O Conservadorismo Moral do PT como Tabu

Eu entendo que o PT e o governo Dilma em geral (mas com raízes no fim do governo Lula, como atestam o abandono do PLC 122, o abandono do PNDH-3 e a aliança programática com PSC, PRB, PR e PP) aderiram a um discurso notoriamente conservador em questões de valores morais. No mínimo pela omissão em relação a vários temas.

Um pouco menos em relação a direitos de LGBTs, afinal, não dá pra ser tão abertamente conservador quando STF, CNJ, Globo (entre outros veículos), líderes internacionais (Obama, Hollande, Mujica, Cameron, Vargas LLosa, etc) academia e opinião pública em geral são  “simpatizantes”. Seria nadar contra a corrente, seria assemelhar-se ao tão criticado governo Putin.

(Quem gosta de dizer que este comentarista faz ‘discurso único’, ‘que só sabe defender seus interesses’ e outros reducionismos assim, que compreenda que eu tenho bem claro que a ‘questão LGBT’ é até relativamente das menos obstacularizadas no Brasil. Mas ficou importante no momento por afetar dezenas de milhões de pessoas e por ser o foco atual de manipulação por políticos. Coisas que deveriam ser tratadas administrativamente são levadas desnecessariamente a plenários e não é por iniciativa de militantes LGBTs.)

Mas em outras questões, cuja compreensão ainda é minoritária no Brasil, mesmo que um pouco menos junto às classes médias e pessoas com formação superior, o conservadorismo do PT e seus aliados é flagrante.

Quer em blogs como em redes sociais, alguns militantes do PT (principalmente este partido, por observação pessoal que pode ser injusta mas ainda não desmentida) desenvolveram uma reatividade extrema à ideia de autorreconhecer esse conservadorismo. Parece quase ofensivo que alguém, mesmo reconhecendo progressos sociais, econômicos ou o que quer que seja, comente o fato.

Na impossibilidade de se poder fazer o mesmo discurso progressista de 4 ou 5 anos atrás, recorre-se a desqualificar quem fizer esse discurso. Isso convence alguém fora da redoma? Difícil. Como alcunhar alguém da ‘classe média’ de ‘coxinha’, reacionário, blábláblá, se essa pessoa defende a despenalização do aborto e da maconha, atualização do Código Penal, direitos de animais e combate a bullying?

Conservadorismo não se define por apoiar ou não partidos, mas por apoiar ou não ideias e conceitos.

O PT e seus militantes deverão um dia reconhecer que não é possível segurar todas as bandeiras. Se a intenção é obter resultados eleitorais expressivos aproveitando-se do pensamento conservador presente nas camadas mais pobres e/ou mais religiosas e/ou menos escolarizadas da população, deve-se aceitar isso como uma escolha consciente. E colher os frutos disso (e as críticas por isso, também.)

Mas, se políticos de outros partidos (mais o PSoL, mas timidamente PSDB, PPS e PV também) defendem modernizações na legislação ou na atuação administrativa, é direito deles no jogo democrático.

Em português claro:

– Defender PEC do Plebiscito, Redução da Maioridade Penal,  Estatuto do Nascituro (“bolsa-estupro”), recriminalização de usuários de drogas recreativas É CONSERVADOR

– Defender descriminalização da maconha e do aborto, combate à bullying (homofóbico ou outro) em escolas, direitos de Povos Indígenas, igualdade salarial por gênero, redução do Estado Penal, atualização do Código Penal, NÃO É CONSERVADOR. Pode-se até dizer que não são ainda causas populares, mas provavelmente serão tendência em algum momento do futuro.

Qualquer argumentação em contrário fica frágil, portanto. O PT pode até não ter conservadores morais como maioria de seus integrantes ou militantes. Mas o abandono de algumas causas e o acolhimento de outras denota o recurso, ainda que temporário, a discurso conservador.

Lidem com isso.

A seguir, uma coletânia de posts onde abordo essas questões, desde junho/2011. (Em negrito alguns favoritos.)

2011 06 02 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-gay-o-pastor-a-blogosfera-e-o-pig

2011 10 05 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/descriminalizacao-do-aborto-caminho-para-sua-reducao

2012 05 05 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/casamento-gay-um-fato-consumado-em-gestacao

2012 06 30 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/ordem-e-progresso

2012 08 18 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-visao-de-alckmin-e-haddad-sobre-o-casamento-civil-gay

2012 09 13 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/que-fim-levaram-todas-as-flores

2012 09 26 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/conservadores-sao-sempre-os-outros

2012 10 13 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/a-manipulacao-da-homofobia-na-politica

2012 11 09 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-conservadorismo-enrustido

2012 12 26 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/nem-os-conservadores-suportam-os-neocons

2013 01 24 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-conservadores-da-esquerda

2013 03 05 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/falando-tambem-do-que-nao-esta-sendo-pensado

2013 03 21 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-economia-vai-bem-a-sociedade-nem-tanto

2013 03 28 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/fica-feliciano

2013 04 07 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/uma-luz-na-discussao-sobre-homofobia-e-politica

2013 04 14 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/deputado-critica-movimento-gay-agenda-politica-violenta

2013 04 18 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-lei-anti-homofobia-de-sao-paulo

2013 04 27 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-secularismo-como-causa-politica

2013 06 03 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-questao-dos-direitos-humanos-e-civis-no-governo-do-pt

2013 06 05 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/a-falta-do-ministro-ombudsman

2013 06 13 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-governo-dilma-nao-e-de-continuidade

2013 06 13 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/repudio-a-esquerda-antipatizante

2013 08 17 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/o-conservadorismo-moral-que-nao-convence-no-pt

2013 08 29 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-ligacao-entre-esquerda-e-politicos-evangelicos

2013 09 05 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/o-autodenominado-progressismo-brasileiro-no-armario

2013 09 06 http://advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/quem-defendera-o-combate-a-homofobia-no-brasil

2013 09 08 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/se-ha-conservadores-progressistas-ha-progressistas-conservadores

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tabu

    Não é que criticar o conservadorismo moral do PT é tabu. Na verdade, toda e qualquer crítica ao PT é tabu, conforme certa parte da militância.

    No blog mesmo vemos isto. Grande parte dos frequentadores, mesmo com vários deles sendo Deus no Céu, PT/governo na terra, conseguem argumentar e discutir os assuntos com um elevado grau de civilidade.

    Agora, existe uma minoria (numerosa em termos absolutos, mas minoria) que busca constantemente radicalizar o debate, imputando pecha aos críticos do PT. Quando falta argumento e/ou disposição para o debate, limitam-se a dizer “você não perde uma oportunidade para criticar o governo”. Atrás do aparente conteúdo analítico do discurso, há um claro intento de discriminar, que em última instância, se torna censura pura e simples.

    Aí, por mais procedente que seja sua crítica, você se torna o “chato que tem birra com o PT”. Por isto, nada do que você diga tem valia, pois você já foi rotulado, fichado, e faltaria a necessária imparcialidade para levarem a sério o que você tem a dizer. Parece até que existe um limite saudável de críticas que você pode fazer ao governo (a crítica “aceitável” para estes militantes específicos é fustigar Paulo Bernardo, Gleisi Hoffman, Helena Chagas, a aliança com o PMDB, mas deixar Dilma e Lula fora destas críticas, como Ministério/Presidente fossem coisas completamente apartadas), e para cada crítica você precisa lançar 2 ou 3 elogios para ser “aceito”.

    Quanto a este assunto, eu faço mais questão de pontuar as críticas que tenho ao governo do que celebrar os acertos porque, se fizer o contrário, faltará o ponto mais importante a um debate saudável, o contraditório. Qual seria a diferença, se eu preferir só elogiar o que o governo tem de bom, se para isto existe uma claque imensa para aplaudir tudo o que vem do governo/PT/Lula? 

    O complicado é isto. Existe um consenso tácito entre estes comentaristas, que ser PT no Brasil é ser superior moralmente a militantes de outros partidos. Então, se você passa o dia fustigando o Eduardo Campos, o Cristóvam Buarque, a Marina, o Serra, o Suplicy (petista renegado), o PSOL, o PSTU, o PDT, o PMDB, irão te aplaudir. Mas ai de você se quiser tecer uma crítica mais elaborada as alianças conservadoras que Lula costurou.

    E isto é particularmente complicado, porque eu (e a maioria dos que criticam o PT, creio eu) sempre votei no PT, certamente em algum candidato do partido votarei em 2014, mas se não se segue um padrão de comentários, você vai ter que passar muito tempo se explicando (igual estou fazendo agora) ao invés de se concentrar nas críticas em si. É particularmente cansativo isto, mas enfim, é o que temos para o almoço.

    Quanto as críticas que você faz ao governo, apesar de não concordar com tudo que você escreva, creio que a maioria delas são procedentes, e se tiver que incomodar uma parte da militância, que incomode. Eu também não vejo o porque o governo manejar uma aliança tão grande, se não consegue aprovar nada de seu programa no Congresso. Seria medo das CPI’s aos moldes de 2005?

     

    1. Concordo bastante com você,

      Concordo bastante com você, Arthur.

      De diferente, só não pretendo votar mais no PT em 2014, pelo menos enquanto os discursos forem o que são. Abs.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador