Centenário de Valzinho, por Laura Macedo

Convido a todos a para um encontro com a vida/obra de Valzinho (Norival Carlos Teixeira) e deliciar-se com suas belas e sofisticadas composições. Valzinho foi um gigante no seu mister de compor, antecipando o que viria a ser chamado de movimento bossanovista. O Brasil precisa redescobrir a gênese da Bossa Nova pela obra de Valzinho, resgatando-o e colocando-o entre os grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira.

Um grande presente para os fãs de Valzinho é o resgate que seu sobrinho Edgard Costa fez das gravações que o Hermínio Bello de Carvalho produziu em sua casa, em 19 de agosto de 1970, onde Valzinho toca violão e canta suas inovadoras composições.

Post completo aqui.

Alguns vídeos do post

Doce veneno” (Valzinho/Carlos Lentini/Esperidião Machado Goulart) # Marion [Penha Marion Pereira] e os Milionários o Ritmo. Disco Continental (15402), 1945.

http://www.youtube.com/watch?v=5mculMTUd3g]

Tormento (Valzinho) # Orlando Silva. Disco Odeon (12.709-B), 1946.

https://www.youtube.com/watch?v=vSkW1lyWqP0]

Foi tudo surpresa” (Valzinho/Peterpan) – Registro realizado durante uma reunião na residência do Hermínio Bello de Carvalho, em 19/08/1970. Colaboração do Edgard Costa.

https://www.youtube.com/watch?v=KqLD_uSG4Ng

Óculos escuros” (Valzinho/Orestes Barbosa) # Paulinho da Viola. LP Paulinho da Viola, 1971.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=F6gXwxhQjNw

Jards Macalé fala sobre seu encontro com Valzinho, da beleza da letra de “Imagens” e sobre o centenário do compositor.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=RkU-UoVbcew

Laura Macedo

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. VALZINHO – Viver Sem Ninguém

    Laura, o contato primeiro que tive com Valzinho foi justamente o álbum ” Valzinho-Um doce veneno”, que está no seu blog do Fórum, e não faz muito tempo. O Hermínio Bello foi extremamente feliz nessa produção, que como ele mesmo escreveu, trouxe de volta Zezé Gonzaga aos estúdios e ao mesmo tempo trazia para o público Valzinho, que poderiam conhecer alguma de suas músicas, mas o artista era resgatado, junto com a sua importancia. Sofisticação é a palavra correta que o define, como você mesma escreveu. Ano passado fiz uma pequena homenagem ao Valzinho. Beleza de post, Laura, aprendí muito. Tudo de bom em 2015.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Fy9vI0zf0so align:center]

     

  2. Valzinho e eu agradecemos seu comentário

    Alfeu,

    No dia exato que Valzinho completaria 100 anos (26 de dezembro) publiquei nossa homenagem aqui no GGN, mas infelizmente passou “batida” (rsrsrsrs). Por isso resolvi postar novamente e não é que hoje deu certo!

    Como mencionei no post desde que Hermínio Bello de Carvalho me apresentou o Valzinho (via Oficina de Coisas e Reparos), fiquei encantada com ele. A partir daí iniciei a garimpagem sobre sua vida e obra. De início encontrei pouca coisa, mas depois que tive acesso ao seu sobrinho e guardião de sua obra (Edgard Costa) fiquei super feliz em poder produzir e divulgar o grande Valzinho.

    Agradeço de coração seu comentário. E valzinho não ficou “Sem ninguém comentar” rsrsrsrrs.

    Um 2015 de muita música em sua vida.

    Grande abraço.

     

     

     

  3. Demais

    Excelentes os vídeos. O depoimento de Jards Macalé, centrado em papos dele com o sábio Hermínio Bello de Carvalho, é revelador do talento e perfil de Valzinho, um artista de várias artes. Macalé foi preciso quando juntou Valzinho a Noel para resumir: a Bossa não é tão nova.

    Post beleza, mas vou gostar ainda mais quando concluir a visita ao post completo no blog de minha querida pesquisadora.

    Beijos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador