Golisrael ataca novamente


Por Fábio de Oliveira Ribeiro

A parábola bíblica é bem conhecida e já ganhou várias versões cinematográficas. O pequenino Davi se oferece para enfrentar o campeão inimigo armado apenas com uma funda em combate singular. Apesar de todas as expectativas estarem contra ele, Davi vence o gigante Golias e põe fim a guerra. 

“Golias parou e gritou às tropas de Israel: ‘Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo.

Se ele puder lutar e vencer-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o puser fora de combate, vocês serão nossos escravos e nos servirão’.

E acrescentou: ‘Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo’.”

Ontem Israel bombardeou Gaza diversas vezes com jatos e helicópteros de guerra para vingar a morte de jovens israelenses encontrados numa cova rasa perto de Hebron: http://oglobo.globo.com/mundo/israel-comeca-bombardear-faixa-de-gaza-13086917Qualquer semelhança entre este ataque e a história de Davi e Golias é puro abuso ideológico.

Israel tem armas maiores, melhores e mais mortais do que as usadas pelos seus inimigos palestinos. Nenhum Golias invencível se apresenta diante de Israel ameaçando sua existência. O que vimos ontem foi uma população praticamente desarmada ser uma vez mais brutalmente atacada sem qualquer razão plausível. Os verdadeiros assassinos dos jovens israelenses estão entre os mortos e feridos pelas bombas e mísseis despejados por Israel em Gaza? Quantos inocentes palestinos tem que ser mortos para satisfazer a sede de sangue dos militares israelense?

Um crime foi cometido. O castigo é necessário e admitido pelos padrões de justiça em qualquer tempo e lugar, mas deve atingir apenas a pessoa dos responsáveis. Uma punição que atinge inocentes nunca é justa, exceto se os padrões de justiça forem tão distorcidos quanto aqueles que os nazistas utilizavam nos territórios ocupados durante a II Guerra Mundial (para cada alemão morto, dezenas de homens da população local eram alinhados e imediatamente fuzilados). Ao invés de procurar, processar e punir os autores dos homicídios dos garotos enterrados próximo a Hebron, Israel preferiu cometer outros crimes alimentando a espiral de injustiças. Os militares israelenses querem o fim da guerra ou apenas alimentar o conflito?

A força descomunal de Israel em relação aos palestinos é evidente. Sua disposição de usar a força bruta sem qualquer medida de justiça também. Isto equipara os israelenses não a Davi e sim a Golias. A certeza de vitória decorrente do tamanho e do melhor armamento controla o imaginário e a conduta do personagem bíblico tanto quanto parece controlar as estratégias das Forças de Defesa de Israel. A fraqueza moral dos israelenses neste momento não deriva apenas de sua disposição de praticar injustiças para remediar injustiças, como se a justiça não fosse uma negação da injustiça e da vingança, mas de sua disposição de ignorar sua própria história mítica. 

Golias, o gigante bem armado, cai diante do jovem e frágil Davi porque a justiça e a paz têm que triunfar sobre a força bruta e a injustiça. Esta é a lição moral que os autores do texto podem ter pretendido ensinar aos judeus. Israel também cairá porque se equipara cada vez mais a Golias do que a Davi? Isto é o que veremos.

Fábio de Oliveira Ribeiro

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Neste caso, é mais cabível a

    Neste caso, é mais cabível a narrativa do fantástico pão de cevada voador de Gideão. Com apenas trezentos guerreiros, o pequenino exército de Gideão enfrentou uma multidão de ferozes inimigos graças a um pão voador enviado por Deus, que saiu girando pela noite e destruindo todos eles. Devemos lembrar que os palestinos também são filhos do mesmo Deus de Israel, o Deus de Abraão, ao qual chamam de Alá e em Israel chamam de Eli.

  2. Foi o Hamas

    O Culpado das mortes foi o Hamas sim. Eles aceitaram acordo com o Fatah de aceitar negociação de paz com Israel, isso colocou o militares israelenses em uma sinuca de bico tremenda, e como não querem nem pensar em paz (não faz parte do coração deles a paz). Deram fim nesses rapazes judeus para justificar um ataque à Gaza e provocar o Hamas a voltarem a agredir Israel, justificando assim a impossibilidade de paz.

    Nossa, fiz uma acusação direta e sem provas contra os militares de Israel, que coisa horrível. Ainda assim menos terrível que a acusação feita pelos militares de Israel fizeram também sem provas e usaram elas para atacar Gaza (leia-se população inocente). Ao menos não ataquei ninguém usando minha acusação sem provas.

     

  3. davi e golias???

    É curioso que um texto clamando pela justiça atancando a suposta injustiça da resposta israelense, não tenha se dado ao trabalho de acusar a injustiça da agressão contra os jovens israelenses que até provem o contrário não eram soldados nem agentes do mossad.

    Neste caso, existe o silêncio obsequioso da tácita aprovação já que os malvados israelenses são a ponta de lança do satânico estados unidos e que não admitem o estado palestino e blá blá bla…

    Os grupos que lutam contra israel usam a população como escudo para ações. A população em si apoia esses grupos. E ai fica a pergunta qual seria uma resposta equilibrada? Que Israel aplicasse a lei de talião e sequestrasse 3 palestinos de igual idade e matasse em retribuição? O articulista escreveria um texto classificando de justa a reação ou viria com a bobajada de Davi e Golias?

    Não existem bandidos e mocinhos no eterno conflito palestino. Israel não pode simplesmente ceder sob pena de ser eliminada e palestinos não podem ter seu país porque os grupos atuantes, uma vez criado esse pais perderiam suas fontes de recursos e razão de ser. Quem sofre no final e ao cabo são os pais e mães, israelenses e palestinos que tem que enterrar seus filhos por causa de politica.

     

    1. “Os grupos que lutam contra

      “Os grupos que lutam contra israel usam a população como escudo para ações. A população em si apoia esses grupos. E ai fica a pergunta qual seria uma resposta equilibrada?”

        Por que não responde você? Do jeito que escreveu, está parecendo que a “resposta equilibrada” é o exército israelense bancar polícia, juiz, juri e carrasco e sair atirando. Sem saber você está endossando a teoria do “povo culpado”, mas espero estar enganado.

  4. “Israel também cairá…”

    Cada coisa… Grandes estados ao redor de Israel (como Turquia e Egito), o reconhecem há décadas. O Irã também mantinha relações diplomáticas até os anos 1970. A criação do Estado de Israel foi endossada por unanimidade pelos 5 membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU da época (o que incluiu a ex-URSS)

    E se milionários da Península Arábica são acusados de fazer doações ao ISIS, também são de compactuar com Israel em função do Irã…

    Mais fácil imaginar que um dia se pare de manipular o povo palestino. Isso do Hamas não reconhecer o Estado de Israel favorece discursos políticos de muita gente, mas não ajuda em nada a não ser o discurso de falcões israelenses.

    1. Morte sempre é morte

      Morte de inocente é morte de inocente. Ficar arrumando desculpas que justifiquem porque este ou aquele fez isso antes ou se ou aquele quer lucrar desta ou outra maneira não modifica a situação real. Israel atacou sem motivo e matou pessoas que não tinham nada a ver com a morte dos judeus, e que, mesmo se fossem as reais culpadas, não é Israel o “juiz de Deus”, o “Povo de Deus”, etc.. e toda esta boabagem que eles gostam de falar. A realidade é que judeu é um ser humano como outro qualquer, nem melhor, nem pior, por mais que esta maldita biblia ou torá diga o contrário.

       E o que aconteceu foi simples: JUDEUS ASSASSINANDO INOCENTES . Ponto final!

  5. Que Mundo Penso É Esse Que A “Mídia” Pensa, Heim, Clóvis Rossi?

    Se o Hamas é responsável ou tem ao menos alguma coisa a ver, com o monstruoso assassinato de três adolescentes judeus, ainda não sabemos, mas já sabemos que o estado judeu, também monstruosamente, assassinou cinco palestinos, entre eles dois adolescentes, apenas durante a operação de buscas e ninguém repercutiu esses (assassin)atos como  sendo também aberração, no caso, pior, pois de estado.

    Inútil argumentar com o “quem começou”, sem (re)conhecer o primeiro que começou, mas pense:   

    Valeria menos a vida de um adolescente palestino?

    O “Muro da Vergonha” é vivo na Cisjordânia? 

    Que mundo penso é esse que a “mídia” pensa, heim, Clóvis Rossi?  

  6. Notável assassino

    Fábio,

    Bibi Nethanyahu, assim como Ariel Sharon e tantos outros primeiros ministros israelenses, é mais um notável assassino, além de péssimo político que só se sustenta por conta das inúmeras chantagens que articula sobre um governo americano, que já começa a demonstrar cansaço com as cobranças descabidas de Israel.

    Israel é sustentado $$$ desde sempre por Tio Sam, e mesmo assim nunca conseguiu demonstrar boa vontade para qualquer acordo de paz ou outra iniciativa, se o evento não estivesse 110% de acordo com o interesse de um governo israelense incapaz de transigir, quem sabe, até pela marca do papel higiênico do qual fazem uso.  

    Não tenho dúvida que toda esta história da carochinha caiu do céu para BNethayahu, que agora foge, tal qual gato do banho, de uma negociação que poderia avançar em alguns pontos, em função da interferência de Tio Sam. Quem matou os três judeus não é e nem será questão preocupante, basta ver a quantidade de palestinos enjaulados em território israelense.

    E se os três mortos tivessem sido encontrados em local bastante próximo às fronteiras do Irã, a bravata de atacar o Irã iria ocorrer ? Afinal, nada mais fácil que pegar três corpos inertes e colocá-los aonde desejar.

     

     

  7. guerras assimétricas

    É bem verdade que há desigualdade no uso da força de Israel contra os Palestinos e que não foi realizado nenhum julgamento de direito no caso.

     Mas há outras desigualdades a serem analisadas nessa situação injusta. Israel é julgado por injustiça e covardia no abuso do poder. Mas parece que a ação dos dos palestinos  é conferida alguma espécie de e de ininputabilidade. Parece, pelo que leio em comentários, que Israel simplesmente é injusto, mas e os palestinos são justos em relação a Israel?  Nesse caso também há um outro tipo de assimetria absurda. Vejamos alguns exemplos, . Isral fornece agua e eleticidade e muito mais aos palestinos, além de fornecer direitos civis adequados aos arabes israelenses.  Os palestinos demonstram que querem o fim de Israel através de principalmente , o Hammas que é um reflexo radical da sociedade palestina. Sabemos que esses  terroristas, condenaram o Habbas por condenar o sequestro e auxiliar nas buscas, isso não seria capaz de levantar a indignação dos israelenses? .  Israel retaliou violentamente, mas não sofrem diariamente violencia psicológica e propriamente dita nesse cerco de décadas? seria possível entrar na faixa de gaza armado de fundas?  Não dá para julgar assimetricamente. Apenas Israel tem a obrigação de seguir um padrão de civilização?, os palestinos deveriam estar també em pé de igualdade nesse quesito.  Podemos também apelar para imagem de umringue, no quasl o opoente maior deva lutar limpo enquanto ao pequeno é possibilitado ao  pequeno possa dar chute nos bagos e  enfiar o dedo no olho.

    É evidente que a reação é desproporcional, mas não dá para encarar uma situação destas,  meninos inocentes mortos covardemente, de forma racional, nós aqui podemos nos dar ao luxo de avaliar um ideal, mas quem vive o inferno são eles.

  8. Um país que age como uma gangue

       apareceu 3 mortos aqui , vou matar um monte de vocês pra compensar, é mentaliade de máfia ou gangue e a tal “comunidade intercacional” só da corda. Israel é um Páis que vive do conflito, para o conflito, não passa de uma base militar gigante do ocidente no oriente, médio mais uma vez fazendo uso do fanatismo religioso, é cria da guerra e não sabe viver sem ela e vai continuar até o ocidente ter força pra sustentar isso. E quem for sensível que tape o nariz pra não sentir o cheiro dessa podridão.

  9. “e mesmo assim nunca

    “e mesmo assim nunca conseguiu demonstrar boa vontade para qualquer acordo de paz ou outra iniciativa,”

     

    O amigo desconhece alguns pontos importantes da história.

    Israel estabeleceu acordo de paz com o Egito e devolveu os territórios que ocupou na guerra.  Por que não iriam querer a paz como os palestinos?  Os palestinos realmente demonstrarm querer negociar?  Em que pónto do história os palestinos ofereceram a paz e os Israelenses não aceitaram? Fica ainda mais difícil avaliar a história sem conhecer alguns elementos básicos.

    1. Mentiroso com horror à paz

      Rogério S, não cadastrado,

      O amigo sou eu.

      Um fato historicamente recente – a negociação intermedida por Bill Clinton, tudo acertado, os dois lados ficam combinados para ir a Washington para celebrar o acordo e quem pulou fora na última hora ? Ele, o assassino Bibi Nethayahu. Chamar  Bibi de assassino, no fundo, não passa de uma redundância, pois BObama já conseguiu o que parecia impossível, matar mais que Bush Jr., o recém “detido para averiguação” NSarkozy foi o principal responsável por dezenas de milhares de mortos na Líbia, na Síria, assim como fez na Líbia, Al Thani do Qatar patrocinou $$$ milhares de mortes ou seja, muitos fazem parte deste clube.

       

      Voltando ao assunto, o governo sionista nunca quis saber de paz com os palestinos- quem pretende alcançar a paz não lança bombas de fósforo sobre o inimigo (de acordo com as convenções internacionais, é artefato de uso roibido ), recusando-se a fornecer informação a respeito do antídoto a ser aplicado nos atingidos.

      Nem vou falar no arsenal nuclear de Israel, porque lá não existe isto, não é verdade? E Mordechai Vanunu, existe ou é ficção? É por conta destas atitudes, verdadeiras palhaçadas, que a maioria não acredita no que o governo sionista fala, governo compulsivamente mentiroso

      Se resolver perder tempo para dar retorno, que o faça sem tergiversar, como é de praxe na comunidade judaica, caso contrário, pode ficr com a última palavra..

      1. “Se resolver perder tempo

        “Se resolver perder tempo para dar retorno, que o faça sem tergiversar, como é de praxe na comunidade judaica, caso contrário, pode ficr com a última palavra..”

         

        Alfredo, eu não tenho procuração para defender Israel e nem tanto conhecimento assim. Mas para mim é evidente que Israel é bem mais que alguns de seus governantes, assim como os palestinos, por isso tento avaliar de modo geral. Do outro lado os palestinos tem o Hammas que acabaram de assassinar tres garotos covardemente.  Pode ser que aja assassinos em Israel,  e me parece que não interessa ao primeiro ministro de plantão israelense fazer a paz, mas a história é um processo dinamico e as pessoas se alteram no poder,  mas, aqui entramos com uma avaliação estrutural,   pelo menos na constituição deste país não ha artigo  defendendo a extinção dos palestinos como está nos “estatutos” dos líderes dos palestinos, há uma evidente diferença institucional. Da mesma a instituição cultura israelense, além de ser democrática é baseada num Estado de direito, que respeita as liberdades individuais, inclusive dos arabes  que moram em Israle. Não tenho certeza mas o amigo podera me informar se há judeus morando na faixa de gaza ou Cisjordania que obtem as mesmas garantias, já li por aí que não.  

        A história é bem controversa os israelenses acham que os palestinos é que melam os acordos e vice-versa, no entanto é fato que Isral fez acordo de paz com o Egito devolvendo territórios ocupados, portanto em algum momento quiseram a paz. Também é fato que Israel devolveu a faixa de gaza de onde os Hammas agora atira foguetes contra a população civil de Israel. Por que devolveram se não havia alguma vontade de fazer a paz? talvez o amigo possa responder também esse enigma, devolvem territórios para uma povo infinitamente mais fraco e com o qual não desejam a paz?  Podemos argumentar que não querem a paz mas consideraram justo devolver os territórios, ou queriam agradar a comunidade internacional, mas parece ser bem mais plausível achar que viam algum futuro na negociação.   O amigo apontou todos os defeitos de Israel, mas e o outro lado? Não acha também que há algo errado? É possível acreditar que o Hammas queira fazer as pazes com Israel? É possível acreditar na Autoridade palestina que se associa com esse grupo criminoso?  Não há santos na história mas  é possível perceber que os Israelenses no geral  mais desejam a paz do que a guerra.

  10. “como é de praxe na

    “como é de praxe na comunidade judaica, “

     Alfredo, essa é uma afirmação um tanto simplória, a comunidade judaica é democrática, e portanto, alberga, como em qualquer democracia uma miríade de opiniões, desde o mais delirante ortodoxo até os expoentes liberais.Há inclusive os judeus anti-sionistas.Salta aos olhos a diversidade de opiniões nessa comunidade, já leu alguma opinião do Marcos Guterman, jornalista do Estadão? Um judeu bastante sensato e autocrítico quanto aos problemas do sionismo e dos governantes judeus. E que apoia a solução dos dois estados, aliás muitos judeus tem essa opiniõa.Se a direita está no poder agora, é preciso avaliar as circunstâncias que levaram a maioria a eleger um governo neste ponto do espectro.  

  11. “como é de praxe na

    “como é de praxe na comunidade judaica, “

     Alfredo, essa é uma afirmação um tanto simplória, a comunidade judaica é democrática, e portanto, alberga, como em qualquer democracia uma miríade de opiniões, desde o mais delirante ortodoxo até os expoentes liberais.Há inclusive os judeus anti-sionistas.Salta aos olhos a diversidade de opiniões nessa comunidade, já leu alguma opinião do Marcos Guterman, jornalista do Estadão? Um judeu bastante sensato e autocrítico quanto aos problemas do sionismo e dos governantes judeus. E que apoia a solução dos dois estados, aliás muitos judeus tem essa opiniõa.Se a direita está no poder agora, é preciso avaliar as circunstâncias que levaram a maioria a eleger um governo neste ponto do espectro.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador