O quinhão do Timão

 
Por Guilherme Scalzilli
 
É vergonhosa a festa que a crônica futebolística faz com o título corintiano. Um mínimo de espírito crítico levaria a questionar o merecimento da conquista, e até a sua lisura.
 
Os resultados do Campeonato Brasileiro expõem os privilégios dos clubes favorecidos pela CBF e pela Rede Globo. Da primeira vêm os “erros” de arbitragem. Da segunda, a proteção financeira das cotas de TV.
 
O Corinthians recebeu cerca de R$ 100 milhões, mais do que o triplo da parte reservada a oito dos vinte clubes que disputam o Brasileiro. O dobro do montante pago a outros cinco participantes.
 
Esse método de manipulação faz dos pontos corridos um logro infalível. Sob a aparente “justiça” do sistema, a elite da Globo se eterniza na disputa de títulos e vagas à Libertadores.
 
Os elogios a Tite e seus comandados milionários escondem a estrutura viciada que os financia.
 
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ilações puras

    E nos anos anteriores? O esquema falhou? E o Flamengo que também recebe grana da Globo? O conteúdo deste post é pura ilação, os argumentos frágeis, simplesmente não se sustentam.  

    1. O curintians ganhou em 1991.

      O curintians ganhou em 1991. Em 1998 e 1999 foi a Hicks Muse, não é necessário explicar mais. Em 2005 foi o título do Kia, escandalosamente roubado do Inter. Em 2011 quem dançou foi o Vasco. Ou seja, dos seis “títulos” , um não tem contestação. Esse ano a tática foi desestimular os jogadores do Galo. Mostrar que, qualquer coisa que fizessem, não resolveria, o título já tinha dono. No fim do primeiro turno e início do segundo, foi assim. Os jogos mais cômicos foram contra os times de Santa Catarina. Chap, Joinville e Figueira. Contra o Jooinville, no segundo turno, foi o jogo em que Dátolo teve um corte na perna que o tirou por mais de um mês de campo. Nem falta foi marcada. Os jogadores do Galo e Levir fizeram o que foi possível conrra a Globo. Só é estranho que aqueles que vivem criticando as manipulações e o poder da dita Rede julguem normal o que ocorreu nesse campeonato. 

    2. Compare a cobertura miRdiática sobre o “Fla” e o “Timão”

      Eu que não sou rubro-negro (nem tenho uma nêga Teresa mesmo neste dia comemorativo, viva!), da maior e mais disseminada torcida do país (ainda, apesar da campanha de décadas de míRdia coríntia), mas apenas um observador que considera futebol uma curiosidade sociológica bem interessante, desafio alguém a achar a palavra “Mengão”, mais antiga do que “Timão, Coringão” e outros tantos, disseminada na mírdia, mesmo que em fração milesimal, não apenas nestes tempos de vacas magras (futebol é isso), mas nas últimas décadas.

      O Corintios (oops, Corinthians) tem cobertura celebrativa seja estando em boa campanha, seja porque está rebaixado (como esquecer as emocionadas comemorações, digo narrações do “isento” Cléber Machado seja neste “hexa” que veio com mudança de critérios, seja quase chorando no rebaixamento do Coríntios (oops, é estrangeiro: Corinthians).

      O trabalho que a imprensa faz de celebração e abafamento com os demotucanos e o PT é muito similar e escancarado, só não vê quem não quer…ou torce.

      A explicação é simples: a maior torcida de São Paulo é a do Corintios (oops, thians). E a míRdia em rede predominante no país é paulista (Estadão, Abril, Band, Folha, Pan, SBT, Record, Rede TV). Adicione-se as agências de publicidade e …

      Mesmo a mais influente míRdia do país, a “carioca” (quáquá) Globo, é amplamente aparelhada por paulistas, desde o Boni que se aposentou e voltou para sua terra (SP), a equipe de jornalismo e esportes que está em SP, até os eminentes de rede nacional, que são quase todos paulistas: Faustão, Ana Maria Braga, Luciano Huck, Angélica, Bonner, Waack, Sergio Groisman, o Galvão “carioca flamenguista”, hahaha*, Cleber Machado, Luis Roberto (paulista que narra os jogos cariocas, tanto fazendo se os 2 perderem), etc.

      Na “carioca” Globo, vale até sotaque caipirês “de vêidadi” (nada contra), mas o “s” carioca e de metade norte nordeste do país, além de ser original lusitano, passou a ser “maldito”: mesmo os poucos cariocas da emissora são induzidos por “fonoaudiólogas” a mudar (corrigir, hehe) seu sotaque. Até o futibol(de footbal ou fútbol)  virou futêbol, o BNDES virou bndÊésse, o é (pronúncia de nome de vigal é aberta) virou ê, etc…

      E digo mais: gosto muito do sotaque gaucho e paulistano. Mas tratar o baiano, cearense, nortista carioca, mineiro, pernambucano e demais como pacientes de fonoaudiologia é o Ó do borogodó. 

      Enfim, não é difícil explicar a avassaladora “supremacia corintia” (oops, corinthiana) na mídia.

      Embora seja um clube (o time muda) como tantos outros no país (com variáveis e temporais glórias e fracassos comparativos), principalmente os de RS, MG, RJ e SP.

      Não, não tenho desprezo ou raiva anti-coríntia. Minha observação mesmo é com a “isenção” miRdiática, seja esportiva, social ou política. Mera constatação de FATOS (ou não estou falndo disso?).

      Mas aguardem que quando esta míRdia alcançar a meta de transformar o Corintios (oops…) em maior torcida do país, o tema que é discretamente mencionado na míRdia (quase sempre comparando ao Coríntios (chega de oops), aí será um mote ensurdecedor e permanente: “a maior torcida do mundo!”

      Que hoje ainda é a do “Mengão” (oops, Fla).

      O que não impede que eu parabenize o campeonato coríntio e seus torcedores coríntios!

      Oops.

       

      (*) o apelido de Galvão quando trabalhava em Brasília era “paulista”. 

       

  2. Por falar em esportes, interessa apurar essa história, GGN?

    http://www.gymblogbrazil.com.br/2015/11/na-arena-minas-gbb-e-expulso-da-area-de.html

     

    Detalhe: ao manifestar desagrado/pedir explicações à CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), os leitores estão dizendo que seus comentários estão sendo apagados e seus acessos, bloqueados: 

     

    https://www.facebook.com/gbbrazil/?fref=ts

     

    https://www.facebook.com/CBG.Oficial/?fref=ts (tentei comentar e não só meu comentário não saiu, como também meu acesso à página foi bloqueado)

  3. mudem de esporte. deve piorar

    Sou corinthiano e só vi meu time ser campeão quando já tinha 14 anos de idade.Mesmo sem titulos, a torcida do Corinthians já era a maior e a que mais crescia. Titulos de campeonatos para o Corinthians são uma redundância, um desperdicio. Torcemos pela música, pelo estado de espirito. Num ano em que o Corinthians estava financeiramente fragilizado fomos muito mais competentes que os adversários. Isto é um péssimo sinal, para os adversários. A medida que o Corinthians vai estabilizando as finanças e liquidando o pagamento do estadio, vamos atingindo padrão europeu. E daí, sai de baixo.  

  4. BESTEIROL!


    É claro que sou corinthiano. Mas esta matéria é totalmente incorreta. Erros de arbitragens houve para todos. Se houve erros a favor do Timão, outros houve, e muitos, também, contra. Ontem, mesmo, primeiro do gol do vasco foi precedido de impedimento do jogador que faz o cruzamento que resultou no gol. Mas e daí? Foi a favor do Vasco e não do Timão, que manchete daria? Ademais o lance foi rápido demais, defensável inclusive a falha do banderinha.

    E todos os erros – na sua grande maioria – são pegos pela possibilidade de replay da TV. Muitos teriam, os prós ou os contra, sequer sido notados. E foi a imprensa, a mesma atacada pelo articulista, que possibilitou sua divulgação, inclusive, em virtude da grande do Timão,  o interesse em conferi-los, por torcedores de outras agremiações. Na verdade, Gulherme, tudo que erro de arbitragem que for favorável ao Timão vira manchete nacional, remember Castridge, até hoje lembrado, quando houve dois gols da Portuguesa, na época, totalmente impedidos e que foram muito pouco comentados.

    Poderia citar muitos erros que foram praticados contra o Corínthians pela arbitragem, mostrando que tivemos muito mais pontos perdidos nos erros no que ganhamos.

    Ganhar dinheiro da TV muito mais que outros, com exceção do Flamengo,   é produto da grande audiência que o Timão traz à TV que transmite ao vivo as imagens. Ora, quem reclama muito, o Galo,  perdeu de 3 a zero em casa como mandante.

    Pode haver dúvida quanto à capacidade do Timão, que tem muito número de vitórias, maior número de gos marcados e menos gols sofridos. E é a equipe mais disciplinada, e que tem sido um grande exemplo para o futebol brasileiro.

    Guilherme, o resto é o restolho do que sobrou nas mãos daqueles que têm dor de cotovelo!

     

  5. Pera lá

    Um mínimo de espírito crítico levaria a questionar a publicação do seu artigo que não tem nenhuma consistencia nas insinuações que provoca. Você questiona a lisura da conquista corintiana amparado em que? Erros de arbitragem e cotas de tv? Faça um levantamento dos erros, verifique se de fato eles foram apenas a favor do campeão. Você vai se surpreender, tenho certeza. Assim como vai se surpreender se tiver o cuidado de avaliar a campanha do Corinthians, digna das tais comemorações e adimirações das crônicas futebolísticas. Você provavelmente não gosta de futebol, não acompanha futebol, mas resolveu, talvez de mau humor, escrever sobre o fim do campeonato. 

    Sem dúvidas há uma grande relação de interesses em qualquer evento que movimente as cifras e o público que o campeonato brasileiro movimenta. O Corinthians, durante a gestão do Andres, se deu conta do quanto ele sozinho movimenta e se desvinculou do clube dos treze passando a negociar diretamente suas cotas de tv e etc. O futebol tanto quanto qualquer outra atividade esportiva ou não está inserido em um sistema economico em que os valores se dão dentro da dinamica do mercado. Não sei o que você quis dizer com ”proteção das cotas de tv”. Sabe o capitalismo? Então, infelizmente o valor atribuido ao Figueirense ou ao Corinthians é fruto do retorno que o Figueirense ou o Corinthians oferece. Acho válido e necessário discutir o uso da tecnologia para minimizar os erros e até as cobranças sobre a arbitragem, discutir a gestão da CBF e a divisão dos dividendos gerados pelo campeonato, mas não acho legal sair por aí questionando o título do Corinthians pq tem mais receita que outros menores insunando a torto e a direita.  

  6. Nenhum pênalti contra o Corinthians

    Alô, corinthianos de plantão!

     

    Contra fatos não há questionamentos. No Brasileirão 2015 foram marcados ? penaltis. A interrogação é porque não existe essa informação prontamente disponível no Google (estranho, não). No entanto, foram marcados ZERO penaltis contra o Corinthians (estranho, não).

     

    Antonio Gonçalves

  7. O pior de tudo foi o Lula,

    O pior de tudo foi o Lula, que se esqueceu que era o presidente de TODOS os brasileiros e mandou construir um estádio pro Corinthians, estádio este que nunca vai ser pago. O São Paulo ficou a década de 60 inteira afastado dos títulos pra construir o Morumbi com seus próprios meios. O Palmeiras tb sofreu nesta década, mas construiu um belo estádio sem ajuda governamental.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador