A Ucrania e o renascimento da história 8 – guerra e paz

Há algum tempo publiquei aqui uma série de artigos sobre o conflito na Ucrania e o renascimento da História:

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-7

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-6

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-5

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-4

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-3

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia-2

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-ucrania-e-o-renascimento-da-historia

Alguns destes textos despertaram interesse e foram comentados, outros não ganharam destaque. O conflito na Ucrania segue seu curso para uma guerra que já parece inevitável. Indicações de que ocorre um aumento aumento das tensões tem sido dadas pela imprensa dos EUA e da Rússia.  Mas quero falar de outra coisa.

Volto a tratar do renascimento da História por causa da comemoração dos 70 anos da vitória da URSS sobre o III Reich e da tentativa dos EUA de impedir chefes de Estado de comparecer ao evento. Os russos tem razão para se orgulhar do seu grande feito. As maiores e mais importantes batalhas da II Guerra Mundial ocorreram no front russo, onde milhões de soviéticos sangraram para liquidar os mais experientes e bem equipados grupos de exércitos alemães. O Exército Vermelho destruiu ou capturou centenas de milhões de toneladas de equipamento bélico aleijando a Wehmacht.

O destino do III Reich começou a ser selado quando o Exército Vermelho cercou as tropas nazistas em Stalingrado obrigando Von Paulus a se entregar em janeiro de 1943. A partir de então os soviéticos começaram a empurrar os nazistas de volta para a Alemanha. Uma das maiores batalhas de toda a história da humanidade ocorreu em Kursk no mês de 1943. Para se ter uma idéia da proporção daquele inferno mecanizado e explosivo que durou 18 dias reproduzo abaixo uma lista das forças de ambos os lados:

URSS

~1.910.361 homens

5.128 tanques

25.013 armas pesadas e morteiros

2.792 aeronaves

III Reich

~912.460 homens

2.928 tanques

9.966 armas pesadas e morteiros

2.110 aeronaves

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Kursk

O esforço soviético para derrotar a Alemanha nazista não pode deixar de ser reconhecido. Ao demonstrar desdém e desprezo pelos ex-aliados 70 anos depois do fim da II Guerra Mundial, os EUA só conseguirão uma coisa: reavivar a paranóia que existia entre os comandantes do Exército Vermelho ao tempo da guerra. São notórias as acusações feitas por Stalin aos seus parceiros ocidentais naquela época. Enquanto milhões de russos morriam para derrotar os nazistas, os norte-americanos e ingleses ficaram 2 anos sentados nos seus capacetes na Inglaterra, esperando o resultado da invasão nazista da URSS antes de invadir a França.

É possível criticar a natureza marcial das comemorações em Moscou. Mas também é preciso compreender a necessidade que a Rússia tem de, neste momento, reafirmar sua capacidade de se defender dos nazistas que chegaram ao poder na Ucrania. O envio de soldados e tanques dos EUA para aquele país podem ter contribuído para aumentar a paixão dos russos pela sua gloriosa vitória.

A tentativa de reescrever a história da II Guerra Mundial para reduzir o papel da Rússia e realçar o dos EUA é ridícula. O registro histórico não pode ser modificado só porque um país quer se apropriar dele para ferir o orgulho nacional do Rússia. A desconfiança que os russos demonstram em relação à revisão da história me parece justificada. Os norte-americanos, mergulhados como estão em seu mito nacional de “superioridade moral” e “destino manifesto”, parecem ser presas ideais para falsificações históricas. Muitos naquele país acreditam que o nazismo foi derrotado pelos EUA e não pela URSS.

Se não combater os ideólogos norte-americanos a Rússia perderá os louros de sua vitória sobre o III Reich e correrá o risco de ser acusada de ter inventado a batalha de Borodino contra o Grande Exército de Napoleão em 1812. Eu não ficaria surpreso se um típico “American moron” alegasse que os norte-americanos derrotaram os franceses em Borodino apresentando como prova o filme “Guerra e Paz” de 1956 estrelado por Henry Fonda.

Fábio de Oliveira Ribeiro

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje conversei com uma colega

    Hoje conversei com uma colega russa no Facebook obre a ridícula tentativa dos norte-americanos de reescrever a história da II Guerra Mundial https://www.facebook.com/jana.malysheva.5/posts/10153891198154062?comment_id=10153891510264062&notif_t=feed_comment_reply. Resolvi enviar uma série de Twitters ironizando a Nova História para Putin e Obama. Sei que ambos provavelmente não lerão o que eu escrevi. Mas sei também que há sempre alguém lendo o que é enviado a um Twitter presidencial. Algumas pessoas na Casa Branca e no Kremlin devem ter dado boas gargalhadas enquanto outras ficaram irritadas. Abaixo a lista de mensagens:

     

    New History: Americans won all the wars against Nazis since God stopped the sun to prevent the defeat of Joshua @BarackObama @PutinRF.

    New History: The USSR Army was Red jus because it was using one of the colors of the American flag @BarackObama @PutinRF.

    New History: Evil Russians. They waited 2 years to strike Von Paulus while good Americans fought Nazis in Normandy @BarackObama @PutinRF.

    New History: Germany only lost battles in WWII when used imported cannons from Russia. Nazi US cannons never fail @BarackObama @PutinRF.

    New History: USSR did not destroy crops in east Germany 1944, who did this were the US “killer parachute worms” @BarackObama @PutinRF.

    New History: Brazil defeated Nazis in Italy because Brazilians like a lot pasta imported by the Germans from Russia @BarackObama @PutinRF.

    New History: Georgi Zhukov was an American actor who defected to the USSR and hated the Nazi friends of US in Berlin @BarackObama @PutinRF.

    New History: USSR Katyusha rocket was a copy of the American rocket Kagemusha manufactured in Japan before WWII @BarackObama @PutinRF.

    New History: USSR did not win Nazis in Kursk. There are an American Knur Point in WWII and Russians have distorted it @BarackObama @PutinRF.

    New History: Borodino was a battle between Napoleon’s Armée and US guys using Russian uniform- War and Peace film 1956 @BarackObama @PutinRF

    Hitler won the war, killed Stalin and put an American guy in power in USSR. No Russians in Berlin. I got it all right @BarackObama @PutinRF?

    New History: Russian rarely appear in American movies about World War II, so the USSR lost the war won by the US @BarackObama @PutinRF.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador