Willy Wonka e o “United Gulags Of America” no Brasil

Aqui mesmo no GGN eu já escrevi aqui sobre a violência policial nos EUA https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/uma-epidemia-de-violencia-na-shootingcracia-norte-americana e sobre política e religião naquele país https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/violencia-e-religiao-nos-eua-por-fabio-de-oliveira-ribeiro. Também já escrevi algumas linhas sobre o culto do iPhone https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/o-novo-iphone-e-seu-culto-por-fabio-de-oliveira-ribeiro e sobre o cinema norte-americano https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/natural-born-killers-o-romantismo-absurdo-da-guerra-no-cinema-norte-americano. Hoje sou obrigado a voltar a falar da gringolândia por causa de uma tragédia bizarra.

A notícia que me chamou atenção foi postada no Twitter pela jovem norte-americana Benny Koval. Nos EUA, um homem vestido de panda foi abatido a tiros em razão de ser considerado terrorista. Na mão dele o robô que procurava o detonador da bomba encontrou apenas uma barra de chocolate http://sputniknews.com/us/20160428/1038797418/man-hedgehog-suit-bomb-fox.html?utm_source=https%3A%2F%2Ft.co%2FvJpAg9aJET&utm_medium=short_url&utm_content=bhwV&utm_campaign=URL_shortening.

Ao ler esta notícia lembrei-me imediatamente de outra notícia recente que também circulou no Twitter. Um rapaz foi condenado a prisão perpétua por ter roubado alguns doces http://wgntv.com/2016/04/05/candy-bar-shoplifter-faces-life-in-prison/.

Não vou entrar aqui no mérito das duas notícias. Apenas a relação entre elas é que me interessa. Os dois casos se completam e nos ajudam a visualizar o cenário grotesco de um país capitalista que perdeu totalmente o rumo da história.

Nos EUA você pode ser abatido a tiros por comprar uma barra de chocolate. E pode ser preso pelo resto da vida porque queria comer chocolate e não tinha dinheiro para comprá-lo.

Onde, quando e porque os norte-americanos erraram – me parece evidente que há algo de podre no paraíso capitalista eleito como modelo para o nosso país pelas redes de TV – é assunto para um debate longo e, provavelmente, tenso e inconclusivo. O que me preocupa é a possibilidade do Brasil importar quase tudo isto após a entronização de Michel Temer no poder.

Não é segredo que o PMDB escolheu como sua nova missão cortar gastos sociais, privatizar o SUS e as universidades federais, aumentar a remuneração dos especuladores improdutivos, desnacionalizar o petróleo e revogar as garantias trabalhistas dos brasileiros realizando, assim, o sonho tucano de um Brasil desbrasilizado. Tudo isto será feito apenas para possibilitar a implantação do novo Brasil gringolizado, quando o país entrará numa era de suposta modernidade e tranquilidade política em razão da criminalização do PT, PCdoB, PSOL, CUT, MST etc… Haverá um aumento exponencial da repressão policial, os presídios serão privatizados e os juízes criminais receberão incentivos adicionais para proferir sentenças mais rápidas e mais severas. Um maior distanciamento entre o Estado e a ralé oprimida será então consolidado mediante a extinção da Justiça do Trabalho.

As duas notícias referidas acima provam satisfatoriamente que a democracia capitalista norte-americana morreu ou está moribunda. Em algumas décadas é bem provável que ninguém mais consiga entender a relação entre ficção e realidade dentro de obras como A Fantástica Fábrica de Chocolates, filme de 1971 que embalou minha infância. Toda premiação justa se torna economicamente improvável e socialmente irrelevante numa sociedade em que só se pode esperar duas coisas: prisão por roubar chocolate ou tiros em razão do chocolate comprado ser considerado explosivo.

A queda do PT não será doce. O regime a ser implantado no país por Michel Temer sob inspiração norte-americana – e com ajuda da Embaixada dos EUA – certamente será amargo. Na Botocundia, o paradigma capitalista difundido por Willy Wonka terá que ser definitivamente esquecido. Não haverá chocolate para todos e quem conseguir comprar ou furtar uma barra de chocolate correrá o risco de ser premiado de maneira extremamente violenta por um Estado cada vez mais excludente.

 

PS: O título desta matéria foi inspirado num Twitter da jovem Benny Koval, criadora da expressão The United Gulags Of America. Ela mesmo é vítima de uma perseguição absurda nos EUA https://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2016/01/08/a-n-j-teen-who-tweeted-israel-is-a-terrorist-force-was-called-to-the-principals-office-for-bullying/.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador