1516 – 2016: do pau-brasil ao pau no Brasil

A crise brasileira é tão antiga quanto nosso país. Ela remonta a 1500 e provavelmente já existia quando os índios guerreavam em Pindorama.

Quem realmente quiser, pode facilmente ver o drama histórico, histérico e histriônico atual do Brasil… no passado desta (des)nação.

Em 1516 os índios velhos, Tupis e Tupinambás, se reuniam nas malocas para decidir se deviam ou não entregar o litoral e as riquezas litorâneas aos colonizadores. Entre os Tupis, ganharam aqueles que consideraram os brancos barbudos vestidos como aliados em potencial contra seus rivais. Entre os Tupinambás os portugueses não fizeram muito sucesso. Eles são cachorros…

Tupis x Tupinambás no passado. Tucanos/Temeristas x Petistas no presente.

500 anos depois os índios Tucanos/Temeristas se reúnem no STF, no Senado e na Câmara fazendo o mesmo. As razões são semelhantes, mas no lugar de espelhos eles ganharão iPhones brilhantes.

Em 1516 os portugueses levaram o pau-brasil. Em 2016 os norte-americanos levarão o petróleo. Em 2516… era uma vez um país chamado Brasil que um dia existiu neste Oriente Médio ocidental onde a guerra fratricida é um fenômeno tão permanente quanto foi em Pindorama.

PS: A única diferença entre os primeiros índios e os novos é que aqueles não eram asnos diplomados.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador