A PF descontrolada

É tipicamente autoritária a campanha para que a Polícia Federal preserve “autonomia” com a mudança no Ministério da Justiça. Seus apologistas querem que ela continue funcionando segundo as próprias regras, indiferente às demandas da sociedade e às determinações legais.

Ora, o mínimo que se pode exigir da PF é respeito pela hierarquia funcional que a Constituição determina, além de lisura e transparência no exercício de suas atribuições. E já faz algum tempo que a sociedade brasileira não recebe esse mínimo. Desde o início da Lava Jato.

Parte da corporação virou uma espécie de poder paralelo, a serviço de conspiradores e sabe-se lá de que outros interesses. A própria resposta dos policiais às censuras do ministro Eugênio Aragão possui um tom de ameaça que em qualquer democracia do planeta já teria levado a demissões sumárias.

Aragão tem o desafio de lidar administrativamente com um problema que os malfeitores transformaram em político para garantir sua impunidade. Mas o freio momentâneo colocado pelo STF às sandices de Sérgio Moro abriu uma chance para que o ministro siga o mesmo caminho quanto à PF.

Ele pode exigir pelo menos quatro medidas imediatas dos comandados:

1. Esclarecimentos sobre os grampos nos telefonemas entre Dilma Rousseff e Lula;

2. Identificação e punição dos responsáveis pelos vazamentos de informações sigilosas dos inquéritos da Lava Jato;

3. Identificação e punição dos responsáveis pelas escutas clandestinas instaladas nas celas curitibanas da Lava Jato;

4. Punição de agentes e delegados que publicam manifestações político-partidárias nas redes sociais da internet.

Essas providências seguem estritamente as normas jurídicas e estatutárias. E são mesmo obrigatórias, perante a gravidade das suspeitas envolvendo a PF. O fato de parecerem radicais apenas ilustra o nível de permissividade que beneficiou a corporação até agora.


http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador