Michel Temer e a questão da Justiça

Hoje pela manhã deparei-me com o seguinte Twitter do economista Bresser Pereira:

Sim, a volta à barbárie
A proposta de ajuste fiscal do governo Temer é, sim, a volta à barbárie. E me faz ter… http://fb.me/1hUeL60OJ

A discussão levantada pelo honrado tucano que desde o primeiro momento se colocou contra o golpe de estado, levou-me a fazer algumas reflexões sobre a questão da Justiça. Como sou advogado não estou qualificado para discutir economicamente as escolhas feitas por Michel Temer. Meu desafio foi discutir uma questão complexa e delicada isto usando apenas os 140 caracteres permitidos pelo Twitter. Eis o resultado.  

Economista, @BresserPereira atacou o congelamento de gasros estatais. Advogado de operários vejo @MichelTemer como um torturador dos pobres.

@BresserPereira Onde e quando nasceu o sadismo de @MichelTemer? Não basta a elite ter tudo? Porque ele deve tirar algo de quem já tem pouco?

@BresserPereira Sire @MichelTemer ficará feliz com o retorno da fome, com o aumento da natalidade infantil, com o suicídio de aposentados?

@BresserPereira A felicidade dos brasileiros pobres introduzia alguma dor na vida plena e feliz de @MichelTemer?

@BresserPereira Sire @MichelTemer me lembra um amigo de infância que adorava pisotear insetos. Eles fariam o mesmo conosco se fossem homens!

@BresserPereira @MichelTemer Nos últimos 15 anos os brasileiros ricos ficaram mais ricos. Lula e @dilmabr não pisotearam insetos dourados.

Como @BresserPereira e @dilmabr explicam o ódio de classe de @MichelTemer? Ele é um sociopata? Um discípulo de Sade? Agente infernal?

@BresserPereira @dilmabr Nenhuma destas respostas, porém, informa qual é a origem do mal. Quem @MichelTemer quer ferir ao maltratar o povo?

@BresserPereira @dilmabr Talvez @MichelTemer queira ferir a si mesmo. Ele criou para si uma imagem aristocrática para esconder suas feridas?

@BresserPereira @dilmabr Pobre sire @MichelTemer. Ele se esforça tanto para deixar de ser um inseto que foi um dia esmagado.

@BresserPereira @dilmabr Mas justamente ao se esconder @MichelTemer pode ser visto. Ao liberar seu sadismo ele quebrou o espelho encantado!

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer No século 5 a.C., Sócrates concluiu que era preferível para o homem sofrer injustiças a ser injusto.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer Os insetos devoram uns aos outros. Eles não tem uma medida da justiça. Falta-lhes algo: humanidade.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer Meu amigo que pisoteava insetos agia, portanto, como um inseto. Nunca fui capaz de admirá-lo.

@BresserPereira @dilmabr Tratado como um inseto, sire @MichelTemer reproduz agora o mal que foi lhe feito. Crê, coitado, que é mais humano.

@BresserPereira @dilmabr De sire @MichelTemer só podemos dizer uma coisa: ele não é a nunca será socrático, pois rasgou a medida da Justiça.

@BresserPereira @dilmabr Alimentado, volto ao tema. Já vimos que @MichelTemer não é  socrático. Qual o conceito de justiça que ele emprega?

@BresserPereira @dilmabr Sire @MichelTemer quer reordenar a economia: vai tirar dos pobres para dar mais aos ricos. Ele usará força bruta.

@BresserPereira @dilmabr Logo, podemos concluir que como Trasímaco, sire @MichelTemer crê que o justo é o que o dominante diz ser justo.

@BresserPereira @dilmabr Sire @MichelTemer está disposto a fazer o mal, mas não a todos e sim àqueles que ele nunca quis representar.

@BresserPereira @dilmabr O país de sire @MichelTemer não é de todos. É de alguns, daqueles que consquitaram o poder com um ardil (o golpe).

@BresserPereira @dilmabr Ao que tudo indica, sire @MichelTemer usa o conceito de justiça de Trasímaco e a ciencia política de Maquiavel.

@BresserPereira @dilmabr O problema de sire @MichelTemer é evidente. O poder injusto está sempre sujeito aos caprichos da deusa Fortuna.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer Trasímaco só é usado como um contraponto à Sócrates. Seu conceito de justiça nunca foi levado a sério.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer O sucesso de César Borja, a quem Maquiavel dedicou O Príncipe, foi breve. Ele teve um fim trágico.

@BresserPereira @dilmabr Os dois pilares em que sire @MichelTemer subiu para governar se sustentam sobre um icone fragil da deusa Fortuna.

@BresserPereira @dilmabr Doravante seremos todos inimigos de @MichelTemer. E a Fortuna estará como sempre esteve ao lado dos mais numerosos.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer O conceito socrático de justiça segue sendo válido: é preciso agir e governar sem provocar injustiças.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer Irônico, Sócrates pode ter dito algo mais ao afirmar ser preferível sofrer injustiças a ser injusto.

@BresserPereira @dilmabr @MichelTemer A vítima de injustiças nunca perde sua humanidade. O injusto ou não é um homem ou deixou de sê-lo.

@BresserPereira @dilmabr Sire @MichelTemer escolheu ser desumano ou ele nunca foi um homem? Esta, meus caros, é a verdadeira questão.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador