Eu quero a Copa!, por jluizberg

Recentemente tivemos uma nova passeata contra a Copa do Mundo em Brasília. Confesso que fiquei bastante irritado com o pequeno bando de baderneiros atrapalhando a vida de todos no final da tarde, exatamente na hora de voltar para casa. Então parei para pensar à respeito, tentando identificar o que estava errado e o que poderia ser feito: reprimir as passeatas de forma agressiva? Denunciar que a grande maioria não está preocupada com a Copa, mas somente em atingir o governo nas próximas eleições? Estamos em um país democrático, então eles tem todo o direito de se manifestarem, e só podem ser reprimidos no momento em que atentarem contra os direitos dos outros. Quanto à tentar criar fatos políticos, também é direito deles. Não demonstra muita ética, mas infelizmente faz parte da atual política.

Depois de algum tempo pensando acabei percebendo o verdadeiro problema, e era eu mesmo. Isso mesmo, o problema sou eu, pois até o momento não fiz absolutamente nada para tentar mostrar ao mundo que EU QUERO A COPA. Assim como eu, milhões de pessoas também querem, mas ao invés de nos manifestarmos mostrando a essa minoria que estão sozinhos, ficamos sentados, reféns deles e dos meios de comunicação que passam o tempo todo denegrindo a imagem do nosso país simplesmente para fazer política partidária. Será que não dá para perceber que essa postura de “quanto pior melhor” não vai prejudicar somente o partido que está no poder, mas sim todo o Brasil?

Brigamos por tantos anos para sediar esse evento, e agora que conseguimos, toda a alegria que deveria vir junto foi cancelada pelo medo de uma minoria fazer bagunça e destruir tudo ao redor, e eles ainda tentam nos fazer sentir envergonhados como se estivéssemos fazendo algo errado, e mostrando cartazes em inglês, com o objetivo explícito de denegrir a imagem do país no exterior e transformar a nossa festa em um fracasso, simplesmente por que eles não querem.

Mas é claro que temos problemas sérios e que precisam de solução. Mas esses problemas não foram criado por esse governo ou pelo anterior, mas acumulados durante décadas e não vai ser cancelando a Copa que iremos resolvê-los, mas sim quando os brasileiros se unirem em torno do que é melhor para o país e não de interesses de pequenos grupos, sejam da situação ou da oposição. Tudo bem, gastamos cerca de 8 bilhões com os estádios, mas a previsão de receita direta com a Copa é de 30 bilhões! Isso sem contar a projeção internacional, que vai fazer com que faturemos muito mais nos próximos anos simplesmente por mostrar ao mundo as belezas do nosso país. A maioria das pessoas não conhece esses números, mas o orçamento dos Ministérios da Saúde, Educação e Políticas Sociais para esse ano foi de mais de 150 bilhões, tendo sido os que mais receberam recursos. Perto disso, o custo dos estádios fica pequeno, principalmente se considerarmos que no final vai dar lucro, ou seja, o dinheiro gasto vai retornar e poder ser investido em outras áreas.

Este é outro ponto interessante que gosto de ressaltar: se a Copa do Mundo desse prejuízo, não teríamos uma fila de países querendo sediá-la. Assim que começaram as primeiras manifestações, um prefeito nos EUA declarou imediatamente que se a FIFA quisesse, poderia transferir para lá. Será que ele rasga dinheiro?

Então cancelar a Copa não vai ajudar em nada, e se fosse, teríamos então que cancelar todos os eventos esportivos e sociais, o Carnaval, as festas religiosas e cívicas, eventos internacionais e todos os outros que acabam gastando dinheiro público, e passar a investir tudo em saúde, segurança e educação, como esses manifestantes pregam.

Outra coisa que chamou minha atenção foi um vídeo contra a Copa no Youtube: gravado em estúdio com imagem em HD, com uma locutora profissional falando um inglês perfeito e lendo o texto em teleprompter. Tudo isso custa um bocado de dinheiro. Quem será que pagou pela gravação? Isso indica uma manifestação popular e espontânea? E os manifestantes pagos que foram descobertos? Então não se engane, não são manifestações espontâneas. É política partidária pura, financiada por grupos de interesse que querem somente tomar o poder para si, e não se incomodam em prejudicar a imagem do nosso país para isso.

Então voltando ao ponto inicial, a culpa disso tudo é minha e sua, pois estamos sentados assistindo aos que são contra a Copa se manifestarem, e não nos manifestamos. Dessa forma, a impressão que estamos dando é que concordamos com eles, e assim uma minoria toma as decisões. Uma democracia é como uma reunião de condomínio: se não quiser você não precisa ir às reuniões, mas então vai ter que acatar a decisão dos que foram, mesmo que não goste ou concorde com ela. E o custo também vai ser seu, ou melhor, nosso.

Acho que chegou a hora de nos levantarmos e mostrar ao mundo que pensamos diferente. Esquecer a política e as diferenças e nos unirmos em torno de um objetivo maior: nós mesmos, e o nosso país. Depois que a Copa acabar, voltamos para a política, e aí vamos exigir todas as melhorias, mas até lá vamos fazer uma festa bonita, alegre e colorida, como poucos povos no mundo sabem fazer, e mostrar a todos o país maravilhoso em que vivemos, cheio de riquezas e belezas naturais e um povo alegre, trabalhador e pacífico.

Se você concorda comigo, então vamos mostrar a cara, divulgar esse manifesto, mostrar que temos orgulho do que somos e fazemos. De minha parte vou fazer todo o possível: postar em todas as redes, mandar e-mails, falar com todos e gritar para quem quiser ouvir:

EU NÃO TENHO VERGONHA DO BRASIL!

EU QUERO A COPA DO MUNDO!

E EU AINDA QUERO O HEXA!

PS. Depois de escrever este post, criei um abaixo assinado com ele em: assine

 

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Bandeira do Brasil já está na sacada!

    Eu também quero a Copa e há mais de 10 dias já colocamos a bandeira do Brasil na sacada de nosso apartamento para deixar claro o nosso apoio.

    Problemas nós sabemos que tem e não é de hoje, portanto, a Copa não tem nada a ver com eles. 

    Abraços,

    Ricardo Gomes

    1. Caro Ricardo
      Esse exemplo tem

      Caro Ricardo

      Esse exemplo tem que ser seguido.

      Quanto dos que aqui comentam e aprovam a Copa, já enfeitou sua casa?!

      A minha já faz um tempinho, e percebi vários olhares diferentes.

      Saudações

    2. concordo

      Amigo Ricardo, concordo com você, nós brasileiros temos que prestigiar e valorizar nosso País, mesmo porque o governo que aí está tenham tomadas posições erradas e incompetências para organizar o evento é passageiro.

  2. O mundo está de olho no

    O mundo está de olho no Brasil e não é por causa das manifestações. É PELA INCAPACIDADE DOS GOVERNOS IMPOREM  REGRAS DE DEMOCRACIA. Nestas regras NÃO EXISTE MANIFESTAÇÃO agredindo o Direito de Outros,

    ninguem em Washington, Londres, Paris ou Berlin pode interromper o trafego de uma grande avenida, ISSO NÃO EXISTE ONDE HÁ GOVERNO. Não tem nada, absolutamente nada a ver com Democracia. DEMOCRACIA É O CONVIVIO SOCIAL DENTRO DE  REGRAS, não é anarquia.

    Existe algo mais ridiculo do que manifestações de indios, muitos fajutos, pintados e com arco e flexa? São indios urbanos, malandros, com conta em banco, de sapato social e meio, tanga e branquelos, palhaçada total, o Governo não pode manter as vias desimpedidas? Então não é Estado, é apenas uma malangradem para tomar dinheiro.

    1. ninguem em Washington,

      ninguem em Washington, Londres, Paris ou Berlin pode interromper o trafego de uma grande avenida, ISSO NÃO EXISTE ONDE HÁ GOVERNO. Não tem nada, absolutamente nada a ver com Democracia. DEMOCRACIA É O CONVIVIO SOCIAL DENTRO DE  REGRAS, não é anarquia.

      Concordo com vc Motta. O problema é que eu ainda assim somos encarados por alguns como “antidemocrático” por repetir o que vc disse, mas como o adendo de que toda reivindicação é justa, menos com essas atitudes que são criminosas.

      PS: Mas aqui, quando vc começa a falar dos indios você volta ao seu normal..cagou na saída.

  3. As minorias só tem essa arma:

    As minorias só tem essa arma: gritar, “atrapalhar” e protestar. Com ou sem razão.

    Se tiverem razão, a população, aos poucos, vai aderindo. Se não, vão continuar fazendo protestos, toda hora, todo dia, até cansar. E vão aumentando a antipatia da população, assim como o número de manifestantes vai diminuindo.

    Nessas ocasiões surgem os “espertalhões” que tentam “sequestrar” manifestações para os seus próprios e secretos interesses….

    Essa é a Democracia que tem virtudes e defeitos.

    Ontem eu fui ao Aeroporto de Cumbica, (que ficou imenso e muito bonito c/ o novo terminal recém-inaugurado), receber amigos que vem para a Copa. No voo que eles chegaram de cada 3 passageiros um já vinha c/ a camisa da Seleção Brasileira (e nenhum era brasileiro).  Já fora do aeroporto 2  ingleses vieram pedir informações sobre um ônibus que fosse até uma estação de Metrô. Indiquei o executivo que vai direto ao Metrô Tietê ou a Estação República e custa uns R$ 34,00 . Mas há um outro que não chega a ser um ônibus executivo, pertence a EMTU (tem ar condicionado) e faz paradas no trajeto até o Metrô Tatuapé, e que custa apenas R$ 4,45.

    Os ingleses não tiveram dúvida. Foram direto para o ônibus que ia p/ o Tatuapé (mesmo viajando em pé).

    Esse meu relato é apenas para constatar que a Copa já começou, muitos estrangeiros já estão por aqui e já se misturaram ao povão. Basta ir nas favelas do Rio, na casa de pescadores em praias isoladas do Nordeste.

    Turista que vem ao Brasil ( mesmo os turistas internos) não tem o menor interesse em viajar para ver os Jardins ou a Barra da Tijuca e seus habitantes “classe média”.

    É por isso que a maioria que vem quer voltar. O Brasil é muito diferente daquele quadradinho imutável  que os europeus vivem todos os dias.  E é esse “quadradinho” que boa parte de nossa classe média adora imitar.

    Nada mais cafona.

    A Copa já começou. O mundo já sabe disso. Quem quer aproveitar, aproveite. Será inesquecível. Quem quer protestar, que proteste. Cada um faz a sua escolha.

    1. Marco ST
      Não conheço ninguém

      Marco ST

      Não conheço ninguém de fora do país que virá para a copa. Mas sei que virão, inclusive pra BH. A cidade tá entrando no clima e consegui comprar ingresso pra assistir as oitavas-de-final aqui. Tenho certeza que deixaremos,nós brasileiros, um legado incomparável. A alegria, hospitalidade e nosso jeito de ser.

  4. aqui em Brasília

    Caro:

     

    Seu manifesto pode ser um reflexo geral do que as pessos pensam. Aqui em Brasília mesmo tenhome surpeendido: muitos carros com bandeiras do Brasil, apartamentos com faixa, quadras pintadas. Fora o álbum da Copa, que foi uma verdadeira febre qui e creio, no Brasil todo.

     

  5. Teleguiados

    O pior é que esse pessoal se acha muito “bem informado”. Acreditam que o dinheiro dos estádios é dinheiro “dado” pelo governo; e que essa grana seria a salvação da lavoura da saúde, da educação, etc.

    Não dão uma palavra sequer sobre a chantagem feita pelas empreiteiras e as margens de lucro que elas estão acostumadas a praticar…

    São uns teleguiados, isso, sim.

    Lembro que as pesquisas de opinião à época da escolha da sede mostravam que apenas 5% eram contra a candidatura do Brasil (e eu estava entre eles). Depois de estar tudo contratado vem esse pessoal falar que “não vai ter copa”! Ah, sinceramente…

    O Brasil tem uns 200 milhões de habitantes e em torno de 140 milhões destes votam. Não são 10, 100, 200, 500 pessoas na rua; nem mesmo 100 mil, um milhão ou dez milhões que vão, no grito, dizer o que a maioria quer.

    Não me representam.

    As sociedades de massa desenvolveram os mecanismos de representação e competição política desde o final do século XIX exatamente para resolver esse problema. Ir pra praça, ir pra rua serve pra quem não tem voz. Já foram e já falaram o que queriam. Organizem-se em torno de propostas claras e concorram pela formação da vontade política. É assim que se faz. Caso contrário fica claro que não têm proposta nehuma pra nada, só querem tumultuar.

    Teleguiados.

    1. Copa

      E eles não tem coragem de dizer na verdade quem foi que tirou verba da saúde (de verdade) quando acabaram com a CPMF para que os seus protegidos não tivessem suas vidas financeiras vasculhadas com esse imposto. Isso sim tirou dinheiro da saúde.

  6. Manifestação

    Acho que pra dizer “EU QUERO COPA!” não precisamos de bandeiras, faixas e palavras de ordem.

    Amanhã à tarde pretendo fazer uma grande manifestação. Como?

    Vou vestir minha camisa amarela e sair para brincar com meus filhos no Aterro do Flamengo.

    Aos poucos o verde e amarelo vai tomando conta das ruas!

  7. Em BH crescem as buscas por álbuns e figurinhas

    Em tudo quanto é banca chegam crianças pressurosas acompanhadas de sorridentes familiares em procura de álbuns e de figurinhas. Nalgumas praças crianças e adultos se reunem para trocar figurinhas, mostrar as que já conseguiram, tudo com os rostos radiantes.

    É muito bonito de ver.

  8. copa

    DIANTE DO PESSIMISMO TERRORISTA E MENTIRAS  DIVULGADOS PELA IMPRENSA.PELA 1º VEZ COMPREI A CAMISA DA SELEÇÃO VOU FAZER QUESTÃO DE USA-LA POIS NESTA COPA ESTA EM JOGO PARTE DO RESULTADO DA ELEIÇAO

  9. Voce é um

    Voce é um palhaço.

    Alienado.

    Basta olhar os milhoes em licitações que eestão sendo destinados a ´´festinhas´´ de departamentos publicos, estados municipios e autarquiais. SEU PALHAÇO.

    Se nao sabe onde encontrar, eu te ensino. http://www.comprasnet.com

    se nao souber usar, eu ensino.

    Esfrega o dedinho no nariz e tira meleca que voce é mais util.

     

     

  10.  A copa tirou moradia de

     A copa tirou moradia de pessoas, criou uma cidade para os de fora, expulsou mendigos da calçada, colocou as upp para matar pobres( pois n quiseram resolver o problema com a educação) e as pessoas se preocupam que horas vão chegar em casa pois a rua está interditada por baderneiros que estão em atividade de desobediência civil pq seu país não não respeita os civis.

     O problema não está em números e contabilidade está no efeito na vida das pessoas , na projeção que o país vaio ter? Isso só gera lucro pra uma minoria! E vamos destruir sua diversão ? Que sádico se divertir ao custo de vidas e qualidade de vidas e desvios e tudo mais…

     Cancelar a Copa vai judar a essas pessoas que desviaram dinheiro com a copa que seu lucro vai a zero, e se conseguirmos o que queremos cada centavo vai ser devolvido.

     

    Aueira o hexa mas saiba que vai querer sobre um mar se sangue e que vc apoia isso.

  11. PRa frente Braxil!

    a copa tirou moradia de pessoas, criou uma cidade para os de fora, expulsou mendigos da calçada, colocou as upp para matar pobres( pois n quiseram resolver o problema com a educação) e as pessoas se preocupam que horas vão chegar em casa pois a rua está interditada por baderneiros que estão em atividade de desobediência civil pq seu país não não respeita os civis.

     O problema não está em números e contabilidade está no efeito na vida das pessoas , na projeção que o país vaio ter? Isso só gera lucro pra uma minoria! E vamos destruir sua diversão ? Que sádico se divertir ao custo de vidas e qualidade de vidas e desvios e tudo mais…

    Cancelar a Copa vai judar a essas pessoas que desviaram dinheiro com a copa que seu lucro vai a zero, e se conseguirmos o que queremos cada centavo vai ser devolvido.

    Aueira o hexa mas saiba que vai querer sobre um mar se sangue e que vc apoia isso.

    1. Sobre o “mar de sangue”

      Caro Atila,

      Gostaria que você prestasse um pouco de atenção nessa resposta, e pensasse um pouco a respeito com boa vontade, ao invés de somente procurar motivos para confirmar seu ponto de vista. Quero analisar ponto a ponto tudo o que você disse.

      A copa tirou moradia das pessoas: até onde sei, a únicas obras da Copa são os estádios. O resto são obras de mobilidade urbana, que embora tenham sido colocadas sob a rubrica da Copa, não são diretamente para ela. Seria necessárias de qualquer forma, e teriam que ser feitas em algum momento. Então quem teve que ser desapropriado seria de qualquer forma, independente de ter Copa ou não. Quanto a perderem suas moradias, não tenho informações a respeito, então não vou contestar, mas até onde sei foram incluidos no Minha Casa MInha Vida, e em troca de do incômodo de precisarem se mudar vão ganhar uma casa novinha, de papel passado. Acho que é uma boa troca não? Claro que você vai dizer que isso é mentira e eles não vão ganhar nada. Mas aí cabe a nós fiscalizarmos, denunciarmos, e brigarmos para que isso aconteça de verdade. E pode contar comigo para isso.

      Criou uma cidade para os de fora: o Brasil é um país muito grande, um dos maiores do mundo, e tem espaço suficiente para os de dentro, os de fora e os do meio. Se estrangeiros quiserem contruir cidades aqui pra mim não tem nenhum problema. Estão gerando impostos que serão aplicados no Brasil, e quando vierem para cá vão gastar dinheiro que será convertido em renda e benefícios para nós. Não consegui entender no que isso prejudicou aos Brasileiros. Diversos países no mundo tem bairros inteiros de Brasileiros sem que aconteçam protestos nas ruas contra isso.

      Expulsou mendigos das calçadas: sempre ocorrem alguns exageros desse tipo, mas isso não foi ordenado nem exigido por ninguém, e se for detectado, deve ser punido com rigor. Além disso, tirar mendigos das ruas deveria ser uma ação permanente, com Copa ou não. Mas tirar para resolver os seus problemas e inseri-los novamente na sociedade. Gostaria de saber exatamente onde isso aconteceu, e pode ter certeza que vou pesquisar e se confirmado denunciar com a mesma disposição que tive para defender a Copa. Mais uma vez, pode contar comigo.

      Colocou as UPPs para matar pobres: por essa informação, assumo que você está no RJ. Apesar de morar em Brasilia há 11 anos, sou carioca do Engenho Novo. Sei muito bem o que é uma favela, pois meus avós moravam na do Andaraí. Também sei que policiais matando pobres não é uma novidade, sempre ocorreu, mas que melhorou bastante depois das UPPs. Procure estatísticas sobre isso, e você vai ficar surpreso com a melhoria. Porém, nao vejo relação nenhuma disso com a Copa. As UPPs já existiam antes, e vão continuar existindo depois.

      Não quiseram resolver o problema da educação: se você der uma olhada na evolução do orçamento federal para a educação, vai ver que nos últimos 10 anos, passou de 14B para 84B. Se isso não é querer resolver o problema, não sei o que é. Eu trabalho hoje dentro do FNDE, que é o órgão que controla todos os repasses financeiros para a educação, e tá sobrando programas e dinheiro. Tudo que as escolas precisam é disponibilizado: carteiras, merenda, livros, computadores, ônibus, bicicletas, e barcos para lugares remotos, treinamento para os professores, enfim, tudo o que uma escola precisa. Mas para poder receber, os municípios precisam estar com a prestação de contas em dia e elaborar projetos para implantação dos serviços (até consultoria para isso está disponível). Se seu município não está recebendo isso deve ser cobrado dos prefeitos, e mais uma vez, denunciado. Mas não concordo que não quiseram resolver o problema da educação – ele está sendo resolvido, só que não ser resolve séculos de problemas de uma hora para outra, então o importante é olhar como era antes e como é hoje, e verificar se estamos melhorando ou não.

      A rua está interditada por baderneiros… : não é maravilhoso? Há apenas alguns anos atrás, se você fizesse isso, seria preso imediatamente, torturado e nunca vais apareceria sequer o seu corpo. Nossa democracia está melhorando, Ainda falta bastante coisa, mas está melhorando.

      O problema não está em números e contabilidade: tem certeza? Para melhor o país não precisa de números? Se o problema não são números, então por que vocês querem cancelar a Copa por causa do dinheiro gasto, para que ele possa ser aplicado na educação? Realmente não entendi seu argumento. Tudo em um país são números, pois ele precisa do dinheiro para cuidar do seu povo.

      Que projeção o país vai ter : existem diversos estudo sobre isso, mostrando que sediar um evento internacional como esse ajuda bastante os paises, faz o PIB crescer, e aumenta bastante o turismo nos anos seguintes. Principalmente quando o pais é como o Brasil, grande e cheio de belezas naturais. Junto com as reportagens sobre a Copa, passam sempre diversas outras mostrando como é o país, e após ver lugares como as nossas praias, o pantanal, a Amazônia, os rios e cachoeiras é que as pessoas decidem onde vão passar as próximas férias. Mas isso não vai ocorrer se nas reportagens eles só virem pessoas protestando, quebrando vidros e destruindo tudo. Então nesse ponto, sinto muito mas a Copa é a solução, e vocês são o problema. E esse problema vai atrapalhar exatamente as melhorias que vocês dizem que querem.

      Isso só gera lucro para uma minoria: isso gera lucro para o país. Se esse lucro vai ser dividido ou não, cabe a nós discutir e exigir. Será que o problema da distribuição de renda não foi atacado nos últimos anos? E o camelô que vende bandeiras do Brasil, não é beneficiado? Mais uma vez, pode contar comigo para trabalhar contra a concentração de renda no pais. Nào sei se você conhece um cara chamado Domenico de Masi. É um italiano, sociólogo, que recentemente escreveu um livro elogiando o Brasil e dizendo que o nosso modelo de democracia hoje é um modelo a ser seguido pelo mundo, principalmente por causa da distribuição de renda.

      A vamos destruir sua diversão: não é minha diversão. Aliás, eu nem gosto muito de futebol. Claro que vou torcer pelo Brasil, mas sequer sei a escalação da seleção. Mas o problema não e a .diversão, é a auto-estima. E é exatamente isso que vocês estão atacando, então mais uma vez, vocês estão sendo o problema, e não a solução.

      Cancelar a copa vai ajudar: é melhor vocês entenderem melhor esse problema, para seu próprio bem. A Copa NÃO VAI SER CANCELADA. Foi um compromisso internacional assumido pelo governo brasileiro, e vai ser cumprido pois no contrato não existe opção de cancelamento. De qualquer forma, mesmo que fosse, o tal “dinheiro desviado” já foi desviado, e cabe agora ao Tribunal de Contas fazer o seu trabalho, e responsabilizar quem desviou. Mas gostaria que você apontasse para mim os desvios, mas precisa ser objetivamente, e não com “eles estão roubando”. Quero saber quem, onde e quanto. Assim vou poder escrever um manifesto também para isso, e pressionar o Tribunal de Contas a reaver o dinheiro. Pode contar com o meu apoio também para fazer com que devolvam cada centavo desviado.

      Finalmente, quero falar sobre o tal “mar de sangue”. Não sei se você sabe o que é uma democracia: é um regime em que a maioria da população decide o que quer, e os outros precisam se resignar e seguir a decisão dessa maioria. Essa é parte mais difícil, pois muitas vezes não concordamos e nossa tendência é lutar pela nossa opinião, o que está certo, pois é assim que a sociedade evolui. Porém existe um limite difícil a partir do qual, você não está tentando mudar a sociedade, mas sim impor sua opinião pessoal a ela. Nessa caso passa a ser autoritarismo, o que não é muito bom como regime político-social, pois assim como você pode achar que vai impor sua vontade à maioria, outros também podem achar que vão impor à você, e aí vira um conflito em que ninguém ganha.

      Não sei se você reparou ao redor, mas as manifestação contra a Copa estão um pouco esvaziadas. Já pensou em se perguntar o porquê? Talvez por que a maioria não seja contra. Talvez seja hora de você rever sinceramente os seus conceitos. Ou mudar de tática e trabalhar com convencimento, ao invés de imposição.É um trabalho muito mais demorado, mass constuma dar melhores resultados, e não precisa de “um mar de sangue”.

      Pense um pouco sobre tudo isso, pergunte aos seus parentes, amigos e vizinhos, consulte algumas pesquisas, informe-se mais. Se quiser, eu encaminho todas as informações que tiver não só sobre a Copa, mas também sobre o país. Cidadania não é somente lutar pelo que você acha, mas sim lutar pelo bem de todos, mesmo sabendo que algumas vezes você pessoalmente vai perder com isso. Tem certeza de que nesse momento vocês estão sendo realmente cidadãos? Será que vocês são a solução e a grande maioria da população o problema?
       

      Um abraço,

       

       

  12. Eu já me manifestei a favor

    Eu já me manifestei a favor da Copa e os meus motivos.

     

    Eu quero a Copa no Brasil e vou torcer pelo hexa, em memória dos craques de 50

    *Beto Bastos

    Nada contra luta social, greves e protestos. Há muita coisa a ser combatida nesse Brasil. Só não me façam desistir de torcer apaixonadamente pela seleção canarinho. Nem meus companheiros que estavam presos em plena ditadura militar, resistiram. Bastou o 1º gol do Brasil na Copa de 70, Rivelino de falta para empatar com a Tchecoslováquia na vitória de 4×1, para os urros de “Brasil!” ecoar na cela. A avaliação consensual de que o governo Médici se beneficiaria com o tricampeonato ficou pra trás, a paixão falou mais alto no coração de nossos jovens guerrilheiros.

    Confesso que sou um apaixonado por futebol, um rubro-negro fanático, mas sou também um “louco torcedor” por qualquer esporte que tenha um brasileiro ou brasileira na disputa. Não gosto de fórmula 1 nem de tênis, mas não perdi uma corrida do Fittipaldi, Piquet e Senna ou a um jogo do Guga. Orgulho máximo talvez no Pan-americano de Cuba, quando o Fidel Castro colocou a medalha de ouro na dupla infernal do basquete feminino brasileiro, as endiabradas Paula e Hortência.

    Essa minha vocação de torcer pelo Brasil não é cegueira política. É puro sentimento de amor a pátria, e isso sem baboseiras, pois complexo de vira-latas é coisa das elites, aquele segmento asqueroso que não gosta de povo.

    Vamos fazer sim uma grande Copa! Mostrar ao mundo, que mesmo com todos os nossos problemas, o Brasil está crescendo com inclusão social e tem condições de organizar um grande evento mundial, com organização, alegria e indignação com os abusos cometidos. Tudo junto e misturado, sem padrão FIFA, mas com o padrão Brasil.

    Nessa Copa em particular, eu que cresci ouvindo as histórias familiares da tristeza que nos assolou com a derrota para o Uruguai na Copa de 50, irei torcer para que essa dívida seja paga em tributo aqueles heróis. No país que já foi do Samba e do Futebol, resgatar nossas paixões é um conforto à memória. Que os mitos e espíritos de Barbosa; Augusto, Juvenal, Bauer e Bigode; Danilo, Jair e Zizinho; Fiaça, Ademir e Chico, se façam presentes e escrevam outro placar na final do Maracanã.

  13. Eu também

    Eu também quero a copa, porem reparem como é engraçado, esse esporte mexe com os sentimentos politicos da população, a meu ver idevidamente.

    Nos anos 80, mais precisamente em 1982, quando ainda estavamos no regime militar, era exatamente os partidos da oposição, inclui-se o PT que hoje governa, estavam todos “torcendo” para a derrota da seleção brasileira, que por sinal foi uma “senhora” seleção, Zico, Socrates, Falcão entre outros, hoje o que vemos ?

    Exatamente os que queriam a derrota da seleção, torcer para a vitoria, enquanto aqueles que estavam na torcida para a vitoria, torcendo contra , como disse outro comentarista, “quanto pior melhor”.

    Brasileiros, vamos deixar essa mania de misturar futebol com politica, penso que devemos utilizar o futebol como diversão, lazer, enquanto deveriamos utilizar a politica para assuntos mais urgentes, saude, educação, segurança.

     

    abraços

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador