newsletter

Assinar

A oposição tem que ser investigada

Por Ion de Andrade

Postei no meu último artigo, em dezembro, a ideia de que a oposição, dadas as decisões do STF sobre o impeachment, estava exposta e seria esmagada. Passado um mês da análise, mantenho o ponto de vista. O Estadão hoje publica que a oposição tem estratégias para além do impeachment... Aloysio Nunes constatou também que se o PT não sair pelo impeachment...sairá pelo voto!

A ideia de que o impedimento está inviabilizado está sedimentada. Essa  inviabilidade, de fato, aumenta exponencialmente os riscos das ações que visavam viabilizá-lo, pois a narrativa (a história é dos vencedores) e suas consequências têm o poder de mudar reputações no seu oposto... e obriga a um reposicionamento geral das forças no campo de batalha.

Vejamos:

As declarações de inocência de Marcelo Odebrecht por Paulo Roberto Costa e o fato de que não teria sido citado nas delações, acentuam o descrédito da operação Lava Jato, bem como o risco para os seus protagonistas de figurar em trágica situação nos livros de história. Hoje um dos procuradores afirmou que seriam mais de 2000 anos (DOIS MIL...) de pena para Marcelo Odebrecht. Não pode dizer o contrário, a nação o espreita, há livros de história no prelo e pescoços em jogo, mas a verdade será a dos tribunais.

De fato, a atribuição à Lava Jato de boa parte da recessão em que se encontra a economia brasileira atestada pelo o FMI, somada ao fato de que projetos estratégicos para o país, como o do submarino nuclear, estão sob tensão (o almirante Othon continua preso...) constrangem e permitem ver que a inviabilidade do impeachment é uma ameaça real à reputação dos que nele seriam heróis. O que há, efetivamente, é um longo futuro pela frente no qual cada prejudicado, sobretudo se inocentado, vai querer responsabilizar os seus algozes e ser indenizado em questões de Direitos Humanos. A cada prisão relaxada pelo STF dobra um sino.

Há também um longo futuro no qual incontáveis protagonistas institucionais poderão provocar os tribunais para julgar a conduta da Lava Jato pelos prejuízos para o Brasil, bilhões de dólares em perdas para a economia, milhões de desempregados e projetos estratégicos atrasados ou ameaçados, efeitos estranhamente, aliás, incomparavelmente piores no plano material do que a corrupção alvo das investigações. Isso pode produzir muita insônia, muita polêmica jurídica e resultados imprevisíveis inclusive no plano da História.

É pouco provável, portanto, diante do cenário sombrio que vai sendo materializado para a oposição, um acirramento da agressividade processual pela Lava Jato quando já sofre desmoralização na área civil e na militar. Tal desvario poderia dar mais força a um desfecho negativo para ela, fato que por hora não pode ser descartado. Não é um "quem prende quem". A reputação, a história e o quem ri por último contam mais. De que valeu a multa que Cid Gomes pagou por ter adjetivado Cunha de achacador... De que valeu Tiradentes ter sido considerado corrupto aos olhos da Coroa? Sobre a Operação Lava Jato a História já começou a firmar um veredito... e há pouca margem para evitar o iceberg... Isso é uma pena, pois a corrupção investigada não foi pequena, mas a operação perdeu-se na política e talvez venha a pagar um preço muito caro perante o futuro.

Mesmo assim, pode haver, é verdade, tendências de acirramento por parte da Lava Jato. Mas o impeachment saiu da agenda, o campo democrático começou a gostar de ir para a rua e a história espreita. Não há mais um porto salvador comandado por Michel Temer. O que há, na verdade, é um “vem que tem” no agora e poderá haver uma narrativa histórica futura a valorizar o gigantesco e incalculável prejuízo material e moral para o Brasil, além do INCOMENSURÁVEL perdão aos delatores (todos corruptos ou corruptores) que tiveram suas penas reduzidas de 283 para sete anos (sem falar nos tucanos que sequer foram investigados). Uma autêntica operação Lava Judas, (o delator) paralela à Lava Jato. Então, um acirramento da parcialidade, pode resultar em vitórias de Pirro.

E o STF tem dado diversas provas de maturidade e isenção e parece determinado em firmar-se como um Poder soberano, o que é um elemento que escapa à governabilidade da operação.

O PSDB, com o governo FHC NADA tendo feito para apurar a corrupção do seu período, acrescentou-se, além da derrota do impeachment, uma derrota moral maior, o Oscar da hipocrisia. Está enfraquecido como alternativa de poder. Na geladeira o decano dos tucanos também deve explicações à nação e devemos, sem espírito de revanche, exigi-las.

Já Eduardo Cunha e Michel Temer parecem fazer parte de um passado longínquo. O primeiro tenta todas as manobras possíveis para sobreviver. Sem medo do ridículo quer adiar um dos processos no STF ao pretenso fim do seu mandato em... 2017. O segundo está sumido. Agora por vontade própria. A sua permanência na presidência do PMDB só se justificaria por imensa compaixão dos seus pares, o que seria indigno. Viria a ser um presidente... figurativo.

O presidente do TCU Aroldo Cedraz, dispensa comentários.

Compõe o cenário atual a eleição do novo presidente da Argentina, figura menor, cujas medidas, muitas das quais já anuladas pela justiça, revelam a alma da direita latino-americana. Foi capaz de adoecer o país vizinho, mas, nefasto que é, nos imuniza.

São parte do contexto, ainda, o agravamento da crise humanitária na Europa e do Oriente Médio onde o Estado islâmico mostra-se mais resiliente do que o previsto e onde a Rússia, o Irã e o Iraque atuam em aliança. Isso, como de costume, possivelmente secundarizará a frente de batalha da América Latina pelo imperialismo. Acrescente-se a isso o excesso da oferta de petróleo atual que torna esse botim circunstancialmente anêmico.

Tudo soma contra a oposição.

Não devemos, pois, nos deixar impressionar pela aparente piora das denúncias nos jornalões, isto decorre precisamente de que a nossa retaguarda tornou-se inexpugnável com a confirmação, pelo STF. do rito constitucional para o impeachment. O golpismo está vivo, certo, mas vencido, mal posicionado e exposto. Pode produzir manchetes em jornalões, mas perdeu no principal.

Por tudo isso, no presente momento, quem deve pedir explicações somos nós, na imprensa, nas redes sociais, e sim, nos tribunais. E o povo vai para as ruas.

Nos concentremos, então, para entender o que é principal e o que é secundário, no fato de que o impeachment foi derrotado.

A perda da credibilidade da Lava Jato impõe ao campo democrático a luta pela correção dos seus excessos e pela universalização das investigações da corrupção a todos os segmentos da política. Ou disso tudo restará apenas: um país arruinado, uma narrativa histórica em que a investigação será registrada como traição, perdendo o seu potencial alcance transformador e um tucanato para quem não terá havido NENHUMA pressão para a mudança da cultura da corrupção, pois são inimputáveis. O pior cenário no plano da ética e da política.

As ruas, os parlamentares, os movimentos sociais devem, sobretudo agora que o risco à democracia foi afastado, levantar a bandeira da ampliação das investigações para o lado ainda não investigado. Isto não deve ser feito com objetivos de revanche, mas com o propósito de dar ao prejuízo moral e econômico que são um extraordinário passivo da Lava Jato, ao menos, o alcance de transformar o Brasil num país, efetivamente, menos corrupto e não num país onde um Tucano pode roubar impunemente

Vencido o impeachment duas linhas de trabalho são, portanto, cruciais: ampliar o escopo das investigações contra a corrupção a todos os segmentos da política e continuar a democratização do Estado. O direito de resposta na imprensa, a tipificação do crime de vazamento, a atualização da legislação que tipifica a Traição e a Sabotagem, dentre outras estão na ordem do dia, pois será preciso separar o joio do trigo.

Essa é alavanca que nos dará força moral e política e nos permitirá ir saindo da tempestade. Quem tiver olhos de ver que veja, essa alavanca é uma moenda.

Média: 4.5 (52 votos)
44 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Carlos Alberto Feitas Lima
Carlos Alberto Feitas Lima

MP, PF E O JUIZ MALUCO DEVEM SIM SEREM RESPONSABILIZADOS.

O juíz maluco, o MP do além, e PF do japa, devem sim serem responsabilizados pelos prejuízos econômincos causados ao Brasil, Como se monta uma força tarefa dessas completamente seletiva e com viés político, descobrem furtos bilionários, ao mesmo tempo causam um prejuízo aos trabalhadores e ao país muito maior, devem ser presos e julgados também pelo o que estão lesando a pátria, isso também é crime, o da responsabilidade. Devem ser investigados para se saber por que razão deram esse preuízo ao Brasil, a mando de quem. A mídia também deve ser responsabilizada e devem pagarem também. Se não tivessemos um governo fraco e se tivessemos um ministro da justiça de verdade, essa turma já estavam todos presos. Nessa altura já não se sabe mais quem e mais nocivo ao BRASIL se os bandidos corruptos ou a força tarefa que jogou o país na lama em troca de fama e sabe se lá o que e que já causou um prejuízo muito maior para o Brasil e para os trabalhadores. São sim um falange de irresponsáveis, e sem nenhuma noção de estrategia de defesa do interesse nacional, são umas marmotas com inteligência curta e muita volúpia para a celebrização e resultados de causa própria. Devem serem presos também, prejuízo é prejuízo.

Seu voto: Nenhum
imagem de Carlos Alberto Feitas Lima
Carlos Alberto Feitas Lima

MP, PF E O JUIZ MALUCO DEVEM SIM SEREM RESPONSABILIZADOS.

O juíz maluco, o MP do além, e PF do japa, devem sim serem responsabilizados pelos prejuízos econômincos causados ao Brasil, Como se monta uma força tarefa dessas completamente seletiva e com viés político, descobrem furtos bilionários, ao mesmo tempo causam um prejuízo aos trabalhadores e ao país muito maior, devem ser presos e julgados também pelo o que estão lesando a pátria, isso também é crime, o da responsabilidade. Devem ser investigados para se saber por que razão deram esse preuízo ao Brasil, a mando de quem. A mídia também deve ser responsabilizada e devem pagarem também. Se não tivessemos um governo fraco e se tivessemos um ministro da justiça de verdade, essa turma já estavam todos presos. Nessa altura já não se sabe mais quem e mais nocivo ao BRASIL se os bandidos corruptos ou a força tarefa que jogou o país na lama em troca de fama e sabe se lá o que e que já causou um prejuízo muito maior para o Brasil e para os trabalhadores. São sim um falange de irresponsáveis, e sem nenhuma noção de estrategia de defesa do interesse nacional, são umas marmotas com inteligência curta e muita volúpia para a celebrização e resultados de causa própria. Devem serem presos também, prejuízo é prejuízo.

Seu voto: Nenhum

O MP não engana nem mais os

O MP não engana nem mais os coxinhas!! Muitos até desistiram de se manifestar contra o governo. Eles mesmos perceberam que MP , Globo, Moro e PF do Paraná, são uma verdadeira furada.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de medroso curitibano
medroso curitibano

alguns aqui que são a favor

alguns aqui que são a favor da lava-jato devem estar 

com medo mesmo é do título desse post -

"a oposição tem de ser investigada"....

mas não deveriam se preocupar, já que são

apenas comentarisrtas de um blog democrático...

só podem temer mesmo se forem assessores da lava-jato

ou fazem parte do abominável conluio tucano-alguns agentes da pf-mpf  e grande mídia golpista...

aquela colusão de interfesses a  que eu chamo de conluio grande mídia golpista etc caterva....

só devem temer se   ganharem um extrazinho no domingo e não puderem comprovar depois ....

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Sou à favor da lava jato,

Sou à favor da lava jato, desde que, se amplie para o período do FHC e prendam políticos e empresários daquela época.

Sem isso, só investigando um lado, é golpe.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

Basta fazer uma investigação ampla e irrestrita

Caro Gilson, não precisaria nem retroagir ao periodo de governo de FHC, basta fazer uma investigação republicana, ampla e irrestrita, sem sesgos ideológicos e perseguições política-partidárias.

Tenho absoluta certeza que, mesmo nos periodos de governo petista, grande parte dos desvios de dinheiro da Petrobras e outras Estatais, foram transformados em propina, caixa 2 e financiamento de campanha também à tucanos, assim como a outros partidos (DEM, PSB e PPS).

Mesmo assim, para um trabalho de limpeza e dedetização geral da empresa, a investigação naquele periodo, concordo, é necessaria e devida. Até porque, e não seria por esta exclusiva razão, o montante desviado deve ter sido bem, mas bem maior.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Caetano.
Caetano.

Dá até certa vergonha de ler

Dá até certa vergonha de ler o artigo. Vergonha pelo autor achar, ou dizer que acha, que a Operação Lava Jato é que é responsável em boa parte pela paralisia, ou melhor, brutal recessão em que o país foi jogado. Transforma a consequência saneadora em causa dos problemas. Ridículo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Waaaaaaaaaal...

Resultado de imagem para gargalhadaResultado de imagem para gargalhada

Como diria o mestre Paulo Francis: Waaaaaaaal !!!!!!! Bebe-se muito aos domingos...rsrsrsrsrs....

É o manifesto do BOZO e dos LAMBUZADOS...rsrsrsrs...Resultado de imagem para Carnaval Mela-mela

 

Agora, falando sério:

- Tem que CORTAR TODAS essas bolsas pela metade (no minimo);

- Congelar o funcionalismo até 2018;

- Extinguir pelo menos 2/3 desses cargos comissionados;

- Privatizar PETROBRAS, CEF, BB e quetais;

- Acabar com esse tipo de IMUNDICE:

 

Murilo Ferreira, que se licenciou da presidência do conselho de administração da Petrobras, fez ontem um desabafo a um interlocutor.Murilo Ferreira

“A Petrobras não é do acionista majoritário, nem do acionista minoritário — ela é da corporação,” disse Ferreira, que também é o presidente da Vale.

“Seu eu fosse morador de Nilópolis, São Gonçalo ou da Baixada [regiões pobres do Rio de Janeiro], eu ficaria revoltado com os tipos de privilégios que os funcionários conseguiram garantir para si mesmos.”

Em seguida, meio constrangido, tirou da carteira um cartãozinho verde. “Sabe o que é isto? É um cartão com o qual eu vou a qualquer farmácia, pago apenas 15 reais e compro o medicamento que quiser. Nenhuma empresa particular no Brasil tem um cartão de convênio médico como esse. Eu nunca usei, senti vergonha.”

E prosseguiu: “Na Vale, consegui tirar os carros dos diretores. Na Petrobras não é possível diminuir qualquer coisa que a corporação não queira.”

Esse espírito de corpo, segundo Murilo, “não permite imaginar que qualquer coisa vá mudar lá.”

E, fazendo referência a um prêmio internacional que ganhou como CEO da Vale, disse, “Eu não poderia arriscar minha reputação continuando ali.”

 

Só para inicio de conversa...

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ale Nogueira
Ale Nogueira

Bela piada

"Eu nunca usei, senti vergonha" - Mesmo assim, mantém o cartãozinho verde na carteira... Deve ser por falta de outras coisas pra preenchê-la?

Agora, conta outra. Ou abre mais uma.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E a Vale do período do Sr.

E a Vale do período do Sr. Murilo Ferreira escorreu pelo vale do rio doce da Samarco provocando irresponsavelmente a maior tragédia ambiental jamais vista no país. Como CEO  da Vale que conseguiu tirar os carros dos diretores, não conseguiu evitar a tragédia anunciada desde 2005.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

webster franklin

imagem de sabra
sabra

Comentario oportunista, que desdenha quer comprar.

Chocado com os funcionários da pterobraś, mas não fica chocado com os problemas de Mariana.

Não fica chocado com pareceres ou leis ambientais feitas  no mesmo escritório de advocacia  que atende a Vale. Não fica chocado com o preco pela qual a Vale foi privatizada.  E se choca na verdade porque os funcionários da Petrobrás não vão ser subservientes e vão exigir sim bons pagamentos e  direitos trabalhistas.  Voces só saem gerenciar  uma empresa se  conseguem flexibilização dos direitos trabalhistas . O sonho de vocẽs é voltar a servidão.  Os funcionários são os que fazem uma empresa, os acionistas não fazem uma empresa apenas colhem os lucros.  O problema é que voce quer passar a imagem de que uma boa empresa é aquela cujos trabalhadores não tem direito. Isto não fez da Vale um primor, como não fez da Sanmarco um primor. Talvez até tenha auferido lucros  para os acionistas, mas ficam no momento protelando e protelando as medidas e os débitos, e não assumem jamais que a ganância venceu  dos cuidados .Ao falar de ética e moral , deveria começar de fato  a pagar  pelo desastre causado ao ambiente a milhares de pessoas. Mas provavelmente voce como um autentico CEO  esta masi preocupado com os acionistas.   Quero dizer que e esta corporação de funcionários que trouxe a Petrobras ao status  que tem hoje. A  Petrobrás é a maior empresa brasileira e não precisa de CEOS deste tipo. O mérito dos funcionários da petrobras é o conhecimento tecnológico que eles criaram Um corpo tećnico  que voces destruiram na Vale em nome do lucro.  Suas colocações não passam de um oportunismo barato  se aproveitando  dos problemas com a corrupção. Voces no fundo desdenham , desdenham  porque querem comprar.
Atualizar Criar email  Responder Responder a todos  Encaminhar  Excluir Filtrados Marcar MaisTodas
Caixa de entrada367
Rascunhos
Enviados
SPAM
 
Filtrados10
Lixeira
AVISOS UFSC
 
GERAL1
Spam
⚙ 1%
Assunto
De
Data
Para
Tamanho
      
Assunto
De
Data
Para
Tamanho
      
List Threads  Selecionar   Agrupamento por assunto  A caixa de mensagens está vazia |< < > >|  Shortcuts:  Spam Não Spam
 

Seu voto: Nenhum
imagem de medroso curitibano
medroso curitibano

parece que tem assessor

parece que tem assessor dominical da lava-jato da guantanamo curitibana por aqui ,

defendendo o indefensável e atacando com argumentos binários....

mão é ser contra ou a favor...

é analisar o contexto integral, e não entrar nesse papo de contra ou a favor....

do fla x dlu fajuto!

o articulista deste post deixou claro que um dos trabaohos a partir de agora é aprofundar a investigação.

aí talvez o maior medo dos defensores da lava-jato, uma vez que,

desmascarado o comluio,

serão obrigados a tocar nas feridas - ou nos feridos - dessa colusão de interesses.

ninguém é a favor da corrupção, apenas inteligente o

suficiente para perceber que a lava-jato é uma farsa porque

ataca só um lado e defende um conluio aboiminável e evidente

entre os tucanos, alguns membros do mpf e da pf, com ampla participação ,

principalkmente nos vazamentos, da grande mídia golpista...

Seu voto: Nenhum
imagem de altamiro souza
altamiro souza

ótimo post.   torço para que

ótimo post.

 

torço para que seja isso mesmo e.

principalmente .

pelas propostas dos dois últimos paragrafos....

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André STK
André STK

Agora phodeu! Entrou o Cátion

Agora phodeu!

Entrou o Cátion na história.

Seu voto: Nenhum

Por Cátion...

Começando pelo STF dando provas de maturidade e isenção... a turma da larvas a jorro jogaram no lixo as garantias e os direitos individuais dos investigados e quando os pedidos de habeas corpus chegam no supremo ele faz o mesmo que as instâncias "intermediárias": caga-se todo por medo da mérdia e curva-se à repubblica di Salòtibana.

Se o impeachment aparentemente saiu da agenda a coisa ficará pior do que já está. Os bate paus merdiáticos, como os Kataguris e outros, a turma de cabeça vazia e bunda cheia, embora flácidas, serão cobrados, ou melhor já estão, para radicalizarem o movimento com recheio de frango. Como nenhum dos queridinhos da quatro famiglias que cagam as notícias parece se beneficiar do desgaste do PT não será possível reduzir a pressão. 2018 está muito longe e as nuvens de tormentas econômicas espalham-se pelo planeta. A bandeira do combate a corrupção não se sustenta apoiada apenas no discurso liberalóide.

Estou rindo com a piada do pândego com carga positiva ou negativa... falar enfraquecimento pela hipocrisia do PSDB com a própria corrupção é de cair o queixo devidos às gargalhadas. Para ser tucano o DNA tem que ser de hipócrita, sem ele jamais o indivíduo seria do partido. Alguém aqui já viu um retwitter ou um compartilhamento do facebook sobre a roubalheira emplumada que não tenha partido de um militante de esquerda dirigida a outros militantes de esquerda... as pessoas comuns com acesso à internet, mesmo quando não empanadas com farinha de rosca e fritas, preferem o iate do filho do Lula, a fazenda do filho do Lula, o frigorífico do filho do Lula, o triplex do Lula, etc. O PSDB é fraco por sua própria natureza arrotando caviar e nariz de defunto na cara.

Santa Ingenuidade vai brincar de jogo do contente, assim sairá às ruas para pedir a investigação da parte encoberta da roubalheira... 

- Juiz Moro, juiz Moro... - toc, toc

Abre-se a porta e a claridade reduz-se, a camisa negra suga toda a luz ao redor.

- Seja rápido, preciso me preparar para uma entrevista na Globonews e escolher a roupa para um jantar com o Dória!

Uhn, uhn, - Doutor, Senhor, Magnífico Meritíssimo e o envolvimento tucano no petrolão, muitos delatores envolveram políticos da oposição na corrupção...

- Cale-se, o processo anda para a frente! Estás tentando protelar e isto também não vem ao caso.

- Mas...

-Vou chamar o japonês da Federal! 

Cabisbaixo, engasga-se e com os ombros quase arrastando pelo chão não consegue dizer mais nada, desiludido faz um sinal para os poucos da sopa de letrinhas dos ditos movimentos sociais que o acompanhavam, distribui o pão murcho com mortadela marbarata e a tubaína quente, e retorna para casa. Agora ânion terá necessidade de se enganar com o palavrório inútil e a idiotice inflada do Cardoso, o Zé não o Fernando.

- Vivemos numa era verdadeiramente republicana, apenas a imprensa livre dos interesses nacionais influencia as investigações e as condenações obedecem apenas aos mais altos ditames de Washington. - Responde o ministro ao entrevistador global.

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Vixe! Foi hackeado? Se é vc

Vixe! Foi hackeado?

Se é vc mesmo, parabéns!

Seu voto: Nenhum

É Rebolla!! Desta vez você

É Rebolla!! Desta vez você acertou na mosca!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Não tenho prova cabal contra Dirceu - mas vou condená-

Só está faltando

Os governistas cegos pelo fanátismo:

- desafiarem a atual diretoria da Petrobras a comprovar que realmente foi roubada em bilhões de dólares por diretores corruptos e um cartel de empreiteiras, conforme sua auditoria e seu balanço ;

- desafiarem os diretores e empresários que devolveram dinheiro roubado comprovarem que aquele dinheiro não foi fruto de exportação de carne moída ;

e outras coisinhas mais.

Feito isso, a teoria conspiratória fecha que é uma beleza.

Seu voto: Nenhum (15 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Ofelia, cala a boca, porra!

Ofelia, cala a boca, porra!  Voce consegue ser mais burro que o AL, credo!

Ta precisando de uma pomba gira, viu?

(e como voce nao sabe, o preco dela eh altissimo)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Algaravia
Algaravia

Querem voltar ao poder para que? Para não fazer nada, mas roubar

O que o Cerra e o FHC fizeram?Venderam tudo e aumentaram a dívida! Uns jênios!    publicado 24/01/2016, nio Conversa Afiadaonde voces erraram

O Conversa Afiada dá destaque a reflexões do implacável amigo navegante Dona Mancha:

O PSDB GOVERNOU O BRASIL POR 8 (OITO) ANOS.
- Não teve Copa no govêrno deles;
- Nem Olimpiadas;
- Nem Copa das Confederações;
- Nem fizeram uma única Universidade sequer;
- Nem Hospitais;
- Nem Escolas Técnicas;
- Nem Ferrovias;
- Nem Estaleiros;
- Nem ponte sobre o Amazonas;
- Nem estradas;
- Nem reformaram Aeroportos;
- Nem a transposição do São Francisco;
- Nem compraram caças para a Força Aérea;
- Nem pagaram a dívida como FMI;
- Nem criaram 14 milhões de empregos;
- Nem reajustaram o salário mínimo com a Inflação;
- Nem fizeram PROUNI;
- Nem FIES;
- Nem Minha Casa Minha Vida;
- Nem Bolsa Família;
- Nem Luz Para Todos;
- Nem Ciências Sem Fronteiras;
- Nem Pré-Sal;
- Nem expansão da Energia Eólica;
- Nem o Arco Metropolitano (BR593)
- Nem %$#@ NENHUMA !!!!
- AHHH ! Fizeram Sim !
- Venderam tudo aquilo que conseguiram e embolsaram o dinheiro  OBS: Dona Mancha, me desculpe, mas a senhora não falou na construção das hidrelétricas. Tá desculpada. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Luz Luna
Luz Luna

Onda fascista de pseudo

Onda fascista de pseudo libertáriios,não desejam o impeachment agora.Quanto mais acuado o governo.,Melhor para inviabilizar o projeto conservador libertario.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Conspiracao visivel de Marte a olho nu

"Mesmo assim, pode haver, é verdade, tendências de acirramento por parte da Lava Jato":

Num dia, um maluco paulista que os brasileiros nao querem ver nem com colar de melancia enfiado no rabo diz que Lula eh ladrao e que vai ser preso;  no proximo, um "procurador" de merda paulista que os brasileiros nao querem ver nem com colar de melancia enfiado no rabo diz (ilegalmente) que vai processar Lula na LavaBunda.

NAO, GENTE.  Nao foi orquestrado nao.  Imagine!  So impressaozinha.

E ja que todo mundo esta se perguntando:  o resto do Brasil nao quer saber de Sao Paulo NEM DO SEU BEM.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Meire
Meire

Julgamento do mensalão e lava

Julgamento do mensalão e lava jato, o desmascaramento da CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO ( NO ATACADO). Sobra apenas um pouco de varejo honesto.

Conheço sua condutavocê tem fama de estar vivomas está mortoPreste muita atenção para não deixar morrer o resto que ainda está vivo,... (Apoc. 3, 1c-2a).

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nossa, que bobajada

Fica até difícil de comentar um texto que não se baseia na realidade, mas num universo paralelo que o autor cria para si.

Marcelinho Odebê inocente só porque não conversava diretamente com um diretorzinho da Petrobrás ?

Lava-Jato responsável pela crise econômica ?

A cada nova etapa da Lava-Jato, os defensores da bandidagem que assalta o país e o povo desde sempre tem que recorrer a argumentos mais estúpidos para continuar fazeno essa defesa.

 

Seu voto: Nenhum (20 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

Então, melhor calar !

Então, melhor calar !

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

imagem de Edi Passos
Edi Passos

Por que "comentas"?

Se "fica até dificil de comentar" por que ainda assim "comentas"?

Alguém lhe obriga a "comentar"?

Não receberás a bolsa troll se passares um post em branco?

 

Seu voto: Nenhum (23 votos)

Fica difícil

Quando a própria auditoria da empresa afirma que só os desvios de dinheiro de Abreu e Lima seriam o suficiente para construir a usina de Bacabeira, no Maranhão, que levaria desenvolvimento ecrescimento àquela pobre região, e que a Lava-Jato, com o auxílio da própria Petrobras através de sua nova diretoria está tentando reaver esse dinheiro roubado da empresa e mesmo assim pessoas sem um mínimo de cidadania escrevem textos se atendo a filigranas e sugerindo que a tentativa de recuperação do dinheiro é que é a culpada, e não o roubo, fica difícil comentar.

Mas a gente tenta. Quem sabe, alguns fanáticos lulopetistas ainda não tenham perdido totalmente a capacidade de refletir, de discernir.

Seu voto: Nenhum (20 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Edi Passos
Edi Passos

"Mas a gente tenta"!

Pois é, acontece que vocês sempre tentam da forma errada, por vezes se valendo de frases prontas, de agressões e de sofismas primários, como se fôssemos idiotas, por outras de mentiras deslavadas tipo: "pessoas sem um mínmo de cidadania escrevem textos se atendo a filigranas e sugerindo que a tentativa de recuperação do dinheiro é que é a culpada, e não o roubo"! Onde foi que vistes isso no texto? Na verdade foi escrito exatamente o contrário, ou seja, que todos devem ser investigados, incluindo a oposição e suas mesadas de trezentos mil, ou suas propinas de cem milhões.

Podemos ser "fanáticos", mas não somos idiotas, tampouco leitores da Veja, de forma que, para "converter" alguém aqui, terás que te esforçar muito mais.

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Guedes
Paulo Guedes

Auditoria

Uma auditora que só depois da Lava Jato "descobriu", ela que já auditava as contras da Petrobrás desde sempre, que teriam havido desvios. Ou seja incompetencia em alto grau. Principalmente porque a propina não saia do caixa da empresa mas das empreiteiras.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Nassif, toque esse cara do blog, eh um sofisma atraz do outro

Ofelia, da pra ler o que voce escreveu?

Vamos la:

"Quando a própria auditoria da empresa afirma que só os desvios de dinheiro de Abreu e Lima seriam o suficiente para construir a usina de Bacabeira, no Maranhão, que levaria desenvolvimento ecrescimento àquela pobre região, e que a Lava-Jato, com o auxílio da própria Petrobras através de sua nova diretoria está tentando reaver esse dinheiro roubado da empresa e mesmo assim pessoas sem um mínimo de cidadania escrevem textos se atendo a filigranas e sugerindo que a tentativa de recuperação do dinheiro é que é a culpada, e não o roubo, fica difícil comentar":

Minimizando e tirando as excrescencias, temos:

"Quando a própria auditoria da empresa afirma que desvios de dinheiro de Abreu e Lima seriam o suficiente para construir a usina X e que a Lava-Jato com o auxílio da própria Petrobras através de sua nova diretoria está tentando reaver dinheiro roubado e pessoas sem um mínimo de cidadania escrevem textos sugerindo que a tentativa de recuperação do dinheiro é que é a culpada, fica difícil comentar":

Ah, sim...  Entao eh A LavaBunda que esta tentando "reaver" dinheiro roubado, secundarizada pela compania Petrobras.  E as pessoas que dizem que a LavaBunda de Moro foi o que aprofundou a crise brasileira, eles nao tem cidadania, nao eh?

Entao porque eh que o Moro que desempregou no minimo meio milhao de pessoas eh quem esta "tentando reaveri" dinheiro DA PETROBRAS QUE PERDEU INVESTIMENTOS, DINHEIRO, E FUNCIONARIOS?'

Ou voce inventou a fala que coloca na boa do comentarista?  Pois no final das contas nos outros estamos lendo isso aqui que ele postou:

"A lava jato ao paralisar centenas de bilhões em obras da Petrobrás reduziu o PIB em 1% só ela. Ela não criou a crise MUNDIAL mas aprofundou-a no Brasil...."

Nassif, toque esse cara do blog.  Eh um sofisma atraz do outro, em todos os comentarios dele.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Meire
Meire

A bandidagem no julgamento da

A bandidagem no julgamento da dita lava jato e seus estúpidos defensores.

Julgam-se super -homens, não passam de zé- manés.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de André Jesus
André Jesus

A lava jato ao paralisar

A lava jato ao paralisar centenas de bilhões em obras da Petrobrás reduziu o PIB em 1% só ela. Ela não criou a crise MUNDIAL mas aprofundou-a no Brasil....

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Não foi a lava-jato

Não foi a lava-jato que paralisou as obras. Foi a corrupção e a formação de cartel.

Algumas dessas empresas já tinham colocado a Petrobras contra a parede antes mesmo de 2014.

A empresa estatal já tinha virado refém do cartel de empreiteiras. Ou pagava quanto o cartel queria ou não saiam as obras.

Tudo isso ainda virá a tona. 

Só uma das empresas devia a mais de 14000 fornecedores desde 2013 e a Petrobras já não lhe repassava verbas desde o final de 2012.

A minha empresa era um desses fornecedores. De uma dívida de R$ 20mil recebemos R 500 reais, mesmo não assinando o acordo de recuperação judicial.

O sistema já estava podre antes da prisão de Paulo Roberto Costa.

Com ou sem lava-jato a Petrobras iria se ferrar.

A lava-jato acontece por pura necessidade, inclusive da Petrobras, de mudar essa situação, e com a anuência da Presidente Dilma, que conhece a situação desde 2012, pelo menos.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Arthemisia
Arthemisia

Poxa, tudo isso e o bom juiz

Poxa, tudo isso e o bom juiz concede sete anos de prisão para os bons ladrões? Incrível né? Na Lava jato todos os números são estratosféricos, menos os números de anos de prisão.

E o bom ladrão dos cem "milhão", como vai? Vai bem, obrigado. A família de Paulinho Costa também, que ao contrário de outra família, não é perseguida, nem investigada, mas premiada junto com papai. Sem falar na poderosa e imune família Cunha. Um primor de operação comanda por procuradores salvos em nome de Jesus e "horizontais".

É por isso que todo o povo de Deus diz: Amém!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Nosde
Nosde

A Lava Jato é o Estado

A Lava Jato é o Estado Islâmico, e como tal deve ser varrida do mapa . . . . temos que salvar o Brasil destes vampiros travestidos de crápulas . . . . .

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Tá certo

A lava-jato é o estado islâmico, e o cartel que assaltava a Petrobrás é a casa real saudita.

Escolham seus lados.

Seu voto: Nenhum (16 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

Se é assim,

poderias tu, oh sapinte ser, nos brindar com tua versão, desmontando os argumentos do missivista que condenas.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Bonna 19:48: Nao falei?

Bonna 19:48:

Nao falei?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

No historico dio blog nao

No historico dio blog nao existe uma unica pergunta que ele nao responde con sofismas, falsidades, ou leviandades.

Bonna, leviandade eh sinal de tragedia proxima.  Se cuide, viu?

Uh...  pensando bem...  O  blog estaria agradecido se voce nao se cuidasse mais frequentemente!

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Muitas vezes no Twitter e nas

Muitas vezes no Twitter e nas redes sociais em geral, por defender esse período de 14 anos do PT, e contestar com argumentos e provas, existem várias, o período anterior do FHC, sou acusado  de ser um MAV. Normalmente levo um block, pois, coxinhas quando é contestado, sem mentiras, e quando lhes faltam argumentos, eles dizem que você é um petralha e te bloqueiam.

O Bonna é exatamente isso pró oposição. Só que ele utiliza na maioria das vezes, mentiras, e tenta depreciar e desfazer dos comentários alheios, como se fosse o dono da verdade.

Ou seja, depois do que ele diz, não precisa se dizer mais nada. 

É o  homem da verdade absoluta.

Logo, teremos uma réplica do Bonna no meu comentário, fazendo exatamente que expus aqui.

Diz aí Bonna, onde foi que eu errei.

Me dê uma luz, oh ! Grão-Mestre.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

imagem de André STK
André STK

Parabéns ao

Parabéns ao articulista.Sempre muito sensato.

Ps.Só vou ficar acompanhando a trolagem.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Leva Judas

Achei, até então, esse o codinome mais adequado.
A única certeza que temos até agora é que delinquentes foram desinfectados com o detergente juridico produzido nas indústrias da república sulista.
O que nos resta é ver entidades que nos davam orgulho jogadas no lamaçal do descrédito, tão interessante aos concorrentes seus compatriotas e tão desalentador para nós brasileiros e desesperador aos nossos irmãos agora desempregados.
A minha pergunta é : o Judas de antes ganhou 30 moedas e o Mestre perdeu a vida. Milhares de brasileiros perderem a paz, quando ganharam seus algozes?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"Se voce não gosta da verdade, não se ofenda se eu ignorá-lo."

imagem de Meire
Meire

Os piores delinquentes são os

Os piores delinquentes são os articuladores do golpe, tão caduco quanto os autores. E por isso estão sendo desmascarados.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Fazendo água

Caro Ion 

Gostei de ler seu post, e também acho que a Lava-Jato esta fazendo água, porém ainda acho que podem causar muitos estragos. Para contribuir para o seu post e esclarecer um pouco mais o trabalho do Almirante Othon , eu postei em meu blog um artigo. do Othon SIlva: Inspeçoes nucleares no Brasil e o mictório publico francês.

http://jornalggn.com.br/blog/frederico-firmo/as-inspecoes-nucleares-no-b...

 

Este artigo pode esclarecer porque muitos duvidam do discurso da Lava-jato e se perguntam o que está por trás da luta contra a corrupção?.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Meire
Meire

Países nuclearmente armados,

Países nuclearmente armados, suas injustiças e falsos e corruptos nacionalistas tucanos, se consideram em seus desvarios fascistas, as donas do mundo.

Na verdade são os assassinos geradores de guerras.

 "Tratado de Não Proliferação nuclear. O TNP é assimétrico e discriminatório por dispensar a inspeção em países nuclearmente armados e inspecionar somente os desarmados."

Deixam soltos decréptos teóricos causadores de corrupção, e prendem brasileiros cientistas.

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Obrigado amigo, vou ler com

Obrigado amigo, vou ler com atenção

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.