Resposta de uma juíza do trabalho a um post de um colunista do jornal Santa Catarina, sobre a PEC das terceirizações.

Terceirização, 12 X 3: SC votou pelo emprego e pela modernidade

26 de abril de 201515

3

 

Argumentos falaciosos espalharam-se na imprensa e nas redes sociais para combater o projeto de terceirização, finalmente aprovado pela Câmara Federal. De um lado, as centrais sindicais que não querem perder arrecadação. De outro, fundamentalistas do atraso que não querem a modernização nas relações do trabalho. E até uma corrente de ideólogos sinceros, mas fora da realidade nacional, contra a inovação adotada em regras claras na maioria dos países.
A terceirização já um fato incontestável, que avançou até em todas as repartições públicas federais, estaduais e municipais. O Congresso Nacional tem centenas de funcionários terceirizados. Nos aeroportos, a fiscalização nos detectores de metais é feita por empresas terceirizadas. Nas Universidades Federais e Estaduais multiplicam-se os serviços contratados. Na Assembleia Legislativa, os terceirizados são mais dedicados ao trabalho do que muitos servidores efetivos. A lista é interminável. Na iniciativa privada, então, nem se fala. E até nas estatais, a começar pela Petrobrás, que só chegou lá antes de ser destruida pelos governos do PT, porque contratou terceirizados competentes.
São incontáveis os profissionais e as atividades que já são executadas através da terceirização aqui em SAnta Catarina e no resto do Brasil. Veja-se o caso dos jornalistas. São dezenas, centenas aqui no Estado que deixaram as redações e montaram suas micro empresas. Prestam assessorias para instituições públicas e privadas. Eles estão satisfeitos, a maioria ganhando muito mais do que antes e os contratantes,idem.
Na votação da Câmara Federal, a bancada federal votou afinada com os novos tempos. Constatou que a chamada “precarização” é pretexto, falsidade. Dos 16 deputados, 12 votaram pela modernizada, Jorge Boeira não compareceu e apenas 3 (Pedro Uczari, Décio Lima e Giovania de Sá) optaram pela continuidade de um sistema que deixa hoje 12 milhões de trabalhaores sem proteção jurídica.

Agora é esperar que os tres senadores votem pelo futuro. E já!
Caro Jornalista Moacir Pereira!
Sou Magistrada do Trabalho há oito anos, e nesta condição já trabalhei nos Estados de Paraná e em Santa Catarina em mais de 10 cidades. Posso lhe dizer com conhecimento de causa os efeitos nefastos que a terceirização acarreta no dia a dia dos trabalhadores e da sociedade.
O primeiro deles é a falta de identificação do trabalhador com a empresa, já que o seu posto de trabalho é rotativo e com um terceiro, que não é seu empregador. Em segundo lugar, gera a precarização das relações de trabalho, já que os terceirizados recebem salários e benefícios comprovadamente menores (cerca de 40%) dos trabalhadores que exercem função similar na empresa tomadora.
Além disso, os maiores índices de acidentes de trabalho estão com os trabalhadores terceirizados (cerca de cinco vezes maiores dos trabalhadores com vínculo direto), pois a vinculação fática não é com o seu empregador e sim com um terceiro, que não fornece treinamento, nem condições adequadas de segurança e medicina do trabalho.
Para exemplificar, desde que cheguei a esta cidade há um ano, todos os acidentes de trabalho que analisei no ramo da construção civil ocorreram com trabalhadores terceirizados e nenhum dos reclamados assume a responsabilidade. O empregador não fornece equipamentos mínimos de segurança como cintos e protetores auriculares e a construtora, dona da obra não fiscaliza alegando que não é seu dever. O resultado são trabalhadores mutilados e doentes, sendo todos custeados pelo sistema público de saúde e pelo INSS.
Em relação ao setor público, aí estão os maiores problemas. Pra teu conhecimento, os funcionários terceirizados que trabalhavam na fiscalização com os detectores de metais no Aeroporto (indicados na tua coluna) foram dispensados em 2013 em razão da rescisão do contrato da empresa prestadora com a Infraero e ninguém recebeu as verbas rescisórias. Nas audiências que realizo habitualmente sobre esse tema, é comovente ver esses trabalhadores necessitados tendo que enfrentar um calvário jurídico para receberem verbas para suprirem suas necessidades mais básicas, como a compra de alimentos.
O resultado da terceirização no setor público normalmente é este: a empresa prestadora de serviços “some” e o Ente Público tenta se valer da Lei de Licitações para se eximir da sua responsabilidade para não pagar os créditos trabalhistas e o trabalhador fica “a ver navios”. Esta mesma situação, vejo diariamente trabalhadores que prestam serviços para a Casan, Celesc, União, Estado e outros entes estatais que ficam anos para tentar receber seus direitos.
Outro enfoque importante: cada vez mais os bancos terceirizam parte das suas atividades (serviços) para não aplicarem as normas coletivas e direitos arduamente conquistados pela categoria dos bancários.
No entanto, esse trabalhador terceirizado que um dia trabalha num banco, no dia seguinte no outro e que percebe um parco salário pode ter acesso aos nossos dados bancários. Pergunto: Qual cliente gostaria que um trabalhador terceirizado que não tem vínculo com o banco e que não tem nenhuma expectativa de se inserir na instituição (já que é empregado de outra empresa) tivesse acesso aos dados da sua contra bancária, como: extratos, endereços, empréstimos, aplicações, etc.?
Realmente, a terceirização é uma realidade, mas os efeitos são esses.
Vivemos num mundo capitalista. Se a terceirização vai trazer empregos, vai ser a custo de outro desemprego ou então, de um trabalhador dispensado para se contratar dois terceirizados com o salário que era pago para um. Até hoje nunca vi milagre ocorrer: Se uma empresa comporta 500 trabalhadores na sua gestão, vão continuar sendo os mesmos 500 trabalhadores, sendo dispensados para contratar o equivalente com terceirizados com salários mais baixos.
Gostaria de lhe fazer um convite: venha alguns dias assistir audiências no Foro trabalhista de Florianópolis na Avenida Beira Mar Norte, n. 1588 (1º e 2º andar) e ver quais são os resultados na prática da terceirização. Minha lotação é na 7ª Vara do Trabalho e será um grande prazer recebê-lo como também de meus colegas.
Tenho certeza que a sua opinião não será mais a mesma colocada no dia de hoje na sua coluna, pois só se conhece os efeitos da relação de trabalho conhecendo a realidade.
Zelaide de Souza Philippi
Juíza do Trabalho
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. elogios a Dra zelaide parabens foi um show de direitos que este

    jornalista defende patroes , dra zelaide vou continuar  defendendo  o ministerio do trabalho que faz um trabalho digno obrigado por voce existir

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador