A luta contra o golpe se fortalece.

Com exceção do PSTU, toda a esquerda se uniu contra o golpe. Mesmo que cada um defenda suas próprias propostas, muita delas extremamente críticas ao atual governo Dilma, o recado é claro: a defesa do ambiente democrático é importante para os trabalhadores e portanto deve ser importante para os verdadeiros socialistas. Importante parte da esquerda diz, ruim com Dilma, pior sem ela.

Caso vença a estratégia oposicionista de colocar o Temer no lugar de Dilma, este será um governo não legítimo e fraco. A posição imediata de todos os socialistas só poderá se: abaixo Temer. Vitorioso, o golpe da oposição jogará milhões de trabalhadores, estudantes, sem terras, intelectuais, artistas e outras forças políticas nas ruas. O processo sofrerá uma aguda radicalização. Como é impensável que as Forças Armadas intervenham a favor de um governo ilegítimo e antinacional, o processo de radicalização poderá desaguar em greve geral e em uma rebelião popular, com grandes chances de apoio por parte importante dos militares, principalmente a jovem oficialidade.

O que será colocado no lugar deste governo ilegítimo? Uma possibilidade será o retorno de Dilma, como um governo de transição liderado pelos revoltosos. Diante do total esfacelamento das estruturas legais, a proposta de substituir o atual Congresso golpista por uma Assembleia Nacional Constituinte será naturalmente bem recebida, como sendo uma forma de se adequar o marco legal à vontade desta nova maioria. Estará então aberta uma avenida para mudanças políticas, econômicas e sociais no país.

Onde estará o PSTU neste momento? Com qual autoridade seus militantes e lideranças conseguirão intervir no processo?

O fato é: em política só podemos trabalhar com vários cenários futuros. Um grande erro comete quem coloca todos os seus militantes em um único cenário, pois caso ele não se realize, será a total desmoralização de suas lideranças e do partido. Trabalhar com cenários futuros não significa abrir mão de suas propostas políticas estratégicas, mas de adequar suas táticas visando atingir aquelas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador