A surgimento do político multinível

Com a derrocada da democracia brasileira e esse cheiro de mofo de república velha no ar, sobretudo com a volta do analfabetismo generalizado no ensino público, embora com a admirável resistência dos estudantes e professores ocupando as escolas e universidades em todo o país, logo teremos o surgimento de um tipo de político, se houver outras eleições, é claro, que para sobreviver politicamente terá que ser multinível, conforme me relata um grande amigo:

UM POLÍTICO, que estava em plena campanha, chegou numa cidadezinha dos grotões, subiu num caixote e começou seu discurso:

– Compatriotas, companheiros ou amigos!! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto o qual é transcendente, importante ou de vida e morte. O tópico, tema ou  assunto que hoje vos convoco, reúno ou ajunto, é a minha postulação, aspiração ou candidatura à próxima legislatura, mandato, ou eleições neste município, cidadela ou currutela.

De repente, uma pessoa no comício pergunta:

– Escuta aqui, seu moço, porque o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?

– Ah!- responde o candidato – pois veja o senhor: a primeira palavra é para as pessoas com um nível cultural muito alto como intelectuais, escritores e pensadores. A segunda é para as pessoas com um nível cultural médio como o senhor, as senhoras e jovens reunidos aqui nesta praça, palanque ou coreto. A terceira palavra é para as pessoas que tem um nível cultural muito baixo, no chão, na plebe. Digamos?! – olhou para um lado, pra outro e apontou: como aquele bêbado escornado ali na esquina.

De imediato, o bêbado se levanta cambaleante e responde:

– Senhor postulante, aspirante ou candidato (hic). O fato, circunstância ou razão (hic) de que eu me encontre num estado etílico, embriagado ou mamado (hic), não implica, significa ou quer dizer que meu nível cultural seja ínfimo, baixo ou até mesmo ralé (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o senhor (hic) merece, pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando (hic) seus cavalos, jumentos ou mulas daqui (hic), e ir-se encaminhando, dirigindo ou evacuando diretinho à sua genitora, madrasta ou rameira que te pariu.
___

Jota Botelho

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador