…dos espelhos perversos de uma classe média fútil, vazia e obscura…

…dos espelhos perversos de uma classe média fútil, vazia e obscura…
.
É famosa em todo o mundo a frase de Pulitzer, que profetizou há um século:

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
No Brasil esse processo trágico, reduzidor do nível de civilidade, educação e respeito humano pelo outro, de uma nação, tomou proporções inimagináveis!
Nos últimos cinco anos especialmente, vieram num crescente os exemplos de barbárie, intolerância, preconceitos, fanatismo, cegueira intelectual, hipocrisia sem limites, incivilidades idem.
.
Os que nos recusamos, à direita e à esquerda, a participar desse show de horrores, ofensas, baixarias, mediocridades, somos como que alijados de boa parte da sociedade, olhados como “anormais”. Fico imaginando as pressões que deve sofrer o brasileiro que não gosta de Lula nem do PT, mas segue os exemplos corretos, dignos, de um Bresser Pereira, um Cláudio Lembo, homens do mercado, liberais, que num comportamento de exceção, não só RECONHECEM todos os grandes feitos de Lula e os benefícios para o povo pobre de nosso país nos governos petistas, como se posicionam de modo honesto, contra a perseguição a Lula e o PT, claro, quem é lúcido e mantém sua ética e moral intactas, assim como a honestidade pessoal, NÃO PODE DEIXAR DE RECONHECER O MASSACRE PERVERSO DA MÍDIA E DO JUDICIÁRIO, contra Lula, Dilma, o PT inteiro, jogados à sanha de uma turba tão tosca quanto odiosa, para todo tipo de manifestações banhadas em preconceitos, fanatismos, nojos, ódios….. – esses brasileiros devem ouvir de seus amigos e familiares piadas do tipo: “esse aí é um caso perdido, fala que não gosta de Lula mas não quer ver o molusco preso….” – e frases semelhantes. Viramos um país fascista, fraturado, onde uma classe média fanática age e reage como os religiosos fundamentalistas, odiando o “SATANÁS” de suas almas, a essência dos rebanhos toscos, medíocres, ao longo da história humana…..
.
Dos exemplos que revelam esse horror, poucos atingiram o nível rasteiro da capa de Veja do dia 12 de julho. É de dar desespero a qualquer ser minimamente lúcido e civilizado, os signos e símbolos IMPLÍCITOS na imagem e nos dizeres. É de dar um desespero maior, saber que centenas de milhares de brasileiros comprarão a revista felizes, celebrando esse esgoto, essa imundície ética e moral, essa desonestidade intelectual absurda….
.
Temos um Lula triste, abatido, “como um culpado pareceria”, temos a sua mão direita sobre o rosto, a ênfase em seu defeito físico, temos a palavra definitiva em letras garrafais: ‘CULPADO!” – Temos enfim, uma capa que é espelho dessa sociedade enferma, tosca, e uma sociedade que é espelho dessa capa, dessa imagem, desse signos perversos, destruidores da imagem, da vida de um homem que presidiu dignamente esse país por duas vezes, um estadista respeitado e admirado por TODOS OS ESTADISTAS, REIS, PRIMEIROS MINISTROS E INTELECTUAIS de todo o mundo nas últimas décadas. E que seguirá assim, por milênios, porque a História não será contada por nossa mídia, nem por esse brasileiros doentes de ódio e narcisismo de classe, será contada pelo mundo, pela ONU, pela OEA, pelos milhões que ele tirou da pobreza, pelos números fartos e concretos que narram sua fantástica obra…..
.
Escrevi recentemente de minha tristeza por esses brasileiros. Convivo com centenas deles, pessoalmente e/ou no mundo virtual, a maioria tem entre 45 e 65 anos, são pessoas que deram um duro danado para vencer na vida, orgulham-se disso, a maioria tem renda muito superior ao que tiveram seus pais, e têm um traço comum, sobre o qual não falarei nesse artigo, porque é algo complexo e que merece atenção especial, refiro-me ao “NARCISISMO DE CLASSE”, uma sensação meio consciente, meio inconsciente que PREDOMINA nesses brasileiros, faz com que respeitem a si mesmos e aos outros que como eles, “chegaram lá”….. – Muitos têm estudo acadêmico formal, são ótimos em suas profissões e reconhecidos por isso, e sua vida social TODA roda em torno de seus semelhantes. Seus filhos estudam com filhos de gente semelhante, os condomínios onde moram, idem, e assim é nos clubes e festas que frequentam: o mesmo tipo de pessoa, renda alta, sensação de “sucesso”, de “PERTENCIMENTO À CLASSE SUPERIOR”, em relação aos dezenas de milhões de classe média baixa ou pobreza, olhados por estes brasileiros com uma mal disfarçada indiferença, às vezes, desprezo mesmo.
.
É desses brasileiros as frases boçais, arrogantes, preconceituosas, contra os grupos sociais que desprezam: nordestinos, favelados, moradores de periferias, e o “pior de todos”, os “petralhas”…..
É desses brasileiros a frase mais tosca do século, a mais hipócrita e incoerente: “Temos medo do PT……” – de longe, o partido mais democrático, plural, tolerante e honesto, quando governo, em suas relações diversas com a sociedade, imprensa, empresários, instituições, todos, todos, sem exceção!
NEM UMA ATITUDE SEQUER DE CUNHO TOTALITARISTA OU EXCLUDENTE DE UM GRUPO SOCIAL FOI VISTA NOS GOVERNOS DO PT !
.
Prova inequívoca da doença de uma sociedade que tinha nesse mantra: “Tenho medo do PT”, um de seus preferidos. Tão absurda a frase, que se observamos o comportamento dessa classe média, vemos neles agressões a petistas nos restaurantes, hospitais, livrarias, em dezenas de exemplos, aplaudidos pela mídia, seu espelho, onde colunistas de Veja, do Globo, da Folha, repetiam prazerosamente, que “os petistas tinham do povo a resposta merecida…..”
Tão hipócrita a frase, que todos assistimos ao massacre do PT no julgamento do “mensalão”, evidente esquema de Caixa dois praticado PRIMEIRO PELOS TUCANOS, e depois pelo PT, com o mesmo Marcos Valério, e tanto a mídia quanto esses “honestos” brasileiros, essa gente limpa, só queriam saber o quanto a mão pesada de Joaquim Barbosa atingiria a José Dirceu, Genoíno, os líderes petistas, enfim. NENHUM TUCANO FOI PRESO ATÉ HOJE, por um crime que eles começaram, e só depois passaram o “now how” para o PT¨. E de caixa dois, que era o que se tratava, todos os crimes foram agravados para que as penas fossem altíssimas, uma das maiores farsas de nosso judiciário, um STF “com a faca no pescoço”, como disse um dos ministros, a rede Globo “vigilante”, passando o espetáculo ao vivo para todo o país, enquanto a Globo News e o jornal o Globo incensavam os ministros por sua “imparcialidade cidadã e cívica” (sic…..)
.
O que devemos fazer, os lúcidos, os conscientes desse horror, os que convivemos com pessoas que abraçam esse esgoto, essa forma de ser, como “normal”, que torcem pela prisão de Lula, não por terem tido acesso às provas de seus crimes, totalmente inexistentes nesses processos-farsas montados pela lava jato, mas porque dele sentem nojo e ódio?
.
Devemos ter a serena certeza que isso não mudará! Oligarcas, barões da mídia, grandes especuladores, parte do Judiciário e MPF cúmplices do golpe de Estado, não mudarão! Sua sede de poder e controle do país e suas riquezas, é absoluta, como o seu cinismo. A parcela da sociedade comprometida com esse ódio, essa massa de manobra tornada rebanho tosco, obscuro, cego, perdida de valores humanos básicos e civilizatórios, seguirá enferma, na mesma toada! É perda de tempo tentar “dialogar” com gente que atingiu esse estágio de perversão de si mesmos e fanatismo.
,
ESTAMOS EM UMA GUERRA! REPITO, ESTAMOS NUMA GUERRA!
.
Essa é a realidade do Brasil, e não é hoje, sempre foi assim, assim será por décadas, até que as pessoas se eduquem, se informem, até que não haja o monopólio da grande mídia, até que diminua o grau e o número de pessoas doentes de ódio em nossa sociedade, até que a indiferença social dessas pessoas e seu “NARCISCISMO DE CLASSE” sejam superados por um espírito solidário, a compaixão honesta por nossos pobres, nossos miseráveis, seja uma realidade em suas mentes, seus corações…..
.
Essa guerra, CONSTANTE E DELIBERADAMENTE DEFLAGRADA DE TEMPOS EM TEMPOS, é o modo de agir dos poderosos, dos ricos, dos oligarcas, SEMPRE QUE SEU PODER ABSOLUTO SOBRE O BRASIL E SUAS RIQUEZAS é ameaçado!
Assim foi com Getúlio, assim foi com Jango, assim é com Lula…..
Casa Grande, em sua arrogância e imundície existencial, seu egoísmo absoluto, seu narcisismo patológico, não pode admitir um Brasil sem miseráveis a serem explorados, sem o dinheiro fácil dos juros mais altos do planeta, sem o controle das instituições, governos, capital, juros, instituições. O PAÍS É DELES, NÃO NOSSO, É DELES, NÃO DO POVO BRASILEIRO……
.
Não é a toa que o slogan nas ruas, das famílias ricas e de classe média, das mães paneleiras e histéricas era “Queremos o nosso país de volta…..”
.
Que país queriam tanto de volta? O país “roubado pelo PT”, o país de oportunidades crescentes para todos, o país do “Minha casa, minha vida”, o país do “Mais médicos”, o país do FIES, do PROUNI, do “Luz para todos”, o país de pobres comprando carros e andando de avião, o país onde gente semelhante a eles, como FHC e Aécio poderiam governar, dando-lhes a sensação de “semelhança de classe”, não “o molusco”, ou “a vaca, a anta”, “os ladrões petralhas”, “os bolivarianos”, etc……
Que país subsiste a esse horror mental, psíquico, espiritual, ético, moral, vindo justamente de suas classes sociais mais abastadas, estudadas, os que realmente têm voz e força políticas?
Que país subsiste ao que o Brasil tem dentro de si, como sociedade?
.
ESTAMOS EM GUERRA!
Guerra contra essa gente mesquinha, fanática, de alma pequena, sórdida, indiferentes, não solidários, ESCRAVOS DE SEU NARCISISMO DE CLASSE, intolerantes, perversos, amorais……
Ou nos levantamos, tomamos as ruas, lutamos por Lula, pelos governos populares, progressistas, pelo que é justo, verdadeiro, fraterno, democrático, ou assumamos nossa deplorável e vergonhosa COVARDIA!
Entreguemos nossas vidas, nosso futuro, a vida de nossos pobres e miseráveis nas mãos dessa gente.
.
ESTAMOS EM GUERRA!
.
Essa é nossa realidade final. Não cabe omissão para os que têm lado, para os que amam esse país e esse povo!
Tomemos o nosso país (este que nos foi dado sonhar por treze anos….) de volta!
.
(eduardo ramos)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador