O futuro da guerra

Quase todas as guerras do século XX e início do século XXI, grandes e pequenas, externas e civis, tem o mesmo motivo: controle de regiões ricas em petróleo e gás natural. O ataque israelense em curso aos palestinos não é diferente. No fundo Israel pretende submeter a população da Faixa de Gaza para poder explorar tranquilamente as jazidas de petróleo e gás que existem no subsolo do litoral da mesma.

 

Tanques e aviões são movidos a gasolina. Barcos de guerra e submarinos são movidos a óleo diesel. Caminhões que transportam tropas e munição também são movidos a óleo diesel. As indústrias que fabricam apetrechos militares são movidas à energia elétrica, que é total ou parcialmente produzida por motores à combustão. O combustível que fomenta a guerra também movimenta as máquinas e as economias de guerra.

 

Em algum momento futuro o petróleo e o gás natural acabarão. Mas o resultado não será o fim da guerra, pois este fenômeno terrível acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Antes de usarem as modernas máquinas de matar movidas à combustível fóssil, os homens faziam suas guerras com tacapes e pedras, com lanças de madeira e espadas de bronze e ferro, com arcos curtos e longos, com fundas, balistas e catapultas, etc…

 

Durante a Guerra Fria e se referindo ao uso de bombas atômicas num conflito entre EUA e URSS o físico Albert Einsten disse que não sabia como seria a III Guerra Mundial, mas tinha certeza de que a IV Guerra Mundial seria feita com paus e pedras. Ele estava enganado. Mesmo que a hecatombe nuclear não ocorra, com o fim das reservas de petróleo e gás natural será praticamente impossível transportar exércitos e máquinas de guerra de um continente para outro.

 

O fim dos combustíveis fósseis acarretará a extinção da era de guerras mundiais. E o renascimento dos conflitos locais em que as hostilidades serão conduzidas com armamentos consideradas ultrapassadas nos dias de hoje. No futuro da guerra, o predomínio não será da tecnologia moderna e sim do número de soldados. Conclusão inevitável: a superioridade de Israel sobre seus inimigos é temporária e precária. Quando o petróleo acabar, os tanques e aviões de guerra israelenses serão apenas sucata e os inimigos de Israel continuarão a ser numerosos e a ter pedras à sua disposição.

 

A curto prazo os generais israelenses podem tripudiar a fraqueza dos seus inimigos. A longo prazo Israel está cometendo um suicídio premeditado. A história seguirá inexoravelmente seu curso e quem hoje comete crimes de guerra com a certeza de impunidade está condenando seus descendentes a sofrerem consequencias desagradáveis num futuro nada promissor à guerra mecanizada.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador