13/Junho: um ano das prisões políticas do MPLivre

Por José Roberto Militão

Ontem, 13 de junho, fez um ano das primeiras prisões políticas decorrentes do Movimento Passe Livre, cujas prisões, arbitrárias, significou o sinal de alerta geral para a sociedade que, a partir de então, saiu às ruas e sacudiu as estruturas da nação. Como movimento não orquestrado, sem lideranças carismáticas, era apenas um povo indignado. Até descambar, e perder o charme do voluntarismo ao ser instrumentalizados por organizações políticas e interesses da mídia em desestabilizar o governo central.

Ao deflagrar o movimento MPL no dia 7 de junho, os governantes, nos três níveis, engrossaram a voz: o governo federal, pelo Ministro Cardoso da Justiça, colocou as forças federais à disposição; o governador e o prefeito disseram que não iriam rever o aumento do preço das passagens. 

Ficou a lição para a sociedade e para os governantes. A nossa juventude despertou para os embates políticos e sociais. O Brasil já não é o mesmo de antes de junho/2013. Já não dorme em berço explendido. E os reflexos nos protestos da ´Copa das Copas´, representam isso.

Os brasileiros, dessa nova geração, estão reaprendendo a ´Caminhar e Cantar´, braços dados ou não.

Os preços das passagens de ônibus foram reduzidas e continuam sem reajustes. O padrão ´FIFA´ passou a ser a referência para os serviços públicos: doravante, a cobrança será permanente e os governantes já sabem disso.

Abaixo o relato de meu filho, o Júnior, aluno de sociologia da USP, um dos presos políticos, e a petição pública dos professores da universidade na defesa de seus alunos, foi subscrita por centenas de pessoas. A solidariedade foi reconfortante para a angústia dos pais e a minha em especial, que filho de um perseguido da ditadura militar, nos anos 78 e 79, eu havia passado pela experiência das prisões de repressão política.

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2013N41383 

José Roberto Militão Junior

há 14 horas – https://www.facebook.com/zemilitaojunior?fref=ts 

Há exatamente um ano, às 22 horas, começava uma das experiências mais fortes da minha vida. Fui preso naquele fatídico 13 de Junho de 2013.

Todas as horas que passei detido em todo aquele circuito em delegacias, celas, revistas, etc, jamais serão esquecidas. Nenhum centésimo de segundo sequer. Naquelas 24 horas descobri o quão forte eu sou. Não imaginava que eu pudesse aguentar tamanha carga de pressão física e psicológica. Gostaria de estar exagerando, mas não estou. Não foi brincadeira.

De lá pra cá muita coisa mudou em mim. Na minha cabeça alguns pré-conceitos se desfizeram, outros se confirmaram. A certeza é que eu utilizei aquilo que passei como construção pessoal. Não é nada que eu ache que todas as pessoas precisam passar pra crescer nem como algo qualitativamente superior a outras experiências de vida. Mas como diz o ditado, foi preciso fazer do limão uma limonada.

Uma das certezas que tirei de tudo isto e que defenderei até a morte é esta: a Polícia Militar vai acabar. Esta corporação, como a escravidão, como o racismo, o machismo, a homofobia, a exploração predatória e desregulada do trabalho, as duas ditaduras militares, o massacre dos índios e tantas outros comportamentos opressores em nosso país, representa tudo aquilo de mais desumano que pode existir em uma sociedade. Não é possível se desenvolver como sociedade com esta instituição que assassina sistematicamente pobres e negros em periferias dos grandes centros urbanos. 

E por incrível que pareça, eu tive sorte. A mobilização que explodiu pelo país em repúdio à violência daquele dia foi um enorme conforto e inspiração para eu me recuperar, independente das consequências legais que ainda tenho que enfrentar. O problema é que desde então outras pessoas não tiveram a mesma sorte que eu. Infelizmente a PM ainda mantêm a mesma legitimidade pra cometer abusos como naquele 13 de Junho, muito sustentada pela nossa grande mídia e governos. 

A prisão da jornalista Karinny de Magalhães, do Mídia NINJA e de apenas 19 anos, é mais uma amostra de como violências policiais são extremamente naturalizadas no Brasil. Óbvia acusação forjada e abuso de autoridade. E nestes tempos de ufanismo imbecil isto fica ainda menos em evidência. Sem falar das repressões absurdas nos protestos anti-copa.

Não dá pra esperar a Globo se posicionar pra esta situação mudar. Não dá pra esperar que alguma atitude venha do governo ou caia naturalmente do céu. Ainda vão nos chamar muito de “vagabundos”, “comunistas”, “radicais”, “baderneiros”, “rebeldes sem causa”, etc. Dane-se. A luta contra a escravidão e o racismo também já foram consideradas radicais. E se você tem medo de ser xingado disso e daquilo, sinto muito, vai ser comido pelo bonde da História.

Agradeço a cada uma das pessoas que me ajudaram a passar por aquele momento. Cada uma mesmo. Aquelas manifestações de apoio reacenderam em mim algumas esperanças que eu tinha perdido à época. Principalmente aos compas de cela que conheci nesta reunião nada agradável. hue Vocês ajudaram a me tornar uma pessoa melhor. 

E simbora que a luta não para nunca.

José Roberto Militão Júnior

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns ao MPL por ter

    Parabéns ao MPL por ter fortalecido tanto a oposição. Se o Aécio vencer, espero encarecidamente o que o MPL volte às ruas para livrar os pobres e demais ferrados brasileiros do projeto neoliberal. Aí vocês verão como a chibata vai comer nos lombos dos sonháticos.

    1. Nojo de quem reduz os

      Nojo de quem reduz os interesses dos trabalhadores e população mais sofrida à contabilidade eleitoral.

      E depois não sbem porque os partidos estão sendo tao repudiados pela população.

       

  2. São Paulo em um racionamento

    São Paulo em um racionamento de água, enfrentando um escândalo bilionário, o tremsalão, professores da rede estadual de ensino ganhando menos do que os professores da rede municipal e só fazem passeatas contra os governos do PT que trabalham em favor de um Estado social. Exatamente onde houve esse despertar da juventude brasileira? A juventude brasileira foi manipulada, instrumentalizada por esses movimentos. E como disse um comentarista acima, parabéns MPL, agradeceremos imensamente se Aécio for eleito.

  3. Sr. Militão: quanta bobagem!

    Sr. Militão: quanta bobagem! O senhor quer aparecer para tornar-se conhecido, mas ter que falar tanta besteira, ter posicionamentos tão atrasados, escravocratas, excludentes,  o senhor só vai conseguir mesmo, é continuar sendo um dos porta vozes do atraso. Ou, sinceramente, o senhor acha que o BRASIL piorou para o povo com o governo trabalhista? Se sim, desculpe, mas o senhor é o atraso,  um servil da mídia. O senhor acha o que da mídia? Ela contribui para a educação, para a socialização, para a auto estima, para o desenvolvimento, para o crescimento econômico, para a dignidade da sua família e famílias brasileiras? Bom, enquanto eu não ver esses protestos direcionados aos reais culpados pelo atraso, nunca terei nenhum respeito por eles. São, até agora, analfabetos políticos agindo como zumbis de interesses nada republicanos, que, como na abertura da copa, só prettam para se posicionar contra o ´próprio país. O difícil, é abraçar o país e lutar para que as coisas melhorem. Fácil é fazer fiasco para gringo ver como vocês são cidadãos frágeis.

    1. Você acha que se o governo

      Você acha que se o governo trabalhista tivesse piorado o Brasil  1mm que fosse, nós ainda estaríamos aqui? Não essa discassão, mas que ao se decobrir  milhões do trenslação no exteruior a turma do PIG comentando por aqui atribuiu tudo como fato da turma do PSDB ser corrupta e agora com descoberta tal que de outro que não do PSDB, precisamos defender que isso isso é rouboi dele, foi ele quem se nomeou por si só dentro da petrobrás, nada disto ter haver com o petismo

  4. Prisão política numa

    Prisão política numa democracia?

    Os coxinhas do MPL acham que suas prisões foram políticas?

    Os caras são arruaceiros, desrespeitaram o direito de ir e vir de quem não quiz fazer parte das “manifestações”, depretaram patrimônio público e privado e acham que as prisões foram políticas?

    Francamente.

    Só pela depredação do patrimônio já é motivo suficiente de manter esses vândalos na cadeia.

    Em nenhum país democrático o livre direito de se manifestar pode se sobrepor ao direito de quem não quer se manisfestar.

    Muito menos sair pelas ruas vandalizando a cidade.

    Cadeia merecida.

  5. Pouca coisa mudou, ou quase nada!

    Militão,

    Acho que vc só consegue ver o que lhe interessa.

    Ou é muito conveniente esse discurso no mínimo descontextualizado.

    As manifestações de 2013 não mudaram o Brasil.(infelizmente!)

    Pouca coisa mudou, ou quase nada!

    A mídia familiar venal pegou carona nesse movimento e direcionou TODOS os problemas do Brasil para o governo federal.

    A 1ª coisa que a GLOBO fez foi tirar a conotação politica do movimento. A GLOBO conseguiu tirar os partidos políticos, como se esse movimento não fosse politico! Conseguiu “apartidarizar” um movimento politico, e malucos começaram a expulsar quem quer que portasse uma camisa vermelha ou com uma foto de Che Guevara!

    A GLOBO começou a jogar a culpa de TUDO no governo federal e todo mundo passou a culpar Dilma pela calçada esburacada, pela demora no ônibus, pelo atendimento do hospital municipal ou estadual, pela grana que o sindico surrupiou, ou da corrupção do fiscal da prefeitura de uma cidadezinha no interior do Amazonas.

    –  Tudo é culpa da Dilma! Prefeitos e Governadores não fazem nada! Absolutamente nada!

    A GLOBO conseguiu pautar o congresso e evitar que o Legislativo votasse a PEC 37 e disciplinasse um monstro com super poderes chamado Ministério Público. Monstro esse que investiga o que quer e o que não quer, que vaza provas e inquéritos para mídia de forma seletiva fazendo inclusive que muitas dessas investigações fossem anuladas por causa desses vazamentos.

    Hoje a mídia familiar venal continua mandando e desmandando no Brasil, fazem o querem e bem entende e não vejo nada nem ninguém com poderes para barrar GLOBO, VEJA, FOLHA e et caterva!

    Dilma tentou ensaiar a tal reforma politica, que não vai sair nunca se depender da classe politica e nada foi realizado.

    A única coisa de positiva que aconteceu foi a aprovação dos royalties do Pré-Sal para educação e fez com que Dilma acordasse e fizesse mais!

    Eu tive a infelicidade de assistir ao Sr. Ricardo Boechat dar um verdadeiro escândalo responsabilizando o Sr. Ministro da Saúde e a Presidenta Dilma por causa de uma pessoa que morreu por que os Doutores de uma hospital no Rio de Janeiro não atenderam ao pedido de socorro! Ou seja: Médicos são negligentes, se recusam a dar socorro, uma pessoa morre. E de quem é a culpa? Dela mesma: Dilma Roussef.

    O Sr. Ricardo Boechat é algum IMBECIL? Ou ele age de má fé?

    Imbecil ele não é. Ele foi demitido da GLOBO por negociar reportagem… a criatura querendo superar o criador!

  6. MILITÃO, E O GENOÍNO? O SONHO VIROU PESADO!

    Militão, sei que lutar por ideais é importante.

    Participar de protestos, eu o fiz, quando era adulto, nos meus vinte e pouco anos de vida.

    Vi companheiros sendo presos. Mas havia uma ditadura.

    Todos lutamos  pela liberdade.

    Entre eles, um dos que mais o fizeram com muito ardor foi Genoíno.

    Não vi, até o momento, sequer uma palavra sua, em torno desta injustiça maiúscula que praticaram contra esse herói brasileiro, homem que lutou e muito pela nossa liberdade e que agora está preso, justamente por isso, por ser a favor do trabalhador, de um país com menor desigualdade, que busca os caminhos para que todos tenhamos condições de vida e desenvolvimento.

    Por que estes jovens nunca protestaram contra as prisões políticas de Genoíno, de José Dirceu e Delúbio Soares?

    Está bem. Os protestos, Militão, começaram para muitos como um sonho. Muitos acharam que a juventude havia acordado. E que estavam protestando para abrir um caminho melhor para nosso País.

    Porém, este sonho nada mais era do que um movimento sem qualquer projeto para o País. Protestavam por  protestar, sabendo,  inclusive que os problemas existem há décadas e décadas.  Todos eles foram pavimentados durante a ditadura e com o neoliberalismo.

    E que o governo Lula/Dilma estava começando a resolvê-los.  E precisavam, sim, de auxílio e apoio dos jovens.

    Jovens, porém, fui um deles, são impulsivos. E querem que tudo seja resolvido imediatamente. Não é assim.  Você, um homem experiente, que se diz socialista, sabe muito bem que é muito difícil vencer todas as mazelas da Casa Grande.

    Eles não tiveram paciência e saíram às ruas.

    Aos poucos juntaram-se a eles baderneiros e aproveitadores  políticos.

    Com o tempo, a imprensa golpista viu nestes movimentos, que se iniciaram apartidários, uma oportunidade para derrotar a verdadeira esperança de nosso País,  um governo que está buscando, dentro do possível, melhorá-lo..

    Estes movimentos passaram a torcer para um lado, a extrema direita, embora muitos fossem da extrema esquerda. É aquele velho ditado: os extremos se atraem.

    Alguns jovens, com certeza, estavam querendo que o País fosse melhor, impulsos de jovens,  que acreditam em ideais extremos, que jamais podem ser alcançados.

    Nem todos os ideais podem ser realizados porque há grandes interesses que impedem os governantes de realizar tudo que a população necessita e precisa. Podemos, Militão, com certeza, avançar, cada vez mais, para um mundo melhor. Mas é  necessário compreensão e paciência. Ninguém irá resolver problemas criados e sedimentados em décadas.

    Porém, estes movimentos, na sua grande maioria, hoje, está  é legando, de fato, muito sofrimento para o povo brasileiro, máxime trazendo caos à mobilidade urbana, que já era muito difícil  pelo atraso de décadas.

    Estes movimentos não nos trouxe nada. Apenas levou a possibilitar que a direita mais raivosa deste País, aquela que você conhece do tempo da Ditadura, aliada com o neoliberalismo, tudo que tem de ruim para termos um equilíbrio social, uma sociedade mais homogênea, conseguisse vencer as más lembranças  que todos tiveram e agora já até possuem um lema,  o lema do PSDB, o retorno da decência.

    Militão, acorde: o lema  é o retorno da decência. DECÊNCIA. Ora, já estão esquecendo e os jovens sequer conhecem as aventuras da Privataria Tucana e nem conheceram tudo que poderíamos saber sobre o Propinoduto. E estão aí, Militão,  com o retorno da DECÊNCIA.

    E infelizmente, parte da esquerda que deveria juntar-se ao PT,  dar maior força a este partido, cada vez mais dele se afasta, não reconhecendo  ser impossível transformar o mundo em alguns anos. Dsta maneira, a Direita avança, agora, inclusive com o apoio do PSB aqui em São Paulo, para a reeleição de Alckmin. 

    Quem está sendo punido, Militão,  dia após dia, são os trabalhadores, as crianças e estudantes que vão às escolas, as famílias que precisam fazer suas compras,  o aposentado que precisa receber seus proventos, o povo em geral, que sofre com as incertezas de chegar ou não ao seu trabalho, chegar ou não aos hospitais para poderem sobreviver, chegar ou não aos seus compromissos, conseguirem ou não que a polícia possa atender uma ocorrência, chegar ou não, Militão, a ter algumas horas de lazer junto com as suas famílias, tudo porque um bando de jovens e pessoas, incentivadas pelo  PIG,  achando-se que são donos do mundo, fecham vias públicas e impedem o trânsito, tudo para chamar a atenção, mas trazendo-nos transtornos de todo o tipo, pois, para eles, os meios justificam os fins. 

    E com isto a direita ganha cada vez mais força.

    Hoje o sonho  virou um pesadelo!

    1. GENOINO e minha solidariedade…

      DUDE,

      O post se refere ao depoimento de meu filho, Júnior, preso nas primeiras manifestações de 13/junho/13, antes do aparecimento oportunista dos black block´s, portanto antes da fase de vandalismo quando o MPL já tinha se retirado da liderança das manifestações.

      Na introdução, faço a ressalva do aproveitamento oportunista na 2a fase instrumentalizada pela mídia.

      Por outro lado a minha solidariedade ao GENOINO e ZÉ DIRCEU, não extensiva ao Delúbio, o verdadeiro operador do esquema fisiológico que tem maculado o ambiente político no Brasil e tantos males fez ao PT e a todos os idealistas, essa solidariedade tenho manifestado em várias oportunidades em relação ao arbitrário e excessivo rigor do Ministro Joaquim, no cumprimento da pena. Em relaçao à condenação ´injusta´, vejo que nem mesmo o Genoino e sua filha alegam isso, o que alegam é que ele tem direito à prisão domiciliar nos exatos termos da condenação e da jurisprudência da Suprema Corte.

      Aliás, a condenação foi na leitura das provas do processo pelo STF, composto por Juízes indicados pelo PT, foi por 8 x 2, com votos de AYRES BRITO, PELUZZO, JOAQUIM, CARMEM LÚCIA, FUX e ROSA, somente LEWANDOWSKI e TOFFOLI, votaram pela absolvição. Portanto, não contesto a condenação mas o excessivo e abusivo rigor imposto no cumprimento da pena, violando direito líquido e certo dos condenados.

      E comungo do pensamento do advogado do Genoino, ele não foi julgado pela sua história política, pelo caráter, ideais ou determinação política, ele foi julgado por ter sido o Presidente do PT, e nessa condição, cumprindo formalidades da função, acabou assinando e participando de atos que o STF considerou indispensável para a consumação da corrupção ativa.

      No post – https://jornalggn.com.br/blog/jroberto-militao/joaquim-barbosa-e-as-cotas-com-segregacao-de-direitos-raciais  – em que deduzi a respeito dos efeitos colaterais da segregação de direitos raciais, sobre ´Cotas Raciais e o Min. Joaquim´, dia 12/6 pp, que inclusive mereceu vossa atenção e comentário crítico, deixo claro essa minha solidariedade, são pessoas que conheço, convivi poltiicamente e tenho em grande apreço, e são merecedores da minha estima, a despeito do ilícito penal que fizeram com objetivos políticos, sob a doutrina de que os fins justificam os meios, o que, na lei criminal não se aplica.

      Logo no início do post, declinei, com sinceridade:

      “Analisar e criticar a postura de Magistrado do Ministro Joaquim BARBOSA do STF na condição de relator no julgamento do ´mensalão´ – AP 470 – e agora no excessivo rigor que tem exigido no cumprimento das penas aos condenados ZÉ DIRCEU e JOSÉ GENOINO, então dirigentes do PT, partido que o indicou ao Supremo Tribunal, na condição de exemplar da ´raça negra´, sem levar em conta as circunstâncias pessoais (e psicológicas) do Ministro resulta na incompreensão do homem sob a toga do Magistrado: ali está um ser humano que o estado brasileiro – o poderoso estado – sob o comando político do PT ousou humilhar perante a humanidade condenando-o a uma prisão perpétua pelo estigma da inferioridade presumida. Essa condenação é perpétua e eterna, pois, daqui duzentos anos a história o descreverá como o primeiro Ministro ´negro´ da Suprema Corte do Brasil escolhido em razão da ´raça´ em vez do notório saber jurídico dos demais indicados para a Corte Alta.”

      Portanto, reafirmo minha solidariedade, para que as penas julgadas pela Corte, sejam cumpridas com todos os benefícios legais, sem a arbitrária negativa de qualquer um.

  7. Léo: populaçãp mais sofrida?

    Léo: populaçãp mais sofrida? Onde foi que eles estavam que ninguem os notou? Deixa de ser malandro e fazer de conta que estás preocupado com os necessitados se, pela primeira vez na história desse país, temos um governo que está sendo combatido justamente por estar proporcionando dignidade aos que nunca tiveram vez.

  8. Mídia Ninja, George Soros e Fundação Ford
     Mídia Ninja prepara portal para transmitir ‘outro lado da Copa'<br> “(…)<br> Outras fontes de custeio estão sendo buscadas para a Mídia Ninja. “Acabamos de fechar parceria com a Fundação Ford, que já patrocina o coletivo Intervozes, a agência Pública”, diz Capilé. A fundação afirma estar “realmente conversando”, mas que é negociação “ainda em andamento”. <br> Uma segunda fundação que costuma financiar mídia on-line no Brasil, Open Society, também foi contatada. Por fim, o coletivo também vai buscar colaboração direta, “crowdfunding”. O portal terá mecanismos para doação on-line semanal, mensal ou por cobertura.” <br> http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/05/1451908-midia-ninja-prepara-portal-para-transmitir-outro-lado-da-copa.shtml <br> Lembro que a Open Society é uma fundação criada e mantida por George Soros. No site da Open Society diz que Soros “É um investidor que ajuda países a na transição para saírem do comunismo” <br>  <br>http://www.opensocietyfoundations.org/about <br> Texto no Wikipedia sobre a Fundação Ford: <br> “James Petras, antigo professor de sociologia da Binghamton University e vários outros críticos, acusam a Fundação Ford de atuar como uma frente para a CIA. Ele documenta as doações que da Fundação Ford para organizações criadas pela CIA com o objetivo de interferir em regimes de outros países, como é o caso da organização Congress for Cultural Freedom. A entidade Activistcasp rastreia e revela ao público as fontes de financiamento de diversas organizações como a Fundação Ford.2 <br> Petras aponta também para o antigo presidente da Fundação Richard Bissell, que mantinha sólido relacionamento com Allen Dulles, diretor da CIA e responsável pela criação do infame Projeto MKULTRA que, sob a coordenação de Sidney Gottlieb desenvolveu os experimentos com LSD e outras drogas em seres humanos sem o conhecimento das vítimas.(…)” <br> http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Ford

  9. Se não fosse a PM  com

    Se não fosse a PM  com garantia de sentar o cacete nessa se ao menos tentasse, essa plebe rude teria até invadido  o estádio  durante abertura da copa e chingado todo mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador