Vitória Samotrácia

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Minha ligação com esta obra começou quando vi pela primeira vez sua foto num livro de História Geral em meados da década de 1970. Desde então sempre tive grande prazer estético em observar suas reproduções fotográficas. Há excelentes comentários sobre a mesma na internet.

 Níkē tes Samothrakes (Νίκη της Σαμοθράκης) se tornou mais importante para mim depois que me tornei advogado. Afinal, desde que comecei minha carreira tenho perseguido vitórias. E a maior delas foi ter preservado a ética e a honestidade mesmo diante de algumas derrotas desagradáveis.

Muitos de meus colegas tem representações da justiça em seus escritórios. Penso que quem faz justiça é o Judiciário. Ao advogado compete defender o interesse de seu cliente, mesmo quando ele não está coberto de razão. Um advogado não faz justiça, ele procura a vitória ou uma derrota que não seja tão humilhante e onerosa à parte que o contratou.

O fato de não existir réplicas da Vitória Samotrácia no mercado me deixava triste. Afinal, sempre quis adquirir uma. Por isto fiquei muito satisfeito ao saber que o pintor Paulo Lucena (que já fez algumas obras sob encomenda para mim) havia passado a modelar estatuetas  em resina. Quando vi as provas do trabalho dele, resolvi encomendar-lhe uma reprodução da  Níkē tes Samothrakes. Ao ver a foto ele disse que os detalhes eram muito grandes, mas aceitou a encomenda.

Os meses se passaram e nada. Sempre que encontrava a irmã de Paulo Lucena perguntava-lhe como estava minha encomenda. E ela, que trabalha na OAB Osasco, me dizia a mesma coisa: o artista está trabalhando e não deixa ninguém ver o que está fazendo.

Hoje recebi minha encomenda e fiquei extremamente satisfeito. A réplica em escala faz jus ao original que está no Louvre: os drapeados do vestido que envolvem a estátua foram cuidadosamente reproduzidos, o umbigo e os seios sob o vestido são tão visíveis na réplica quanto no original. O mesmo pode ser dito das penas nas asas que se projetam do corpo. A obra de Paulo Lucena conseguiu captar até mesmo o erotismo da jovem mulher, levemente vestida que se projeta com audácia e autoconfiança contra o vento na quilha de um barco. 

A encomenda valeu o preço pago. Registro aqui minha gratidão ao artista osasquence que realizou meu sonho de ter uma representação da deusa  Níkē no meu escritório. As fotos da mesma estão no Facebook.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador