A arte de Dick Farney

O exímio pianista Dick Farney (14/11/1921 – 4/8/1987), dono de um refinado estilo jazzístico, cantor de timbre personalíssimo e um dos precursores da bossa nova, escreveu capítulo importante da história da Música Popular Brasileira.

Foi a um só tempo cantor e músico de primeira grandeza e um modelo de intérprete romântico brasileiro, o grande consolidador do samba-canção. O curioso é que até então, aos 25 anos de idade, Dick Farney almejara unicamente projetar-se nos Estados Unidos, como cantor e pianista de música americana (daí o nome artístico adotado). Contratado por uma das mais importantes emissoras de rádio dos Estados Unidos, a NBC, onde lançou para permanente aceitação mundial o sucesso “Tenderly”, uma das páginas que mais identificam a canção americana.

O cantor brasileiro surge quando, por insistência de João de Barro (Braguinha), então diretor artístico da gravadora Continental, aceita gravar, em junho de 1946, o samba canção “Copacabana”, do próprio Braguinha e Alberto Ribeiro.

Que o legado imensurável de Dick Farney continue apaixonando e encantando as novas gerações.

Laura Macedo

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador