Revista GGN

Assine

A estranha história de Roberto Freire, por Sebastião Nery

Enviado por jose luiz ribeiro da silva

Do Brasil 247

A ESTRANHA HISTÓRIA DE ROBERTO FREIRE

Em 1970, no horror do Ai-5, o general Médici, mais feroz dos ditadores de 64, nomeou procurador do Incra o jovem advogado pernambucano Roberto João Pereira Freira, de 28 anos

O único político brasileiro da oposição (que se diz da oposição) que aplaudiu José Serra, o Elias Maluco eleitoral, por ter anunciado que agora é hora de destruir Lula, foi o senador Roberto Freire, presidente do Partido Popular Socialista (PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista, melhor escola política brasileira do século passado). Disse: "Serra presta um serviço à democracia".

Para Roberto Freire, "desconstruir", destruir, eliminar o principal candidato da oposição e das esquerdas (com 42% nas pesquisas) é um "serviço à democracia". Gama e Silva nunca teve coragem de dizer isso. Armando Falcão também não. Nem mesmo Newton Cruz. Só o delegado Fleury. Ninguém entendeu. Porque não conhecem a história de Roberto Freire.

Aprovado pelo SNI

Em 1970, no horror do AI-5, quando tantos de nós mal havíamos saído da cadeia ou ainda lá estavam, muitos sendo torturados e assassinados, o general Médici, o mais feroz dos ditadores de 64, nomeou procurador (sic) do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) o jovem advogado pernambucano Roberto João Pereira Freire, de 28 anos.

Não era um cargozinho qualquer, nem ele um qualquer. "Militante do Partido Comunista desde o tempo de estudante, formado em Direito em 66 pela Universidade Federal de Pernambuco, participou da organização das primeiras Ligas Camponesas na Zona da Mata" (segundo o "Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro", da Fundação Getulio Vargas-Cpdoc).

Será que os comandantes do IV Exército e os generais Golbery (governo Castelo), Médici (governo Costa e Silva) e Fontoura (governo Médici), que chefiaram o SNI de 64 a 74, eram tão debilóides a ponto de nomearem procurador do Incra, o órgão nacional encarregado de impedir a reforma agrária, exatamente um conhecido dirigente universitário comunista e aliado do heróico Francisco Julião nas revolucionárias Ligas Camponesas?

Os mesmos que, em 64, na primeira hora, cassaram Celso Furtado por haver criado a Sudene, cataram e prenderam Julião, e desfilaram pelas ruas de Recife com o valente Gregório Bezerra puxado por uma corda no pescoço, puseram, em 70, o jovem líder comunista para "fazer" a reforma agrária.

Não estou insinuando nada, afirmando nada. Só perguntando. E, como ensina o humor de meu amigo Agildo Ribeiro, perguntar não ofende.

Sempre governista

Em 72, sempre no PCB (e no Incra do SNI!) foi candidato a prefeito de Olinda, pelo MDB. Perdeu. Em 74, deputado estadual (22.483 votos). Em 78, deputado federal, reeleito em 82. Em 85, candidato a prefeito de Recife, pelo PCB, derrotado por Jarbas Vasconcellos (PSB). Em 86, constituinte (pelo PCB, aliado ao PMDB e ao governo Sarney). Em 89, candidato a presidente pelo PCB (1,06% dos votos).

Reeleito em 90, fechou o PCB em 92, abriu o PPS e foi líder, na Câmara, de Itamar, com cujo apoio se elegeu senador em 94 e logo aderiu ao governo de Fernando Henrique. Em 96, candidato a prefeito de Recife, perdeu pela segunda vez (para Roberto Magalhães).

Agora, sem condições de voltar ao Senado, aliou-se ao PMDB e PFL de Pernambuco, para tentar ser deputado. Uma política nanica, sempre governista, fingindo oposição.

Agente de FHC

Em 98, para Fernando Henrique comprar a reeleição, havia uma condição sine qua non: impedir que o PMDB lançasse Itamar candidato a presidente. Sem o PMDB, a reeleição não seria aprovada. Mas o PMDB só sairia para a candidatura própria se houvesse alianças. E surgiram negociações para uma aliança PMDB-PPS, uma chapa Itamar-Ciro.

Fernando Henrique ficou apavorado. E Roberto Freire, agente de FHC, o salvou, lançando Ciro a presidente. Isolado, o PMDB viu sua convenção explodida pelo dinheiro do DNER, Itamar sem legenda e a reeleição aprovada.

Durante quatro anos, Roberto Freire saracoteou nos palácios do Planalto e da Alvorada, sempre fingindo independência, mas líder da "bancada da madrugada" (de dia se diz oposição, de noite negocia no escurinho do governo).

Quinta-coluna

No ano passado, na hora de articular as candidaturas a presidente, o PT (sobretudo o talento e a competência política de José Dirceu) começou a pensar numa aliança PT-PPS, para a chapa Lula-Ciro. Itamar disse que apoiava. O PSB de Arraes também. Fernando Henrique, o PSDB e Serra se apavoraram. Mas Roberto Freire estava lá para isso. Novamente lançou Ciro, para impedir uma aliança das oposições com Ciro vice de Lula.

Fora dos cálculos de FHC e Roberto Freire, Ciro começou a crescer. Mas, quando o PFL, sem Roseana, quis apoiar Ciro, dando espaços nos estados e na TV, Roberto Freire, aliado em Pernambuco de Marco Maciel, o líder da direita do PFL, vetou o PFL com Ciro. Como se chama isso? Uns, "agente". Stalin chamava "quinta-coluna".

Imagens

Média: 4.9 (36 votos)
39 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Geronimo W. MACHADO
Geronimo W. MACHADO

Critica!

Roberto Freire não passa de um LIXO, mesmo. Um mandonista, um Traidor, um mentiroso, um enganador. Um sujeito comprovadamente DESONESTO, INTELECTUALMENTE, falando?

UM MENTIROSO, OPORTUNISTA, DESONESTO E ENGANADOR. POIS, enganou a muita gente histórica, das lutas partidárias, sindicais e sociais do povo brasileiro.

O que me surpreende e me enoja mais Ainda é que conheci muita gente extraordinária e muito experiente - dentro do PARTIDÃO - nas lutas populares e dentro do PARTIDÃO e que se DEIXARAM ENGANAR por esse traste que é o Roberto Freire. Um oportunista e desonesto que, em Recife, não se elege mais nem para porteiro de bordel! Só se elege em São Paulo, com a ajuda do PSDB, de Serra, de FHC, de Alckmin e da velha direitona da pauliceia...

Eu já me decepcionei PROFUNDAMENTE com ele - Roberto Freire -, em 1990, no Congresso Nacional do PCB, no Rio de Janeiro - ele que me enojou, mais Ainda, no Congresso do ano seguinte, no MUDA PCB, deles, em São Paulo, se não me engano, em 1992!, no Teatro Zacaro! E lhe disse isto, de viva voz, a ele é à Arouca, do plenário do Congresso, em salas da UFRJ, no Centro do RJ.

Mas, também, atribuo bem baixos créditos, ou nenhum crédito, a este COLLORIDO Sebastião Nery, talvez do tipo Carlos Lacerda ou mesmo cabo Anselmo...

Seu voto: Nenhum
imagem de Jorge Marcos Barros
Jorge Marcos Barros

O CAFETÃO POLÍTICO ROBERTO FREIRE

Tive o desprazer de militar com esse crapula que fez do PPS o seu negócio particular e andava debaixo do braço com a sigla dp partido, como até hoje, fazendo negociatas. Só não entendo até hoje como homens do calibre do saudoso sanitarista Sergio e sua mulher Lúcia Souto, do companheiro Geraldao, do meu amigo deputado comunista Hércules Correa terem avalizado esse filhote da ditadura para ser presidente do extinto partidão??? Não sei dos dois quem é mais ordinário, Aecio Never ou Roberto Freire. Ambos viviam nas estranhas noitadas aqui no RJ, só que Aecinho no Leblon e robertinho na Lapa!!!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Yuri Yung
Yuri Yung

O Partidão não foi extinto

O Partidão não foi extinto não companheiro! Isso foi uma mentira espalahada na época por este golpista safado, o Partidão continua bem vivo desde aquela época, apesar do duro golpe sofrido com o congresso ilegal realizado por este agente do imperialismo, os que seguiram lutando pelo partidão, como Oscar Niemeye entre outros, conseguiram provar que aquele congresso foi ilegal e adquiriram o direto sobre o símbolo e o nOME de PCB. Enfim, não morremos, ainda exstimos e estamos crescendo e retomando o espaço perdido:
https://pcb.org.br/

Seu voto: Nenhum
imagem de CLAUDIO FONTENELE
CLAUDIO FONTENELE

FREIRE SEMPRE FOI INFILTRAÇÃO

Freire sempre foi infiltração. O Nordeste sabe disso. Piorou quando achava que iria abafar em 1989 com um discurso ateu e se ferrou.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Socorro Araújo
Socorro Araújo

É preciso estar atento ao que dizem os golpistas nessas horas

Circula pela rede uma frase dita ontem pelo ministro em meio ao bate-boca com a plateia do Camões: "Esse histrionismo oposicionista tem seus dias contados".

 

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Tercio
Tercio

Roberto Freire

Roberto Freire foi aprovado em concurso interno para o cargo de procurador. Tanto era oposição ao regime que em 1972 se candidatou a prefeito de Olinda pelo MDB, ala dos "Autênticos". Sebastião Nery foi assessor da campanha eleitoral de Collor e nomeado adido cultural em Paris.   

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de JJNovais
JJNovais

Freire

É muito cafajeste,traidor,um lixo,escória da política,o que me revolta é que um dia votei nesse imbecil.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Maria Célia
Maria Célia

Eu também já votei no Freire,

Eu também já votei no Freire, nunca pensei que um dia pudesse ver tanto rancor nesse homem.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de William poiato
William poiato

Erro da matéria

O RobertoFreire volta da Europa com ideias do Eurocomunismo, estas ideias começam a adentrar o PCB, que quase é liquidado sobre a lideranca deste senhor, que criou o PPS e toda a corja reformista.

A parcela do PCB que desacreditou na estratégia de liquidar o partido continuou em sua organização. PCB continua vivo, se reconstruindo e crescendo para se tornar uma força política também no séc. XXI. Não como assassinados

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Zudgard José de Barros Paes Coelho
Zudgard José de Barros Paes Coelho

Roberto Freire

Essa pessoa, tive a infelicidade de votar nele para Presidente da República, a pedido de um grande amigo e conterrâneo Fernando Sant'Anna, quando votei pela primeira vez e para Deputado Federal. Fernando homem sério, deve está se revirando no túmulo, vendo as traições que essa pessoa praticou e pratica. Tantas pessoas que conheci e que amava o Brasil, como Francisco Julião, Miguel Arraes, infelizmente que conhece Roberto Freire a fundo, deve ter é nojo

 

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de OSVALDO FILHO
OSVALDO FILHO

O PIOR POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS

Diante de tantos políticos desonestos, corruptos e incoerente, Roberto Freire é o mais abominável de todos.   

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Milton Batista
Milton Batista

Esse conheço de outros carnavais

Quando jovem ainda escutava o discurso de Roberto Freire, mas com o passar do tempo veio a decepção, é um grande enganador. Resumindo esse traíra, é do tipo, faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Adelice Feitosa
Adelice Feitosa

Alcaguete

Eu já nomeei Roberto Freire há muito tempo de infiltrado,  justamente por essa facilidade que ele tem de se infiltrar nos partidos políticos para fazer jogos que o mantenham no poder de alguma forma. O mais estranho é tanta gente ter sido enganada por um trolha, inclusive eu, até descobrir que ele sempre foi um quinta coluna que eu prefiro chamar de infiltrado, alcaguete, traíra.

Seu voto: Nenhum (21 votos)
imagem de Charles Farias
Charles Farias

No ano passado, na hora de

No ano passado, na hora de articular as candidaturas a presidente, o PT (sobretudo o talento e a competência política de José Dirceu).

Depois de ler essa apaguei da memória tudo que havia lido, não dá moço...

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Clenisson
Clenisson

Realmente um artigo parcial e

Realmente um artigo parcial e odioso que não faz justiça ao Roberto Freire. Um político ilibado que não se econtra em outros meios, como no PT. Esquece o autor que FHC, Itamar, Roberto Freire, Cristovam Buarque, Brizola, etc. foram políticos corajosos, que enfrentaram a ditadura militar com inteligência e bravura. Esses petistas, que jamais poderiam trair a Nação, como traíram, jogaram na lata de lixo a confiança que o povo brasileiro depositou neles e agora ficam despeitados, praticando linxamento político de políticos cujo exemplo deveriam ter seguido.

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Alan Albuquerque
Alan Albuquerque

Roberto Freire

Só posso entender seu comentário, Clenisson, como uma ironia, e neste caso lhe dou os parabéns.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de FÁBIO PIMENTA
FÁBIO PIMENTA

Igual ao movimento sindical

Saber dessas informações não me causa mais "espécie". Depois de algumas corridas da polícia quase nos anos 90 por ser "esquerdista", horas de trabalho por um ideal (faria de novo), ver pobres inocentes sendo condenados pelo Supremo (é realmente supremo?!!!), sindicalistas dos bancários do DF assumindo cargo na Previ e falando que hora de darmos apoio ao governo e eticeteras... penso ardentemente em ir passar uns 15 dias na beira de uma praia ou lá no rio da Prata (Bonito-MS) comer uma piraputanga (de cativeiro). Passados 15 dias, desistir jamais.

Comentário extra: muito legal o reconhimento da nossa humanidade.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de FÁBIO PIMENTA
FÁBIO PIMENTA

Igual ao movimento sindical

Saber dessas informações não me causa mais "espécie". Depois de algumas corridas da polícia quase nos anos 90 por ser "esquerdista", horas de trabalho por um ideal (faria de novo), ver pobres inocentes sendo condenados pelo Supremo (é realmente supremo?!!!), sindicalistas dos bancários do DF assumindo cargo na Previ e falando que hora de darmos apoio ao governo e eticeteras... penso ardentemente em ir passar uns 15 dias na beira de uma praia ou lá no rio da Prata (Bonito-MS) comer uma piraputanga (de cativeiro). Passados 15 dias, desistir jamais.

Comentário extra: muito legal o reconhimento da nossa humanidade.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Wilson Penha
Wilson Penha

Lamentavel

Fico deprimido quando leio textos como este, mostrando quem realmente é Roberto Freire. Como li em comentarios anteriores: "O que me incomodava em 89 era ver a classe média pretensamente progressista apoiando este canalha na campanha presidencial, para não votar na direita, com Collor e nem na esquerda, com Lula.", fui um ludibriado por este sidadão, ou talvez um ignorante politicamente na época. Achava interessante a proposta do cidadão de que era preciso 5 gerações de muita educação para se resolver o problema do país na época. Foi a única coisa sensata que presenciei desta coisa. Daí pra cá, só decepção. Fico envergonhado de, um dia, ter votado (no 1o. turno) neste coiso. Eu era muito bobinho. Lamento.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jcordeiro
jcordeiro

Perfil Político

Nassif: não ficaria surpreso se num desses documentos secretos de espionagem surgissem um comprovante de pagamento feito a Roberto Freire, ou qualquer um do PPS, por relevantes serviços prestados a governos estrangeiros. Entreguismo e traição é com ele mesmo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Wilson Penha
Wilson Penha

Lamentavel

Fico deprimido quando leio textos como este, mostrando quem realmente é Roberto Freire. Como li em comentarios anteriores: "O que me incomodava em 89 era ver a classe média pretensamente progressista apoiando este canalha na campanha presidencial, para não votar na direita, com Collor e nem na esquerda, com Lula.", fui um ludibriado por este cidadão, ou talvez tenha sido um ignorante politicamente na época. Eu o julgava de esquerda. Achava interessante a proposta do "cidadão" de que era preciso 5 gerações de muita educação para se resolver o problema do país na época. Foi a única coisa sensata que presenciei desta coisa. Daí pra cá, só descepção. Fico envergonhado de, um dia, ter votado (no 1o. turno) neste coiso. Eu era muito bobinho. Lamento.

Seu voto: Nenhum
imagem de ana s.
ana s.

Verme!

Verme!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Quer dizer que o Bob Freire

Quer dizer que o Bob Freire sempre foi Cabo Anselmo, desde os 28 anos? É como dizem, se você se espanta como alguém se transformou tanto, dê uma olhada em seu passado escondido, e verás que na verdade o cabra sempre foi isso aí mesmo

Seu voto: Nenhum (17 votos)

Juliano Santos

imagem de Elímpio Severo
Elímpio Severo

O texto é bom, mas gostaria

O texto é bom, mas gostaria de retificar algumas informações:

 

"PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista"
"fechou o PCB em 92"

 

De fato esta execrável figura política tudo fez para isso, mas não conseguiu. O PCB segue firme, cada dia com mais vigor, após um período de turbulência e reorganização.
 

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Eron de Oliveira Barreto
Eron de Oliveira Barreto

Tudo que se publica de

Tudo que se publica de negativo sobre esse Cidadão sempre nos frustra, por que sabemos que faltou muito mais. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Só mais um advogado.

Só mais um advogado.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Dudu Cartucho
Dudu Cartucho

Puxa! Aqui a gente toma

Puxa! Aqui a gente toma conhecimento até de quem não 'écxiste'. Que tal falarmos sobre o lateral reserva do reserva do time B do Palmeiras. ha ha ha.

Eu falei pelo pessoal aqui de casa.

Quanto a mim, só sei que o dito cujo é de uma competência extraordinária, mesmo sendo comunista o Médici não pode abrir mão de seus préstimos. Como o mais preparado dos brasileiros precisou pagá-lo pra "trabalhar" na Sabesp, estando a 2500 Km de distância do batente.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de josé adailton
josé adailton

O Sebastião Nery do post é o

O Sebastião Nery do post é o veterano jornalista , hoje com 81 anos? Espero que seja.

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O Ilusionista

Roberto Freire........digno de de ser o Vice em uma  chapa encabeçada pelo Joaquim Barbosa.......que currículo heim......

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Flavio Macedo
Flavio Macedo

Critica

O senhor falou merreca.Não compare esse a Joaquim Barbosa.

Seu voto: Nenhum

PCB= melhor escola política do século passado?

Concordo que este cara é uma excrecência política.  Após fundar o PPS ele queria impedir que outros voltassem a usar a sigla PCB.  Quem ele se julgava?  Agora, chamar o antigo PCB de melhor escola política do século passado é muito exagero, mesmo porque depois do golpe militar e a debacle da hegemonia do PC sobre os trabalhadores,  surgiram muitas organizações de esquerda que vieram arejar o ambiente político brasileiro, levando ao surgimento do PT.  Este processo durou cerca de 35 anos, um terço da duração do século!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de eloi beneduzi
eloi beneduzi

bob freira

o pcb foi o melhor formador de política do seculo XX...para o bem e para o mal.lacerda foi do pcb; portinari, e a maioria dos mov. estudantíś´é´óṕéŕáŕíóś´ṕáśśóú´ṕóŕ´éĺé. Se perdeu póś´64.e muitos dos seus quadros, inclusive eu, entraram no PT; fui do PCB qdo se corria risco de vida só´ṕóŕ´íśśó. respeito a boa vontade dos atuaisss atuantes do pcb, e do pcdo b, mas o nome nãõ˜ñẽcessariamente diz do seu conteúdo. O partido comunista capitaneado por lenin, chama-se bolchevique..(partido da maioria)...

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

Esqueceram de dizer, Roberto

Esqueceram de dizer, Roberto Freire está ganhando algum numa secretaria de São Paulo, acho que é a de Turismo. Ele nem sabem onde é o Museu do Ipiranga. Algo parecido quanto este digitador ensinar aos recifenses onde fica a Praia da Boa Viagem. Aliás, por falar em Boa Viagem, em algumas estações do metrô de São Paulo está escrito "Metrô Boa Viagem". Não, nosso metrô ainda não chegou ao Recife. Algum idiota quis economizar palavras. Queria dizer: "Viaje de Metrô e tenha uma boa viagem."

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Fernando R.
Fernando R.

O que me incomodava

O que me incomodava em 89 era ver a classe média pretensamente progressista apoiando este canalha na campanha presidencial, para não votar na direita, com Collor e nem na esquerda, com Lula. Ninguém pode negar à classe média a sua coerência histórica. Hoje estão com as sandálias gastas de tanto caminhar de um prédio público a outro com suas pedras e rojões. Amanhã estarão com finos sapatos trafegando entre estes mesmos edifícios.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Cecil Coelho
Cecil Coelho

Esse é um verdadeiro

Esse é um verdadeiro quinta-coluna.

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Lenice Gusman
Lenice Gusman

Gilberto Freire e sua estranha história - Sebastião Nery

Isso reflete o quanto ser humano que se desconhece na totalidade psicologicamente e ideologicamente está sujeito - como um estranho de si mesmo beira ao ridículo.

Com uma envergadura estranhamente justiceira, demonstra que nunca foi um legítimo comunista, apenas segue e reflete conveniências através de um discurso engandor, típico daqueles que procuram fisiologicamente se manter junnto aos poderosos.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de ulisses tavares
ulisses tavares

trabalhei  no banco do brasil

trabalhei  no banco do brasil na decada de 70 e 80, cheio de chefes do partidao, principalmente em brasilia,,,

dominavam sindicato e tudo, quando surgiu pt principalmete comeco de 80, eles que eram "ësquerda" viraram somente "pelegos", tenho pra mim que raiva do roberto vem dai,,,,,

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Roberto Freire e sua estranha história - por Sebastião Nery

Esse ai é pior do que o "anjo" do"Cabo Anselmo".  A pior coisa é ex-comunista (se é que foi um dia)  arrependido. 

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Esse cabra ruim nunca foi lá

Esse cabra ruim nunca foi lá comunista... esse...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Grace
Grace

sobre esse que se diz ex-comunista

Nunca foi leal a nenhum partido nem aos amigos mais prróximos.. Esse aí é um traíra da pior qualidade.Me arrependo de um dia ter confiado nesse judas. Falei e disse.

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.