Engenheiros criam sistema que torna qualquer superfície em tela de toque

Jornal GGN – Um grupo de engenheiros criou um tipo de sensor que é capaz de transformar qualquer superfície reflexiva em uma tela de toque (touchscreen) em potencial. O “Haptix” converte a superfície – de uma mesa de vidro, por exemplo – em um sistema de controle multitoque para televisão, computador e outros dispositivos similares.

A diferença entre o novo dispositivo e outros similares de controles por gestos é que ele não usa luzes em infravermelho para gerar o efeito touch, o que torna o produto live das condições de iluminação do local.

Em funcionamento, o Haptix permite que ao usuário executar comandos comuns em telas de toque, como navegar, movimentar a tela com toques individuais e fazer zoom, por meio do movimento de pinça. Além disso, o produto possui um sensoriamento 3D que faz com que o usuário possa ver seus dedos na tela antes de tocar a superfície.

Os desenvolvedores devem lançar uma campanha para arrecadar, via financiamento coletivo na internet, pelo menos US$ 100 mil para dar continuidade ao projeto.

Segundo os engenheiros, o Haptix suporta os sistemas operacionais Windows, especificamente a partir da versão XP em diante, e Ubuntu, na plataforma Linux. A equipe também planeja incorporar uma API voltada a desenvolvedores, bem como oferecer suporte para versões Android e OS X em breve.

Veja vídeo que mostra como o produto inovador funciona:
 

Com informações do Mashable

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador