As eleições 2014 e a mitologia grega

A mitologia grega explica o resultado da eleição brasileira.

Era uma vez um país sul-americano que passou a ser governado pela imprensa assim que ela foi permitida. Os jornalistas fizeram a proclamação da independência e enxovalharam tanto o primeiro Imperador que ele voltou para Portugal. A imprensa conviveu bem com o generoso segundo Imperador, mas um dia desgostou dele por causa da libertação dos seus escravos. Lá se foi o imperador e chegou a república dos donos de veículos de comunicação. Desde então eles põe e tiram presidentes como trocam os sapatos.

Como todo rei, a imprensa passou a acreditar que poderia reinar absoluta e eternamente. As mentiras repetidas à exaustão eram transmutadas em verdades isentas inquestionáveis. No seu apogeu, tudo que a imprensa tocava virava ouro apesar da maioria dos habitantes viverem na merda. Propaganda, política, notícias, propaganda, notícias, política, mais propaganda, o ouro girava de um lado para o outro e sempre chegava nas mãos dos Midas Midiáticos.

Os candidatos a presidente da imprensa também viravam ouro. Collor era governador de um pequeno Estado nordestino e, de repente, virou ouro e, depois, presidente. Ele incomodou os donos da república jornalística e rapidamente virou merda, perdendo a presidência. O espetáculo midiático começara a desandar, então a imprensa pegou FHC, que era um intelectual meio vagabundo, maconheiro e que adorava curtir suas aposentadorias e o transformou em ouro, fazendo-o presidente e o reelegendo.

Mas FHC fez tanta merda, tanto merda, que o povo cansou da merda. Desde então a imprensa perdeu seu toque especial. Tudo que a mesma tenta transformar em ouro invariavelmente continua sendo merda. Foi o que ocorreu com José Serra e Alckmin, é o que está acontecendo com Aécio Neves.

Na mitologia grega, tudo que Rei da Frígia tocava se transformava em ouro. Midas se arrependeu e eventualmente voltou à normalidade após perder seu toque. Tudo que ele transformou em ouro voltou ao normal, inclusive sua filha. Na mitologia daquele país sul-americano far, far away, a República deles ficou Frígida, pois não há arrependimento, nem auto-conhecimento  no meio jornalístico. Os Mídias Midásticos seguem acreditando que podem transformar merda em ouro e o máximo que conseguem é transformar merda em merda mesmo. Dilma Rousseff felizmente não foi tocada por eles.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador