Revista GGN

Assine
Fábio de Oliveira Ribeiro
Fábio de Oliveira Ribeiro

O crepúsculo do deus da Lava Jato, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O crepúsculo do deus da Lava Jato

por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Morodämmerung (o crepúsculo do deus da Lava Jato, opereta trágica em três atos) já começou, mas não pelas mãos do advogado de Lula. E nela, gostamos ou não, Zanin é apenas um figurante subalterno.

O destino do herói da Lava Jato foi definido no exato momento em que Gilmar Mendes desautorizou as prisões lavo-jatianas. Satisfeita com o dinheiro de propaganda que recebe da União, a imprensa começou a exigir o fim da operação para salvar a corja que assaltou o poder.

Se resistir ao inevitável Sérgio Moro será esmagado. Se não resistir ao desmantelamento de seu poder judicial-midiático o ego dele o esmagará por ter sido descartado antes de conseguir um posti de imperador absoluto e intocável num Tribunal em Brasília.

Em 13 abril de 2016, logo após Temer assaltar o poder, imaginei os desdobramentos possíveis do golpe:

"...novo regime será obrigado a cumprir sua promessa de garantir impunidade para os 300 ladrões que endossaram o golpe de estado. Todavia, isto não pode ser feito dentro dos limites traçados pela constituição federal sem que o Executivo exerça uma pressão ilegal e insuportável sobre as instituições. As primeiras vítimas do golpe serão, portanto, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

A reação dos órgãos estatais às novas diretrizes impostas por Temer para garantir o bem estar e a tranquilidade da sua quadrilha provocará a primeira crise do novo governo. A flexibilização da constituição - instrumento que garantiu o impedimento sem fundamentação jurídica - será seguida pela flexibilização do Direito Administrativo. Juízes, procuradores e promotores que colocarem em risco a nova República de velhos ladrões serão pressionados, afastados e perderão seus cargos.

Os expurgos promovidos por Michel Temer irão necessariamente continuar enquanto autoridades do Judiciário e do MP demonstrarem independência e disposição de resistir à nova tirania. Em algum momento parte da imprensa terá que escolher entre ser esmagada pela opinião pública ao servir ao tirano ou ser esmagada ao lado de suas vítimas.

Outra consequencia necessária do golpe de estado será a flexibilização do Direito Penal. Além de criar exceções para salvar seus 300 ladrões parlamentares, Michel Temer será obrigado a restringir o espaço político mediante uma brutal repressão policial. O rigor da Lei Penal será então utilizado apenas com uma finalidade: calar os adversários do novo regime. Aqueles que se recusarem a instrumentalizar a “Penalização” discriminatória com finalidade política também serão degolados com base no Direito Administrativo flexibilizado. Delegados e policiais corretos logo começarão a sofrer os efeitos dolorosos golpe de estado."

http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/the-day-after-coi...

Tudo o que esta ocorrendo era previsível. Sérgio Moro acionou a moenda de gente ao grampear Dilma e vazar a conversa dela com Lula, mas não conseguirá sair ileso da máquina que esmaga pessoas para produzir riqueza privada para os donos do poder. Pequena perda direi quando o pedestal dele for derrubado e ele mesmo for triturado após ter servido à quadrilha que assaltou a presidência e a república.

 

Média: 4.6 (30 votos)
19 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Delenda Rede Globo

Este golpe não teria dado certo sem a Rede Globo.

Enquanto a Rede Globo existir, o país não avança.

Não podemos sequer sonhar com uma nação mais avançada considerando a existência de uma Rede Globo (ou algo similar que venha apenas ocupar sru lugar).

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Na Mosca!

Sr Álvaro, o senhor não está certo. Está certíssimo!

Concordo plenamene com essa opinião. O que seria mais rápido, antes dos herdeiros duplicarem as fortunas bilionárias, seria um boicote cruel a este meio de imposição da opinião dos menos avisados e/ou batráquios.

A começar pelos anunciantes.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Moro será descartado tão logo

Moro será descartado tão logo cumpra seu papel histórico, da mesma forma que JB, ex-heroi do PIG que hoje amarga o ostracismo. Os gupos dominantes não permitirão que a Lava Jato vá para além do seu objetivo (a destruição do PT e de seu neodesenvolvimentismo, e indiretamente da esquerda). O "acidente" com Teori está, entendo meu, inserido nesse contexto: substitui-se um elemento vacilante por outro, de plena confiança. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Descansem os neurônios

"...Sérgio Moro acionou a moenda de gente ao grampear Dilma e vazar a conversa dela com Lula..."

Não consigo entender a importância para os fatos que se sucederam, a divulgação de um diálogo que todos afirmam ser de nehuma ilegalidade. Dilma caiu porque levou uma rasteira dos seus aliados . Aliados estes claramente de ideologia antagônica,   há muito conhecidos como cobras criadas .Na história universal mais recente temos o exemplo dos ditadores Stalin e Hitler.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Você comparou a tolerante e

Você comparou a tolerante e pacífica Dilma Rpusseff a Hitler e Stalin, portanto, defende os bandidos que assaltaram a presidência no Brasil. Quanto você recebe para espalhar mentiras e comparações absurdas?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Extremos

Prezado, quis dizer que aliança política entre a esquerda e a direita nunca termina bem.Só isto.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nome da responsável por tudo

Nome da responsável por tudo isso: Dilma Houssef.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

 "Se eu tiver que escolher entre um amigo e um oprimido, eu fico com o oprimido. Eu tenho lado e não escondo! Não sou daqueles que ficam em cima do muro para agradar lad

imagem de josé da silva (brasileiro)
josé da silva (brasileiro)

IGNORÂNCIA S/A

A responsabilidade de tudo é e continuará sendo a maior Sociedade Anônima brasileira: a ignorância daqueles que golpeando a vontade popular de 54.500.000 de votos( a maioria) perpetraram o golpe em gestão.Não ter sensibilidade para tanto, ou é ignorância mesmo, gado da globo, ou é desonestidade atávica e classista.Isto se não for as duas coisas ao mesmo tempo.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Fábio de O. Ribeiro
Fábio de O. Ribeiro

Você culpa a vítima do golpe,

Você culpa a vítima do golpe, portanto está ao lado dos corruptos que assaltaram a presidência.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ciro Medeiros
Ciro Medeiros

Os comentários feitos no

Os comentários feitos no texto citado - o texto de abril - são excelentes; o RDMAESTRI, por exemplo, ao citar o inchamento das cidades brasileiras (pseudo-urbanização), geradora de uma miséria brutal (material e psicologica): "Quando comento acima todos estes problemas, coloco-os mais como problemas do que como um potencial revolucionário, pois a propaganda midiática tirou do povo totalmente a crença na capacidade de partidos chefiarem qualquer coisa. Ao mesmo tempo em que os partidos convencionais não têm credibilidade, não podemos pensar nem na possibilidade de uma revolta com alguma organização e controle revolucionário, mas podemos pensar numa reação do tipo tumultos generalizados, saques e qualquer movimento espontâneo que será simplesmente incontrolável.

Os idiotas da direita devem estar já tramando para a edição de medidas de emergência como estado de defesa e um posterior estado de sítio. Porém estas sumidades não devem saber fazer cálculos, se das cinco regiões metropolitanas tivermos um número perfeitamente possível de um saqueador por cada 100 habitantes, isto dá 450.000 pessoas, que corresponde ao numero total de todas as forças policiais do Brasil, que são 425.000 policiais. Se somarmos a estas todos os efetivos das forças armadas brasileiras, tem-se mais 327.000, que se mobilizadas. Sabendo que tanto os efetivos das forças policiais de todo o Brasil ou mesmo das forças armadas não podem ser transferidos para cinco regiões metropolitanas, sem medo de errar digo que poderão contar com no máximo 200.000 policiais e soldados num esforço de guerra. Numa situação de incapacidade de controle deste tipo, poderíamos supor que o número de saqueadores pode aumentar tranquilamente para 1 a cada 50 habitantes, o que significará 1 policial ou soldado para cada 4,5 saqueadores. Ou seja, ninguém segura mais."

 

Acho que a grande questão - para a esquerda - a respeito do que fazer agora é o que já foi comentado no texto de abril: a possibilidade de grupos de esquerda formarem grupos de luta armada. Isto tem que ser evitado a todo custo porque isto seria usado para matar - literalmente, chacinar - a esquerda brasileira. Seriam dezenas de milhares de mortos - seria uma lavagem cerebral no país pior do que a ditadura militar. 

 

A esquerda não pode se lançar a rua em uma tentativa desesperada de ser vanguarda da revolução; o melhor a se fazer agora, é direcionar a energia da militância para conversar com povo, para entendê-los, sem arrogância acadêmica e se tentar induzi-los a ir pra protestos - o objetivo agora deve ser entneder o povo e aprender a segui-lo. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ciro, obrigado pelo respeito as conclusões que são mais....

Obrigado pelo respeito às conclusões que são mais projeções do que conclusões. Tenho um texto do qual retiro dados para o comentário que podes achar em: “Demografia brasileira, um item pouco lembrado em análise da capacidade de mobilização”, é mais analítico comparando com dados reais o Brasil de 1964 com o Brasil atual.

Vou retomar o assunto e colocar um artigo no meu Blog, porém por críticas que tenho feito a editoria da GGN os últimos artigos tem sido ignorados, mas se daqui um ou dois dias olhares lá verás a atualização!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fábio de O. Ribeiro
Fábio de O. Ribeiro

A esquerda já perdeu a rua e,

A esquerda já perdeu a rua e, por consequência, se tornou incapaz de resistir ao golpe de 2016. A violência genocida será desencadeada de uma forma ou de outra. Michel Temer está jogando gasolina no fogo e muitos serão incinerados nele, culpados e inocentes.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de josé da silva (brasileiro)
josé da silva (brasileiro)

O vil fhc até tenta "salvar" uma oposição ferida...

... pra coisa não ficar tão barata no país do tucanistão xiita.O Lula passou a ser a oposição consentida.Atualmente o PT de 2017 é o MDB logo após 1968. O psdb/pmdb são a ARENA. Assim mais uma vez a história se repete como farsa-à -jato.Para nova tragédia do povo brasileiro.Agora está chegando a vez do servo "inocente" útil ser "descartado"quem sabe em harvard, quem sabe em columbia, as universidades do status quo obama-trumpista.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves

Má fé, ou estupidez?

"O Lula passou a ser a oposição consentida". "O PT é o MDB". Ou é má fé, ou é estupidez.

Me traga uma evidência desta afirmação descabida. O FHC foi defender o Lula? Quanta inocência, batman. FHC foi se defender, uma vez que a tese esdrúxula deste MP facista de que o chefe do estado tem que saber de tudo que se passa em todos os escalões de poder de todas as empresas e repartições públicas inviabiliaza o exercício do poder e torna o governante refem do judiciário, que o acusa do que quiser, quando bem quiser.

Lula é a única liderança popular do país e a única força de Esquerda que realmente  preocupa a Direita. Lula NUNCA será consentido nas rodas da elite do poder. esas preferem uma bomba atômica em parte do país do que Lula.

Há um processo de destruição do PT e de criminalização do respirar do Lula. Estas são tarefas do golpe, juntamente com o desmonte do Estado e o enfraquecimento da soberania nacional diante de suas riquezas.

Moro é um capacho da Direita, um pião do serviço americano, cuja alção está chegando no limite do que pode ser aceitável dentro das contradições do consórcio golpista. Sua função se encerrará com a condenação do Lula.

Associar o "crepúsculo" deste sabujo de piso a um suposto acordo dos golpistas com o Lula, ou é ma fé , ou é estupidez.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Luiz Gonzaga da Silva
Luiz Gonzaga da Silva

"As primeiras vítimas do

"As primeiras vítimas do golpe serão, portanto, o Ministério Público e o Poder Judiciário." 

 

Certo, mas alguns setores estão compromissados até o pecoço com o golpe. Aí se incluem Lava-Jato e STF.

A mexida nas peças por GM, a "reação" de SM( gente! É Sérgio Moro e, não, sadomasoquismo que é o método adotado em Curitiba) me parecem jogo de cena. Está todo mundo de acordo em colocar água na fervura até esfriar.

O delegado que chamou Lula de anta e enalteceu seu apoio ao delatadíssimo Aécio, largou o osso. A meta de colocar no poder o grupo em que votou foi atingida, então, agora é ir para a praia curtir a vitória.

Janot deve estar torcendo para chegar a primavera, apesar de rumores indicarem que pretende se reeleger. De repente, entra na dança para, tal qual os militares da ditadura, conseguir uma proteção para quando o país acordar. Lá, certamente, terão que responder pelos crimes contra a economia e defesa estratégica do Brasil. Um dia, os verdadeiros bastidores da Lava-Jato com seus "acordos" internacionais virão a tona. Está na hora de Janot pedir ajuda a Padilha.

Os lances da velha mídia são de embrulhar o estômago. O tratamento diferenciado dado as nomeações de Lula e do "gato angorá", os tardios editoriais críticos a Lava-Jato. Hoje, do nada, já que é fato passado, Elio Gaspari critica Moro pela divulgação do grampo ilegal entre Dilma e Lula. Na época ficou mudo diante do verdadeiro massacre midiático imposto aos ex mandatários da nação.

Os paneleiros hipócritas estão usando seus artefatos para seu fim original, ou seja, cozinhando. Isto até quando a PEC da morte permitir comida dentro delas.

Enfim...

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcos K
Marcos K

Só espero que dessa vez a

Só espero que dessa vez a esquerda tenha aprendido alguma coisa.

Com essa gente não se negocia, não se faz amizade e não se deve ter piedade. São inimigos do país e do povo e devem ser tratados de forma implacável.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Serralheiro70
Serralheiro70

Aqui se faz...

Aqui se paga .

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de WG
WG

O último ato.

Parece que restou à farsa-a- jato e ao justiceiro moro somente um trunfo: a prisão de Lula. Se acontecer, certamente será o último ato dessa opereta. 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Victor Suarez
Victor Suarez

Não vejo a hora dessa p o r r

Não vejo a hora dessa p o r r a terminar. O Judiciário será devidamente enquadrado e não terá jamais o aopoio do povo para mais absolutamente nada.

Políticos passam, juízes são vitalícios e intocáveis, ou seja muito mais perigosos.

O maior inimigo do povo é a mídia monopolista que manipula com muita facilidade as mentes infanto-juvenis dos nossos adultos-criança concursados, médicos e afins.

É a mídia-monopolista-capitalista-financeira que bate panela, que xinga Dilma, que quer Lula preso ... o resto é resto.

Delenda Rede Globo.

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Desmontando as barracas

Parece que atacam em várias frentes, uma mais visível e o desmonte da PF do Paraná, em especial os que serviam ao MP da LJ. Um dos delegados na sexta foi promovido e transferido... para o Espirito Santo. 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.