Os banqueiros do crime organizado

Sempre que vamos ao cinema ou compramos um DVD original vemos propagandas que desestimulam a pirataria de filmes. Uma delas informa que o dinheiro que circula no mercado de DVDs piratas é o mesmo que alimenta o tráfico de drogas e os crimes de sangue praticados por narcotraficantes. O combate ao PCC, principal elemento das campanhas eleitorais dos tucanos paulistas, passa necessariamente pelo combate a pirataria de filmes.

Hoje, porém, vi uma cena que pode mudar radicalmente a perspectiva que temos sobre o assunto. Estava no ônibus a caminho de um Shopping e ele parou no farol. Na marquise de uma drogaria na periferia de Osasco um rapaz estava comercializando DVDs piratas. Amostras dos produtos estavam penduradas; na pequena bancada vários títulos podiam ser manuseados pelos consumidores. Uma moça acabará de escolher um filme e sacou a carteira para pagar o produto. Mas ao invés de dar dinheiro ao vendedor ela lhe entregou seu cartão bancário. O rapaz pegou uma máquina de debito Redecard sem fio e a estendeu para a cliente. E então se seguiu uma daquelas operações de débito que estamos acostumados a fazer diariamente.

A cena que narrei prova várias coisas. A primeira é que a propaganda que desestimula a pirataria de DVDs está desatualizada. A segunda é que os comerciantes de DVDs piratas conseguiram se adaptar às inovações bancárias promovidas pelo mercado. E a terceira, mais dolorosa para aqueles que defendem o neoliberalismo, é que os Bancos e redes operadoras de débitos com cartão de débito/crédito estão tendo lucro com a compra e venda de DVDs piratas. A sofisticada operação bancaria que presenciei à distancia exige que o vendedor tenha conta-corrente em Banco e pague taxas tanto para a manutenção da mesma como para o uso da máquina de débito. Os banqueiros estão, portanto, incentivando o crime organizado.

O que farão as autoridades policiais sobre isto? Os banqueiros responderão pelo mesmo crime que estão incentivando com lucro a cada DVD pirata vendido mediante crédito na conta do criminoso? Como o PSDB paulista, ligado aos Bancos, vai explicar o fato de estar indiretamente apoiando os piratas de DVDs, seus amigos narcotraficantes e o PCC?

Fábio de Oliveira Ribeiro

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Evidentemente alguém com uma

    Evidentemente alguém com uma firma perfeitamente legalizada repassou a máquina ao vendedor de DVD’s piratas!

    A máquina pode estar em nome de uma padaria, lavanderia, até de um pet shop!

    É  vigarice e/ou burrice imaginar que no cadastro  da máquina está em nome do camelô.

    Existe um CNPJ vinculado à conta e à máquina!

    Seguindo o delírio, o banqueiro seria conivente, como se precisasse ou como se lucrasse muito com uma barraquinha de  esquina.

    Mais adiante, como os banqueiros são ligados somente ao PSDB, o partido é cúmplice!

    Claro que o teórico das conspirações  tem certeza que a máquina não está vinculada nem ao Banco do Brasil nem à Caixa, somente um banco privado, reacionário e de amigos do PSDB, estaria numa jogada dessas.

    Mais um caso de vergonha alheia que um esquerdoide nos oferece.

    Bravo!

     

     

    1. Jajajaja

      É verdade!

      Se o cartão for da CEF ou do BB aí pode!

      Deixa de ser cartão tucano e passa a ser do ‘governo popular’.

      Tudo de bom!

      1. Não fiz qualquer concessão ao
        Não fiz qualquer concessão ao BB e a CEF. Portanto, não queira isentar o gangsterismo do Itaú.

      2. Quem te viu e quem te vê

        Seus comentários estao cada vez mais alinhados com os trolls do Blog. Sinto uma pena enorme ao observar isso. A que ponto sua radicalizaçao contra o governo do PT está te levando. Pena mesmo. 

  2. Eu não vejo relação.

    Cartões de débito e crédito são meios de pagamento, são substitutos de cheques e papel-moeda. Mas envolvem prestação de serviços e daí a comissão.

    Se a pessoa no lugar de pagar diretamente com cartão sacar o valor em caixa eletrônico dá no mesmo e o vendedor de DVDs piratas estaria recebendo em dinheiro.

    As companhias de intermediação financeira ganham, portanto, com um serviço. Os vendedores de CDs/DVDs piratas com outro.

    O primeiro serviço é tributado. E o segundo é a margem da lei.

    O resto é fantasia.

     

    1. Errado, pois o cheque esta
      Errado, pois o cheque esta incluído na tarifa da conta-corrente. A maquina de debito é alugada e cada operação realizada por ela é paga (os cheques compensados não geram receita extra para os Bancos). Pelo visto vc tem uma certa predileção pelo crime bancarizado e pela quadrilha tucana que através dele se liga indiretamente ao PCC.

    2. Este seu comentário está correto. O outro era como de 1 troll.

      Dá para ver a diferença? Este é um comentário argumentado. O outro era só deboche, e alinhado com o deboche do troll que fez o comentário anterior ao seu. 

    3. Perfeito Gunter, muito bem

      Perfeito Gunter, muito bem colocado.

      O Nassif deve tomar cuidado com esses títulos que nada tem a ver. 

      O cara escreve bem, mas delira demais. 

      1. Delírio, meu caro, é fazer um

        Delírio, meu caro, é fazer um “ataque pessoal” como se isto fosse um “argumento racional” acreditando que o respeitável púbico é ou deve continuar sendo incapaz de distinguir as duas coisas. 

  3. E o roubo organizado?

    Liguei pra minha operadora de cartao de credito para reclamar de uma cobranca de “seguro” que eu nao havia contratado. A moça disse que iria cancelr. Ai eu pedi o ressarcimento pelas cobranças anteriores. A resposta dela foi “mas o sr nao reclamou, entao sao devidas”. Retruquei “mas eu nao solicitei o serviço. se voce insere uma cobrança na minha fatura sem meu consentimento expresso, voce esta praticando ESTELIONATO”

    Quem nos protege do roubo organizado? O BC?

  4. DVD pirata? – Ainda tem disso?

    Em BH há lojas imensas, coalhadas de DVDs e BluRays, tudo muito organizado, atendimento de bom nível, a preços que variam de 6 DVDs a 10 reais ou em certos casos de virem com embalagens mais arrumadinhas, a 5 reais cada. Tanto você pode adquirir aquele clássico Mad Max, como um Independência ou Morte, ou Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, e por aí vai. Indiana Jones vende de montão, assim como Era Uma Vez No Oeste, ou R.I.P.D.

    Nenhuma autoridade se incomoda com tais lojas, e ouve-se dizer que até compram lá, mas vender dvd ou quaisquer coisas nas ruas de BH foi extremamente vetado nos tempos do (ótimo, naquela ocasião) prefeito Pimentel – mas com o Marcio Lacerda que só se ocupa com a$ enorme$ quantidade$ de obras que vem empurrando por cá, algumas ruas voltaram a ter a presença de vendedores desses trecos.

    O que se ouve contar é que de vez em quando  a PF consegue rebentar a “fábrica” de algum copiador clandestino de DVDs e leva computadores, impressoras, e toneladas de material de produção das cópias.

    No entanto, isto não tem atrapalhado o fornecimento de filmes, alguns antes mesmo de chegarem aos cinemas locais.

    Eu, que sou vidrado nesse assunto de filmes (mesmo sem entender muito disso)  às vezes paro nalgum local meio como quem não quer nada, somente para admirar a cara de satisfação dos despossuídos (vá lá, vou usar esta palavra mesmo) quando encontram seu filminho da hora para ver em casa no player de  70 reais. Uma glória.

    A propósito, e mudando de assunto: e os 450 quilos de cocaína do helicóptero? Como ficaram?

    E os US $13 milhões que a Suiça bloqueou em 2009 e voltarão ao Rocha Mattos se o ministro Marco Aurélio Mello do STF deixar de julgar?

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1437670&tit=PGR-cria-unidade-para-reaver-verbas-desviadas-para-o-exterior

    Com a nova agência, espera-se rapidez na repatriação de ativos bloqueados no exterior. Em 2009, por exemplo, a Suíça bloqueou US$ 13 milhões depositados pelo ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, preso na Operação Anaconda, em 2003. Esses valores poderão retornar para o ex-juiz em 2015, se até lá o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, não decidir uma questão pendente desde 2008. Segundo a Procuradoria, não há notícia de que o caso será levado a julgamento. Marco Aurélio diz que recebe 100 processos por semana e tem 180 processos liberados, na fila, aguardando julgamento. “Não dá para liberar processos em tempo recorde. Porque há as preferências legais, regimentais, e os processos de pedidos de cautelar”, afirma.

  5. Os banqueiros do crime organizado

    O povão não considera crime a venda de qualquer produto capitulado como crime de descaminho e até vai contra a ação policial. Dizem: o coitado está trabalhando. É sonegação e as grandes empresas são as que mais sonegam. Há muitas leis criminais que “não pegam”. É quase inexistente inquérito criminal contra a sonegação e não recolhimento da previdência, deixando milhões de trabalhadores sem o tempo de serviço: a principal consequencia. 

  6. Consumo e leniência

    A venda de produtos piratas é um atestado de otário ao comerciante que age legalmente. A venda de DVDs piratas é um desrespeito ao dono de uma videolocadora que paga impostos e gera empregos legais, com direitos regulamentados. Mesmo assim, a pirataria prospera porque há consumo. Apreciadores do cinema irritados com os preços altos cobrados por salas de exibição nas grandes cidades que ainda enchem o saco do espectador uns 5 minutos de publicidade na tela, e com certos preços de DVDs legitimos, preferem pagar o preço do pirata e assistir ao filme que estreou. Se os piratas propseram é porque as distribuidoras de filmes e dvds facilitam o acesso aos filmes, não vigiam as matrizes e nem se incomodam co os camelôs que vendem esses produtos. Só na rua Augusta, em SP, bem perto de duas lojas legais e proximas de um conjunto de salas de arte (o Espaço Itáú), ontem vi 6 bancas que, há anos, atuam lá sem nunca serem coibidas pela secretaria da fazenda, pela polícia e/ou pelos sindicatos e assossiações da área. Os perdedores são as lojas de DVDs,  as videolocadoras (três proximas, fecharam nos últimos 10 meses), os cinemas, os relizadores de filme.

    1. Errado. Esta é a feiura sútil

      Errado. Esta é a feiura sútil do capitalismo, um regime economico que priva a maioria das pessoas de recursos para consumir legalmente os produtos que desejam e fornece legalizado estímulo para que muitas vivam na ilegalidade a fim de que o Estado possa punir alguns (as mais pobres que cometem crime por necessidade) e isentar de punição outras (as que são ricas e incentivam os crimes cometidos pelos pobres).

       

  7. Menos….

         Peraí, pessoal, o PSDB tem muita coisa pra ser criticado, mas desta vez o pessoal viajou. Se a esquerda embarcar  nesta bobagem de acusar a direita por qualquer indício inconsistente estaremos fritos.  Quando precisar fazer alguma acusação séria, teremos a mesma credibilidade daqueles lunáticos que veem duendes. Vamos deixar as acusações infundadas para a Revista Veja e o pessoal do PIg, ou seja, isto é um serviço para quem não tem compromisso com a realidade.

    1. Que ESQUERDA?

      Que isso meu amigo? Quem disse que o Fabio de Oliveira Barreto é “a esquerda” ?

      É só um escrevente cadastrado no Blog que – sabe-se lá porquê – esta recebando a oportunidade de ter elevado a post pela terceira vez (ao menos foi foram 3 que já li) suas considerações.

      Aliás, um texto muito ruim. Conclusões enviesadas a partir de premissas equivocadas.

      1. É possível notar muita inveja

        É possível notar muita inveja no seu comentário. Ao invez de alimentar um sentimento destrutivo ou de me atacar injustamente, estude mais e observe melhor o mundo a usa volta. Talvez você pare de acreditar que está absolutamente certo sobre tudo.  

  8. saiu uns anos atrás, na mídia

    saiu uns anos atrás, na mídia vendida do pig, a notícia de que numa sessão especial no alvorada ou no planalto do lula para assistirem – lula mais marisa e convidados – ao filme recém-lançado então “dois filhos de francisco”: de que a cópia dvd assistida no palácio de governo era um piratão!

    sei não… se não foi comprada na periferia de osasco pelo nobre político petista oriundi de lá: doutor joão paulo cunha…vá saber! essas coincidências loucas da vida besta… não é não?

    1. O assunto do tópico é o crime

      O assunto do tópico é o crime bancarizado, a compra de DVDs piratas mediante o uso de cartão de crédito/débito com máquina da Redecard. Portanto, não desvie dele para fazer ataques pessoais baseados em ilações sem evidências. Você pode acabar respondendo um processo criminal por causa das ofensas que fez a Lula e João Paulo. 

  9. Que novidade

     Vc. deveria prestar mais atenção, as maquininhas GRPS, tambem estão disponiveis em varios “pontos” da loteria zoológica nacional – dão até o resultado das extrações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador