O sorriso de Mona Lisa, por Carlos Zacarias de Sena Júnior

Enviado por Josias Pires

por Carlos Zacarias de Sena Júnior

Enquanto bilhões de pessoas ao redor do mundo tinham os olhos voltados para a abertura das Olimpíadas, uma seleta plateia se apinhava no espaçoso salão nobre da reitoria da Ufba para a cerimônia de formatura do curso de História. Entre as muitas trajetórias de superação dos futuros professores, em sua maioria negros e mulheres, a história da formanda Mona Lisa Nunes de Souza poderia rivalizar com as de Robson Conceição, Isaquias Queiroz e Rafaela Silva, os novos heróis olímpicos, todos eles negros, iluminados pelos holofotes da glória olímpica nos últimos dias.

Mona Lisa não ganhou medalha, mas pelo exemplo e sabedoria, vem dando lições. Abandonada pela mãe quando nasceu, a estudante foi reduzida à extrema pobreza e à condição de moradora de rua, chegando a idade adulta como uma sobrevivente. Como mulher negra, teve um destino diferente dos milhares de jovens negros mortos por armas de fogo no estado da Bahia, exatos 3.252, um aumento de 251,9% em relação à 2002, segundo o Mapa da Violência. Mona Lisa reagiu para não ser morta, mas fez mais. Talvez por instinto, quiçá por influência de seus mestres, a ex-moradora de rua optou por concorrer a uma vaga no curso noturno de História, e teve sucesso. E a vida que tinha oferecido tão pouco a Mona Lisa ganhou um outro sentido, de identidade e consciência.

Ao pegar o “canudo” na cerimônia de formatura, Mona Lisa foi aplaudida de pé, e enquanto os olhos do mundo se voltavam para os potenciais heróis olímpicos, a história do povo negro era mais uma vez escrita, desta feita por sua mais nova heroína. Indagada por um repórter, a futura professora de História foi taxativa: “A maior arma do opressor é a mente do oprimido. Eles falam tanto que a gente não pode, que não somos capazes, que a gente acredita. Isso precisa mudar”. Mona Lisa sabe das coisas, por isso quer a mudança. Os que lhe atravancam o caminho, passarão, Mona Lisa, menina negra, ex-moradora de rua a agora professora de História, passarinho!

Carlos Zacarias de Sena Júnior é professor da UFBA

(A Tarde, 19/08/2016)

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
     
    …”a história da

     

     

    …”a história da formanda Mona Lisa Nunes de Souza poderia rivalizar com as de Robson Conceição, Isaquias Queiroz e Rafaela Silva, os novos heróis olímpicos, todos eles negros, iluminados pelos holofotes da glória olímpica nos últimos dias.”

     

    Muito bem prof. Carlos Zacarias de Sena Júnior. Seu comentário me levou ao que disse outro brasileiro medalha de ouro:” o povo pobre, também quer ganhar anel de doutor. Não é apenas ser jogador de bola, nem aplicar pontapé num companheiro. Eles também podem e querem ser doutor.”

    Mais ai…a casa grande convoca seus brancos doutores de merda, já devidamente assustados por larga campanha publicitária, apavoram-se com o pano vermelho, tal qual boi brabo. Mais concretamente, perdem o sono com o perigoso incremento na concorrência a ocupar os reservados espaços, que eles acreditam, de usofruto exclusivo de rebentos, netos, e apaniguados da casa grande. Então…Mais uma vez. Partem pro golpe.

    Orlando

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador