Revista GGN

Assine

Folha disponibiliza para celulares vídeo com Zé Dirceu em cela na Papuda

Vc seria capaz de imaginar a Folha de SP disponibilizando para celulares um video exibindo um Azeredo(PSDB-MG) no interior de algum presídio? Pois a Folha fez isso com Zé Dirceu

Postado por Osvaldo Ferreira, no Fora de Pauta:

Sobre como a crueldade também pode partir de cadeirantes...

 

Da  Folha/UOL

Dirceu tem cela privilegiada na Papuda, diz oposição

AGUIRRE TALENTO
MATHEUS LEITÃO
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

29/04/2014  20h08

A cela do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no Complexo Penitenciário da Papuda é maior do que a dos demais detentos, tem chuveiro quente, micro-ondas e televisão, afirmaram nesta terça-feira (29) deputados da oposição que visitaram o presídio.

A visita foi realizada durante a tarde por integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Foi organizada a partir de um requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que atendeu a pedido dos filhos de Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça. Eles fizeram um apelo para que a comissão verifique se há regalias ou se o regime a que Dirceu foi condenado no processo do mensalão está sendo descumprido.

Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do CIR (Centro de Internamento e Reeducação) afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocadas em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos: a de Dirceu tem 23 m², enquanto as outras possuem 15 m².

"Eu pedi a informação ao diretor. A cela do Dirceu tem 23 m², as outras celas têm em média 15 m². Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. Ele afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Quando chegaram à cela do ex-ministro, segundo os relatos, Dirceu assistia ao jogo de futebol entre o Real Madrid e o Bayern de Munique. Vestia short e camisa brancos. Contou sobre a rotina na Papuda, dedicada à leitura e a trabalho na biblioteca, e se queixou de não ter recebido autorização para trabalhar. Os deputados foram acompanhados do diretor do CIR, Márcory Mohn, e do subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, João Feitosa.

Também presentes à visita, os deputados Miranda, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) afirmaram não considerar haver regalias e disseram que outras celas têm TV de plasma, microondas e fogareiro. "A cela dele tem até infiltrações", disse Erundina.

"Não há nada de diferente para ele na comida, nas visitas ou no uso do celular, que, nesse caso, é proibido", disse Nilmário Miranda. "Não há possibilidade de ele usar celular, já que ele conversa com advogados e visitantes no parlatório. Não tem contato físico".

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal negou, por meio da assessoria, as regalias. Segundo o governo, a cela de Dirceu é padrão, todo preso com bom comportamento tem direito a TV e não há sistema de aquecimento de água na Papuda.

O advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, também negou a existência de regalias. "Em todas as oportunidades que visitei meu cliente jamais identifiquei tratamento privilegiado. As afirmações da oposição são políticas. O meu debate é jurídico, não político"

 

Segundo a Folha: “Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do CIR (Centro de Internamento e Reeducação) afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocadas em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos: a de Dirceu tem 23 m², enquanto as outras possuem 15 m².

"Eu pedi a informação ao diretor. A cela do Dirceu tem 23 m², as outras celas têm em média 15 m². Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. Ele afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).”

A deputada Mara Gabrilli do PSDB de São Paulo que é cadeirante e reclamou do tratamento diferenciado a José Dirceu. (uma deputada deficiente física se prestando a este papel deplorável! Precisamos submetê-la a um tratamento igualitário!)

O  vídeo sempre com tomadas numa posição interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=fOxJN7-8J48&feature=youtu.be

A Folha /UOL disponibilizou o vídeo para celulares...que legal...

Perguntas que não querem calar: pode a imprensa escandalizar a situação de um preso em um vídeo claramente com o propósito de vilipendiá-lo publicamente? Quem está preso como José Dirceu já não foi condenado? Esta exposição pública de um preso pode ser usada como mais uma sobrepena como a imprensa pretende fazê-lo? Uma comissão de deputados pode fazer um vídeo clandestino e vazar à imprensa assim sem nenhuma consequência?

Jamais vi isso em minha vida!

Eu quase tive ânsia de vômito ao ver o vídeo e a exposição pública de José Dirceu. Isso me comoveu de uma maneira absoluta. Até quando poderemos conviver com essas ilegalidades e esses estupros morais patrocinados por uma oposição sem caráter e nem dignidade e por uma mídia delinquente.

O STF falará sobre isso? E o MP o que dirá? A OAB ficará calada? O PT aceitará mais esta provocação?

Sinceramente eu acho que chegamos a uma situação insustentável!

Sem votos
1 comentário

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Quiça as pretensas

Quiça as pretensas ilegalidades deste caso sirvam para que os órgãos públicos e políticos, que foi evocado pela blogueira em protesto, estenda para o restante do sistema penitenciário deste País e consigamos mudar a realidade dramática existente.

                                

                                        

Seu voto: Nenhum

Pode-se enganar alguem por algum tempo, muitos por muito tempo, mas não todos o tempo todo!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.