5 táticas de marketing digital que irão aumentar suas vendas em meio a uma crise sem precedentes.

Queda no faturamento ou oportunidade de crescimento?

Basta acompanhar os jornais, revistas e noticiários na TV para encontrar notícias sobre preços altos, renda da população em queda, desemprego, escritórios e lojas fechadas, aumento dos juros, corrupção… Enfim, não se fala em outra coisa a não ser em crise econômica.

E você? Como tem lidado com esta situação?

Primeiramente, gostaria de dizer que empreendedores ousados não se intimidam com crise. Guarde esse pensamento em sua mente para poder entender como o mindset de um empreendedor poderá transformar sua vida e sua visão sobre o marketing digital.

Vamos lá! Entenda, agora, por que você deve investir no marketing digital em meio a uma crise sem precedentes para conseguir aumentar suas vendas.

Basta acompanhar os jornais, revistas e noticiários na TV para encontrar notícias sobre preços altos, renda da população em queda, desemprego, escritórios e lojas fechadas, aumento dos juros, corrupção… Enfim, não se fala em outra coisa a não ser em crise econômica. E você? Como tem lidado com esta situação?

Então vamos ao que interessa. Conheça 5 Táticas de marketing digital que poderão aumentar suas vendas em meio a uma crise sem precedentes.

Você também poderá ver: A Internet transformou a vida das pessoas

1 Atração:

Você precisa saber como atrair as pessoas certas para seu negócio e como fidelizar seus clientes para ser possível vender bem sua marca. Não adianta nada você investir horrores em propaganda, se não souber para quem você está direcionando sua campanha e qual o retorno do seu investimento.

E o primeiro passo para você atrair um público qualificado para o seu negócio é saber como identificar o perfil e comportamento do seu consumidor e onde poderá encontrá- lo. A publicidade on-line possui uma capacidade inigualável de segmentação de mercado e público, assim como ferramentas de métricas muito mais eficientes e precisas. Pelo marketing digital, você conseguirá mensurar melhor suas ações e saber com quem sua marca de fato está conversando, possibilitando a você otimizar melhor seus investimentos e aumentar os resultados de vendas, atingindo pessoas que realmente se interessam pelo seu produto e/ou serviço.

2 Relacionamento:

Simples entender por que você deve investir em relacionamento para aumentar suas vendas. De quem você compraria uma TV? De uma pessoa que passou por você enquanto caminhava pela rua? Ou do seu irmão, primo, amigo, enfim, de uma pessoa de sua confiança? Pois é! Então, esteja certo que as pessoas tendem a comprar mais de quem elas conhecem e sentem confiança, por isso você precisa criar um relacionamento com seu público-alvo. E até memso com um baixo investimento inicial, o marketing digital permite uma marca criar sua própria audiência.

Através de uma rede social ou por meio de um blog, você conseguirá criar um relacionamento duradouro com seu público-alvo. Para isso, sugiro que você comece a investir na tática de relacionamento fornecendo um conteúdo relevante para seu público, como um e-book, vídeos, infográficos, de preferência conteúdos que apresentarão soluções para algum tipo de problema enfrentado pelo seu público-alvo, problema este que esteja relacionado com o seu mercado de atuação. Apresente também os benefícios que seu produto poderá trazer para a vida das pessoas. As pessoas querem na verdade comprar a solução que seu produto deve oferecer… e não o seu produto propriamente dito. Pense nisso!

3 Venda:

Pensando agora no ponto de vendas, adianta investir horrores em propaganda se você não for um bom vendedor ou não ter uma equipe matadora de vendas? Isso mesmo… É fundamental você ter muita eficiência nas ações de vendas, com propaganda ou sem propaganda. E diante dessa crise, quando for vender, você precisa fazer isso com maestria, de forma única, com sua atenção totalmente voltada para a necessidade de um só consumidor, para aquele que você está tentando vender seu produto e não a solução do problema do seu prospecto. E mais, se o público visitante da sua loja diminuiu, o que é muito compreensível, diante dos fatos, saiba que sua equipe de vendas precisa ser muito bem treinada, pois um vendedor precisa tratar um possível como sua única oportunidade de venda.

E é por essas e outras razões que as empresas estão migrando suas ações de venda para o marketing digital. É infinitamente inferior o investimento em uma loja online, por exemplo, se comparado ao investimento que pode ser feito em uma loja física com o mesmo perfil de negócio. E se ainda não parou para pensar, sua marca poderá ser encontrada facilmente pelo seu público-alvo em uma rede social, no Google, em blogs, portais, enfim, no ambiente digital, navegando pela Internet, muitas vezes sua marca sendo encontrada de forma gratuita e espontânea, mesmo sem sua marca possuir uma loja on-line.

4 Atendimento:

Essa é uma tática que também merece muita atenção. Um bom atendimento faz toda diferença no momento do fechamento de uma venda. Brindes, bônus, lista VIP, desconto, clube de associados, atendimento exclusivo, enfim, são várias as formas de surpreender um cliente. E atenção, para se destacar em um segmento de atuação, as empresas estão entregando mais do que o consumidor espera receber, estão entregando resultado e uma ótima experiência com a marca. Ou seja, você precisa surpreender! Além de aumentar suas vendas, você poderá conquistar seu cliente de uma forma contínua. A fidelização de um cliente depende do resultado, da satisfação e da experiência com a marca, sendo a fidelização de extrema importância para o crescimento sustentável de um negócio.

Muito se vê, ainda, vendedores ligando para sua lista de clientes, convidando essas pessoas para participarem de um evento ou lançamento de uma nova coleção de produtos. E como todos sabem, o objetivo principal desta ligação é fazer com que as pessoas voltem à loja para comprar. Um trabalho exaustivo e demorado, que muitas vezes não é tão bem recebido pelas pessoas. Investindo na sua presença digital, você também poderá fazer o trabalho de pós-venda e de fidelização de uma forma mais ágil, totalmente automatizada, com metrificação e um banco de dados digital bem mais completo, conhecendo quase que em tempo real o perfil do seu consumidor, enfim, de quem está diante da sua marca com interesse de compra.

O uso de ferramentas de automação para gestão de e-mail marketing e funil de vendas estão sendo muito utilizadas neste momento e se bem gerenciadas poderão trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Veja também: Marketing digital e tradicional devem andar juntos, diz Kotler

5 Investimento: Segundo pesquisa recente da ZenithOptimedia, a propaganda online deve crescer 3 vezes mais que o restante das indústrias de mídia. E veja que surpreendente, empresas espalhadas por todo o mundo irão investir mais em propaganda na internet do que na televisão em 2017. (Fonte: IG). E você não precisa ir muito adiante para entender por que as empresas brasileiras passaram a investir mais no marketing digital.

Só no Brasil, a população ativa de brasileiros no facebook já somam mais de 96 milhões de usuários. A Internet já é o terceiro meio mais usado pelo brasileiro. 7 em cada 10 jovens possuem o aplicativo do facebook em seu celular. O faturamento com vendas online está em constante crescimento, caminhando a passos largos. Segundo o IBPOPE, o Brasil é o país que passa mais tempo online.

Veja ainda:Qual é o foco das suas ações de marketing digital?

E você? O que tem feito para o crescimento das suas vendas? Entendendo a importância de aplicar essas táticas, certamente você poderá ganhar destaque frente aos seus concorrentes.

Por Fábio Esquarcio

Publicitário, especialista em marketing digital, com mais de 8 anos de empreendedorismo digital. CEO & Founder na Edeal Comunicação Digital, CEO & Founder na EdealLabs, palestrante, consultor de marketing digital e professor do curso Marketing Digital na prática.

 
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