Revista GGN

Assine

Moro e o MPF comprovam a força de Lula, por Guilherme Scalzilli

Por Guilherme Scalzilli

Alguns comentaristas torceram narizes diante de minha avaliação sobre a vantagem de Lula na campanha de 2018. Talvez, com certa razão, achem cedo para tecer prognósticos, especialmente os favoráveis ao PT.

Mas será tão difícil reconhecer que a perseguição a Lula reflete o poder propagandístico do seu legado administrativo? Até a direita parece admiti-lo. Se Lula será candidato ou, caso afirmativo, se conseguirá vencer, permanecem questões esotéricas, para as quais cada facção adapta suas respostas preferidas.

As lucubrações em torno da tentativa de destruir o“mito lulista” não me parecem equivocadas, mas resultam simbólicas demais num combate aberto. E, no final das contas, apenas corroboram aquele raciocínio, sem traduzi-lo nas poucas e boas palavras que a situação pede.

Sérgio Moro, orgulhosamente pragmático, não se dedicaria a desconstruções imaginárias sem uma finalidade muito precisa. Conforme aponto desde o início da Lava Jato, seu alvo principal sempre foi Lula, e não Dilma Rousseff, porque é nele que reside o projeto de continuidade do PT no poder.

Isso não tem nada a ver com mitologias, sonhos, esperanças ou mesmo programas de governo. O objetivo do Ministério Público é destruir o petista com maiores chances de vencer as eleições presidenciais de 2018. Se Lula não as tivesse, jamais estaria sendo atacado por motivos tão frágeis e risíveis.

Quanto mais desesperada e apelativa for a sanha punitiva contra Lula, mais evidente fica o temor que ele inspira no antipetismo judiciário. A militância progressista deveria usar isso como estímulo, em vez de ignorar a natureza eleitoral dos ataques. Seus adversários não cometem o mesmo equívoco.


http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Média: 4.5 (24 votos)

Recomendamos para você

24 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Gina Ferreira
Gina Ferreira

"Só se taca pedra em árvore

"Só se taca pedra em árvore que dá bons frutos"

Esse ditado nunca soou tão verdadeiro!

Seu voto: Nenhum
imagem de assim  falou  golbery
assim falou golbery

se Lula tivesse algum poder ,

se Lula tivesse algum poder , usaria isso para que o Brasil tivesse para presidente sempre o melhor possível e não ter que se contentar apenas em ter o melhor dos mais incompetentes que existe

Seu voto: Nenhum
imagem de gabriel santos
gabriel santos

lula

lula esta na história e vai ficar nela pra sempre, moro quem e esse tal de moro? daqui a pouco ninguém mais vai se lembrar dessa figura.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Moacir Soledade
Moacir Soledade

Lula

moro o "LARANJA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO "que não quer a pecha de JUDICIÁRIO PARTIDARIZADO só tem duas opções no caso LULA:Ou lhe da a maior CHANCELA já recebido por LULA que é um ATESTADO DE IDONEIDADE
ou,o transformara no MAIOR MÁRTIR DA HISTÓRIA POLITICA BRASILEIRA.
o prendendo de forma arbitrária e afrontando o estado de direito e a democracia.
Confesso que não escolhi qual a melhor para nosso povo...Mas,embora tenha apreço quase pessoal por Lula,a história mostra que todos os mártires tiveram êxitos em suas causas.....moro o "LARANJA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO "que não quer a pecha de JUDICIÁRIO PARTIDARIZADO só tem duas opções no caso LULA:Ou lhe da a maior CHANCELA já recebido por LULA que é um ATESTADO DE IDONEIDADE
ou,o transformara no MAIOR MÁRTIR DA HISTÓRIA POLITICA BRASILEIRA.
o prendendo de forma arbitrária e afrontando o estado de direito e a democracia.
Confesso que não escolhi qual a melhor para nosso povo...Mas,embora tenha apreço quase pessoal por Lula,a história mostra que todos os mártires tiveram êxitos em suas causas.....moro o "LARANJA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO "que não quer a pecha de JUDICIÁRIO PARTIDARIZADO só tem duas opções no caso LULA:Ou lhe da a maior CHANCELA já recebido por LULA que é um ATESTADO DE IDONEIDADE
ou,o transformara no MAIOR MÁRTIR DA HISTÓRIA POLITICA BRASILEIRA.
o prendendo de forma arbitrária e afrontando o estado de direito e a democracia.
Confesso que não escolhi qual a melhor para nosso povo...Mas,embora tenha apreço quase pessoal por Lula,a história mostra que todos os mártires tiveram êxitos em suas causas.....

Seu voto: Nenhum

É claro que temos que defender Lula, custe o que custar..

mas, se por acaso os golpistas conseguirem impedí-lo de se candidatar nas próximas eleições, eles não tem como evitar que Lula continue sendo um imenso cabo eleitoral.  Lula conseguirá eleger quem ele apoiar, se o deixarem falar diretamente com o povo.  

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Antonino Bargas
Antonino Bargas

Todo mundo junto!

..Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o japonês da Federal..

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Augusto Ribeiro
Augusto Ribeiro

Sanha Golpista

O que essa figura que se diz juiz lá no Paraná está fazendo é política e não justiça! É, portanto, uma não-justiça! Ele vai arranjar qualquer motivo para prender o Lula, mesmo que seja por uma merreca de R$0,10. E, claro, afastá-lo de qualquer chance de se candidatar em 2018 (ou até mesmo antes, se o golpe daquele outro torcedor do PSDB, lá no TSE, vingar...).

Tenho dito: a justiça brasileira está caolha!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de era republicana
era republicana

o perigo é aparece um

o perigo é aparece um salcador de fora da política, farscista, tipo collor, berlusconi et caterva...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de H66
H66

Exalta o LULA

Tudo o que canso de elegiar o LULA é muito pouco diante do testemunho que o ódio destes nazistas dão. Eles mais do que nós sabem da grandeza do LULA e morrem de tristeza por ela.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Horacio Duarte
Horacio Duarte

Fazendo politica

Acho que o post chegou perto. Lula mostrou para Moro, judiciario, MP, e a PF como se faz politica. Foi so' ele desafia-los em seus dominios para que todos mostrassem que tem lado, mais que lado, que sao parciais e tem partido. Nao sei se vao chegar a alguma coisa, mas ja perderam, e perderam feio, tornaram lenda a imparcialidade e a toga da insencao.  Temos muitas reformas a fazer, as mais urgentes sao a bancaria e podemos incluir a judicial.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Cesar Saldanha
Cesar Saldanha

Medo de 2018

Sabe  qual é o pesadelo de Moro? É chegar logo 2018 e o mundo acabar para ele. Fim da Linha, Torquemada Moro!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Jair Ferreira de Souza
Jair Ferreira de Souza

A força de Lula

Também é preciso lembrar das eleições municpais deste ano. As novas regras dificultram as candidaturas das oligarquias tradicionais e dos partidos à direita/conservadores. Acredito que desestabilizar o Partido dos Trabalhadores é uma tentativa de impedir que os petistas, comunistas e socialistas vencem as eleições em milhares de prefeituras pelo Brasil afora. Sabemos bem que de cada 100 politicos barrados pela lei da ficha limpa menos de 15 são da esquerda. Além disso, a falta de recursos oriundos das empresas dificulta a eleição dos conservadores, desgastar o PT é aumentar as chances da direita. De qualquer forma, criar esse contexto é absurdo e demonstra como as insituições e os poderes no Brasil não estão ainda livres do patrimonialismo cuidadosamente semeado no século 19 e replantado na Ditadura Civil Militar. É triste ver o poder judiciário brasileiro continuar na História do Brasil, como fiel guardião dos interesses dos ricos e poderosos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcos L Costa
Marcos L Costa

Acho mesmo que devemos

Acho mesmo que devemos esmorecer pois ficar tomando porrada e não fazer nada é porque ou não pode ou tem síndrome de rock Balboa apanha ate o outro cair de cansaço.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Lula é para sempre...

das reformas que já tivemos trouxe o essencial, o principio, a raiz, através de uma simples mudança de opinião sobre o que era preciso fazer para melhorar a vida dos pobres

Lula é para sempre, movido pelo amor do povo pobre brasileiro

imbatível, pois, a qualquer tempo, aconteça o que acontecer

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Se o Lula ganhar...

Se o Lula ganhar, adeus Moro até nunca mais, a corja golpista não terão vez e até  as palhaçadas do playboi Aécim deixará de ter graça

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Ritinha
Ritinha

Quando tentamos enxergar o

Quando tentamos enxergar o todo (Brasil) a minha vista embaralha.  Tenho encontrato por ai, supermercados, farmácias, transportes etc, os vomitadores de ódio. Realmente este ódio vai além do PT, mas ao que ele representa no imaginário. Tanto que  sempre pronunciam comunistas e esquerdistas. Precisam classificar mais amplamente quem odeiam. É uma miragem do mal. Falam  muito em meritocracia, xingam a Bolsa Família, mas consideram seu fracasso toda do governo e esquerdistas.

Vejo também os silenciosos. Não curtem nada, não falam nada. Est ão na miúda. Quantos são? Tenho a impressão que são muitos.

Os a favor tentam não entrar em embate no mundo físico, mas muitos são contundentes no virtual. Os petistas já não sãos os mesmos.  Até eles estão cansados do imobilismo de quem deveria ter sido mais competente.

Do outro lado estão os políticos que dizem ser a nossa voz. Tenho certeza que eles não nos conhecem, mas dizem que conhecem.  Eles não sabem o que ocorrerá em 2018, mas como diz a famosa frase "em se plantando tudo dá" ... então já estão plantando desde que Dilma tomou posse.  A plantinha já está bem grandona.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (18 votos)

O embate do  "lulopetismo"

O embate do  "lulopetismo" versus,"globotucanismo", apesar das toneladas de tintas e quilômetros de manchetes e matérias fustigadoras, apresenta  ligeira vantagem  para o primeiro.  Percebe-se ,certa exaustão,repulsa, alheamento a imposição diuturna do mesmo tema pelas  três mídias tradicionais.Intoxicação de negativismo, sugerem como alternativa, ao cidadão,leitor  tributável, atear fogo às vestes, ingerir formicida ou lançar-se do terraço  de um prédio de sua  escolha.

Lamenta-se,que  a liderança de Dilma não tenha  a garra e a veemência de Leonel Brizola que jamais deixaria as circunstâncias  evoluírem até  o ponto atual.Lamenta-se, como ex-brizolista, não o tenha tomado como modelo de líder combativo que  em circunstâncias mais adversas, ditadura vigente e Roberto Marinho,fraudador frustrado,não esmoreceu,pelo contrário, enfrentou-os  a todos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

snaporaz

imagem de Franbeze
Franbeze

Concordo

Comentário de mestre. Sem comentário!!!

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Besta Acuada.

Foram dados Tempos para o domínio da Besta e ela sempre soube que bater de frente com o Lula seria suicídio.

Acontece que por algum motivo a Besta se conscientizou que estes tempos estão no fim e começou a agir como os camicases Japoneses na Segunda Guerra. 

 

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Sim, Lula eh uma forca

Sim, Lula eh uma forca descomunal, um powerhouse.

A questao eh porque eh que o Brasil se conforma em virar Paraguay.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Não vejo dessa forma.

O que percebo é que há um ranço enorme com os da "senzala", daí para o PT e Lula.

Se parar para ouvir qualquer pessoa que critique o PT ou Lula, você irá constatar o discurso do ódio.

Não obstante, dos nomes conhecidos o de Lula é o mais forte.

Mas, podemos perceber que está existindo uma tendência de procura pelo novo , observada, inclusive, nas últimas eleições, exemplo Haddad e a própria Dilma.

Está ocorrendo uma saturação da classe política mais tradicional.

O risco de um Berlusconi, ou de um novo Collor, é real.

Seu voto: Nenhum (17 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Concordo com você

O que estamos vivendo hoje era previsível há um bom tempo. Eu e muitos aqui alertamos o PT e o Lula, mas nunca nos ouviram e sempre acharam que agente estava exagerando. Contra os manifestos de de 2013 (que a casa grande soube usar muito bem a seu favor) a Dilma, o lula e o PT não fizeram nada e hoje estamos vendo as consequências.

  

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Dilma

Não esperemos mais nada de Dilma. A não ser contra Lula, o PT e o que representam.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Vicente Antonio da Silva
Vicente Antonio da Silva

DILMA

SERIA UMA ESTRATÉGIA DE MESTRE. SE AFASTAR DE LULA, FAZENDO UM JOGO DE ALIANÇAS COM A OPOSIÇÃO. MANTERIA O MANDATO  E O IMPEACHMENT IRIA PARA AS CUCUIAS.  LULA  VIRARIA VITIMA CRESCERIA ENORMEMENTE,  GANHA FÁCIL AS LEIÇÕES EM 2018. Porém a forma de agir assim, sem se aniquilar é para gênios politicos, que não emos. Será?.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.