Globalização, cooperação internacional e Janot, por Frederico Firmo

Por Frederico Firmo

Comentário ao post: A cooperação internacional e o negócio da Globo

Sobre os  efeitos da globalização na globo.

Nossos empresários, como Marinho ( e friso empresário e não jornalista)  tendem sempre a buscar o amparo ou em outros paises, como consumidores de tecnologia , ou associados e muitas vezes usam o nosso estado para defender seus interesses. Só gritam contra o estado quando pensam que vão perder o controle sobre ele.  Foi assim desde a colonia, quando usineiros primeiro desgostosos com os impostos,  se uniram aos Holandeses, até que, para não pagar suas dividas, deram o   golpe  usando as tropas da coroa portuguesa ou espanhola. De fato pouco importava a nação contanto que lucrassem. Portanto as agruras da Globo com ( por ironia) a globalização, não me comovem . Mas me comove sim a possibilidade da destruiçao  de nossa economia,.

Destruir nossas empresas não significa colocar nada de bom em seu lugar. A destruição de nossas empreiteiras, o controle do nossa agricultura , através de ações  fortes contra  nossos agronegócios  e principalmente a destruição de nossas empresas estatais não significa modificar o panorama social significa apenas a submissão total  Este caos instalado no congresso, tem sido o espaço para aqueles que aproveitam para passar emendas a favor da  flexibilização das leis trabalhistas , que segundo eles nos colocariam em pe de igualdade com o resto do mundo. Será mesmo, ou é apenas a preparação para a entrada deste capital selvagem. As emendas sobre o pre-sal , querem salvar a Petrobrás??? Mudanças no contrato do pré-sal não nos favorecem em nada. Além de outras  emendas que congelam as verbas tornando-as controláveis por congressistas pagos por interesses  que nada tem a ver com o pais. Este caos todo em nossa política só comprometeu nossa economia e favoreceu a banca.  

Este caos, esta cruzada contra a corrupção é apenas  fumaça que esconde   e cria condições para este tipo de ataque. Só e apenas num momento como este, o Procurador Geral da Republica  se sentiria a vontade para  cometer um verdadeiro crime  a luz do dia.  Como se pode aceitar que   Ministério Publico , em nome da cooperação internacional, vá aos estados Unidos entregar documentos  que vão dar sustentação  a ações judiciais contra a Petrobrás. Isto é, ele  vai municiar a destruição de um bem publico construido com muito trabalho, com desenvolvimento de muita pesquisa, com muita produção e objeto de tanta cobiça.  Isto para mim é crime de lesa -patria. Estes documentos, municiam acionistas que no meio de uma crise do petróleo, viram suas ações definharem. Assim as montanhas de dinheiro que até o momento não se provou que tenha saido dos cofres da Petrobrás, mas sim dos cofres das empreiteiras,  são usadas contra a petrobrás, para fragilizá-la . Ao mesmo tempo  o ataque longo e demorado contra as empreiteiras , com requintes de discursos  anti-corrupção, tem como efeito, não a punição mas sim quase dois anos de paralisia.  Prisão preventiva não resolve e nem pune corrupção, mas pune o país.  Curiosamente usam o  mote  de que agora estamos acabando com a impunidade.  Mas o pau continua batendo apenas em Chico.

Não me venham dizer que isto é nacionalismo atrasado, pois com disse Nassif o nacionalismo americano é multinacional.  Eles sabem do papel do estado  e sabem que no Brasil,  empresários  são consumidores de tecnologia, que não investem em pesquisa e desenvolvimento.  A burguesia brasileira jamais fez sua revolução industrial,  só o estado foi capaz de nos trazer aonde chegamos. Só se tem pesquisa de alto nível nos Institutos de pesquisa estatais, nas universidades, nas empresas estatais, ou nas empresas que nasceram de estatais. Estas empresas tem em seu DNA , departamentos de pesquisa e desenvolvimento. Isto é, departamentos que visam o novo e  não se submetem apenas ao lucro imediato. Este é um conceito que nossas empresas não tem.  E é por isto que  os ataques começam sempre com um discurso de Estado mínimo ou de privatização do ensino superior. Temos no Brasil uma grande parte do  empresariado que ou é apenas financeiro ou apenas consumidor de tecnologia , empresários  cujo sonho é se associar a uma multinacional ou ganhar na bolsa.  As raras exceções apenas  comprovam a regra. Inventaram também o os economistas que colocaram empresas nacionais em bolsas internacionais, para que possam ser controlados de fora.  Juntando isto à enorme quinta coluna,  temos agora um Procurador Geral da Republica que municia a destruição do que é não apenas uma empresa, mas é de fato o maior exemplo do Brasil que deu certo.  Um Brasil que cresce e é imenso, e apesar dos sanguessugas,  vai em frente, Mas este  fato criminoso só mostra que uma procuradoria e parte do judiciário  e da policia, e parte da camara, tem patrões estrangeiros.

Observo com cautela os acontecimentos na FIFA, não que ela em si não seja corrupta, e que tudo que está saindo a tona não tenha a ver com esta corrupção, no entanto é crucial observar  que de fato tudo parece convergir para um país que sequer tem o futebol como maior esporte.  Não  posso conceber  que isto tenha boas intenções. Um pais que até agora não puniu  os famosos CEOs de Wall Street que há bem pouco tempo , e de forma criminosa, jogaram o mundo numa crise sem precedentes.  Este país não tem a menor moral para falar em impunidade,

E para finalizar  este país   a quem o procurador  municia é o mesmo país que há anos faz  pressões incriveis contra a possibilidade do Brasil criar uma industria de refinamento de  Urânio. Isto me força a concluir que  como tantos outros réus na Lava jato, Othon SIlva e a Nuclebras não são alvos da luta contra a corrupção.

Não é atoa que criminalizam tanto as ações internacionais de Lula.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando assistimos o PT, mesmo

    Quando assistimos o PT, mesmo no comando do governo durante 14 anos, ser atacado da forma como esta, sem mecanismos de defesa, podemos  perceber a ingenuidade da esquerda,na atualidade.

    Os americanos primeiro tomaram conta da politica, atuando no controle das “redes sociais”, criando primaveras, derrubando governos por todos os lados.

    Certos “esquerdistas” acreditaram que a internet vinha para salvar a humanidade e derrubar ditaduras.

    Deu no que deu.

    A nossa “primavera de junho” quase derrubou o nosso tambem.

    Depois foi com a cultura.

    A internet passou a controlar totalmente a sua distribuição.

    Certa “esquerda troplicalista” acreditou que assim haveria  “distribuição da cultura”.

    Resultado, hoje, a cultura é totalmente distribuida e comandada por mega empresas americanas.

    Agora foi com o esporte.

    A “justiça”americana passou a se inteessar pela “corrupção no futebol”.

    Nenhum “esquerdsta” desconfiou desse inesperado interesse americano porum esporte que nunca os emocionou.

    Vão controlar o futebol, o esporte mais popular do mundo.

    O golpe agora mira as empesas de comunicação.

    Tem “esquerdista” achando que derrubar a Globo, vai salvar a patria.

    Detesto a Globo, mas prefiro brigar contra ela que contra uma mega empresa americana global.

    1. Off topic

      “Nenhum “esquerdsta” desconfiou desse inesperado interesse americano porum esporte que nunca os emocionou”:

      Curiosamente, baseball eh um fracasso a nivel mundial.  Ninguem tolera!

  2. “Isto me força a concluir

    “Isto me força a concluir que  como tantos outros réus na Lava jato, Othon SIlva e a Nuclebras não são alvos da luta contra a corrupção.”

    A intenção da lava jato NUNCA foi o combate a corrupção. Se fosse o Aécio já estaria preso pois delatado por quatro delatores.

    A lava jato é apenas uma ferramente dos derrotados na eleição de 2014 que está sendo utilizada para inviabilizar o governo e o PT, nem que para isto tenha de destruir a nossa economia.

    O prejuízo com esta operação ja ultrapassou os R$ 250 bilhões, sem contar os desempregados deixados no rastro.

    Reparem que estes bandidos lesa pátria só atacam aquilo que representa os interesses nacionais, inclusive o maior cartão de visita que possuímos que é ex-presidente LULA.

  3. Quanto o BR aguenta? Ataque em todas as frentes..

    Frederico Firmo, um brasileiro de bem ! Voce relacionou aí no seu texto os “grilos” que pulam aqui e ali na cabeça daqueles que acompanham os desatinos das fuguras atuais que dissimulam em tempo integral camuflados sob o discurso do “combate a corrupçao”. É mesmo angustiante assistir a tudo o que está acontecendo…Nao é a primeira vez que usam esse discurso para influenciar a opiniao pública, isso já ococrreu no passado. O objetivo é fazer exatamente o contrário traindo o povo para entregar o país de “porteira fechada, para ser arrombado e explorado..Esses brasileiros sao, claro,traidores da pátria. Fosse o Br um país sério e minimamente politizado essa gente toda seria encarceirada sem dó nem peidade, porque o que eles estao fazendo livremente e à luz do dia é, sim, crime de lesa-pátria. Mas isso só resultaria em responsabilizaçao se o país tivesse um mínimo de rumo, tivesse um presidente estadista que nao tivesse o rabo preso com banqueiro[banqueiros financiaram a campanha da Dilma, fazer o que?], tivesse im ministro da justiça sem rabo preso[esse sujeito era advogado do banqueiro Daniel Dantas, lembra?nem precisa imaginar o resto], tivesse um poder judiciário honesto, isento e nacional[nem dá prá enumerar os ministros convenientemente parciais, partidários e envolvidos com histórinhas escabrosas porque dessas histórias estamos fartos], tivesse uma imprensa minimamente responsável [essa então é covardia, todos sabem o partidarismo e os interesses que defendem] etcs mais..

    O que dizer de um país inteiro prostrado e submisso a um pequeno juiz de 1° grau, repito, de 1° grau !!!?? Isso é o sintoma de que algo muito podre ocupou todos os espaços, nao é mesmo??

    Para mim, quem está dominando o cenário brasileiro é comandado e recebe ordens de fora dos limites do país, cujo objetivo é um só: derrubar o governo eleito, destruir a soberania nacional para ser arrombado e explorado pelos investidores globais e sistema financeiro mundial..

    Dentro do contexto da sua análise, entendo perfeitamente, o que voce quis dizer quando disse “Mas este  fato criminoso só mostra que uma procuradoria e parte do judiciário  e da policia, e parte da camara, tem patrões estrangeiros.”

    Penso assim também….

    Em todos os seguimentos envolvidos na empreitado do golpe, é claro que há exceçoes..O problema é que a exceçao é minoria..

     

     

     

  4. Sug ao Debate e discussão da Lava-jato à luz das críticas atuais

    Isso,o que estão fazendo com o Brasil e ao povo brasileiro, é muito grave. Muito grave ainda, se se confirmar a cooptação de agentes públicos de instituições públicas e parte de poderes da república, mantidos com dinheiro público, defendendo interesses do imperialismo, em prejuizo do Brasil.

    Gostaria de ver a sociedade, os professores e estudantes do Brasil discutindo a fundo, em seus estabelecimentos de ensino, não, para condenarem gratuitamente, sem conhecimento de causa, a operação Lava Jato e seus agentes públicos, pelos procedimentos desconformes adotados,  que segundo especialistas têm chamado atenção na imprensa, eivados por possíveis injustiças, desrespeito ao estado de direito, da CF e por colocarem com isso, em risco,a democracia no país..

    Daí, discutindo-se temas que incomodam a todos, buscando-se,  discutindo-se suas causas, justificativas, implicações,  objetivos, seus pontos fortes e fracos e, a verdade, como conclusão final, tornando-a assim, de conhecimento público para formação de juízo de valor.

    Tema importante que não pode deixar de ser discutido, será a contribuição da imprensa para a informação transparente e verdadeira dos cidadãos, para a valorização da cidadania, para a unidade nacional e para a democracia,, à luz de sua estratégia neuro-linguística, praticada em nosso país.

    são as nossas sugestões.

  5. POR QUE SOMENTE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS SÃO PRESOS?

    POR QUE A ALTA DIRETORIA DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS, QUE ASSALTARAM O METRÔ PAULISTA, NÃO ESTÁ NA CADEIA TAMBÉM?

    O capital imperialista internacional criou os PARAÍSOS FISCAIS, pra comprar sentenças de juízes e promotores corruptos no mundo inteiro, dentre outras coisas! Por isso eles e seus associados no Brasil podem fazer o que bem entender, que o judiciário dá um jeito! Pois recebem propinas limpinhas nesses paraísos, sem precisar lavar o dinheiro no Brasil, nem correr o risco de rastreamento pela polícia Federal.

    Multinacionais são benéficas ao país, e precisam ser até estimuladas; mas também devem ser fiscalizadas de perto, e não deixar que dominem nossa economia. Essas empresas não são uma unanimidade, mas algumas são extremamente reacionárias, e praticam uma concorrência desleal e inescrupulosa. Fogem, inclusive, ao controle de seus próprios governos, e chegam financiar a derrubada de regimes democráticos por todos os meios, e a imposição de ditaduras ou governos submissos mundo a fora. Essa prática é corriqueira desde a época do império, vejam no vídeo abaixo como a indústria brasileira já foi destruída diversas vezes por eles:

    https://www.youtube.com/watch?v=P3WYECiqM0I

    E se não aprendermos com os próprios erros…

    Por isso o Fernando Henrique Cardoso do PSDB, que também fez mensalão, e comprou voto de deputado, pode ter escapado cadeia. Porque é um associado, e trabalha para quem quer colonizar o Brasil, o poder imperialista internacional. O judiciário simplesmente deixou o tempo passar, e seu processo caducou, com a sociedade perdendo o direito de puni-lo. Observem que a compra de votos não foi feita por ele, para que medidas importantes fossem tomadas no congresso. Naquela época, de cada 100 automóveis produzidos, 70 eram exportados, porque não tínhamos renda para consumir, nem aquilo que nós mesmos produzíamos.

    O processo do mensalão na justiça prendeu justamente quem comprou voto de deputado, para realmente transformar o Brasil. Tanto que hoje, com uma produção muito maior, mais de 90% desses automóveis são comprados pelos próprios brasileiros. Enquanto isso, o Fernando Henrique está solto por aí, contando vantagens, e espalhando mentiras do jeito que lhe convém. Ele, que comprou voto de deputado por um motivo totalmente torpe e egoísta, para a aprovação da emenda que garantiu sua reeleição, onde temos até confissão de políticos, dizendo que receberam 200 mil para isso! O contrário do processo do mensalão, onde pessoas foram condenadas sem provas…

    Não estamos dizendo que os envolvidos no mensalão ou os empresários corruptos não devam ser punidos; mas estamos expondo A CORRUPÇÃO E A PARCIALIDADE DA JUSTIÇA e da mídia, que precisam ser corrigidas imediatamente, para que todos os criminosos sejam punidos, inclusive seus amiguinhos.

    O Brasil sofre de uma doença gravíssima, chamada de COLONIALISMO. Estamos em fase de transição entre país independente e colônia, e por isso vemos uma verdadeira guerra travada no mundo político, econômico, e jurídico. A causa dessa doença é a própria corrupção, e seus principais agentes são os juízes, promotores, e políticos corruptos, ligados ao imperialismo internacional, que fazem o papel de seus agentes no Brasil, e podem fazer o que quiser, sem ter problemas com a justiça. Vejam:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.654154174720248.1073741839.300330306769305/714294592039539/?type=3&theater

    O EXEMPLO DA CARMARGO CORREIA!

    Essa empresa é uma MULTINACIONAL brasileira, que exporta seu capital para outros países, remetendo seus lucros para cá em dólares, como fazem as multinacionais estrangeiras em relação aos seus países de origem. Além de gerar mais empregos, e de alta qualificação e remuneração, nossas multinacionais aumentam a capacidade do Brasil importar bens de consumo, através de suas remessas de lucros para cá, que trazem divisas ao país. O que eleva nosso padrão de vida, na medida em que nosso povo pode comprar uma variedade maior de bens e por um custo menor, equivalendo a ampliar seu poder de compra. Por que vocês acham que o padrão de vida americano e europeu é tão elevado?

    A Camargo correia deu o exemplo, e criou um programa de delação premiada interna, para auxiliar na operação Lava jato; além de já ter feito acordos com o governo, para arcar com todos os eventuais prejuízos que tenha dado ao Estado, por trambiques de alguns funcionários. E, como é feito na Europa e Estados Unidos, após pagar esses débitos, deve ser liberada para continuar operando e participando de novas licitações. Afinal, os culpados estão presos, e quem não deve, como os trabalhadores da produção, não pode ser penalizado pelo erro de outros. Nossas empresas multinacionais têm uma história, e geram muitos empregos. Elas são constituídas por milhares de acionistas, muitos dos quais nem de longe sabiam dos crimes de alguns diretores da empresa, que não pertence a um único proprietário. Por isso elas precisam ser protegidas, em vez de perseguidas pela justiça, como ocorre hoje; com alguns setores querendo fechá-las. Coisa de gente aliada aos interesses estrangeiros, que quer dominar mais essa área de nossa economia.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/214232/Camargo-Corrêa-promove-'delação-premiada'-interna.htm

    APELO À DIREÇÃO DA CAMARGO CORREIA E DE TODAS AS EMPRESAS NACIONAIS!

    CONFIEM EM NOSSO POVO!

    No momento em que nos unirmos, seremos verdadeiramente uma potência mundial. O povão tem os mesmos interesses de nossos empresários nacionais, que desejam vender mais. Até porque, quem comprará mais será o próprio povo, através do aumento de sua renda. A elevação da capacidade de produção da indústria tornou o setor industrial muito mais importante que o comércio, e precisa ser protegido. Só que os ganhos com produtividade não são repassados ao trabalhador brasileiro, como é no exterior, engessando nossa economia, e deixando nossas empresas nacionais debilitadas em relação às estrangeiras. Quem mais perde com a roubalheira são os próprios empresários nacionais, que terão suas vendas reduzidas no Brasil. Mesmo os que mantém domínio sobre alguns mercados no exterior, como a própria Camargo Correia, também perdem, porque terão um povo mal alimentado e instruído para fazer parte de sua equipe; que, como vemos, sofre uma pesadíssima concorrência internacional, chegando a ser espionadas de graça pelo governo americano, para as empresas deles. Não há nada mais valioso que nossos recursos humanos, que precisam ser muito bem cultivados. Precisamos definitivamente acabar com a corrupção no Brasil, para que sobre dinheiro no caixa do governo, e seja possível aumentar o salário mínimo e os salários públicos; além dos investimentos em alta tecnologia. E não existe juiz melhor que o próprio povo, para mediar essas relações sociais. Exijam de seus políticos a

    IMEDIATA INSTITUIÇÃO DO RECALL NO BRASIL!

    PEC 21/2015 JÁ!

    O direito do povo fazer um ABAIXO ASSINADO, e iniciar o processo de cassação dos políticos, para depois decidi-lo no voto, junto com as próximas eleições, praticamente sem custo ao Estado:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater

    Apesar de dispor apenas sobre a cassação de políticos, a PEC 21/2015 é o primeiro passo para que nossa sociedade passe a exercer um maior controle sobre o judiciário, que hoje detém PODERES MEDIEVAIS! Vejam como a sociedade americana é muito mais exigente com seu judiciário, com o próprio povo elegendo juízes, promotores, e delegados; além de poder cassá-los:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    Vejam como o próprio povo americano convoca PLEBISCITOS com seus ABAIXO ASSINADOS, usando esse direito para fechar todas as brechas deixadas à corrupção, votando centenas deles junto com suas eleições regulares a cada dois anos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/502648843204116/?type=3&theater

    Saibam mais sobre o LIBERALISMO MEIA BOCA, também chamado de COLONIALISMO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/716192791849719/?type=3&theater

    ESSE É O PAÍS DOS EMPRESÁRIOS BANANAS!

    Em vez de nossos empresários exigirem dos políticos que tiveram as campanhas por eles financiadas, que aprovem logo a PEC 21/2015 do RECALL, e acabem com a corrupção; para que sobre dinheiro no caixa do governo pra elevar os salários públicos e aumentar as vendas de suas próprias empresas; e também que sobrem fartos recursos nos bancos públicos, para que emprestem dinheiro a juros baixíssimos; não, eles preferiram saquear o tesouro nacional, a “galinha dos ovos de ouro”; e agora, traídos pelo imperialismo internacional, que especulou com nossa economia, e derrubou o preço do real, estão vendo suas empresas se desvalorizarem…

    Os americanos e europeus estão apenas esperando a melhor hora pra vir aqui, comprar as empresas desses patetas! Vejam:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/214452/Dívida-de-50-grandes-empresas-sobe-77.htm

  6. Não confio no Janot.

    A Globo deveria ser investigada e nunca é. O PSDB deveria ser investigado. O Judiciário de SP deveria ser investigado junto com o metro. A bem da verdade, quem quer que seja investigado, sairão bichos muito mais feios e grandes do que o que tem saído das atuais (e realmente profundas) investigações contra Lula e Dilma – que ja duram anos a acharam, até hoje, um sitio véio e um barquinho – e um presidente que luta pela sua industria e pelo seu pais e até por seus empresários safados sem vergonhas. NAO CONFIO NO JANOT. NÃO CONFIO NA JUSTIÇA. tampouco no MPF E PF que precisam de uma liderença séria. Cadê os homens sérios destas isntituições???? 

  7. Não confio no Janot.

    A Globo deveria ser investigada e nunca é. O PSDB deveria ser investigado. O Judiciário de SP deveria ser investigado junto com o metro. A bem da verdade, quem quer que seja investigado, sairão bichos muito mais feios e grandes do que o que tem saído das atuais (e realmente profundas) investigações contra Lula e Dilma – que ja duram anos a acharam, até hoje, um sitio véio e um barquinho – e um presidente que luta pela sua industria e pelo seu pais e até por seus empresários safados sem vergonhas. NAO CONFIO NO JANOT. NÃO CONFIO NA JUSTIÇA. tampouco no MPF E PF que precisam de uma liderença séria. Cadê os homens sérios destas isntituições???? 

  8. MP politico e a ignorancia

        Uma grande maioria, para não dizer, todos os que não são de certas areas especificas, os acostumados em negociações com o governo americano, quando leem ou ouvem ” Procuradores Federais dos Estados Unidos”, tem a idéia, já consolidada, pela ignorancia, que estes são iguais aos nossos do MPF, até mesmo um orgão de controle externo do governo, o que não é nem perto da realidade, eles são, alem de advogados prestigiados, com longas vivências no setor privado, professores de universidade, maioria oriundos das Ivy League,  principalmente “POLITICOS Partidários”, que atuam em beneficio da administração do momento, republicana ou democrata, exercendo “politica de Estado”.

          Um bom exemplo de um US Attorney General, é John Aschcroft, que serviu com Bush, de 2001 a 2005, o qual em reação ao 9/11, concebeu o “Ato Patriota” e em acesso a estas legislação, o aumento de controle contra a “lavagem de dinheiro”, leis estas que hj. permitem ao Governo americano, esmiuçar qualquer transação financeira “suspeita” e enquadra-la; Aschcroft sempre foi “republicano”, antes de sua nomeação foi governador de estado ( Missouri ), e Senador pelo mesmo estado, após seu periodo no Dept of Justice, consolidou-se como “lobista” ( The Aschcroft Group LLC ), trabalhando inclusive para empresas de defesa, como a IAI ( Israel Aircraft Industries ) e a Blackwater ( Xe/Academi ). 

           Os de “Obama”, tanto Holder, como a Sra. Linch, vem de carreiras em Wall Street, Holder inclusive após deixar o DeptofJustice, advogou até para o UBS.

            Portanto um “US Attorney”, é sempre um “braço” , um “executor”, das politicas de Estado, do governo americano, claro que nossos membros do MPF, pessoas que estudaram muito para passar em concursos, sabem disto.

  9. Dilma, os “caras” estão

    Dilma, os “caras” estão destruindo o país, rasgando a Constituição Federal!  Dá uma canetada e manda prender meia dúzia de Lésa-Pátria, a Carta Magna prevê esse tipo de crime. Bota moral!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador