão enferma, “Lula e essa corja petista de ladrões estão tendo o que merecem….”
.
É esse, o país que viramos…….
.
(eduardo ramos)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador