Escritor alemão proibido de viajar para os EUA

Escritor alemão crítico da espionagem dos EUA é impedido de viajar ao país

  • Ilija Trojanow veio ao Brasil para a Bienal do Livro do Rio e tentava embarcar pela American Airlines em Salvador
O autor Ilija Trojanow Foto: Divulgação

O autor Ilija Trojanow Divulgação

RIO – O escritor alemão Ilija Trojanow, um dos convidados da delegação alemã na última edição da Bienal do Livro do Rio, afirma que foi impedido de viajar para os Estados Unidos por conta de críticas à NSA, agência de segurança nacional do EUA, depois do recente escândalo de espionagem internacional.

Em uma depoimento publicado no jornal “Franfurter Allgemeiner”, o escritor, de origem búlgara, afirmou que partiria de Salvador. Ao apresentar seu passaporte na balcão da American Airlines, teria sido informado por uma funcionária que não poderia viajar. O escritor diz que o motivo para o impedimento não foi informado, que a funcionária somente afirmou, enquanto o interrogava, que o caso dele era “especial”.

A Companhia das Letras, que publica o romance do autor “Degelo” no país, informou que ele está no Rio tentando resolver a situação, e que nem chegou a receber o cartão de embarque.

“É mais que irônico que a um autor que levanta a voz conta os perigos da espionagem seja negada a entrada na ‘terra dos bravos e livres’”, escreveu o autor no jornal alemão.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador