Jack, o estripador paulista

Chego ao restaurante pontualmente ao meio-dia. Minha companhia ainda não chegou. Enquanto aguardo dois colegas de profissão para o almoço, olho sem prestar muita atenção para uma TV sintonizada na Rede Globo. Começa o telejornal.

Notícia: colisão de vários e motocicletas em razão da neblina. Dois mortos. Corta para uma foto da Ponte Estaiada mergulhada na nuvem rasteira. O jornalista Cesar Tralli comenta a imagem: como em Londres nos velhos tempos…

O padrão global de jornalismo desterritorializado entrou em ação. Não basta ser neblina, tem que ser fog. A atual cidade de São Paulo ganha destaque europeu ou perde sua beleza latino-americana ao ser comparada com a capital inglesa do século XIX?

Londres mergulhada no fog é uma imagem bonita, cinematográfica. Evoca os becos de Whitechapel nos filmes da Hammer Film Productions. Jack, o estripador, continua degolando prostitutas? Sinto que há algo errado no comentário de Tralli. O que será?

Consulto o Google no smartphone Samsung. A busca virtual pelo sagrado fog londrino me conduz à História de Londres, cidade insuportavelmente poluída mergulhada no smog produzido pelo uso intensivo de carvão. O telejornal não noticiou os níveis de poluição na capital paulista no momento do acidente fatal. A comparação tralliana é abusiva.

O estripador atacou novamente. No telejornal os fatos foram degolados para que a ideologia da subserviência cultural ocupe um lugar de destaque no imaginário do respeitável público paulista. Meus amigos chegaram. Guardo minha navalha virtual e dou uma gargalhada macabra, digna daquele ator inglês que morreu há algum tempo. Durante o almoço ninguém ficará sabendo que acabei de degolar a prostituição jornalística. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador