Fé na propaganda enganosa (meditações sobre a alma dos negócios evangélicos)

 

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Como faço todo sábado, sai de casa cedo para ir visitar minha mãe. Ela mora a alguma distância, portanto, peguei o ônibus. Quando o mesmo cruzou a Av. Antonio C. Costa, escuto a propaganda veiculada por um caminhão de som:

“Dia primeiro de agosto inauguração da nova Igreja Mundial em Osasco. Não percam a maior concentração de fé e milagres de todos os tempos…”

O Apóstolo Valdemiro segue expandindo sua religião e ampliando seus negócios. A frase ” concentração de fé e milagres de todos os tempos” merece alguma atenção.

Não sou religioso, nem teólogo, mas aprendi algumas coisas sobre o cristianismo. Para os cristãos o maior milagre de todos os tempos foi o nascimento de Jesus. As maravilhas discursivas e os feitos milagrosos executados por Cristo estão entre os maiores que já ocorreram justamente porque são os primeiros (aqueles que fornecem os paradigmas para os demais e justificam a fé dos seguidores dele desde o século I dC). Portanto, não me parece que o Apóstolo Valdemiro possa realizar os maiores milagres de todos os tempos. Ele é um cristão que ousa se colocar acima de Jesus?

Na Idade Média, Valdemiro certamente seria acusado de heresia e queimado como bruxo ou necromante.A heresia deixou de ter relevância jurídica, mas a propaganda da Igreja Mundial pode ser avaliada à luz da legislação em vigor.

O Apóstolo Valdemiro gerencia sua religião como um negócio e a transformou num balcão de negócios. Tanto que amealhou uma considerável fortuna http://noticias.r7.com/brasil/noticias/apostolo-milionario-mora-em-mansa…. Os fiéis pagam o dizimo que sustenta financeiramente o empreendimento e a vida luxuosa dele. A propaganda da Igreja Mundial deveria ser avaliada e julgada à luz do Código de Defesa do Consumidor? Quem for à inauguração e não receber um milagre pode processar a Igreja por propaganda enganosa?

Já existem estudos sobre o estelionato religioso: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/a-ma-fe-de-p… . Não seria o caso da Polícia monitorar a referida inauguração para investigar se os milagres prometidos serão autênticos ou forjados?

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E ainda tem trouxa que

    E ainda tem trouxa que acredita nesses falsos profetas (aliás, são quase todos falsos mesmo, com raríssimas exceções) e permite que se lhes sejam arrancados recursos que seriam melhor empregados dando diretamente assistência aos miseráveis. A polícia tem que agir contra esse tipo de estelionato.

    1. Estamos numa democracia (pelo

      Estamos numa democracia (pelo menos é o que parece). Então, meu caro, o caminho não é esse e sim o da conscientização. A questão é quem vai fazer isso. Não conte com a mídia nativa, pois ela é parte interessada em manter o status quo.

  2. Na medida em que a crise

    Na medida em que a crise econômica tende a se agravar e há possibilidade de anos de recessão pela frente, somando-se a isso a possível “entrega”  do pré-sal, desta forma mantendo a educação em status quo, não vejo outra possibilidade senão o crescimento constante, e ainda mais acentuado do que até o presente momento, da adesão de fiéis.
    Agora imagine se os evangélicos decidem se unir a um Bolsonaro da vida, que já amealha um bom contingente de potenciais eleitores para 2018. A tragédia estará à vista.

    1. É muito pouco provável que um

      É muito pouco provável que um religioso fundamentalista como são boa parte dos evangélicos chegue a um cargo como presidente da república. A maiorida dos brasileiros, mesmo os mais pobres e ignorantes, não simpatizam com fanáticos religiosos. Os trinta e pouco porcento dos evangélicos até poderiam votar no cara, mas o sentimento de rejeição da maioria da população prevaleceria. Pelo menos, é o que eu espero.  

  3. Por outro lado, já temos o

    Por outro lado, já temos o nosso Jim Jones, reencarnado na figura do ilustríssimo procurador (continua procurando) Deltan Dallagnol. Vai ter fé assim em caracas.

  4. Eu acho que quem vai no

    Eu acho que quem vai no espetàculo achando que vai conseguir um milagre e não consegue, não tem o direito de processar ninguém,  afinal de contas a culpa é da própria pessoa que não teve fé suficiente. Da próxima vez, reze com mais fé e, por via das dúvidas, pague o dízimo dobrado. Ah, e pra Prefeito, vote em Datena.

    1. Você culpa a vítima da
      Você culpa a vítima da exploração da fé e não aquele que a explora para enriquecer? Sua ética é repugnante. Tão repugnante quanto o candidato que você apoia.

        1. Talvez. Mas preferi replicar,
          Talvez. Mas preferi replicar, pois um evangélico não entenderia. Provavelmente iria acreditar que você está certo e apresentou um bom argumento em defesa de Valdemiro.

      1. Se me permite

        Acredito que, desculpe o termo, ignorantes como os que vão a estas igrejas existem aos milhões. Mas também acredito que muitos desses milhões sabem que na vida nada é muito fácil:casa, saúde, amor, emprego, etc. há que se batalhar por e não sai de graça. Só que alguns acreditam que há um caminho fácil e rápido, e melhor, a culpa das agruras não é o próprio, um ser maligno está destruindo a vida dele. Não haveria um método fácil de melhorar de vida.

        Em bom portuges: aos espertos, os espertos.

  5. Acredito que as pessoas que

    Acredito que as pessoas que lá comparecem e pagam o seu dizimo serão beneficiadas, não por causa dele, mas por sua fé, podem até alcançar o *milagre* esperado, porque elas  acreditam  nisso. Na minha opinião o único prejudicado é ele mesmo, ele esta usufruindo de bens que não lhe pertence e tem ciencia disso. Com o tempo ele vai sentir o peso de seus atos.

      1. Má fé?

        Melhor participar de algo que lhe faz bem do que ficar em casa sendo bombardeada pela mídia por notícias que jogam as pessoas pra baixo e destroi sua fé na humanidade. Isso sim  é má fé. Somos falíveis , ninguém é totalmente honesto ou totalmente desonesto. Julgam uma pessoas  tola por ter fé ou de esperta por ser desonesta. É difícil uma pessoas que dedica a vida para o bem ser tão conhecida como as pessoas que fazem o mal As pessoas tem prazer em comentar o mal, gostam de apontar o dedo e julgar como se só ela fosse a dona da verdade.

        1. Não me faz bem frequentar um

          Não me faz bem frequentar um local onde percebo que o objetivo oculto dos anfitriões é tirar o meu dinheiro, usando para isso distorções dos ensinamentos de uma religião. Aliás, sou uma protetora de animas: boa parte do meu tempo e do meu dinheiro são gastos nessa atividade. Não acho que todos devam fazer o mesmo, mas a mim faz bem, sinto como se fosse uma missão. Eu pergunto, se esses líderes que comandam essas religiões têm boa fé, porque têm que ganhar (e muito) para divulgar suas mensagens? Issó é comércio, não é religião. Se não têm má fé, então que se registrem como comerciantes, paguem impostos e a partir dai, dentro da lei e da sinceridade, desenvolvam sua atividade.   

          1. concordo com voce quanto a

            concordo com voce quanto a  criticar o mau uso do dinheiro uma vez que é livre de impostos e como doação deveriam ser aplicados totalmente em benfeitorias para o povo, também não frequentaria  , mas não critico quem o faça. Acho que se a pessoa esta lá de boa fé, esta fazendo a sua parte. Tem muitas destas religiões que fazem trabalhos muito respeitáveis para o povo , se o pastor ou o dono da igreja não faz a sua parte quem deve ser julgado é ele, não o frequentador como alguns aqui sugerem . Acho até que como não pagam impostos deviam ser fiscalizados e punidos de acordo com a lei.

          2. De fato, os evangélicos não

            De fato, os evangélicos não devem ser julgados, sequer criticados, porque eles, via de regra, são as vítimas. Quem tem má fé são os líderes e não os membros da base. Curiosamente, os evangélicos são ao mesmo tempo os religiosos mais e menos generosos. São os mais generosos, se considerarmos o tanto de dinheiro que doam para suas igrejas. São os menos generosos, se considerarmos a parcela desse dinheiro que efetivamente chega aos necessitados.

  6. “Mas, qualquer que

    “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mateus 18:6,7

     

    O maior milagre é a ressurreição e glorificação do corpo de Jesus e o maior poder é essa vida de ressurreição que vence o poder da morte.

     

    Focar no escândalos é fácil, pois em qualquer religião ou outra atividade humana, como política, profissional, etc, sempre vamos esbarrar  na imperfeição e corrupção da natureza do velho homem. Daí a beleza da fé cristã, que professa a fé no novo homem que é o Cristo corporativo ressurreto, (Cristo e a igreja gloriosa) e fé na obra de terminação do velho homem e da velha criação na cruz do calvário.

    1. A fé move montanhas… de
      A fé move montanhas… de dinheiro. E os pastores ficam sentadas sobre as pilhas de moedas de ouro como se fossem os dragões das lendss pré-cristãos. Fafnirs no templo em nome de Jesus. Ha, ha, ha….

  7. Propaganda enganosa muito maior e negócios nada evangélicos.

    À que público esse linguajar da veja se dirige?… missa por exemplo é termo exclusivo de católicos, tanto uma minoria autêntica, quanto católicos de fachada ( herdeiros dos corruptos da marcha da “Família” com “Deus” pela “Liberdade” que gerou o monstro da corrupta e assassina ditadura.) 

    23/07/2015

     às 15:11  Direto ao Ponto 

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/as-manifestacoes-de-16-de-agosto-decidirao-a-data-do-enterro-do-mandato-natimorto/  

    As manifestações de 16 de agosto decidirão a data do enterro do mandato natimorto

    ATUALIZADO ÀS 15H11

    Vítima de corrupção generalizada, falência dos truques econômicos, insuficiência mental e raquitismo administrativo, o segundo mandato de Dilma morreu nos trabalhos de parto. E a hora do enterro chegou, acaba de avisar a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes. Como constata o comentário de 1 minuto para o site de VEJA, os donos do picadeiro foram demitidos pela platéia farta de mágicas baratas.

    Lula é derrotado em todas as simulações da sucessão presidencial. Se o segundo turno da eleição fosse antecipado para julho de 2015, o sinuelo sem rebanho perderia para Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra. O índice de popularidade da afilhada é menor que a taxa de inflação. Oito em cada dez brasileiros acham desastroso o desempenho de Dilma. Mais de 60% querem que a supergerente de araque seja forçada a abandonar o emprego.

    Mais de 70% qualificam o governo de ruim ou péssimo. Metade dos entrevistados teme perder o emprego. Mais de 60% conhecem alguém incorporado à procissão dos 12 mil demitidos por dia. Para 76%, o custo de vida vai subir e a renda mensal continuará caindo. Quase 85% afirmam que Dilma está despreparada para lidar com a crise econômica. Sete em cada dez brasileiros responsabilizam o padrinho e a afilhada pela roubalheira do Petrolão.

    Se o horizonte desenhado pelos brasileiros tem todos os matizes de cinza, se os otimistas delirantes logo caberão numa missa negra do PT, o que falta para a consumação do sepultamento? Falta apenas que a imensidão de descontentes se transfira das pesquisas para as ruas. E sem prazo para voltar para casa. As dimensões da crise requerem pressa e pressão constante. Neste momento, um ato de protesto por trimestre é quase nada. Há um cadáver a enterrar urgentemente.

    No dia 16 de agosto, a imensa maioria de indignados precisa exigir o imediato encerramento do velório que há meses adia a ressurreição da esperança. É o povo quem forja o próprio destino. É perda de tempo ficar à espera de homens providenciais. Os políticos acabarão fazendo o que for ditado pelo coro da multidão. Sempre foi assim. E assim sempre será.

    Minha obs. : Missas Secretamente Negras, quem celebra é essa turma de direita raivosa:

    Missa negra – Wikipédia, a enciclopédia livre

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Missa_negraA Missa Negra é um ritual cerimonial de Satanismo que visa uma inversão, não da liturgia nova, do Papa Paulo VI (1969), mas da liturgia Tridentina, uma codificação dos diversos ritos da Igreja que foram evoluindo desde os tempos apostólicos pelo Papa São Pio V no Concílio de Trento da Igreja Católica , usado como rito …

     

  8. Sem dúvida essas igrejas

    Sem dúvida essas igrejas neopentecostais nasceram de um fogo satânico, maldito, por um bando de gente impiedosa e cruel, com o fito de enriquecer às custas de pobres coitados, submetidos a tudo por não terem o senso crítico capaz de sentir, no fundo, o quão manupulados tem sido por essa corja de ladrões. 

    Os fiéis são vítimas de extorsões diuturnamente. A cada dia os falsos pasores criam algo mais para engambelares suas vítimas. Estas, coitadas, mesmo percebendo um mísero salário, se obrigam a deixar parte dele – nem sempre apenas 10% – com as promessas infames de que será o seu sagrado dinheiro investido no céu, onde eles verão a Glória de Deus, e lá se vão as mentiras. Já se mostrou nas redes sociais até mesmo que a Igreja Universal tem dado a esses infelizes, incautos, um tal de um documento assinado por Jesus, com a chave do paraíso. Muita safadeza para ficar essa gentalha impune, e ainda termos que assistir esses monstros ditando normas sobre corrupção, contra os governos, muito menos corruptos que eles, sem a mínima noção que um dia alguma justiça se fará contra essa bandalheira. E ainda pensar que os governos acatam os pedidos dessas igrejas nojentas para se livrarem de impostos. Ou seja, do que temos notícia, muto melhor que qualquer emprego neste mundo, e não apenas no Brasil, é um ser humano – desumano – abrir uma igreja neopentecostal. Não precisam pagar impostos por suas empresas; podem engambelar vários maracanãs inteiros, viverem nababescamente ao arrecadar milhões semanais dos pobres coitados, sem, contudo, nunca, jamais, cumprirem suas promessas, deixando os fiéis sempre sob suas mentiras. 

    Já perguntei a alguns fiéis dessas igrejas, que poderiam ser chamadas de casas de jogos ilícitos, enfim, por que eles são doentes, e não se curam de suas enfermidades. A resposta, talvez induzidas por seus “mestres” criminosos é sempre a mesma: “O pastor entende que eu sou pessoa de puca fé”. 

    Não sei se foi Macedo quem inventou essa roubalheira toda. O fato é que ele, com poucos estudos, simples funcionário de um órgão do RJ, decidiu se licenciar, após umas férias, para fundar sua igrejinha no Rio. Já foi denunciado algumas vezes, e até preso, mas seu poder se tornou tão imenso que nada o afeta. Nem mesmo aquele fato horrendo do seu colega de malandragens ao quebrar a Santa diante da tv que os coitados pagam. O tal Onorildo, que esculhambou com a Santa – não se sabe por ser santa ou por ser negra, pois se tratava da Nossa Senhora Aparecida, que é negra -, enfim, esse borra-bosta foi à época mandado pra Miami, onde Macedo tem uma mansão com torneiras de ouro. E hoje o tal Onorildo não é menos que um dos diretores da Record. Naquela época ele era magrinho, mas hoje é um homem forte, bem parrudo, de tanto comer bem com os dízimos dos pobres coitados.

    A Internet serve para mostrar via Youtube qualquer denúncia de um bandido como Youssef, mas nunca serviu pra mostrar e punir Macedo, Onorildo e outros na imagem triste e pesarosa deles e outros fazendo chacota do dinheiro que os fiéis haviam lhes doado por mera injenuidade e pobreza de espírito. Qualquer um de nós vai ao Youtube hoje e vê a mesma cena epercutida no JN daqueles anos em que a Santa foi destruída. Parece que o título é: “Como o bispo Macedo ensina os patores a roubar”. Tá lá, registrado, pra quem quiser ver. Mas, os coitados aceitam a mentira de que aquilo foi uma montagem, como montagens serão todas as imagens dessa porcalhada imunda.

    Todos os dias esses bandidos inventam uma coisa pra incentivar e mexer com seus fiéis. Um dia é um movel metálico, que dizem ser a Arca da Frotuna, feito em ouro, e que cada fiel, ao pegar naquela coisa ficará rico. 

    Noutro dia, como vi, era pra cada fiel levar uma flor pra casa – todas vendidas no templo – e depois trazerem-na já murchas, para levarem ao altar, e, assim, saberem que todos seus pedidos serão atendidos por deus ( não com D maiúsculo, claro).

    Há poucos dias, aqui em Natal, a chamada dos gatunos era a seguinte: “Vocês sabem que Jesus foi batizado no rio Jordão. De lá nós trouxemos um lenço azul, molhado naquelas águas, e abençoado, para que todos vão à tal igreja e pegarem, de graça, seus lencinhos molhados com aquelas águas; tudo de graça”. Mostra envelopinhos como aqueles das antigas aeronaves, a serem distribuídos aos fiéis. 

    Eu, de tanto me indignar com toda essa roubalheira, com todo esse comportamento vil, criminosos, desses bandidos, não acho que perco meu tempo em ver o que eles fazem diuturnamente com nosso povo. Fico bastante indignada com tudo isso, e acho, sim, que não deveria ser normal a gente assistir a tanta roubalheira como se estivesse concordando com ela.

    Duvido que algo aconteça contra essa gentalha, que hoje tem uma bancada forte na Câmara Federal e nas outras assemléias, tendo até o Eduardo Cunha, outro bandido como incentivador dessa calhordice, mas pelo menos não me sinto longe dos meus princípios ao denunciar e demonstrar o quão incoformada sou, e o quanto tudo isso me causa uma enorme tisteza, senão pela riqueza amealhada por esses ladrões, mas, e sobretudo, por que eles amealham suas riquezas, enquanto nada tenho contra os fiéis dessas igrejas, senão muita pena deles, e de ver que nosso País poderia mudar essa realidade.

  9. Erro bíblico teológico
    O maior milagre não foi o nascimento, mas sim a ressureição de Jesus dentre os mortos. Todos os fundadores das religiões nasceram; mas, segundo os relatos do evangelho apenas Jesus Cristo ressuscitou.

    1. E nem nisso Cristo foi original

      Odin, Osiris, Tamuz, Ishtar… a história antes de Cristo está recheada de deuses que morreram e ressuscitaram.

      1. Mitologia

        Conforme a minha inserção, segundo os evangelhos. Os outros “deuses” são entes mitológicos. Originalidade não é sinônimo de veracidade. 

        1. Ah, entendi!

          Cristo, como está no Evangelho, tem presunção de veracidade, mesmo vindo depois. O resto é só “mitologia”…

          Cristãos, mais uma vez com seus argumentos do tipo “o MEU deus é o verdadeiro!” ou “se está na Bíblia, é inquestionável!”.

          A Bíblia virou a norma fundamental de Kelsen…

          1. Foco no texto

            Apenas corrigi o escritor que declarou ser o maior milagre do cristianismo o nascimento de Cristo. No antigo livro do Ramayana, quem já o leu, percebe a natureza mitólogica da sua narrativa. O que afirmei e reafirmo, é que os evangelhos, e não eu, apresentam a ressurreição do fundador do cristianismo como fato. Só isso!

          2. Foco no texto

            Apenas corrigi o escritor que declarou ser o maior milagre do cristianismo o nascimento de Cristo. No antigo livro do Ramayana, quem já o leu, percebe a natureza mitólogica da sua narrativa. O que afirmei e reafirmo, é que os evangelhos, e não eu, apresentam a ressurreição do fundador do cristianismo como fato. Só isso!

          3. Foco no texto

            Apenas corrigi o escritor que declarou ser o maior milagre do cristianismo o nascimento de Cristo, e não é. Quem lê o antigo livro do Ramayana percebe a natureza mitólogica da sua narrativa. O que afirmei e reafirmo, é que os evangelhos, e não eu, apresentam a ressurreição do fundador do cristianismo como fato. Só isso!

    2. Inocente

      Hà meu caro Cesário, vc é muito inocente. Antes de crisrto dezenas de outros “deuses” nasceram de uma virgem, fizeram milagres, foram assassinados e ressutaram.

       

      E mais,a a bíblia não é a fiel e infalível palavra de deus. É mais um livro, como tantos outrso, este feito sob medida pelos velinhos de roma, só para impor medo e dominar os mais incautos. Para 1/3 da população mundial deu certo.

       

      Por fim, vc apenas é um cristão e talvéz evangélico, por ter nascido por estas terras colonizadas pelo imperio anglo/americano, senão, poderia estar disposto a matar em nome de outro deus.

       

      Caiu a ficha???

      1. História da religião

        Realmente 1/3 da população mundial se declara cristã, e quase 1/4 mulçumana. Ambas fazem uso de livros sagrados: A Bíblia e o Alcorão. Cerca de 16% da população mundial não está ligada a qualquer religião, o que não significa que sejam ateus. O que indica que, ou tem muita gente ainda enganada; ou que de fato a religião possui relevância.

  10. Quando milhoes de brasileiros

    Quando milhoes de brasileiros que trabalham passam serias dificuldades e sao espoliados por pastores 171

    e sim caso de POLICIA 

    A s igrejas serias nao fazem os SHOWs de cura  pregam simplismente os preceitos cristaos eu nao creio mas respeito

  11. Quem engana quem?

    Ante de qualquer coisa não religioso, e sim tem ser um servo de Deus, tenho muito que aprender sobre Deus, e tudo que se sabe de Deus está na biblia, e tudo para ser um bom servo de Deus esta na biblia. A minha pergunta é será essas pessoas (muitas vezes pessoas simples) está sendo enganadas por esses pastores ou querem ser enganas, ou os dois? Todas essas pessoas andam com uma biblia na mão, que seria como um “manual para ser o servo melhor para com Deus” e cada um pede saber se o pastor esta ali falando de acordo com a palavra de Deus. O que essas pessoas querem? Ser servidas por Deus? Ou servi a Deus? Querem somente receber as benção de Deus e faze-lO de garçom?

    1. São levados a crer que Deus

      São levados a crer que Deus gosta de puxa-saco. No dia a dia usam e abusam da lei da vantagem e depois vão na igreja bajular e subornar Deus.  

  12. O grande capital, CIA e o Congresso é

    de onde advém a riqueza desses oportunistas.

    Se engana quem acha que eles vivem do dízimo dos miseráveis!! Desde os anos 70 a questão foi colocada pelo Departamento de Estado americano que deveriam financiar essa atividade em detrimento à Teologia da Libertação e todos os que se propuseram a essa empreita receberam muito dinheiro para aplicá-las e alguns espertamente aproveitaram para lavar dinheiro e ou investir em tecnologia e hoje mantém a atividade inicial, mas por pura ideologia o capital mesmo tem outra origem.

    Com  a cooptação de Ratzinger pela CIA a questão estaria resolvida em todas as frentes, mas pelo passado nazista (imediatamente as doações dos fiéis alemãs iriam despencar), este não poderia ser aceito como papa e teve de cooptar o polones Woitilla e toda ultra direita episcopal e assim a igreja católica também passou a receber a grana, mas primeiro tarefa do “bebedor de wodca” foi acabar com a Teologia da Libertação, instituir o terror e pregar o individualismo e o ataque a qualquer tentativa de defender os pobres. Quando não sobrou pedra sobre pedra o Departamento de Estado não viu o por quê de manter as grandes doações e aí foi o colapso da “religião”.  Sobraram aqueles que criaram as próprias alternativas começaram a engolir os principiantes e se for feito um estudo de quem é quem nos pentecostais se verá uma estrutura próxima ao jogo de bicho; há diversos chalés, mas quem banca a aposta maior é um ou outro capo di tuti capi!!!!!!!!!

    É lobo comendo lobo e espero novos tempos virão, pois o povo tem limites e esse comportamento começa a receber questionamentos e críticas inclusive entre eles.

  13. Faz pena saber que

    Faz pena saber que continuamos os incautos de sempre: qualquer pedaço de pano, de papel, de gritos e transformismos não mantém “antenados” aos milagres (desde que pagos). Certa vez, cheguei a acreditar que essas tolices seriam passageiras, pois, em não acontecendo o milagre (como milagre), o povo acabaria se conscientizando e voltando ao bom senso; como diria o Chico, qual o que, quanto menos acontecem os milagres, mais os incautos irão procurá-lo nos desvãos da hipocrisia. Agora, uma vez “entrando” no circuíto, difícil sair: se o jogador tem seu passe valorizado, só pode ter sido por obra do divino-pastorão; se o marido parou de beber ou o filho saiu das drogas, obra do divino-pastorão; se a filha casou ou arrumou emprego, obra do divino-pastorão. Quem gostaria de voltar à miserabilidade? Pois é, as circunstâncias deixam de ser responsabilidade das pessoas e passam a depender do divino-pastorão: desde que pague… Haja ignorância.

    1. …e se o “milagre” esperado

      …e se o “milagre” esperado não aconteceu, é porque a fé e/ou a contribuição não foi suficiente. 

  14. Os evangélicos estão

    Os evangélicos estão colocando algum risco ao projeto de poder petista?

    Só é “bom” aquilo que ajuda a causa o resto é “ruim”.

    1. Nelson Rodrigues era um

      Nelson Rodrigues era um reacionário que tinha algo a dizer, mas os reaças analfabetos políticos têm sempre este discurso tosco e raso sobre o PT.

      O que brilhantemente o colunista citou é o fato de pessoas serem logradas, independentemente de religião. 

      Em tempo: o maior evento do cristianismo é a ressurreição de Jesus, sua encarnação é o segundo.

       

    2. O “apóstolo” Valdomiro

      O “apóstolo” Valdomiro promete e faz milagres em atacado, na fila. No dia em que alguém chegar lá sem uma perna e sair com ela restabelecida, eu me ajoelharei aos pés dele e gritarei entre lágrimas: Jesus, Jesus! Alguém poderia dizer: mas isso é impossível. E o que é um milagre se não a realização do impossível? Curar dores de barriga fictícias é uma coisa, fazer milagres é outra bem diferente! 

    3. Os evangélicos estão

      Os evangélicos estão colocando em risco a vida inteligente neste país, disseminando preconceitos e estimulando a violência. Mas se te faz feliz, você pode continuar pagando o dízimo, odiando petistas e achando que todo político de direita que fala mal do PT é bonzinho e honesto. 

      PS:Eduardo Cunha, Demostenes Torres, Cassio Cunha Lima, Beto Richa e outros mandam lembranças.

  15. O que impressiona é a

    O que impressiona é a quantidade de gente desesperada, sem rumo e sem critério nem discernimento, afundada na ignorância, que alimenta e se deixa enganar por “falsos profetas” e estelionatários, que prometem “a salvação” e fazem encenação de “milagres” em troca de dinheiro! Qualquer pessoa minimamente esclarecida e inteligente sabe que a fé e a “salvação” (se ela existisse) não podem jamais ser negociada. Imaginem se haveria algum Deus que aceitaria dinheiro (qualquer quantia) em troca de uma casa, um emprego, uma vida de fartura e riquezas. Na verdade, todos os que sustentam os inúmeros charlatães divulgados por jornais e televisões, estão comprando a própria perdição. A fé (entre os crentes, é claro), só é revelada para quem ama o próximo sem distinção, para os não gananciosos, para quem pratica a solidariedade e a compaixão, para quem consegue se desapegar das coisas materiais e de desejos fúteis!

  16. Hoje acordei umas 6:30. Tomei

    Hoje acordei umas 6:30. Tomei o café e resolvi dar uma caminhada.

    Enquanto calçava o tênis, liguei a Tv no canal 215(sky), tv bandeirantes

    Havia uma pastora fazendo uma pregação. falou tanta bobagem em cinco minutos que me deu até ânsia de vômito.

    Antes que vomitasse de verdade, desliguei a tv rapidamente e fui caminhar.

  17. Tristeza….

    …eu tenho duas:

    Minha irmã por parte de mãe se diz “criacionista”. Eu nem sabia o que era isso quando ela me contou, uns 17 anos atrás. E ela me explicou, de forma simplista que, “se não está na Bíblia, não existe”.

    Ela disse de outra forma, referiu-se ao Fundamento Bíblico”. Quando ela me contou isso tentava surrupiar-me a consciência oerecend, para mim, cura. Cura da infecção por HIV com a qual convivo há quase vinte anos (completo 20 anos de diagnose em 13/11/2015 às 15:43.

     

    Falava-me, elq, a respeito da “Grande Cura” em sua vida, que era ter sidfo curada do HPV; eu olhei para ela, que tinha, na época, uns dezessete anos e perguntei, como se eu não soubesse, como ela adquirira o HPV e ela respondeu que foi quando ela perdeu a virgindade.

    Lancei-lhe ao rosto os dogmas de sua prórpia fé e perguntei se ela não encontrava um pouco de conveniência dentro de escala de valores extremamente móveis onde certas coisas diletantemente “proibidas”, como o sexo fora do casamento eram aceitáveis e até mesmo passíveis de curas milagrosas e ela me respondeu que não e que, a bem da verdade, ela foi curada e recuperar sua virgindade por conta do arrependimento (…).

    Em outra circunstância, na última vez que a vi, perguntei a ela:

    -Sou teu irmao. amas-me?

    -Sim

    -E, segundo sua crença, como meu modus vivendi eu vou para o Inferno e dela nunca mais sairei, certo?

    -Sim.

    E você, no Paraíso, estará tranquila, sabendo que seu Amado Irmão está no Inferno, por todo o sempre, padecendo das pens infernais que voc~e mesmo me listou hoje (horrores indizíveis) ficará tranquila?

    -“Deus me dará a Graça do Esquecimento”…

    Eu disse a ela:

    -Como é mesquina a tua crença, e quão sujo é teu preceptor, minha irmã…

     

    —————————————————————————————————-

    A outra tristeza é ver miha filha mais velha abraçada a estas crenças…

    Minha pobre filha…

    Conheçam meu trabalho em http://www.soropositivo.org 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador