Nova PEC para unificação das polícias

O Senador Blairo Maggi apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para alterar o sistema de segurança pública em vigor. A PEC 102/2011 propõem que seja permitido ao Distrito Federal e Estados que disponham sobre o modelo de polícia que desejam. Cada unidade federada poderá optar pelo modelo atual, com polícia civil e polícia militar, ou adotar uma polícia única.

Além da unificação das polícias, a PEC também estabelece que, a exemplo do que já ocorre com Saúde e Educação, um porcentual do orçamento será vinculado à área de segurança pública. Como razão para isso, a proposta refere que os recursos da segurança pública costumam ser contigenciados, reduzindo os investimentos em tecnologia e equipamentos.

A proposta é boa, mas pode ser melhorada. Seria interessante que fosse estabelecida uma única porta de entrada, com a adoção de carreira única. Um dos pontos mais criticados atualmente, tanto nas polícias estaduais quanto na Polícia Federal, é o fato de pessoas sem qualquer experiência policial, ou profissional, terem a possibilidade ingressar nas instituições policiais já em cargos de comando. Isso não acontece em nenhum outro lugar do mundo.

A íntegra da proposta pode ser lida aqui: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=102919

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS

    Vou deixar aqui uma idéia bem interessante: Ao invés de mexerem nas polícias deveriam primeiro valorizar os policiais de ambas as instituições. Pergunto, por que não unificam o congresso nacional? interessante né? vejam bem, aqui no Brasil temos menos de 30 estados, pois bem, bastam apenas dois senadores e dois deputados para cada estado Brasileiro, ou seja, quando um sair de férias o outro assume. Imaginem a fortuna que o país iria economizar? Será que todo este dinheiro daria para pagar os servidores da segurança, saúde e educação? Com certeza, se acabarem com essa farra de desperdício que hoje existe no Congresso Nacional, tais servidores estariam com seus salários garantidos pelo menos pelos próximos 100 anos. Exagero meu? simples, só fazer as contas, o que se gasta hoje com senadores e deputados daria para matar a fome em todo nosso país. Daria para cada criança estudar, se alimentar e o melhor, ter uma moradia confortável. O grande problema do nosso país não está nas polícias, longe disso, está no congresso nacional. Quando nós brasileiros tivermos vergonha na cara e fazermos o que tem que ser feito de verdade, tudo neste país vai mudar. Fica aqui meu desabafo, pois estou cansado de ver policiais serem maltratados, mortos, tratados como lixo ou como apenas um número de matrícula e ninguém faz nada para mudar isso. Chega de hipocrisia neste país. Temos que reconhecer que nunca fomos um povo guerreiro, somos sim um povo frouxo e sem o mínimo de vergonha na cara. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador